Seguidores

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A planta do linho

A cultura do linho na nossa região já acabou, mas o Colaborador serip413 semeou um vaso dele e fotografou algumas fotos para partilhar. Vejam como a planta nasce:


Sementes do linho, ou linhaça. É a partir daqui que o ciclo do linho começa.


São lançadas à terra e começam a germinar...e quando nasce quase parecem manjericos!




Linho em flor, 


azul pequenina 


Depois de cair a flor ao linho e se formar a casula que contém a linhaça (semente do linho),


ele começa a aloirar e...é tempo depois de o arrancar e deixá-lo secar ao sol e quando o linho está bem seco ripa-se e mergulha-se em água durante 8/10 dias para curtir.


Findos os 8/10 dias, o linho é retirado da água e posto a secar com as raízes para cima.
-/-
Muitos leitores leram em Março de 2012 o conteúdo do 'post' e comentários sobre o linho. Mas quem gosta destas coisas antigas pode rever outra vez  aqui.

18 comentários:

  1. Este vaso de linho esta muito bonito ,mas eu nuca pensei que a planta que da o linho tivesse este aspecto ,pois e a primeira vez nestas fotografias que vejo a planta de onde sai o linho. .E uma bonita planta .

    ResponderEliminar
  2. Eu vi fotografias do linho florido em pesquisas no Google, mas a primeira vez que vi a semente (linhaça) e imagem da planta quando nasce, que parecem manjericos pequenos, foi quando o serip primeiro partilhou estas fotografias comigo, para depois as partilhar convosco.
    Bem haja ao nosso amigo Pires pela partilha e espero nos conte mais coisas sobre esta experiência. De certeza que os nossos familiares que nos antecederam, as nossas avós e bisavós, onde quer que estejam devem estar emocionadas e orgulhosas por este gesto.

    ResponderEliminar
  3. A linhaça, tanto da escura quanto da dourada, são consumidas aqui porque foi comprovado que reduz a taxa do colesterol. Estão na minha cozinha e, não são antigas, mas sempre é bom lembrar. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  4. Uma semente que vem de gerações longínquas é a semente dos nossos chícharos, porque ainda hoje há quem os semeie, mas como a cultura do linho na nossa terra acabou já não deve haver quem guarde a semente do linho, penso.
    Mas sei que as minhas bisavós e avós usavam a linhaça para reduzir o inchaço.

    ResponderEliminar
  5. Graça ao Pires, agora fiquei a perceber qualquer coisa a cerca do linho,nunca tinha visto nem sementes nem a planta,em forninhos penso que ninguem ou poucas pessoas tinham, ou então eu tambem nunca fiz atenção,dos chicharos lembro me eu bem,tantos de os apanhar como de os comer.

    ResponderEliminar
  6. Como diz o David, eu também nunca tinha visto a semente nem a planta do linho, obrigada Serip pelo vaso do linho que partilhaste connosco, está um vaso muito bonito com o linho florido parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Paula,

    Só conhecia o Linho por nome. Amei conhecer todos os ciclos dessa planta, e fiquei maravilhada com a forma que ela precisa ser cultivada, e a finalização da secagem.
    Um material muito precioso que seu amigo Serip lhe presentou.

    Paula,

    O motivo que me trouxe aqui hoje, não é dos melhores. Não sei se já é de seu conhecimento, mas a nossa amiga Tina, do Meu Cantinho na Roça, está internada na UTI de um hospital de uma cidade próxima a dela.
    Pelo que soube, ela contraiu uma gripe chamada H1N1, a qual eu não sei lhe dar explicações.
    Soube ontem, e ainda há pouco recebi um email de uma amiga nossa, que mora numa cidade próxima. Ela ligou pro hospital e o filho da Tina informou que ela continua na UTI, e não teve sinais de melhoras.

    Peço que a coloque em suas orações.

    Hoje, estou em casa estudando para uma prova. Vou deixar o computador ligado e lhe informo quando receber mais notícias.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Paula,

    Meu email é mariluce.lucinha@hotmail.com.
    Para o caso de desejar falar comigo fora do blog.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Paula!
    Quanta coisa interessante você nos passa amiga!
    Essa postagem sobre o linho despertou a minha curiosidade. Irei pesquisar mais.
    Beijos com ternura,

    Mazza Cimini

    ResponderEliminar
  10. Só podemos ter orgulho do passado da nossa terra, pois as coisas simples que havia são as mais bonitas para oferecer a quem nos visita aqui.
    A Tina foi a primeira brasileira que comentou neste blog. Tinha publicado um ‘post’ sobre as colheitas de Outono. Deixou-nos um comentário lindo! Na roça dela tinham acabado a colheita do café, mas já estavam com a primeira floração do café para 2011. Visitei o seu cantinho na roça e vi pela primeira vez o cafezal em flor, parecia uma paisagem com neve. Linda! Nessa altura linkou o nosso blog ao dela e depois vieram outras pessoas e este espaço sente-se rico quando recebe visitas e comentários de pessoas que cada vez mais se interessam por conhecer Forninhos.
    A nossa gente não percebe, mas as pessoas que vivem nas grandes cidades (todas cada vez mais iguais) gostam de conhecer lugares diferentes, como Forninhos. E já que a nossa freguesia vai continuar incluída no concelho de agb e todos estamos sempre na esperança e fé do que plantamos vamos colher, esperemos que Aguiar repare no património espelhado neste blog para desenvolver Forninhos.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, Paula o Serip mostrou a quem não conhecia o ciclo do LINHO, eu sou uma delas, desde já aqui deixo o meu obrigado pela paciência que teve em acompanhar desde o semear até a planta já adulta.
    Paula o linho não é uma planta originária de Forninhos, como tu bem sabes, essa planta era e é ainda cultivada em vários pontos de Portugal, temos é que ter orgulho das pessoas que conseguiram fazer chegar até aos dias de hoje as lembranças, para que gente como tu possa mostrar ao mundo essa vossa terra, que muito tem que contar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dizes é bem verdade e eu tenho muito orgulho deste blog. Sabes que quando escolhi retratar Forninhos antigo tinha bem a noção que as coisas mais bonitas que podia mostrar a quem nos visita eram as coisas do passado e de certeza que não me enganei, mas há gente que não gosta. Paciência! Como não conheço um modo de agradar a todos…olha escrevo aquilo que penso e sinto no momento e não aquilo que os outros querem que eu escreva. Mas adiante...
      O nosso amigo Pires semeou, cuidou, tratou, fotografou e enviou estas fotografias e está de parabéns. É nas coisas mais simples e singelas que reside a maior beleza e não é só na natureza, mas também nos pequenos gestos humanos e este gesto eu não o vou esquecer. Eu mais que ninguém estou-lhe agradecida. E ele sabe bem disso!
      Agora parece-me é que o nosso amigo anda ‘fugido’. Mas espero que esteja tudo bem com ele e com os seus.

      Eliminar
  12. Serip tens jeito para isto, será que não tens futuro como floricultor? É uma questão de começares :)

    ResponderEliminar
  13. Nao me lembro de ver linho semeado nem sei como era a planta pensava que era um feno fininho porque havia na nossa terra umas senhoras que o semeavam e o preparavam ate ao tiar. Em frente da casa da tia Beleza e nas traseiras da casa da tia Felisbela eu via fazer todo o trabalho, era a tia Beleza, tia Adelina Guerra, tia Castanheira e penso que era a avo do Xico tia Lameira. Lembro-me de o ver por no ribeiro em molhadas com uma pedra por cima .Depois de seco ia para o cortico onde era bem batido com uma espadadeira para sair toda aquela casca ate ficar cardado, depois era fiado em novelos e ia para o tiar. faziam desenhos muito lindos, eu tenho uma colcha muito antiga tecida e o linnho cardado por cima e tenho tambem toalhas e panos com desenhos muito lindos . A minha mae nao tinha linho mas comprei lencois e a tal colcha a filha do Sr. Jose Vaz. Ainda vos digo que aquelas mulheres com as saias compridas e lencos pretos na cabeca ficavam todas cheias de praganas,dava muito trabalho . Em Forninhos cutivava-se de tudo, agora e outro mundo.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde a todos os amigos.
    Pois, e ainda bem que todos os que leem este blog ficaram contentes e maravilhados com tao singela homenagem ao linho.
    Para começar, digo que não ando fugido, mas apenas o tempo que tenho disponivel é gasto nestas pequenas coisas e outras, daí o tempo faltar para o visionamento dos posts publicados, mas é sempre com orgulho que visito este Blog e me revejo em todos os Posts publicados.
    Foi com bastante empenho que me resolvi arranjar as sementinhas de linhaça e as lançar á terra, eis o resultado.
    Também vos quero informar que o linho já foi arrancado e colocado ao sol para secar e assim quando estiver bem seco vai ser ripado para lhe extraír a nova semente. Claro está não vou fazer toalhas!
    Posso ainda dizer que á cerca de 40/50 anos em Forninhos ainda algumas pessoas semeavam o linho e o tratavam até obter o verdadeiro fio que depois era enviado para um tear a fim de ser tecido. ( um tear como o da foto que aqui não foi publicada).
    Este linho foi semeado a pensar em todos os que aqui nos visitam e que desconheciam como era a sua semente e o seu desenvolver.
    Muito bem haja paula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto do tear não foi agora publicada porque aqui tudo tem uma razão de ser ;)
      ‘A planta do linho’ é guardada no título ‘Flora’, lado direito da página em ‘Etiquetas’.
      Para completarmos melhor o ciclo do linho, quem tiver toalhas, colchas ou outras peças em linho e goste de partilhar envie para o meu email fotografias para publicar as toalhas, colchas ou outras peças em linho.
      Tenho guardadas mais algumas fotos do linho, mas dentro do espaço dum blog não é possível mostrar tudo de uma vez. Pelo que, mais à frente (lá para Setembro) havemos de mostrar, ilustrando, outras etapas e o produto final.
      A irmã do meu pai, Natália, como já devem ter reparado, é uma mulher que gosta de partilhar aquilo que tem e conhece, já partilhou connosco imensas fotografias, portanto, querida madrinha cá fico à espera que envies fotos das tuas peças em linho :) Afinal quem gosta de partilhar, gosta sempre!
      Em Agosto vou fotografar tbm as da minha mãe.
      Só tenho pena de não ter fotos dessas mulheres com saias compridas e lenços pretos na cabeça a tascar no cortiço, a separar a estopa, etc… e das panelas nas ruas da nossa aldeia a cozer.
      Hoje o mundo é mesmo outro. Noutro tempo, por esta altura, andavam já nas ceifas e ouviam-se as cantorias. À noite, mesmo cansados quando se juntavam à porta do dono da ceifa para a ceia não paravam de cantar.
      Outros tempos…outras gentes!

      Eliminar
  15. Para ti, Seguro, sabes que o saber cada vez mais não ocupa lugar, eu sobre as tradições de Forninhos e outras coisas, nunca estou satisfeito, quero saber mais e mais.
    Floricultura/agricultura, desde pequeno que os meus Pais me ensinaram a trabalhar a terra, hoje sinto uma enorme paixão por ela, gosto de fazer de tudo um pouco, isto quando tenho tempo.
    Podes vir ver a minha horta.
    Abraço e contentate com o linho.Ao vivo é bem mais interessante.

    ResponderEliminar
  16. Serip, tu tens razão o saber não ocupa espaço, por isso a vontade de aprender é sempre um motivo para eu continuar para a frente, sempre vivi na cidade mas não é por isso que não sei trabalhar no campo ou de fazer seja que tipo de trabalho for, pode ser que um dia ainda venha a conhecer a tua horta.
    Até breve, em Agosto vou estar em Forninhos alguns dias.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.