Para recordar mais um magusto dos tempos de outrora, deixamos aqui uma fotografia tirada à Juventude no Carvalho da Cruz em Novembro de 1955, que nos chegou pela mão da Sra. Maria José Saraiva (primeira rapariga à nossa direita, da fila da frente).
Juventude era o nome dado ao grupo de Acção Católica, mais conhecido por JAC, composto pelas jovens mulheres de Forninhos que pelo início dos anos 50 pertenciam a este movimento.
A Juventude faz parte do passado, mas olhar para o passado ajuda-nos a compreender o presente.
Juventude era o nome dado ao grupo de Acção Católica, mais conhecido por JAC, composto pelas jovens mulheres de Forninhos que pelo início dos anos 50 pertenciam a este movimento.
A Juventude faz parte do passado, mas olhar para o passado ajuda-nos a compreender o presente.
Magusto (Novembro 1955) |
Fila da frente, da direita para a esquerda: Maria José Saraiva, a pequenita é da Matela (Natália) e a Gracindinha (irmã do Sr. Pe. Valdemiro);
No meio, da esquerda para a direita: Sabina, Augusta Joana, Ana do Adriano, Mariana Carreira, Palmira Guerra, Clementina e Augusta Moreira (Cavaca);
Em pé, da direita para a esquerda: Teresa Saraiva, Céu da Ludovina, Ana Matela, Filomena Carreira, Glória Moreira (do Forra) e Feliciana Guerra.
Caros leitores,
Este Blog comemora hoje o seu oitavo aniversário, aproveito a ocasião para manifestar o profundo reconhecimento a todos os que nos têm ajudado a manter vivo este projecto, em especial aos nossos amigos bloguistas pelas boas palavras e às gentes de Forninhos pelas fotografias e visitas.
Para todos vai um abraço de sincera amizade.
Paula Albuquerque
Francisco Almeida
Para todos vai um abraço de sincera amizade.
Paula Albuquerque
Francisco Almeida
É bom olhar para o passado...Recordações nos chegam e fazem reviver...bjs, chica
ResponderEliminar...e saber sempre mais do meu Forninhos.
EliminarBjs.
Só recordando o passado se pode entender o presente e projetar o futuro.
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário do blogue. Que venham mais 8 e mais 8 ou quantos mais quiserem para alegria de quem vos acompanha.
Um abraço
Obrigada amiga Elvira.
EliminarNão prometo continuar por mais 8 ou mais anos o trabalho que iniciamos há oito anos, mas espero conseguir ter mais tempo para este blog, em 2018.
Abraço e um bom S. Martinho.
Parabéns pelo aniversário e esse olhar revela toda uma vida!!!bj
ResponderEliminarObrigada. Temos o maior prazer em publicar olhares do passado exactamente por revelarem toda uma vida.Bj.
EliminarParabéns a quem torna possivel este blog.
ResponderEliminarUm verdadeiro instrumento para quem se interessa pelo passado.
Concordo que para perceber o presente temos de estudar o passado !!
Continuem.
Abraço
MG
MG, elogiamos também a colaboração por si prestada, se todos os forninhenses tivessem a mesma disponibilidade com certeza que o nosso blog seria muito mais rico!
EliminarAbraço e passe um óptimo Sábado (de S. Martinho).
Paula
EliminarSe fosse feito um inquérito a 10 mil " alminhas" na
confusão de Lisboa , sobre as suas origens , sobre
os avós e lugares do passado... 80% dizia que nada
sabe ou pouco sabe...!! É a evolução negativa da
sociedade,nascem filhos , depois os netos, a cidade
e as carreiras , os divórcios e a ganância fazem
que se esqueça as raízes. Não é um fenómeno só das
Beiras e de Forninhos...
É global...
Abr
MG
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarInformo os meus amigos deste blog que criei uma
Eliminarpágina no Facebock " Miguel Gouveia " para denunciar
a Alienação Parental dos meus filhos....que deu lugar
neste espaço a acusações graves e anónimas a meu
respeito...em 2015....das quais até hoje ninguém se
retratou ...e assumuiu...
Porque tenho uma filha ainda menor(neta de Forninhos)
que cresce com uma ideia destrocida do Pai...não
resisti á minha teimosia anti Face....
Abr
MG
.." ....assumiu " sem u no fim...
EliminarObr
Eu não faço parte dessa rede. Pessoalmente gosto mais da partilha num blog e acho que o facebook é muito imediatista, portanto, não se compara a um espaço de comunicação como o de um blog, mas actualmente muita mais gente consulta essa rede, do que os blogues. Eu por acaso não me posso queixar, este blog tem uma média de 300 visualizações por dia, por isso acho que vale a pena continuar por mais uns tempos ;-)
EliminarAbr/bom fim de semana.
Reviver memórias é recordar a história de um povo.
ResponderEliminarParabéns aos dois pelo magnífico e instrutivo blogue que nos dá a conhecer um pouco da história do nosso país profundo!
8 anos é uma vida.
Espero continuar a ler-vos por aqui, por muitos mais anos.
Beijinhos.
Um imenso bem-haja Mona Lisa.
EliminarOito anos é muito ou pouco tempo, conforme o contexto em que considerarmos o tempo. Na História da Humanidade é um tempo infinitamente curto. Contudo na «net» digamos que oito anos é um tempo relativamente longo. É uma vida mesmo!
Beijinhos.
"...Encaro esta iniciativa como uma missão de serviço à nossa comunidade, quer informando, quer construindo um arquivo histórico para o futuro...", deixou aqui por escrito Paula Albuquerque, oito anos atrás sobre o seu propósito de cidadania.
ResponderEliminarPessoalmente, aderi à sua "causa" por nela me rever.
Por vezes fico perplexo como uma pequena aldeia do interior de Portugal, tornou Forninhos (basta ver as etiquetas e visualizações), tão transversal em vários continentes...
Porque gostam de nós, dos costumes e tradições, da nossa maneira de ser, da nossa história, misérias e grandezas, da crítica mordaz mas verdadeira de um "abrolhos"? Talvez...
Tantos pontapés levamos durante este tempo e se falo no plural, é por aqui vir e escrever desde o primeiro dia e tantas vezes difamados por aqueles cujos filhos e netos querendo saber das suas origens, aqui virão um dia e por tal vale a pena continuar.
É por eles sim que que fica a mensagem de olharem para o passado para um dia perceberem o presente.
É por eles que noites mal dormidas, continuamos a procurar memórias, a reencontros familiares em continentes distantes, a ouvir na aldeia soltar exclamações do tipo "olha, esta era a ..." e a seguir um soltar do rosário de lembranças e sabem que mais?
Afinal não custa muito escrever, basta ter sentimento por algo em que acreditamos.
Parabéns Paula.
Beijinho!
Parabéns também para ti. És o meu braço direito :-) Continua sempre a escrever com o coração, para que todos quantos nos visitam continuem a ler avidamente o n/ blog.
EliminarE venha mais um ano! Cá estaremos para enaltecer o que está bem e continuar a criticar o que no nosso ponto de vista esteja menos bem. Gentes informadas são gentes preparadas para o futuro.
Beijinho.
Para o nosso arquivo histórico aqui está mais uma achega:
EliminarA Juventude também deixou a sua marca. Foram estas jovens mulheres que juntaram dinheiro, fizeram uma "sobrescrição" como se dizia mais antigamente, e compraram uma televisão para a casa paroquial! A televisão do padre não era do padre, era da JAC. Agora pode até parecer pouco ou banal, mas na altura foi um grande passo e foi dado pelas mulheres da Acção Católica.
Fico orgulhosa pelas mulheres da JAC, eram mulheres activas e empreendedoras!
Parabéns que este espaço continue rendendo boas histórias e lembranças.
ResponderEliminarAbraços e tenham um ótimo fim de semana.
Obrigado Anajá, estamos todos de parabéns!
EliminarBeijos e bom fim de semana.
Boa tarde Paula,
ResponderEliminarUma foto preciosa de tempos idos, mas que é bom sempre relembrar.
Parabéns pelo Aniversário do Blogue!
Desejo que continuem por muitos e bons anos a mostrar e a defender Forninhos como o têm feito até hoje.
Beijinhos aos dois.
Bom fim de semana.
Ailime
Muito obrigada Ailime.
EliminarEsperamos continuar com a graça de Deus a defender Forninhos enquanto valer a pena. Sentimos ser nosso dever.
Um forte abraço.
Bom S.Martinho.
A nossa meta tem um caminho, um ano atrás do outro.
ResponderEliminarE acreditem, quando pensamos que não há nada para contar por a aldeia ser pequena, num soalheiro ou taverna, sempre depois da salvação, surge sempre qualquer coisinha...
Por mim, feliz por aqui andar e registar por escrito coisas que ainda recordo, outras contadas numa delenga tremenda que não tem fim...
Escrevi por aqui nestes oito anos, tanta coisa, dos ciganos, pastores e resineiros, entre tantos...
Da Paula, a sua precisão histórica fruto de tanta pesquisa, deviam aproveitar as entidades competentes.
Em tal acredito e Forninhos merece que a sua verdadeira história fique em registo oficial por quem a escreve de modo fiel.
Sabem, quem ama a sua terra, luta por ela e depois por si.
Por mim, vou até o fim!
Uma das características que marca a sociedade do nosso tempo é, cada vez mais, a cerrada competição individual e a total ausência dos valores do colectivo.
EliminarAs entidades competentes deviam dar o exemplo, só que não dão. Continuam a agir "olhando simplesmente para o seu umbigo".
E eu o que sei é que o mais importante é servir Forninhos e não servir-mo-nos de Forninhos, isso sim, distingue uma pessoa de tantas outras.
Perante isto, a nós, resta-nos continuar a procurar e disponibilizar a história da nossa terra natal. Sabemos que isto é claro para a maioria dos nosso visitantes, desde que nascemos como divulgador da história, estórias e memórias duma aldeia chamada Forninhos, esta aldeia que amamos.
O que uma minoria social que se considera prestigiosa pensa ou diz do blog, para quem nasceu em Forninhos, não interessa nada. O caminho faz-se caminhando e o ruído só atrapalha. Quem se movimenta na área da comunicação, devia conhecer esse elementar ensinamento.
Muitos parabéns e é sempre bom recordar, recordar é viver.
ResponderEliminarUma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Obrigada Francisco.
EliminarComo vivemos no tempo e no mundo da comunicação, bem podíamos também dizer que hoje viver é comunicar. Quem não comunica não existe.
Abr./boa semana.
Recordar é muito bom! Sim, lembranças boas nos fazem felizes e sorridentes...
ResponderEliminarOlhar e compreender, dois verbos importantes na nossa vida...
Parabéns pelos 8 anos, vocês são queridos e é muito bom saber de Forninhos.
O meu abraço
Obrigada Anete.
EliminarApesar de ter acabado, acho que pelas lembranças boas que deixou, vale a pena esse olhar.
Abraço.