Seguidores

sábado, 17 de março de 2012

Saudação à Primavera

Por Março ou Abril, consoante, começa a faina agrícola. O manto verde que cobre a terra, agora pintalgado de malmequeres brancos e amarelos, começa a virar-se do avesso para abrigar as primeiras sementes das batatas temporãs. As árvores vão florindo, abrunheiros, pessegueiros, as cerejeiras timidamente...depois as vinhas, os castanheiros. Aqui e além alecrim, andorinhas, estorninhos, pardais, ferreirinhos, pintassilgos, rouxinóis, melros, rolas, um cuco, no "cruto" daquela árvore um ninho. Também a giesta branca inunda os caminhos com pequeninas porções de "neve", dizem que estraga o leite, mas alinda a paisagem, os rosmaninhos, mais tarde o salpor e "milhentas" flores sem nome. Pois é...a Primavera está mesmo a chegar e, sendo assim, vamos recebê-la no nosso blog:


Sê Bem-Vinda PRIMAVERA!

A Margarida Albuquerque foi quem colheu e enviou as fotografias do seu jardim. OBRIGADA!

15 comentários:

  1. Antes de mais, votos de bom fim de semana para todos.
    Apreciem a natureza que desponta com força e cor da Primavera e alegrem-se com o chilrear alegre dos passarinhos, sff.

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar quero dar os parabéns à minha tia Margarida pelo seu jardim, tem flores muito bonitas é um jardim digno de se ver.
    Para mim a Primavera é a estação do ano que eu mais gosto, porque os campos e jardins ficam todos floridos, com aquele perfume de Primavera no ar, alem disso adoro ouvir logo pela manhã os passarinhos a cantar.
    Mas, para quem tem alergias ao pólen, a Primavera não é muito aconselhável.

    ResponderEliminar
  3. Estamos no Inverno, ainda, e o deste ano foi o mais seco desde 1931 – dizem – devido à quase ausência de chuva em Portugal Continental. Mas o tempo sempre continua e nos jardins, nos campos e nas bermas dos caminhos começam a aparecer as flores e que belo colorido dão à nossa paisagem...todas as estações são bonitas, mas a Primavera acho que é de longe a mais bela.
    Só que é uma pena neste momento não chover. Porque não!

    Faço um elogio ao Jardim da minha tia, de bonitos arranjos e tons. Sete momentos que ofereço aos amigos bloguistas e conterrâneos que estão longe, com votos que tenham uma estação agradável.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite .De verdade este jardim e muito bonito ,e esta bem arranjado da gosto olhar para estas bonitas flores . Agora com a primavera as arvores e os campos em flor e mesmo os montes , ate da gosto ver . Quem nao gosta da primavera ?

    ResponderEliminar
  5. A Primavera é uma estação de promessas, de flores que embelezam a paisagem, umas são apreciadas porque darão fruto, outras apenas porque são simplesmente belas, se calhar por via dessa beleza é que muita gente vem aqui só cheirar e abelhudar o que delas emana. As pétalas devem enfeitiçar as abelhas e o olhar.

    ResponderEliminar
  6. Olá,Paula!
    Lindo demais este jardim tão florido e repleto de vida! Agradeço por estas lindas imagens que certamente alegram e iluminam o nosso dia...E parabéns à jardineira "Margarida",pelo talento e carinho com seu maravilhoso jardim!
    Vim te agradecer pela tua tão gentil visita e desejar-te uma primavera iluminada e muito florida!
    De certo que agora,por aqui,do outro lado do mar, é o outono que nos chega com sua discreta elegância e cores suaves. Mas é tempo generoso,quando a natureza se renova e nos oferece os seus frutos... Tempo de transformação e de novos sonhos!
    Meu abraço carinhoso pra ti e os desejos do melhor das estações pra todos nós!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderEliminar
  7. Ja toda a gente disse coisas muito bonitas a minha Irma Margarida pelo lindo jardim que tem em volta da casa , tambem gostei muito de ver as variedades de flores que ela tem , foi bonito ela ficar ao pe das flores ,porque nos os familiares chamamos – lhe Papoila, que tambem e uma flor que gosto muito.Quando andava na escola a redaccao que gostava mais de fazer era sobre a primavera , falava sobre as flores e tambem dos passarinhos que trabalhavam muito para fazerem os ninhos .Ontem dia de S. Jose eu costumo deitar as sementes a terra, couve branca, galega, alfaces,pepinos,tomate e tambem flores nao esquecendo os manjericos que cheiram tao bem. Como veem aqui nos U.S.A. tambem fazemos as nossas hortas. Desejo uma Feliz Primavera a todos vos.
    M.D.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela visita! Você mostra uma linda saudação à primavera, parabéns. Por aqui, inicia-se o outono, tempo de reflexão e renovação, mas todas as estações são bem vindas. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  9. Quando se recebe fotografias como estas que são um magnífico exemplo do que a “mãe natureza” nos pode oferecer da sua beleza é impossível ficar indiferente, por isso não podia deixar de as partilhar convosco.
    Já quis mostrar outros jardins, outras flores, mas quando noto desinteresse não insisto, mas tb não desisto, as fotografias “faça chuva ou sol” sempre aparecem e aqui estão elas belas graças à tia Margarida.
    Relativamente às papoilas que dentro de pouco tempo vão chegar, como na terra da minha residência elas enchem os campos vou ver se consigo um bonito arranjo destas flores tão naturais, delicadas e SONHADORAS lá para Abril.

    Sempre com esperança de melhores dias,

    BOA PRIMAVERA/BOM OUTONO p/ quem vem por bem.

    ResponderEliminar
  10. A Primavera este ano chegou 1 dia mais cedo, dia 20 e não dia 21 (por causa dos astros, acho). Mas hoje, dia 21 de Março, comemora-se a nível mundial o Dia da Poesia. E quando frequentei a escola primária, neste dia, fazíamos desenhos alusivos à chegada da Primavera, desenhávamos uma árvore, flores, o sol, céu azul, ninhos e passarinhos e era muito frequente mandarem fazer a redacção sobre a Primavera, mas também se lia muita poesia, sonetos, não fossemos nós afinal uma terra de poetas e na nossa aldeia até existe a “Travessa do Poeta” uma homenagem ao poeta oral «tio forra», um forninhense que eu gosto e admiro.

    Um abraço forninhense ao poeta oral tio Porfírio «forra».

    ResponderEliminar
  11. NÃO SÓ A FLOR É BELA,
    MAS TAMBEM QUEM TRATA DELA
    COM CARINHO E MUITO AMOR.
    FELIZ DE QUEM JARDIM TEM,
    E DE UM NOME ASSIM TAMBEM,
    MARGARIDA É NOME DE FLOR.

    ResponderEliminar
  12. Quando era pequena na Primavera eu gostava de ouvir o Cuco a cantar, e ir procurar os ninhos dos passarinhos, quando encontrava algum e se já tinha ovos era uma alegria, andava praticamente todos os dias a espreitar o ninho, para ver se os passarinhos já tinham nascido.

    Na Primavera há flores a nascer.
    É tempo de a festejar.
    As flores estão a crescer.
    E os passarinhos a chilrar.

    A Primavera já chegou.
    As flores estão a sorrir.
    O Inverno já passou.
    As Andorinhas estão a vir.

    És muito bela e formosa.
    Colorida e sincera.
    A tua flor é a Rosa.
    O reu nome é Primavera.

    ResponderEliminar
  13. Cucu, cucu, cucurucucu.

    Houve tempos, que os pássaros muito alegravam os trabalhos no campo,assim como a garotada se entretinha a descobrir os ninhos.
    Nós tivemos muita sorte por conhecer esta emoção, Maria.

    Viva a Primavera e a vida que com ela se renova e Viva na nossa memória todas as coisas boas que eu e muitos de vós vivemos na nossa infância.

    ResponderEliminar
  14. A minha terra toda florida.
    Na Primavera é um jardim.
    No monte nasce o rosmaninho.
    E à minha porta cheira ao alecrim.
    Quando à tardinha se acaba o dia.
    E o sol se põe lá detrás da serra.
    Não sei que encanto nem suavidade.
    Àquela hora tem a minha terra.

    ResponderEliminar
  15. Gosto do “Forninhos é um Jardim…”, mas “A minha terra é toda florida…” é a que eu gosto mais e já não me recordo ouvir cantá-la. Acabaram os Ranchos e as Contradanças e “tudo acabou, tudo acaba” como falam os mais velhos.
    Obrigada Maria pela lembrança.

    A minha terra toda florida
    Na primavera é um jardim.
    lá rá lá lá...

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.