Seguidores

sábado, 29 de julho de 2017

Ainda a tempo

Aconteceu no passado domingo, dia 23, o "dia da freguesia". Pela 1.ª vez este dia de celebração, ocorreu depois do dia 18 de Julho (apetece-me dizer que quando querem até fazem as coisas direito).
Relembrar o que comiam os trabalhadores do campo foi o mote. Destaco, assim, a mesa cheia de acepipes confeccionados pelos locais, porque de tudo o que vi foi do que mais gostei. 






Note-se que o "dia da freguesia" é dia 18 de Julho, foi "instituído" pela Junta de Freguesia há poucos anos e teve a ver com a "Santa Marinha", não teve a ver com os nossos antepassados e sua obra, e devia, mas afinal até o reconhecem, caso contrário, não se valiam do seu trabalho...!

Fotos: XicoAlmeida.

18 comentários:

  1. Parece que foi maravilhosa, pelas fotos! Valeu! Tão bom ver coisas assim, melhor IR a lugares assim!! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que seja só num fim de semana!
      Bj/bom domingo.

      Eliminar
  2. "foi bonita a festa, pá
    Fiquei contente
    Ainda guardo renitente
    um velho cravo para mim".
    (Chico Buarque)

    Pessoalmente estive lá, por inerência de funções de fazer parte da Comissão de Festas e nesta comemoração, explorarmos o bar em nosso proveito para angariar mais alguns fundos para as festividades da Nossa Senhora dos Verdes nos dias 14 e 15 de Agosto.
    No que concerne ao texto, posso dizer que de modo geral, gostei.
    Pouco me foi dado aperceber sobre os pormenores das apresentações da nossa ruralidade e mesmo as fotos tiradas foram num "à pressa" para registo pessoal mas, guardo acima de tudo as cantorias que acompanhavam os desempenhos dos modos antigos da safra da altura.
    Podia estar melhor?
    Podia!
    Faltou por exemplo um recordar daquele rancho folclórico que Forninhos já teve ao som das concertinas e bailaricos tão puros em detrimento do "sempre a zumbar", mas a cavalo dado não se olha ao dente.
    Em suma e sem me alongar, muita gente, participativa e colaborante e espero que "aquilo" que faz parte do comemorar a nossa ancestralidade, por meros predicados.
    Acho eu, que o dia da freguesia deverá ser aquele que devemos comemorar, calhe ao dia que calhar, mesmo sendo à semana e, como dizia Zeca Afonso, "Vem amigo vem, quem vier por bem, traz um amigo também...".
    Foi bonita a festa pá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonita!
      Só quem viu aquela seara...espectáculo!!!
      E a malha? Aquele rancho de homens a malhar?
      Olivais, vinhas, tudo muito bem caracterizado. Ainda tive 4 fotos escolhidas, mas desculpa lá, gostei/apreciei mais a da mesa.
      Para mim, faltou foi a escanada, que agora tal gente lhe deu o nome "desfolhada".
      À noite em redor de um grande monte de milho cantavam e no final que saísse um realejo do bolso de um qualquer participante para se formar o bailarico (até podia ser uma concertina).
      Estragam tudo com zumbas e conjuntos musicais.
      Eu nunca fui a favor do dia escolhido (o dia de Santa Marinha), mas uma vez que querem celebrar ou homenagear o trabalho dos nossos antepassados que o façam bem e com respeito. Malhar, por exemplo, não é uma brincadeira tipo o jogo das pedras do S. João e S. Pedro na eira!!!
      Para o ano, 2018, acontece uma data mais ou menos redonda, que muito significado teve para nossa terra, para os nossos antepassados, sempre quero ver se a Junta vai celebrar nesse dia o dia da freguesia ou não. Esse dia é que devia já ser levado à Assembleia de Freguesia e ficar instituído em Acta. Isso sim, era bonito, pá!
      A ver vamos...

      Eliminar
  3. Festejar...comemorar...recordar valem sempre a pena e a ver pelos olhares lindos...bj!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falamos de Forninhos queremos sempre mostrar olhares lindos, mas "a beleza está no olhar de quem a vê".
      Bj/bom domingo.

      Eliminar
  4. Bonita festa! Mesa farta de quitutes deliciosos...
    Abraços e ótima semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem lhe disse num post que fiz em Junho -Tempo de Ceifas- que acepipe eram as comidas das ceifas, desde o mata bicho à ceia, pois era um trabalho feito desde o nascer do sol ao pôr do sol.
      Abraço/boa semana.

      Eliminar
  5. Oi Paula, que festa boa! Tudo de uma festa é bom, as musicas, os abraços dos amigos, mas quando chega a hora de degustar as comidinhas, ai sim, é a melhor coisa, eu adoro e as fotos não deixam dúvidas, tinha muita coisa boa nessas mesas, rsss.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está certa Fátima. Só que no caso, como a festa é da Junta, são muitos os que comem e bebem nas suas hipocrisias!
      Mas eu sou uma que apenas aprecio as comidinhas boas e tão nossas!
      Beijos.

      Eliminar
  6. Ainda bem que não deixam cair os costumes.

    Adoro estes usos e costumes que estão em extinção ou totalmente modernizados.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que tenho pedido há muito! Mas infelizmente Forninhos não lhe dá senão uma importância passageira e muito limitada no tempo.
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. O que está feito, feito está mas, dizem os antigos que tudo tem remédio. Acredito!
    Mas os outros?
    Porventura acreditam que somos herdeiros de uma cultura milenar, provada mas, nada feito, lemos e vemos realces televisivos de outras aldeias que captam a atenção para a evidência da sua riqueza.
    Talvez os tempos mudem e finalmente Forninhos tenha uma mesa posta, condigna com a sua honradez e do tanto que tem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xico, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita! Este provérbio, quer dizer que algo que nasce mal, dificilmente se consegue mudar e seguir o bom caminho. DIFICILMENTE, mas não IMPOSSÍVEL e mais vale tarde do que nunca.

      Eliminar
  8. RHP 2015,RHP2016 e RHP2017? Penso que é...não digo abuso, mas...não fica bem, pelo menos, à Sra. Presidente da Junta, o povo sabe o porquê e como elemento do povo discordo, a festa é paga com dinheiros do povo e a atuação desta banda na festa do Espírito Santo, deixou muito a desejar, é minha opinião e é um direito que me assiste e como nesta festa os temas são variados porque não fazer o mesmo com os grupos musicais?
    Comentário feito por mim, na página da Junta de Freguesia, bastantes dias antes da realização da festa. Para quem não sabe a filha da Sra. presidente da Junta tem fortes ligações com um membro do grupo musical em questão, possível genro, palavras dela na festa de 2016. Na página da junta, dois comentários que só seu criticar. Não era para estar presente na festa mas resolvi ir, participei na caminhada, no almoço e durante toda a festa. Durante a demonstração da malha do centeio, indo tirar uma foto, um comentário, "OLHA, OUTRO". No dia a seguir um familiar (tio) comentou comigo que certa pessoa disse que tinha criticado a festa na net. Opinião e desacordo penso que não é critica mas em Forninhos, certas pessoas emprenham pelos ouvidos.
    Fui à festa, poderia dizer que a caminhada foi forte para mim, cheguei ao fim com as coxas a doer, no almoço poderia dizer que teria sido melhor na sala da casa da junta pois foi notório a presença de moscas quer no pão, quer na carne mas digo que no conjunto, gostei da festa, gostei de participar, tudo o resto já é habito, deitar abaixo quem dê sugestões e opiniões diferentes.
    Quem pesquisar a página da junta de freguesia de Forninhos de 2013 até 2017, quantas presenças do grupo RHP? Não é dar nas vistas, demais? Palavras de um membro da junta.
    As minhas desculpas por ter estado tudo este tempo ausente mas, o tempo não tem sido farto para estas coisas. Boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique, a polémica faz parte do quotidiano, é bom, permite o desenvolvimento ou devia...só que pensam que temos todos de pertencer ao mesmo rebanho, porque as mentalidades de muitos são o que são.
      'Olha' ligam tanto ao dia que escolheram que a apresentação da Bandeira sequer é efectuada na forma adequada através do seu hastear no mastro oficial, no edifício da Junta de Freguesia, no dia 18 de Julho (dia que escolheram).
      As pessoas hoje falam em "Dia de Freguesia" ou "Festa da Freguesia" por falar, porque 99% não sabe o significado, se lhes perguntarem, respondem que é uma festa da Junta, é uma festa que a Junta resolveu fazer em Julho.
      Boa noite.

      Eliminar
    2. Amigos :

      Não vale a pena .Está no ADN . Faz parte da História.
      Este país nunca será um país justo , equilibrado, correcto, simplesmente porque o Homem ( Animal) não
      o será nunca.Quando nascemos temos um ADN que vai ser
      determinante na Familia , na Escola, na Faculdade ,na
      Vida e no Trabalho.
      Veja-se , por exemplo , a questão dos incêndios...
      Como é possível esta maravilha ser destruída desta forma ? Aldeias , Vilas , Cidades , Familias , uma
      Economia frágil , débil , um tecido tenue de vidas
      e terras que vão demorar a recuperar .....
      E no meio de tudo isto ???
      Interesses , politices, oportunistas ,espertos ,enfim,
      muita maldade junto dos indefesos , dos fracos , dos
      resistentes , dos que vivem da horta e do gado...
      Discutir isto entristece-me e não vale a pena entrar
      em " guerras " porque os criticos , são os " outros"
      da Sociedade, ás vezes , até nos riscam os carros ou
      deitam beatas acessas na caixa do correio,ou ás vezes
      chamadas estranhas no nosso telemóvel...
      Não tenho medo. Mas tenho vergonha da forma como isto
      caminha...

      Um desbafo apenas a pensar na vossa banda residente...
      Boas férias..

      Abr
      MG

      Eliminar
    3. Deve ser mesmo uma questão de ADN, pois hoje em Forninhos adoram atribuir tudo aos romanos. Não foi um imperador romano que criou a política do Pão e Circo? Esta consistia em oferecer, aos romanos, alimentação e diversão. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida.
      Eu prefiro pensar que herdamos mais do povo lusitano, do que dos romanos, mas se em Forninhos preferem atribuir tudo aos romanos, é porque cada vez mais se identificam com esse povo e mais não digo (para bom entendedor...).
      Abraço.
      BOM FS.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.