Seguidores

sábado, 10 de janeiro de 2015

Je suis Charlie...em blog dos forninhenses


Hoje vou escrever sobre pessoas de Forninhos que sem o menor dos escrúpulos roubam ideias e fotos publicadas no blog dos forninhenses, pois ontem verifiquei que existe uma página no facebook com imensas fotos que estão no arquivo d ´O Forninhenses. Isto quer dizer o seguinte, que andei a trabalhar, para outros exporem a linha editorial deste blog como sua! 
Quando em 2009 criei esta página, foi para tornar a minha pesquisa pública e o meu objectivo passava por dar ideias que servissem de inspiração, para que quem lê-se os meus textos pudesse fazer de Forninhos uma terra unida e alegre, tal como o foi no passado.
No início, contagiei uns poucos a dar um pequeno contributo para criar um blog diferente do "Blog Forninhos Virtual", ainda assim, publicaram nesse blog este recadinho (estava-se em 2009): "Aqui fica o pedido geral de não recuperar artigos, fotos, textos do Blog de Forninhos, que nada tem a ver com o da sua iniciativa de reciclagem." e esta, hein? É caso para dizer "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
E, note-se que escreveram-me isto, quando até as melhores fotos eram minhas e alguns textos meus, tendo eu pedido então a sua eliminação, mas tal caiu em saco roto...
Com isto já me ía a esquecer dos pequenos contributos enviados.
Enviaram-me, por email, fotos (e documentos) que utilizei, sem nunca dizerem que iam enviá-las para publicação noutro sítio, pois caso mo tivessem dito, nunca as aqui publicava, claro, porque sempre quis fazer o meu trabalho cada vez mais distanciada dos outros trabalhos. Mas esses "piratas" pensam diferente, além de usarem agora as fotos, temas e até títulos dos post's d' O Forninhenses, insultam sobretudo nessa rede social a nossa inteligência, escrevem o que bem lhes apetece, mas nós já não lhes podemos responder à letra.
Eu não tenho conta facebook (se calhar por isso andavam "como peixinhos na água"), mas através da conta do XicoAlmeida consegui, ontem à noite, comentar algumas fotos, só que de imediato eliminaram tudo e bloquearam os perfis do Xico.
O blog é para mim um terceiro trabalho, mas que me dá muito prazer fazer. Contudo implica editar fotos, comprar livros, pesquisar, reunir informação e escrever. Não gosto por isso e outras coisas mais, que essas pessoas (esse grupo de "piratas") me copiem e publiquem temas como sendo seus. 
No meu caso pessoal sempre que faço citações ou utilizo algum enxerto de um livro, indico a fonte (se repararem sempre o fiz, basta olhar para o final de alguns post´s). Utilizo imagens pessoais e outras que me são enviadas (só publico as que entendo) e outras da Internet. Não publico uma foto ou documento enviado sem autorização do autor!
Estou mesmo pasma com esta situação e espero que quem fez isto medite sobre as suas acções e comece(m) a publicar as suas ideias e não as expostas neste blog.
Sei bem que o intuito desses "piratas" é somente deitar abaixo a página d´O Forninhense, insultar a nossa inteligência e não promover ou divulgar Forninhos, pois se fosse esse o desejo, tinham-no feito logo em 2006, quando foi criado o site de Forninhos e, depois, o blog Forninhos Virtual. Afinal, agora é que perceberam que as nossas tradições são lindas e as fotos antigas uma relíquia? 
Podia anunciar aqui alguns links do que copiaram, desde 2009 a 2014, mas não vale a pena...
Fica só o aviso aos autores e comentadores da rede social facebook: - daqui para a frente pensem pela vossa cabeça e deixem de (per)seguir-nos. Há tanta coisa que podem mostrar sobre a nova comunidade, porque não o fazem? Sejam criativos.
Boas inspirações e bom fim de semana.
A luta por um Forninhos transparente continuará.
Je suis Charlie...em blog dos forninhenses.

40 comentários:

  1. "UMA CRIANÇA, UM PROFESSOR, UM LIVRO E UM LÁPIS PODEM MUDAR O MUNDO".
    (Palavras daquela menina, prémio Nobel, que dá pelo nome de Malala Yousafazai), na era do FUNDAMENTALISMO.

    Mais transversal do que se imagina, erva daninha venenosa que tem no ADN as intimidações formatadas a preceito, se bem que a maioria das vezes a raiva trave o discernimento, mas não a tragédia.
    Acompanhei como qualquer ser humano as notícias e o desenrolar destes horrores, cujo peso advém de não ser comum no mundo ocidental, pois mais graves se passaram, mas talvez por França ter língua latina e tantos dos nossos ali labutam, teve outro impacto, claro que além do alinhamento político/estratégico e o alinhamento mundial a todos os níveis.
    Mas perante algo de tal força, leva, pelo menos a mim a reflectir no quotidiano e no que nos cerca.
    Promiscuidade sem parcerias estratégicas, a não ser na comunhão de esconder o oposto do razoável, seja, o ódio e raiva "jihadista" e por tal fiquei incomodado.
    Estas "células", melhor, esta ideologia disfarçada a invadir os mais recônditos lugares, tal como Forninhos e sejamos sérios, nesta terra a única coisa que a identifica com democracia, foram os resultados eleitorais que devem ser respeitados, mas e por tal assiste aos seus "nados" o direito e obrigação de exigirem transparência do que circula de forma verbal, do "nada" que publicamente comunicam e dos resultados nulos.Restam as festividades em detrimento de caminhos públicos que não tardarão a ciclovia dos javalis.
    Por tal, me senti por momentos na redacção do "CHARLIE HEBDO"!
    As palavras aqui escritas, eram similares aos "riscos poderosos" dos Cartoons.
    Em França as balas, em Forninhos a censura, pior que no tempo de Salazar, pois aqui nem lápis azul e por tal, dado estar "poscrito" de aceder às páginas da Junta e Centro de Dias, irei neste texto publicar excertos da minha/nossa Luta.

    centroforninhos@sapo.pt
    9/01 (há 1 dia)
    para mim:

    Exmo. Sr.º Francisco Almeida
    No seguimento do seu mail a Direção do Centro Social e Paroquial de Forninhos, informa-o do seguinte: o bloqueio do seu perfil deveu-se, como bem sabe, porque houve da sua parte falta de educação e ataques pessoais, na página do Centro, o que não podemos nem devemos de todo permitir, no entanto, não nos parece, de todo, que isso limite a sua liberdade de expressão. Já agora, não se esqueça que a Liberdade de uns acaba onde começa a liberdade dos outros, por isso dá mesma forma que é livre para se expressar, o Centro também o é. Reiteramos o facto de estarmos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas pessoalmente nas nossas instalações.
    Os nossos melhores e cordiais cumprimentos,
    A Direção

    Citando Francisco Almeida:

    Afinal, qual o motivo pelo qual estou proibido de comentar no Centro Social e Paroquial de Forninhos, espero que digam...tento manter alguma serenidade, mas perante estas atitudes de despotismo, amanha farei seguir os elementos que disponho e outros compilados para as entidades civis e eclesiasticas.
    Cumprimentos

    Amanhã publico o seguimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa da falta da educação e dos insultos que só existem na cabeça dessas pessoas já "cheira mal". Portanto, comigo agora vai ser assim: já que tenho a fama, há que ter o proveito também. Sempre que provocarem, levam com a minha má educação.
      E não é só a raiva que lhes trava o discernimento, é também a inveja e a politiquice que os impede de distinguir o certo do errado e de entender certos post's nossos. "Os Filhos do Centro" é um bom exemplo.
      Já agora, quem é que assina pela Direcção do Centro?
      Uma coisa que reparei é que tanto a Junta, Centro e também nessa tal página que publica o que o blog dos forninhenses já publicou, não se sabe quem assina e publica os "artigos".
      Por um Forninhos transparente, s.f.f., assinem.

      Eliminar
  2. Queridos amigos,
    Lamento o que se está a passar com o vosso trabalho. O Vosso Blog é o melhor testemunho das tradições que fazem parte das memórias de Forninhos. É exemplar o trabalho e entreajuda que aqui se respira e que nos dá o maior prazer em visitar-vos. As horas de pesquisa que se gasta são o resultado de muito trabalho e empenho o que faz com que este Blog seja exemplar. "O seu a seu dono". Infelizmente, na blogosfera haveria muito que dizer sobre este assunto! A verdade é que os vossos seguidores e leitores são os vossos melhores e maiores admiradores!
    Abraço para si, Paula e para o Xico Almeida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, sobre o assunto eu mesma já "roubei" certas fotos e pesquisei temas no google, mas indico a fonte ou o blog de onde são provenientes...estes meninos ou menina...não. É que sequer assinam! Sabem bem que o dia em que mostrarem a cara a conversa vai ser outra...
      Mesmo quando uma foto me é entregue ou enviada por email, tento divulgar sempre de quem é, mas também já me aconteceu esquecer-me e fazê-lo num comentário. Há pessoas que não fazem questão, mas como a minha mãe sempre me ensinou "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti".
      Mas eu e o Xico temos mesmo de nos focar nos leitores que nos lêem porque realmente gostam do nosso trabalho, são muito mais importantes que essa seita que nos (per)segue e não consegue ver nada de positivo n´O Forninhenses.
      Abraço e 1 bom domingo!

      Eliminar
  3. Anónimo1/10/2015

    Paulamiga

    Admiras-te? Não te esqueças que "isto" é Portugal e tal como no Carnaval ninguém leva a mal... Está tudo podre e ponto. Estou com convosco na defesa da Liberdade e da Verdade.

    Qjs & abçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amigo Henrique se calhar tem razão, acho que para essa gentinha, é todos os dias carnaval, daí que devem pensar que quem teve o trabalho a fazer os seus post´s não leva a mal.
      E quem por lá comenta também alinha nas palhaçadas, pois sabem bem que essa gente pequenina alimenta a página com base no trabalho dos outros!
      Um abraço meu.

      Eliminar
  4. Paula, que coisa tão desagradável! Não é a 1a vez que vejo isso na blogosfera! Infelizmente há coisas desse tipo, que chateiam bastante.
    Torcendo para que resolvam da melhor maneira possível.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor maneira de resolver é, para já, denunciá-los e esperar para ver o que vão fazer...
      É sabido que há pessoas que se valem do trabalho dos outros sem pelo menos dar uma indicação da fonte, mas este caso é ainda mais grave, pois trata-se de uma página de Forninhos e trata-se da mesma gente que em 2009, aquando da criação d ´O Forninhenses me manda um recado a pedir para não recuperar o que é do Blog de Forninhos Virtual, porque nada tinha a ver com o da minha iniciativa de reciclagem!
      Claro que bastou menos de 1 mês para se perceber que o blog dos forninhenses era muito diferente do da sua iniciativa e, volta e meia, quem me mandou o recado é que só publicava no seu blog o que aqui n´O Forninhenses se publicava.
      Uma vergonha!
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  5. Tal como o prometido, cá vai o seguimento com resposta ao Centro que "tão amavelmente" me convida aos seus aposentos, mas em público nada diz, optando pela censura...

    "...a Liberdade de uns acaba onde começa a liberdade dos outros...".
    Concordo em absoluto, mas invertendo a direcção da filosófica frase.
    Mantenho o que disse sem tirar pontos ou vírgulas.
    Mas deixem que faça alguns considerandos:
    Aquando do post no Blog dos Forninhenses que muito me orgulha e sob o tema "Os Filhos do Centro", jamais foi escrito algo que directamente pudesse atingir a Instituição, a Sra. Professora Mariana ou algum funcionário. Nada!
    Aliás, somos todos devedores de um sincero bem hajam a eles.
    O que se publicou, incidiu, repito, incidiu sobre a imagem que o Centro estava a transmitir, quase transformado em salão de festas e sempre com a visibilidade das mesmas caras, como se fosse Centro, Igreja e Junta.
    Uma imagem esbatida dos seus estatutos e filosofia, quase raiando a promiscuidade e por tal as críticas de alerta e que continuo a considerar acertivas .
    Só não via quem não queria...
    Daí resultou um aproveitamento extremista e radical da figura da Professora Mariana, elevada a "mártir". Pesou a consciência e os temas e comentários foram apagados, dada a imaturidade dos pretensos escritores que se consideraram atingidos. Houve inclusive, para que percebam a dimensão da "cruzada", uma forninhense que criou uma página no Facebook, propositadamente para trazer uma frase irónica de Freud.
    Enquanto escrevo esta resposta, escuto na TV o desenrolar dos horrores em França e sinto que estou no mesmo barco dos assassinados, fruto de pugnar pela liberdade de expressão.
    Muito similar numa aldeia pequena em que o sentimento tem o mesmo valor de uma grande capital e curiosamente, ontem removeram na página do Centro o "aviso" do sr. Carlos de Matos. Curioso, tal como a vossa (digo vossa por desconhecer o que é a Direção e quem em nome de tal escreve), afirmação "... por isso dá mesma forma que é livre para se expressar, o Centro também o é...", daí a "vossa" democracia , o poderem criticar e achincalhar publicamente quem não se pode pronunciar por estar censurado! Século XXI...
    E da minha parte, falta de educação???
    Os meus melhores e cordiais cumprimentos,
    "JE SUIS CHARLIE".
    Francisco de Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reitero que a falta de educação só existe na cabeça dessas (algumas) pessoas e é isso que lhes tem servido de desculpa para bloquear perfis e eliminar comentários.
      E quando o 'post' já lhes não convém, eliminam-no também! Quando não eliminam páginas e criam outras! São "piratas profissionais da informática" e mainada!
      Quando eles criam, em 2006, um site sobre Forninhos e depois o transformam ali pelo dia 10 ou 11 de Janeiro de 2010 em site da Junta de Freguesia e o extinguem em 2012 sem mais...
      Eu cheguei a escrever - a pedido deles - um artigo para esse site e quando decidiram transformar o site na página da Junta, esse artigo foi eliminado e 5 anos depois "nem água vai, nem água vem".
      De um dia para o outro estava criada um página para a Junta e o site www.forninhos.com havia desaparecido!
      E depois nós é que somos mal educados!
      Agora no facebook é uma farturinha...eles publicam, eles apagam, eles comentam temas do blog dos forninhenses e tudo lhes pertence, se fôr preciso ainda dizem "a foto é minha, tirei-a com a minha máquina de algibeira"!
      Mas não confundo a árvore com a floresta, atenção! Nem todos são "piratas", nem todos são cobardes.

      Eliminar
  6. Nem sei que dizer....! Mas que atitude deplorável. Utilizar o trabalho e esforço dos outros como se fosse dos próprios, e nem dar hipótese de pedido de justificação. Apropriação indevida, para não chamar-lhe outra coisa.
    Existem ainda em Portugal, umas "capelinhas" cujo lema é : se não estás connosco, estás contra nós, lema que impede a expressão individual de cada um, dado que essa expressão é praticamente considerada delito de opinião.
    Surpreendentemente triste.
    Quanto à troca de mails entre o Xico e o Centro Paroquial, é incrível como alguém pode enviar uma resposta sem assiná-la. "Direcção" não é assinatura...
    Mas é curioso como há gente que não gosta de dar a cara. Dar a cara é assinar.
    Santa paciência!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um grande abuso sequer me deixarem comentar as fotos e os temas já por mim publicados!
      Quanto às assinaturas ou falta delas, acho que naquela terra vive-se um tempo em que vale tudo, por isso é que é necessário escrever aquilo que por aqui se escreve para ajudar a criar um Forninhos mais transparente.
      Quem respondeu por essa Instituição devia ter vergonha por não assinar a resposta, mas claramente não tem! Diz o provérbio “donde a vergonha sai, nunca mais lá entra.”
      Forninhos está perdido Laura e o problema é que perde-se por pouco...
      Bj**

      Eliminar
  7. O MUNDO está a precisar urgentemente de ser (re)educado...pois estão a perderem-se valores essenciais à HUMANIDADE!!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê estão!
      Naquela página não só publicam as fotos que aqui mostramos, como ainda vão para lá criticar aquilo que aqui se escreve, como se aqui a opção "comentários" não estivesse aberta ao diálogo!
      E os mal educados somos nós!
      Um abraço tb.

      Eliminar
  8. Paula querida!
    Fico indignada, com a petulância de alguém, ou de grupos que, na incapacidade ou comodidade, lançam mão de trabalhos criativos de outrem e os publicam como seu. Isso não ocorre só em Portugal. Tenho uma amiga, Fátima Garcia, que tem dois blogues, um deles é Fortaleza em Fotos e Fatos, que passou pelo mesmo que você. Alguém,ou grupo, criou uma página o facebook sobre Fortaleza,e passou a roubar-lhe fotos e textos do referido blog. Fátima passou a bloquear as suas fotos e denunciou a tal página do pirata ladrão ao face. Foi uma verdadeira guerra ( a Fátima também tinha , ainda tem, a página Fortaleza em Fotos, no face)... Desejo que o "pirata" que rouba do Blog dos Forninhenses, criem vergonha e "andem com as suas próprias pernas"...É tão fácil, se dar créditos aos elementos que utilizamos, quando eles não nos pertencem!. Infelizmente, há pessoas sem honestidade, sem escrúpulos. É lamentável, que isso ocorra!
    Estou solidária com você amiga Paula.
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lamentável que não haja respeito pelo que os outros criam. Sei que há casos mais graves que este, em que descarada e integralmente fazem copy/paste, mas é na mesma triste ver "aqui e ali" publicadas as fotos do nosso blog, mesmo admitindo, sem conceder, que algumas lhes foram também enviadas para publicação, mas então que mo dissessem a mim que as iam enviar também a outros. De certeza absoluta que eu não gastava o meu tempo a guardá-las, edita-las, a legendá-las e a comentá-las!
      Espero, sentada, que essa gente que se intitula bem educada me faça um pedido de desculpa, acho que não lhes ficava mal.
      Um grande abraço, Lúcia.

      Eliminar
  9. Boa noite Paula,
    O meu aplauso e bravoooooo! E desta forma penso que lhe transmito o que penso sobre o assunto que expôs de forma frontal e bem clara como é seu apanágio!
    Beijinhos e continuação de um bom restinho de domingo e óptima semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Ailime há sempre gente espertalhona, que pensa que nunca vão ser descobertos e que não sabem ou não se lembram que eu não como queijo...
      Guardo comigo imensa coisa, uma delas foi o recadinho que o administrador do Blog Forninhos Virtual (já extinto), me enviou em 2009. E, se me continuarem a provocar, outras coisas deles publicarei, principalmente de um Sr. que por lá anda com eles, mas já por aqui andou comigo. Assim é quem tem duas caras... mas já diz a Bíblia que "Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro.".
      Beijinhos e muito obrigada por esse aplauso :-)))))

      Eliminar
  10. Chegou o momento das verdades serem expostas sem medos e por tal, aqui trarei a defesa e prova da boa intenção que orienta o Blog dos Forninhenses, capítulo a capítulo, enquanto for necessário.
    Para que os nossos amigos leitores e seguidores vejam os "nossos" pecados de afrontas pessoais...

    Francisco Almeida
    01/12/14
    Boa tarde Sr. padre Paulo.
    Desculpe o incomodo pois sei do pouco tempo que lhe resta na sua missao pastoral, mas por entender que o assunto dela faz parte, venho humildemente solicitar a sua colaboracao acerca de esclarecimentos da Instituicao supra e por dela o Sr, ser o director.
    Publicamos no Blog dos Forninhenses uma analise acerca da visao exterior do funcionamento do Centro, mas a escassa materia palpavel, nao permitem um aprofundamento sincero da exaltacao ou critica real do modo em que decorre o seu funcionamento. Solito por tal o favor de o Padre Paulo poedria facultar os estatutos que tal regem.
    Rceba de mim um abraco fraterno.
    Bem haja

    Francisco de Almeida
    04/12/14
    DEIXEI ESTE PEDIDO RESPEITOSO AO SR. PADRE PAULO< PREVENDO DE ANTEMAO A REACAO QUE SE VEIO A REGISTAR. O SR> NADA DISSE. EU FUI NADO E CRIADO EM FORNINHOS E NAO QUERO DE MODO ALGUM MELINDRAR AS "PESSOAS' DA MINHA TERRA QUE AMO.
    APELO AO SR. POR O ASSUNTO ESTAR A TOMAR UM AMPLITUDE QUE SE CONTORNA A NIVEL NACIONAL> E FACE A GENTES ENVOLVIDAS NO CENTRO E CALUNIAS< SERIA BOM QUE TOMASSE AS REDEAS DO CENTRO>
    AGUARDO OS ESTATUTOS.
    BEM HAJA

    Paulo Gouveia
    05/12/14
    Bom dia.
    Ate ao momento nao me tinha sido possivel aceder ao email de forma a poder ver a sua mensagem.
    Fui contudo informado do que se estava a passar e a escrever no blog e mostro desde ja o meu desagrado nesse sentido. Como tinha pedido a informaçao seria de bom tom comentar apenas depois de possuir dados concretos para se fazerem comentários.
    Relativamente a informaçao pedida ela estara acessivel para si e para quem a quiser consultar nas instalaçoes da instituição.
    Assim pedia lhe que pudesse passar pela instituição onde lhe sera possibilitado o acesso aos estatutos da instituição bem como o acesso aos regulamentos internos na resposta social de centro de dia e de apoio domiciliário.
    Atentamente
    Pe. Paulo Gouveia

    Aceito de bom grado os convites e diálogo, mas primeiro e tal exijo, retirem as mordaças do tempo da Inquisição.
    Não sou vosso prisioneira para me apresentar manietado, quando a a razão assiste a quem luta pela liberdade e transparência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos o Sr. Padre assina a mensagem!
      Mas muito francamente fico sem perceber se ficou desagrado com o post d´O Forninhenses ou com o ataque terrorista levado a cabo na rede social facebook.
      Também não entendo "o seria de bom tom comentar apenas depois de possuir dados concretos para se fazerem comentários". Então as fotos publicadas não são documentos concretos? o que era preciso mais? Os estatutos?
      Publiquem-nos online ou temos de nos dirigir às instalações para livremente publicar um post?
      O Sr. Pe. é inteligente, por isso é que nada diz...se bem que olhando para as datas, foi a partir delas que tudo foi eliminado dos facebooks dos "piratas".
      Vou aguardar o próximo capítulo FranciscovsJunta ;-)

      Eliminar
    2. Para mim, tanto o sr. padre Paulo e a sra. professora Mariana, merecem e sempre mereceram os meus maior respeito, apenas lamento o aproveitamento em torno de determinadas questões de uma "tropa fandanga" que no aproveitamento destas ilustres figuras as tentaram tornar mártires e o Blog dos Forninhenses a "Intifada".
      Os factos tal desmentiram e as provas as trarei no esclarecimento da verdade.
      O sr. padre Paulo, dada a escassez de párocos, anda extremamente assoberbado na sua missão e por tal ter de "confiar" a sua responsabilidade dos Centros Sociais em outrém.
      A professora Mariana, confia na assessoria e tenta manter erguido o Centro Social e Paroquial de Forninhos a todo o custo, mesmo que para tal a "missão" e objecto social do mesmo seja desvirtuado em exibicionismo pessoal.
      Tenho a certeza que não nenhuma destas personalidades que me "excomungou" na liberdade de expressão, pois antes e no bom senso, alguém "mandou retirar, textos, comentários e respostas...
      No ressabiamento, formou-se o pretenso "Triunvirato": Centro, Igreja e Junta de Freguesia, constituindo para o efeito "Células" disseminadas em "faces" que descobertas mudavam de "local".
      E chamam a isto lutar por uma aldeia...
      Crianças que nunca aprenderam a jogar na lameira ou Lugar ao pião, pois quando a gente perdia não ia chorar por ter levado umas "ferroadas" daquele pião de "encaixe".

      Eliminar
    3. Apenas um acrescento ao que foi eliminado na página do Centro.
      O porquê, presumo evidente... Centro Social e Paroquial de Forninhos (Aguiar da Beira)
      Foi através do comentário de apoio do Carlos que tivemos conhecimento da situação que abaixo publicamos, só nos resta lamentar o facto de tal situação se estar a desenrolar! Lamentamos que se desça tão baixo e que se envolva nomes de pessoas que tanto tempo dedicam aos outros, porque as ações, essas sim contam! Quantas vezes terão essas pessoas deixado a sua cama, casa e família, fosse a que horas fosse para ir atender as necessidades do próximo? É que ser e estar numa IPSS é muito mais do que ficar a olhar e criticar tudo e todos, só porque sim!

      No espaço desse "Carlos Matos " ou "Carl de Matts", foi onde tudo foi concentrado. O tudo tem nome da Revolta Inquisitória, mas o certo é que se viu forçado a eliminar tudo, até as ameaças...
      Quando tal acontece, a luta recompensa...

      Eliminar
    4. Eu até estava à espera que, no Natal, o grupo de cobardes que comentou na página pessoal do Carl Dematts, viessem dizer-me o que pensam de mim e do blog dos forninhenses...ainda me iludo!!!
      Os adeptos dessa rede social leram o nosso texto e comentários e depois preocuparam-se somente em criticar-nos porque defendemos ideias diferentes e a defender/elogiar uma Sra. que se chama Mariana Vaz... só que estas coisas não vão lá por sentimentos.
      E desculpa lá, a professora Mariana não é nenhuma Santa e tem culpa no cartório! Ela é a maior culpada, é verdade que tenta manter erguido o Centro Social e Paroquial de Forninhos a todo o custo, mas de forma errada, só não vê quem não quer! Se fizesse as coisas dentro da lei e não incentivasse o divisionismo, o Centro tinha mais utentes. Em vez de persuadir a "tropa fandanga", porque não persuade as pessoas com mais de 65 anos a frequentar o Centro? Não lhe ficava mal.
      Dos velhinhos gosta muito, mas só dos que a bajulam e dos que frequentam o Centro de Dia! Os que comem nas suas casas, não contam...para nada!

      Eliminar
  11. Plágio é crime.

    Porque não colocas nas fotos a"marca de água" com o teu nome ou o do blog que pelo que me disseram não se consegue tirar.
    Não sei como se faz , mas vejo muitas fotos em blogues, com isso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a "marca de água" ajuda, só que não resolve esta situação completamente. Num comentário abaixo vou explicar melhor.

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Por consciência vou deixar alguns excertos...20/09/14

    FUNDAMENTALISMO
    Carl Dematts:
    Ola à todos os Forninhenses ;o))
    não se pode admitir ataques enquanto so queremos bem a nossa terra natal... jà que alguns pensem que os outros não são de Forninhos... Tristeza !
    Os ditadores do verbo que fiquem na sua folha os outros ja viraram a folha carioca para ser consimuda...
    iFrancisco Almeida
    Entao moderem a linguagem e nao me obriguem a ir mais longe, sendo que o face da Junta esta a dar uma pessima imagem de comportamento civico, sendo que aquando do sr. do anterior "problema", ficamos por tal, neste caso existe uma gravidade muito delicada que se prende com XENOFOBISMOI, num orgao oficial. E termino com um minimo de educacao, "esse" artista que apareca cara a cara, o que duvido de quem se esconde com pseudonimos. Se calhar nem nome tem, mas aceito e como viram, fui moderado. mas alguem tem de pedir desculpas publicas ao povo brasileiro. Cumprimentos. Não adianta eliminar mais uma vez, ALGUÈM deve um pedido formal de desculpas aos nossos irmãos brasileiros, refúgio de tantos dos nossos avós. Tal indiferença será tornada pública no âmbito nacional, acreditem pois o Blog dos Forninhenses não quer transmitir uma imagem de xenofobia junto de quem connosco promove esta aldeia. Apaguem e veremos..., APAGARAM..

    Também recebemos CARINHOS, 9/01 (há 3 dias)

    "..E com muita pena que as definicoes desta pagina vao ser alterados' como criadora da pagina nao permitirei qualquer tipo de insultos e resp as mesma. Deixem isso para os vossos blogs e paginas pessoais. Desculpa a quem nao tem culpa.

    Esta página serve para promover a a nossa terra e não para outros fins. A liberdade de expressão não significa se pode entrar aqui em ataques pessoais. É, por isso, indispensável que o uso da liberdade de expressão seja feito de uma forma consciente, para que não haja difamação nem a chamada “invasão de privacidade”. Em suma, é importante que cada indivíduo respeite a liberdade alheia para que a sua seja igualmente respeitada.,,
    (Não transcrevo comentários/respostas dado terem sido eliminadsos, tal como o meu perfil...).

    E palavras de AMOR.
    04/12/14Ricardo Da Costa Guerra
    Não são só ignorantes e pouco conhecedores da abrangência de ação das instituições particulares de solidariedade social, acho que passa mais pela necessidade de desvalorizar pessoas por forma a suprimir um pouco da sua infelicidade pessoal. O Paulo pergunta onde estavam eles.. boa pergunta, a resposta é que é dificil!

    O oficial com a Junta, fica para amanhã.
    Bem hajam pela paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós é que insultamos????
      Os ignorantes somos nós??
      Acho que são desnecessárias mais explicações, porque quem tem dois palmos de testa percebe que se trata de ressabiamentos derivados de inveja por ter criado um blog, em 2006, que intitulou "Forninhos Virtual" e lamentavelmente só se limitava a (per)seguir a nossa Junta de Freguesia, numa altura que em Forninhos a chaminé ruiu.
      Mais tarde, publicamente chamou o blog dos forninhenses, de blog de latrina. Realmente é verdadeiro o dito "Chama-a puta a ela, antes que ela te chame a ti".

      Eliminar
  13. Há neste post vários comportamentos distintos que me parece conveniente clarificar:

    - Em Forninhos há gente que pensa que depois que colocamos algo na rede, pertence a todos. É isto que pretendo que mude, pois não é bem assim, a linha editorial que andam a copiar não lhes pertence. Se fosse esse o desejo, podiam tê-lo feito antes de 9 de Novembro de 2009.

    - Houve quem, durante anos, me entupi-se (é este o termo certo) o email com fotos de sua autoria, que agora pode muito bem postá-las ou enviá-las para essa página, esquecendo-se (porque come muito queijo) que caso mo tivesse dito que o iria fazer jamais as aqui publicaria (indo directamente para a caixa do lixo), pois sabia bem que eu sempre quis fazer o meu trabalho o mais distanciada de outras páginas sobre Forninhos! Assim sendo, no caso, colocar a "marca de água" nas imagens ou bloquear a opção "guardar imagem" não sei se resolve. E os títulos e demais palavras se os bloquear podem não ser copiados, mas podem sempre transcrevê-los, da-lhes é mais trabalho.

    - Depois, como o copianço não lhes basta, ainda bloqueiam contas, impedindo-me de comentar as fotos publicadas há muito n ´O Forninhenses e os comentários que me são dirigidos. De seguida, de forma descarada ainda espalham a notícia "Deixem isso para os vossos blogs e paginas pessoais.".
    Quer dizer, imensas fotos estão no arquivo d´O Forninhenses e "Deixem isso para os vossos blogues...". Mas os meus comentários foram de imediato eliminados e os de quem escreve contra mim, NÃO! PORQUÊ?
    Se têm algo a dizer-me a opção comentários d´O Forninhenses está incorporada desde 2009 e nunca ficou oculta ou é mais fácil fazê-lo no facebook porque sabem que eu não tenho nessa rede social uma página pessoal?
    Meditem, reflictam...e deixem de ser cobardes!!!

    ResponderEliminar
  14. Paula e Xico, novamente confusões por aqui? Que pena que isso exista! Fico torcendo pra que tudo de desenrole da melhor forma possível! bjs praianos,chica e não desanimem! Sigam sempre!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para evitar mais confusões a melhor forma é para já começar a arrear neles com a força da palavra, depois...logo se vê. Continuar será sempre o nosso lema...
      Beijinhos e cont. de boas férias.

      Eliminar
  15. Que me desculpem os leitores de não trazer aqui hoje revelações que tinha agendadas para hoje. As da Junta de Freguesia de Forninhos.
    A prudência tal aconselha, perante a manifesta "exibição fundamentalista" nas redes sociais..
    NÃO POR MEDO!!!
    Simples estratégia.
    Aguardo as manifestações da "irmandade" nessas dezenas de "Faces" e então sim, "se cada cavadela, sua minhoca" , digo que tenho muitas coisas em arquivo acerca do "triunvirato".
    No geral e individual, pois a mim não intimidam de modo algum, Jamais!
    Aqui serão invocados, aquando à verdade e justiça tal aprouver , temas como a sociedade civil, canónica jurisdicional.
    E tantas surpresas virão, presumo, pois "Cada tiro, cada melro...".
    Um abraço a todos e uma noite feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...quanto mais se rebusca, mais coisas aparecem e ultimamente em cada coisa que se descobre há uma asneira. O tiro tem sido certeiro, mas também esses melros sequer sabem para que servem as asas!

      Eliminar
  16. Oi meus queridos Xico e Paula!
    É terrível mas, existe muitos sites que foram copiados ou mesmo se apoderam de seus perfis, e se passam pelos donos, e outros até eliminam blogs, infelizmente, existe pessoas que vivem de fazer essas coisas.
    É pena quando mexem com blogs assim com o de vocês, que fazem um trabalho serio sobre Forninhos, um verdadeiro documentário com fotos, pesquisas e textos bem feitos, bem escritos, mas amigos não desistam, continue esse trabalho, vão retirando as pedras do caminho e prosseguindo, pois adoramos o blog.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima, as pessoas a que nos vimos referindo são bem capazes de um ataque terrorista, i.é., de desligar esta fonte que tem brotado, com abundância, a história e memória de Forninhos, pois são piratas profissionais da informática, mas as aparências iludem e se calhar nem têm inteligência para tanto!
      Só que se um dia eliminarem este blog, todos os leitores d ´O Forninhenses já ficam a saber quem o fez.
      Beijos.

      Eliminar
  17. Boa tarde, pois é... já tenho encontrado em vários blogs o mesmo poema assinado por pessoas diferentes, assim como, fotos e outras coisas mais, encontro no facebook, assim se contribuiu para a felicidade dos outros.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a felicidade duns tristes que criatividade não têm nenhuma!
      Para os ladrões o blog dos forninhenses (comentadores incluídos, pois é tão ladrão o que vai à horta, como o que fica à porta) é uma página que não existe, todos o vêem e lêem, mas ninguém por lá assume que o faz, só que esquecem-se que os números (estatísticas) provam-no e o que comentam naquela rede social reforçam-no!
      Um abraço meu.

      Eliminar
  18. Paula e Xico,

    Que coisa mais desagradável essa!
    Infelizmente, eles estão por toda a parte nas Redes Sociais. Plágio é crime.
    Não sei como isso funciona, mas tem uma forma de denunciar a página e o Facebook exclui.
    Vocês fazem um trabalho tão lindo, e sei que isso leva tempo pra ser realizado. Juntar fotos, datas e informações preciosas, e vem alguém e usa indevidamente, é muito chato mesmo.
    Fiquem bem, e não desanimem.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Lucinha, se não forem lá com a força da palavra, se calhar tem de ser com a força da lei.
      Será por se fazer um trabalho tão lindo que o copiam? Acho que sim. Até há bem pouco tempo o trabalho deles era perseguir e seguir o que a Junta de Freguesia de Forninhos fazia, agora deu-lhes para (per)seguir o blog dos forninhenses!
      Beijinhos**

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Removido"!
      Compreendo, pois quem em miúdo não gostava em brincadeira de bater ou tocar as campainhas das casas e depois fugir com medo dos donos e depois ficar escondido a ver no que dava?
      Aqui pelo menos deu o aumento das estatísticas.
      Deve ter dado para o torto...

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.