Seguidores

sábado, 9 de janeiro de 2021

As "arremedas" e "desarremedas"

Estava a pensar no que podia publicar e o frio que se faz sentir lembrou-me a antiga forma de tentar prever o tempo que iria fazer durante o ano seguinte a que chamavam as arremedas e desarremedas. Alguém se lembra disto?
Parece que as arremedas funcionavam nos primeiros doze dias antes do Natal (eu, para variar esqueci-me de apontar para confirmar o tempo que irá acontecer), mas o tempo que fez no dia 13 equivale ao tempo que faz em Janeiro, o dia 14 em Fevereiro, o dia 15 a Março...e o dia 24 a Dezembro. A minha fonte diz que "o dia de Natal não arremeda, nem desarremeda", i.é. o dia de Natal não imita (arremedar quer dizer imitar) dia nenhum, começa a desarremedar, pela lógica, será contar ao contrário...o dia 26 imita Dezembro, o dia 27 imita Novembro, o dia 28 imita Outubro...e o dia 6 de Janeiro imita Janeiro. Será assim?
A sabedoria popular diz que as desarremedas (depois do Natal) são bem mais certas que as arremedas (antes do dia de Natal).
Existe uma outra versão que diz que os primeiros doze dias de Janeiro indicam os doze meses do ano que acabou de nascer, mas já estamos no dia 9 e se não me falha a memória ainda não houve um pingo de chuva, o que pela lógica até Setembro não vai chover. Acreditam?!
Esperamos estar cá para testar tal.



Continuação de Bom Ano p Todos e não se arrepiem com o gelo da fotografia, já foi tirada no dia 27 de Dezembro/20, o que significa - seguindo a lógica de "desarremedar" - o mês de Novembro/2021 será tal qual o provérbio "Novembro à porta, geada na horta".

19 comentários:

  1. Tão interessante esses ditos da sabedoria popular...Feliz 2021 e tudo de bom pra vocês! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dado o clima que se instalou, frio,seco, ensolarado, vem a propósito recordar a impressionante sabedoria popular nesta matéria.
      Bjs,Feliz 2021...

      Eliminar
  2. Boa noite Paula. Obrigado por palavras sábias, aqui no Brasil já choveu bastante nesses dias. Um ótimo sábado minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, este ano, ainda não choveu e a meteorologia científica diz que as épocas de seca são cada vez mais frequentes.
      E isso é de facto preocupante.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Здравствуйте! С удовольствием подписалась на блог, мне нравятся информативные, интересные блоги! Буду рада общению!

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar nos arremedas e desarremedas. Aqui na minha zona, diz-se que o primeiro dia de Agosto diz se o Inverno vai ser seco ou chuvoso. Que "tal dia de Nata, tal dia de Ano Novo" mas este ano não bateu certo. "Natal em casa, Carnaval na rua" Bom com a Covid não haverá decerto Carnaval na rua, provavelmente nem Páscoa.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também há aquele provérbio que diz "o mês de Agosto será gaiteiro se for bonito o primeiro de Janeiro", o que baralha a lógica das arremedas e desarremedas. Talvez Agosto seja uma espécie de bónus, não sei...mas esse mês está muitas vezes ligado ao Inverno, pois também se diz que "o primeiro dia de Agosto é o primeiro dia de Inverno".
      Quanto aos outros, o célebre meteorologista Costa Alves escreveu uma compilação de ditados populares sobre o tempo e a atmosfera e garante que mais de 90% são verdadeiros, mas ultimamente as coisas andam muito diferentes na atmosfera, a começar pelo vírus que anda por todo o mundo.
      Abraço, saúde, bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Boa tarde Paula,
    Muito interessantes esses ditos.
    Conheço o termo arremeda que se usava muito na minha terra.
    Mas em relação ao tempo conheço a outra versão a contar de 1 de Janeiro até 12.
    Sendo assim vamos ter um Ano de seca. Vamos ver...
    Beijinhos e Feliz 2021, com muita saúde para a Paula e Xico e vossas Famílias.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arremeda e arremedar, para nós ainda hoje quer dizer imitar, modos de falar que me fascinam!
      A palavra meteorologia nem exista para o nosso povo, na minha meninice não me lembro usá-la ou ouvir aos mais velhos, mas se calhar por ser difícil de dizer!?!
      Mas recuando...
      Os mais avançados na ciência ancestral, se conseguiam calcular o tempo era a regular-se pelas arremedas e desarremedas. Depois veio o Seringador, Borda D' Água, a telefonia, a TV e os metereologistas...
      Beijinhos, que esta ano novo seja bom para nós/vós.

      Eliminar
  6. Eu não me lembro...
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal. A ideia é só tentar preservar algumas das muitas coisas que se vão perdendo ao longo dos anos...
      Bom Ano!

      Eliminar
  7. Venho num comentário meio arremediado.
    Não me consigo reunir com a conjugação de tantos astros embora e meses, embora ainda os escute em lenga-lengas...
    Talvez venham no gozar com os outros em tempos distintos e próprios, na galhofa e tal como tantas vezes fazia para os mais chegados.
    Aqueles que na galhofa mais arredevamos os nomes e suas marotices de outrora e por tal ficavam com os nomes com que se arremediavam.
    Até e convenhamos,eram nomes bem bonitos, postados e nos tempos ditados, no tempo que ia correr, fosse ele verão ou inverno, o ano iria trazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Metereologicamente falando" há algum nome/alcunha ligados ao tempo e a atmosfera?
      Deve haver muitos mais rifões e lenga-lengas populares sobre os próximos meses até ao verão, mas só se lá vai com alguma explicação de alguém mais velho - e muitas tenho pedido ao longo de anos de registo dessas coisas por aqui, como sabes - pois é bom não deixar "morrer" a sabedoria contida nos ditos que por vezes ignoramos.
      No dia da Candelária, veremos se o inverno está a passar ou se está para durar!

      Eliminar
  8. Visitando você neste começo de ano novo, Paula. Gostei da postagem e do que aprendi desta vez. Imagino o frio intenso por aí agora!...
    Grande carinho e o desejo de que Janeiro seja muito esperançoso para vocês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anete, por cá andamos entiritados.
      Janeiro, para mim, começou bem, pois tomei a 1ª dose de esperança para a liberdade no dia 13 de Janeiro e está planeada a 2ª dose da vacina contra a covid-19 para dia 3 de Fevereiro. Agora resta aguardar e ter fé.
      Beijinhos, tudo de bom para vocês também.

      Eliminar
  9. Boa tarde

    Sei que a minha avó acertava no tempo . Nas previsões .
    Olhando para o céu .Para as nuvens
    Da forma como vocês falam aqui não conhecia .

    Arremedas...
    Desarremedas....

    Muito bom .
    Nunca pensei tanto nos meus avós..
    E vocês ajudam - me a recordá-los.
    Tenho orgulho no passado nas minhas origens .
    Nos meus avós Gouveia ( s ) .

    Cuidem - se .Por Favor.

    Abraço
    M Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recordo muito os meus avós e talvez por isso aqui n'O Forninhenses a palavra "avós" não é, como nunca foi, uma palavra vã.
      Abraço.
      Cuide-se também, pois o vírus está cada vez pior.

      Eliminar
  10. Cresci a ouvir os meus pais e avós a falarem delas e havia sempre a certeza de que assim aconteceria! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E devemos confiar na sabedoria dos antigos, já exortava Camões, dirigindo-se a Dom Sebastião “Tomai conselho só d´experimentados, / Que viram largos anos, largos meses, / Que, posto que em cientes muito cabe, / Mais em particular o experto sabe.”
      Bj

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.