Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Forninhos Abraça o Desporto


Este ano com realização agendada para o dia 15 de Julho, a Junta de Freguesia garante  um cartaz atractivo com diversas actividades para o Dia da sua Freguesia, onde se destaca a presença do José Urbano e do José Teodósio.
Quem puder vá até lá porque com certeza será um Domingo bem diferente.
BEM VINDOS À FREGUESIA DE FORNINHOS

9 comentários:

  1. Mais um dia de Festa, quém poder que compareça, pois pelo que me deu a apercer no panfleto de programa este deverá ser um dia em cheio.
    Com a presença de dois conterraneos bem conhecidos de todos, no mundo do atlétismo e não só, outro guerreiro do volante.
    Quanto a mim parece-me que vai ser um Domingo para não esquecer.

    ResponderEliminar
  2. Daqui do meio do Brasil, eu vou estar presente, tamanha é a força do Blog dos Forninhenses.
    Grande abraço.
    Gilson.

    ResponderEliminar
  3. Louve-se a Junta de Forninhos por dedicar o dia da sua freguesia ao Desporto!
    Este ano não vou estar presente neste dia de festa, mas gostava muito de ver o Zé Urbano, que já não vejo há mais de 20 anos, por aí! E como interpretações há muitas, sempre esclareço que não sou contra este Dia; antes, sou contra a forma como foi criado. Mas como tinha prometido a mim mesma, que só me ia referir a esta festa dedicada ao desporto é sobre isso que vou escrever.
    Nunca soube que o Zé Teodósio participava em França em provas e gostei de saber, claro! Os desportistas são sempre a marca duma terra. E parece que a Junta de Freguesia está ciente disto. É um bom sinal, pois o potencial de muitas crianças e adolescentes é revelado quando praticam desporto em clubes e associações. Não sei se têm conhecimento, mas há dois miúdos, que residem no concelho de Sintra, os filhos da Cila e da Sílvia, que são uns ases no hóquei. Se levarem a carreira por diante, provavelmente ainda havemos de falar neles também.

    ResponderEliminar
  4. Então, pessoal, não querem comentar este ‘post’? Não me digam que ainda estão a digerir aqueles postes da meia-final do europeu de futebol, entre Portugal-Espanha. Temos de levar a ‘coisa’ na desportiva.
    Para além das actividades desportivas, haverá também animação musical e a III prova de vinhos da freguesis ‘colheita 2011’. O Agostinho Lopes foi quem ganhou nos anos anteriores (2010 e 2011), quem será o vencedor deste ano?

    ResponderEliminar
  5. Se não dependesse de avião, estaria aí. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  6. Também eu gostava de ver o Zé Urbano, já não o vejo desde que saí de Forninhos, mas como vivo longe não posso lá estar, o que me deixa um pouco triste. Este dia da Freguesia pelo que eu vi no cartaz vai ser um dia bastante divertido, com muitas actividades, é bom para a nossa terra haver um dia diferente para as pessoas se divertirem.
    Espero que seja um dia bem passado e que corra tudo bem.

    ResponderEliminar
  7. Hoje o Presidente da Junta de Forninhos enviou-nos o novo Cartaz (o anterior tbm foi por si enviado), que inseri por o achar mais apelativo. Obrigada Ricardo.
    Quanto ao Zé Urbano, acho que os mais novos não o conhecem e mesmo os menos novos que residem em Forninhos já não o vêem há muitos anos, por isso é que tbm esta iniciativa da Junta é de louvar pois serve para que aqueles que andaram por terras lisboetas, mas afastados da sua terra, regressem às origens, nem que seja por 1 dia.
    O Zé Teodósio é diferente, mesmo por terras francesas, eu que não vivo em Forninhos vejo-o por lá várias vezes no ano, mas só soube através do Cartaz que é o tal “guerreiro do volante” e conto falar em breve com ele sobre o assunto.
    Sobre o Dia. Nos anos 2010 e 2011 fui até lá e gostei e posso garantir-vos que em termos de organização esta festa está uns largos furos à frente da festa do 15 de Agosto. Tenho pena que muitos dos nossos emigrantes e alguns migrantes não possam marcar presença neste dia, eu como bem sabem fui das poucas pessoas que defendi que esta festa devia ser agendada para Agosto, mas que é um dia bem passado, é! Já sabem: Forninhos espera por vós!
    E para os que acharam que o dia 18 de Julho era um bom dia e que os forninhenses arranjam sempre o seu “feriado” para festejar o dia da sua padroeira acrescido do dia da freguesia e por tal não viam nada de errado em ser no mesmo dia, aqui vai um lembrete: então já conseguiram ver que afinal o “feriado” da padroeira não serve para festejar “dias da freguesia” ou não?
    É pena que só vejam umas coisas, mas depois não saibam ver outras?!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, este é mais um dia a que eu e outros tantos como eu, não poderemos comparecer, porque a nossa residência fica longe, e como este dia está tão próximo do mês de Agosto, mês guardado pela maioria para tirar as férias, que se torna inviável a ida nesse dia só assistir a mais um convívio Forninhense, estou de acordo que este tipo de actividades deveriam ser efectuados no mês que mais FORNINHENSES se encontram na terra, contudo não estou a dizer para esquecer o dia de Forninhos, nada disso é sempre bom lembrar o dia da nossa terra é o dia do aniversário de todos os Forninhenses.

    ResponderEliminar
  9. Desde miúdos sempre ouvimos que dia 18 de Julho é o dia da Santa Marinha e desde sempre João o povo de Forninhos celebrou e celebra neste dia o Dia da Nossa Padroeira e era o dia da 1.ª comunhão e profissão de fé, quer fosse a um Domingo ou Quarta-Feira. As origens da festa de Santa Marinha perdem-se no tempo. Mas todos desconhecemos o dia do aniversário da paróquia e o dia da freguesia, olha, se calhar Forninhos nasceu por Obra e Graças do Divino Espírito Santo!
    Já o dia da freguesia de Forninhos foi pela 1.ª vez festejado no dia 18 de Julho de 2010 (Domingo). Em 2011 foi festejado no dia 17 de Julho (Domingo) e em 2012 a festa está agendada para o dia 15 de Julho (Domingo). Este Dia nada tem a ver com a devoção a Santa Marinha. É somente a festa da Junta de Freguesia e de algumas Colectividades (Associações, Instituições e não Instituições)! E um dia institucional para o futuro nunca podia ser o dia 18 de Julho. É óbvio que o “colaram” a Santa Marinha e à fé das pessoas…lá está aquilo que falavas: Política e Igreja andam de mão dada, uma faz, outra apoia…mas o que fica para os vindouros é que da história de Forninhos não houve um facto importante e fundamental para o desenvolvimento da terra, enquanto freguesia.
    O Dia 15 de Julho de 2012 é o dia da festa da freguesia de Forninhos e se é da paróquia e da catequese ou não, é assunto que já diz respeito à Igreja e a todos os que se colocam dentro dela, mas por aí íamos dar à tal Lei da separação entre Igreja e Estado…e por enquanto ainda não chegamos lá (no caso, Dia de Santa Marinha).

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.