Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2012

As Papas Doces de Ralão


A base das papas doces de ralão é o milho esmagado, mas provavelmente porque são feitas quase da mesma maneira que o arroz-doce, a quem não as conhece são apresentadas como as primas direitas do arroz-doce.
Nos dias e na vida que vivemos, tudo é mais fácil e compra-se o milho já preparado, pelo que será cada vez mais difícil encontrar quem ainda leve o milho ao moinho para obter o ralão, mas em tempos antigos o milho era esmagado pela mó do moinho e as donas de casa lavavam o ralão em diferentes águas para sair o casculho (esta operação era muito importante) e punha-se então a cozer com um pouco de água, juntava-se de seguida o leite e o açúcar e coziam até ficarem bem cremosas. Eram e sempre foram servidas como uma sobremesa.
Bom Apetite!

Foto: "papas-de-ralão": Cortesia da minha prima direita Maria (Contribuidora M.Jorge).
P.S.- Obrigada à m/ prima Maria e às m/ tias: Natália e Margarida, que contribuíram e ajudaram na publicação desta "postagem".

17 comentários:

  1. Bom dia e bom apetite.
    Assim era á alguns anos atrás, as pessoas íam para o Moinho, da Carvalheira por exemplo, e ali moiam o seu milho para fazer farinha de centeio ou de milho. Mas tambem faziam uma farinha mais grossa, e ésta sim aproveitava-se para fazer as papas de relão.
    Ainda fui obrigado a comer algumas.

    ResponderEliminar
  2. Paula,

    Lá no Brasil é chamado de Papa de Milho. Em algumas regiões tem outros nomes, mas em Minas Gerais eu sei que é esse.
    Tenho fotos pra mostrar no blog, como é feito por lá.
    Quando vi a sua atualização no painel, gostei muito. Bom saber que essa delícia é saboreada em Portugal, mesmo sendo feito de outra forma.
    Amei ver sua foto do perfil. Linda.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de quando era garota de a minha mãe fazer as famosas papas de ralão, ela lavava o milho em várias águas até saírem todas as cascas, hoje é muito mais fácil, já se compram nos supermercados em sacos prontas para cozinhar chama-se carolo de milho.
    Eu fiz estas papas de ralão no Carnaval estavam muito boas, eu faço como diz a Paula, mas quando as ponho a cozer ponho-lhe umas casquinhas de limão, e no final misturo um pudim de baunilha Boca Doce para dar um gostinho mais saboroso, mas eu gosto delas de qualquer jeito com ou sem pudim.

    ResponderEliminar
  4. Noutras terras sei que são chamadas de papas de milho e/ou papas de carolo e julgo eu que as servem também como sobremesa.
    Se não tivesse jantado fazia já o dowload para provar as papas de ralão da Maria perfumadas com limão e sabor a baunilha.

    ResponderEliminar
  5. Nesses tempos que o comentador serip413 refere, as nossas avós, mães e tias até separavam uma taleiga de milho para as papas e quando o moleiro vinha à aldeia buscar as taleigas, faziam-lhe as recomendações, do género:

    - Olhe que esta mais pequena é para as “papas-de-ralão”.

    O moleiro moía o grão de acordo com a regulação que se dava à mó de cima, só que hoje tudo é mais simples e não precisamos moer o cereal para fazer esta sobremesa, mas ainda existem na nossa região pequenas moagens eléctricas onde o grão é moído para quem quer fazer as papas à “moda antiga”.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde para todos.
    Estou a entrar um pouco atrasado, mas não tenho estado por aqui.
    Neste post a Paula fala das papas de ralão como primas do arroz-doce, eu diria mais: são irmãos.
    Eu conheço pouco de culinária, mas segundo a tradição, há dois tipos de papas de ralão:
    1 – As papas gordas, que normalmente se comiam na época carnavalesca.
    Estas papas eram feitas na água onde se coziam carnes, e sobretudo uma chouriça de boches que lhe dava um sabor especial.
    2 – As papas doces eram para todo o ano e estas seriam feitas como o arroz-doce com alguns condimentos, como nos diz M. Jorge.
    3 – Havia também o caldo de farinha, este não tinha nada a ver com as papas de ralão, mas era um prato de alimento e muito usado no nosso meio. Era feito o caldo de couves e os respetivos temperos, inclusive o unto, e quando estava pronto, juntava-se a farinha lentamente e sempre a mexer até ficar espesso.
    Eu baseio-me simplesmente no que via fazer a minha mãe, mas posso não estar bem certo, corrijam-me se estou errado.
    P.S. estas iguarias do passado, só podiam ser feitas com farinha de milho, de preferência branco; mais grosso para as papas e mais moído e muito bem peneirada para o caldo.

    ResponderEliminar
  7. Muito boas tardes, peço desculpa por andar um pouco arredado deste querido blog, por isso desde já aceitem as minhas desculpas, ora aqui está um prato que já tive o prazer de o provar, as minhas cunhadas Maria e Zita de quando em vez fazem um pouco, dizem elas que é para matar a saudade, pois como são doces, são mesmo muito parecidas no sabor com o azzor doce, se estevirem quentes ainda como um pouco, as papas gordas como o bom amigo Ed Santos referiu nunca comi, mas as outras que são feitas com couve, essas sim e até com alguma frequência por gosto mesmo muito e a minha mãe sabeas fazer como ninguém.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Será que estas papas são muito diferentes da Polenta, que compramos facilmente em qualquer loja? Nunca ouvi falar delas lá para a minha terra.

    ResponderEliminar
  9. Pode dizer-se que arroz-doce e as papas são irmãos porque são ambos filhos da amada de Camões, mas ele nasceu em Lisboa, elas na nossa terra. Ele ainda é presença quase obrigatória em dias de festas; elas só de vez em quando vão às festas para matar saudades.
    Não estou bem certa, mas acho que a polenta é feita com a farinha de milho mais moída (farinha fina) talvez a mesma usada no típico caldo de farinha.
    Caso queiram partilhar o tradicional caldo de farinha, outras receitas típicas ou produtos tradicionais da nossa terra, enviem fotografias, receitas ou texto e todos ficaremos mais conhecedores do nosso património gastronómico.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Em minha modesta opinião, este prato e o modo como ele é confeccionado, pode ser originário da nossa região.
    Há quem lhe chame papas- laberças, não sei porquê “laberças” mas poderá ter a ver com o caldo de farinha, que leva berças (couve galega) mas que é distinto das papas de rolão.
    O rolão, ou ralão como também é conhecido no nosso meio, não pode ser moído fino porque ficaria farinha, nem grosso porque lhe dá um paladar diferente, os nossos moleiros antigos sabiam-no muito bem fazer, hoje talvez o não saibam porque pouco se usa.
    Eu julgo que as papas aqui mencionadas, não terão muito a ver com a polenca.

    ResponderEliminar
  11. Na última década já temos assistido ao renascer de algumas tradições gastronómicas e posto isto tenho de me referir ao Restaurante Cabicanca, em Aguiar da Beira, que serve as papas doces de ralão, que acho que são mesmo originárias da nossa zona, mas se reparem bem é uma sobremesa rara de ver nos nossos restaurantes. Mesmo no nosso concelho e concelhos limítrofes presentemente há algumas pizzarias e comer pizza não é mal nenhum, mas sou de parecer que até as pizzarias podiam incluir na sua ementa esta típica sobremesa.
    Na nossa terra não temos restaurante, nem pizzaria, mas disseram-me que o “Centro de Dia” serve bastas vezes as papas de ralão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também em Idanha-a-Nova fazemos este prato mas chamamos-lhe "carolo "ou "papas de carolo " . Adoro comê-las quentes ou frias ...São uma das minhas sobremesas favoritas ,desde que estejam bem feitas o que nem toda a gente consegue . No restaurante "Baroa " onde a comida tradicional reina ,comem-se umas de "chorar por mais !!
      Bj
      Quina

      Eliminar
  12. Que ricas papas, eu adoro mas tem que ter um pouco de canela tambem! A canela da sabor e ajuda a combater o alto colesterol!

    Um abraco dalgodrense de amizade.

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro o sabor a canela, mas nem sabia que a canela ajuda a combater o alto colesterol, bem-haja por transmitir o que sabe.
    Partilhar, repito, não dói nada e..É SAUDÁVEL!

    ResponderEliminar
  14. Eu sei que há pessoas que gostam das papas com canela, mas eu gosto delas sem canela, da maneira tradicional.

    ResponderEliminar
  15. OLÁ FORNINHOS. eu Adelino Batista queria perguntar, minha mãe antigamente, ou seja até á dez anos atrás fazia o tal arroz-doce e comi-o muitas vezes, mas ela fazia-o só com leite sem ovos e ficava muito saboroso, minha esposa não sabe fazelo.sou do Eirado mas já não moro lá á 33 anos moro na suiça.obrigados pela vossa atenção,Adeuszinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Adelino, gostei de o 'ver' por este sítio. Obrigada.
      Se clicar no título 'cozinha local', esta no lado direito da página em "Etiquetas" verá que foi publicado uma receita de arroz doce, só que leva gemas de ovos, mas veja também os comentários a esse 'post'.
      Sem mais, aproveito para desejar Boas Festas para si e todos os seus.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.