Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Todos bons rapazes


Para os menos novos aqui vai, para recordar, uma fotografia de há 30 anos atrás (ou mais!), quando a maltinha se juntava aos Domingos quiçá para ir 'roubar' umas cerejas à cerdeira do Passal. Mas sobre ela pouco sabemos, optámos por publicá-la, somente porque nos remete para outros tempos. É fácil reconhecer os protagonistas, se não fôr, damos a resposta um dia destes.
Em que local de Forninhos foi tirada esta foto? Esta é mais difícil.
Bom exercício de memória, vamos tentar?

25 comentários:

  1. Boa noite, estes rapazinhos conheço alguns, mas quanto ao local onde foi tirada esta foto parece aonde existe o campo da bola mas talvez esteja errada mais logo se vê.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Caros leitores, como se disse, estes protagonistas aqui expostos são na verdade quase todos fáceis de reconhecer, eu pessoalmente, só não reconheço dois destes bons rapazes, um que se encontra por detrás do Fernando e do Vítor, outro ao lado.
    Bom rever estes bons rapazes, hoje se tornaram Homens, alguns, que homenzões.
    Quanto á pergunta aqui colocada, bem, nem me atrevo a dizer qual o local; paciência.

    ResponderEliminar
  3. Acertaste, os mais expostos são o Vítor “Cavaca” e o Fernando “Russo”. É normal não te recordares de todos. O rapaz que está por trás do Vitor é da Matela, é filho da Conceição (filha do meu tio Abel). Actualmente reside nos EUA. É normal também não reconheceres o mais novo da malta. Esta foto já tem uns bons anos e as pessoas vão mudando, mas quem olhar com atenção acho que consegue identificá-los todos. Comentem quem acham que está na foto, em que local de Forninhos terá sido tirada, em que ano, o que mudou, etc. e tal.

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Atrevo-me a identificar uma data para esta foto, 1979/1981.
    Pela foto e pela paisagem de fundo, parece-me que estas árvores serão eucaliptos entre outros, por isso atrevo-me a dizer que esta foto terá sido tirada algures junto ao rio.
    Vamos questionar alguns, só eles poderam decifrar este pequeno inigma.

    ResponderEliminar
  5. As árvores possíveis de vislumbrar não serão antes oliveiras e figueiras que existiam há 30, 31/32 anos (e de que hoje só existem algumas)?
    A minha memória diz-me que as pedras que por ali se alinham eram umas que ficavam no terreno onde é hoje a “Gare do Oriente” (optámos pela designação popular) e onde todos subiam em direcção à Igreja, mas tal como se diz no intróito, pouco sabemos sobre esta fotografia, apenas que foi tirada num Domingo e que retrata um grupo de adolescentes.
    O objectivo do Post é permitir a troca de ideias entre todos os forninhenses (e não só) e rectificar as informações que não estejam correctas.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite.
    Boa perspicácia.
    Depois de ver bem a imagem, sou de opinião que esta foto na verdade terá sido tirada, junto a uma pedras que á alguns anos se encontravam junto a berma na nossa Avenida, no Lugar.
    Este local, onde agora se encontra o monumento aos Combatentes, antes fora um pequeno quintal, que na sua parede de suporte a terras, se encontrava o fontanário que hoje se encontra ao centro da rotunda.
    Mais me recordo do terreno ao lado, este com alguma inclinação, e onde será previsível, que esta foto tenha sido tirada, mais, ali junto ao muro, onde se encontravam as árvores representadas existira um carreiro, este bastante usado pelas pessoas que ao virem da Lameira em direcção á Igreja, por ali passavam.
    Se bem me lembro do lado esquerdo da foto, ao fundo, encontra-se ainda hoje uma figueira, ao centro as oliveiras, á direita essa outra figueira que dava figos brancos.
    Este, sempre foi local de encontro entre os da Lameira e Lugar, ponto de encontro destes rapazinhos e das rapariguinhas, que ao Domingo á tarde e naquelas pedras passavam horas na “conversa”.
    Pois, assim sendo, retiro o que antes disse, a presente foto, nada tem a ver com a paisagem do rio.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, nem me atrevo a dizer onde esta foto foi tirada nem a data, mas pela idade de alguns presentes que conheço já tem um bom par de anos, tenho uma vaga ideia de como era o lugar onde supostamente esta foto foi tirada, sei que não era nada do que é hoje.
    Um forte abraço a todos os Forninhehses.

    ResponderEliminar
  8. Esta imagem vale bem mais do que mil palavras.
    Nessas pedras nos sentávamos na nossa adolescência nas tardes de Domingo até ao anoitecer. Era um ponto de encontro onde se juntavam rapazes e raparigas para conversar e aqui também se namoriscava. Depois dos melhoramentos levados a cabo pela Câmara e Junta de Freguesia a animação que se vê nesta imagem perdeu-se na memória dos tempos. O progresso não trouxe vida àquele local e os forninhenses ainda hoje não se reconciliaram com ele.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.
    È e sempre será que revejo estas e outras tantas fotos antigas. Pelo que, e com bastante agrado vejo que alguém se preócupa com a nossa terra, tempos de outrora e um passado recente, e pelo presente.
    Caros conterraneos e colaboradores, é simples ver o quanto é bonita a nossa terra, elucidada aqui neste Blog, mas... só isso não chega, é necessário escrever qualquer coisa, pois só assim se poderá dar continuidade, a este mágnifico blog; COISAS DA NOSSA TERRA. Não podemos permitir que uns só se interessam em ver e em silêncio ou em critica falada, tentem destruír o que benéfico para todos os Forninheses.

    ResponderEliminar
  10. Mais;Èsta foto, representa o que era um dos nossos pontos de encontro, onde se brincava, conversava e não só.
    Um outro local, bem conhecido de todos, uns já bem mais velhos que eu, outros da minha idade, será que os mais novos não usufruíam da sombra que na " OLIVEIRINHA" se fazia sentir, aos Domingos?.
    Mas ao que parece, só alguns de nós se lembram destes locais.
    Local como o que demonstra a foto, hoje com nova aparência, tempos modernos, foi assim melhorado o espaço, com algumas árvores e plantas, mas ... e nosso passado? ficou esquecido.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite.
    Mais diferenças neste presente, do que noutros tempos foi o local representado na foto.
    Reparei hoje numa das fotos por mim tirada, na comemoração dos Combatentes, ali naquele local, que ainda lá se encontra uma das figueiras, ao fundo do lado esquerdo; mais ainda é bem visível parte do antigo muro, hoje restaurado, quanto ás árvores que existiam do lado direito da foto estas desapareceram devido á construção de uma nova habitação.
    Será que só três ou quatro pessoas se recordam destes momentos?
    “Sobrescrevam-se”

    ResponderEliminar
  12. Olá serip,
    Não há dúvida que para nós esta foto nos faz recuar no tempo, o que é sempre muito agradável, não achas? Para outras gerações, esta fotografia pouco poderá dizer, pois nunca passaram uma tarde de Domingo à sombra das Oliveiras (que já não existem), etc, etc, etc…nem sequer imagino o que sentem ou pensam quando observam esta fotografia. À primeira vista, se calhar só notam que estes catraios agora são adultos. Mas esta fotografia tem pormenores deliciosos, retrata um tempo alegre, uma época em que a amizade era pura! À segunda vista, já concluímos que a foto foi tirada num local que a autarquia descaracterizou por completo! Para melhor ou para pior, não sei. O que sei é que as memórias são boas para nos ajudar a compreender um pouco do presente.

    ResponderEliminar
  13. Era um local de encontro da juventude , existia lá uma oliveira logo junto á estrada com umas grandes pedras , onde o pessoal se sentava á sombra da oliveira. Hoje não serve nem para se estar á sombra nem para se apanhar o autocarro. Como tudo muda.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde.
    Uma vez mais se confirma...
    As pessoas visionam este Post, e devem ser muitas, porque não dizem nada?
    Em meu nome, agradeço as palavras da LLopes, como ela deveriam ser muitos mais.
    Onde andam todos os restantes?
    Sempre ouvi dizer " onde todos trabalham, nada custa", e por assim dizer, uma dica daqui outra dali, se faz deste espaço que é nosso, uma grande reliquia para um dia os mais novos recordarem, " como foi, como era, e como é, o nosso Forninhos.
    Até já.

    ResponderEliminar
  15. São fotografias como esta que mais gosto de publicar. E tenho muitas mais… mas as coisas não aparecem feitas, pelo que a partir de hoje algumas coisas vão mudar por aqui, como por exemplo, a quantidade de Post´s por semana. Para os que valorizam esta iniciativa vale a pena as muitas horas retiradas ao sono, muita tecla do computador gasta…mas a paciência não faz parte de mim!...
    Obrigada a todos os que visitam “O Novo Blog dos Forninhenses”, mesmo para os que o criticam, mas que o visualizam a cada momento.
    Um abraço a todos e voltem sempre ;)

    ResponderEliminar
  16. Boa noite.
    É com estes argumentos, que todos devemos contar.
    Não deixem que estes Posts vão abaixo.
    Comentem, digam algo, pois só assim conseguimos, que a nossa história tenha algo positivo.
    Lembranças desta terra, boas, menos boas, todos temos.
    Recordações como a que se encontra neste Post, entre outras que ainda não foram editadas, vale a pena as recordações que nos trazem.
    Não podemos parar, para quem não sabe, existem centenas de Blogs, cada um narra o que mais belo tem, nós temos Forninhos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Não interpretes mal as minhas palavras serip, porque "o novo blog dos forninhenses" não vai morrer ;) Simplesmente decidi-me colocar neste espaço menos ritmo, mas a etiqueta “Memórias” vai ter sempre lugar neste blog.
    Forninhos hoje seria diferente se não existisse este espaço, seríamos um povo mais distante e desconhecido. Recordar as nossas gentes, tradições, as coisas da nossa aldeia, é um direito que devemos mostrar aos mais novos e, assim, cumprimos o dever cívico de manter as nossas gentes e tradições ao alcance de todos.

    Saudações de amizade,
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Muito boa tarde a todos.
    A experiencia da vida vem nos mostrar, que nem tudo que se moderniza vem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Exemplo disto é este local; o que outrora era, como se vê pela foto e comentários aqui expostos, a “modernização” deste espaço não trouxe melhoras, antes pelo contrário. Por mim, ainda hoje me custa aceitar como é que se muda uma fonte com seu tanque e sua bica, do seu local original e acolhedor, para o centro de uma rotunda, mas enfim.
    A juventude de hoje também já não é o que era, não porque sejam diferentes, mas, porque a vida mudou e a maneira de estar na vida é diferente, Para melhor ou pior, não sei. Há coisas boas e outras menos boas como será o facto de, dificilmente hoje se juntarem tantos jovens em convívio saudável como parece o que vemos nesta foto.
    Já me alonguei neste comentário, mas não quero deixar de dizer a Paula, que não acredito que vá fraquejar, eu já a conheço e sei o quanto gosta da sua terra e, todos nós estamos cientes do quanto tem contribuído para a divulgação deste bonito cantinho, e nós cá estamos para colaborar contigo, por isso: FORÇA PAULA, porque ainda temos muita “estrada” de Forninhos para andar.

    ResponderEliminar
  19. Sr. Eduardo,
    Gosto de facto da minha terra, como já percebeu, e por isso decidi-me por um novo blog. Um blog com imagens com pessoas, imagens reais, para recordar e dar valor ao passado deste povo. É este o espírito deste blog, não deixar que as memórias se vão... e este continuará a ser o nosso caminho.
    É verdade que a requalificação não respeitou a herança histórica do local, enfim..., mas o que acabo de constatar é que o Vítor e o Fernando passados mais de 30 anos continuam amigos! Sorriso grande :)))))))))))))))))) Sim, porque numa altura em que deixou de haver o espírito de amizade, ainda há fotografias que nos fazem sorrir :))))))))))))))))))
    Sr. Eduardo, apareça sempre, porque o blog dos forninhenses precisa de si, o medo de falar das coisas e de arriscar é que faz as pessoas infelizes e as terras pouco desenvolvidas.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia a todos.
    O virar de uma página não quer dizer mudar a história de uma terra como a nossa, nem com isso esquecer amizades.
    Quase todos os que se veem aqui na foto e que eu conheço, ainda hoje são amigos, cada um tem a sua paragem, mas quando se encontram aínda se consegue ver a amizade entre todos.
    Mas outros há que viram as costas áqueles que em tempos foram bons amigos, será do tempo? ou outras mudanças, diferença de ideais talvez.

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde . Ate hoje ainda nao consegui participar a estes comentários ,pode ser que desta passe .Este novo blog nos mostra coisas maravilhosas ,sobre a nossa terra .Paula tens feito um trabalho remarcavel , e as pessoas que doma maneira ou outra tenham contribuindo . Como disse o Sr.Eduardo força PAULA. Para aproxima escrevo mais ,como disse serip quando todos ajudam nada custa , isso e verdade . Boa continuação .

    ResponderEliminar
  22. Obrigada Manuela. É bom contar também aqui com a tua presença.
    1 beijo

    ResponderEliminar
  23. Por vezes interrogo-me se a autarquia podia ter mudado a fonte do seu local para o meio de uma rotunda?
    Podia, por certo, e tanto podia que o fez, mas que Forninhos ficou mais incaracterístico, disso não tenho a menor dúvida.
    E a “Gare do Oriente”?
    Quantos anos lectivos mais são precisos para transformá-la numa paragem de autocarros?
    Segundo o que se lê numa acta “…foi colocado a concurso a cobertura das estruturas…” Eu por acaso não concordo com tal cobertura, penso que nos tempos que correm e decorrem a substituição por uma idêntica à do Largo da Lameira realiza cabalmente os fins a que se destina.

    ResponderEliminar
  24. Um bom domingo para todos.
    Achei graça da alusão á “gare do oriente”, se a de Lisboa foi para inglês ver, pois na prática, comparada com a de Sta. Apolónia onde há abrigo e acolhimento, esta fica muito aquém .
    Se falarmos na de Forninhos, esta então, é de bradar aos céus!!! Desenquadrada e sem utilidade, nem para inglês ver.
    É pena que pessoas com poder de decisão, gastem o tempo e muito dinheiro quando a simplicidade, como aluap diz e muito bem, um abrigo igual ao da lameira seria muito mais barato, não destoava o local e era muito mais útil, porque sempre proporcionava um pouco de abrigo aos utentes.
    Ultimamente tem-se descaracterizado muito a aldeia, com atropelos constantes á sua rusticidade, com destaque para as varias autarquias das ultimas décadas, ESTÁ NA ALTURA DE PARAR E MUDAR.
    Ainda hoje mesmo, ao fazer uma visita no faicebbok, deparei com mais uma lagareta encontrada em Forninhos, desta não sabia, mas fiquei contente. Há poucos dias também foram encontradas umas inscrições pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia.
    Quantos vestígios não haverá por aqui ainda por descobrir?
    Lamento que as notícias de Forninhos divulgadas no faicebook, não apareçam também neste blog. Enfim, as coisas são o que são, e muitas vezes não o que podiam ser.
    Já agora, queria saudar os proprietários das casinhas da quelha da Chica, por já estarem a recuperar algumas, embora tenham de as subir um pouco porque, com a subida do nível do chão da calçada, quase taparam as portas, mas subiram com pedra rústica, o que não fica mal. Pena não colocarem outro tipo de telha e espero que não coloquem alumínios nas portas como vem sendo habitual nas nossas aldeias.

    ResponderEliminar
  25. Convenhamos que a requalificação deste local foi, no mínimo, original! Mas a mim o que mais me surpreende é, nos dias de hoje, haver ainda pessoas com o poder de nos fazer pensar, como o nosso dinheiro é gasto. Colocar a concurso (isto, noticiado no site da JF no início do ano de 2010) a cobertura das estruturas é uma asneira, mas o pior é que as asneiras são pagas por todos nós!
    Já passaram 2 anos Lectivos, entretanto. Iniciou-se o ano Lectivo 2011/2012 e as estruturas ainda não foram cobertas, nem uma simples paragem como a da Lameira tomou o lugar daquela. Tudo isto seria uma anedota, se a aldeia não fosse Forninhos!
    Depois...a conclusão que eu tiro de sítios como o facebook e a página da JF é que servem perfeitamente para esconder dos que estão “longe” certas realidades locais.
    Mas de tanta candidatura, tanto concurso, tanto achado, alguma obra deve ser feita e nesse dia eu quero cá estar para tal aqui publicar!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.