Seguidores

terça-feira, 29 de maio de 2012

Festa Divino Espírito Santo 2012

E, mais uma vez, os devotos vieram cumprir a tradição na forma de promessa ou de simples participação. Ficam algumas imagens tiradas na Segunda-Feira do Espírito Santo como mostra da fé das gentes das nossas aldeias:

Devotos de Dornelas no adro da nossa Igreja
A Procissão de Esmolfe voltou a estar presente
e isso deixa-nos contentes

Procissão de Stª Marinha de Forninhos rumo à Sr.ª dos Verdes
Já vemos aqui a Procissão no Santuário
em romaria à volta da Capela de N. S. dos Verdes
Dizem que este ano esteve mais gente 
É verdade...de Dornelas vieram muitas pessoas
estas fotos são reveladoras do grande número de irmãos
E... a fé deste maravilhoso povo de Esmolfe:
não diminui e, mais uma vez,
repetem e cumprem o Voto
Veio também em romaria 
o Grande Povo de Penaverde

cerca de meio-dia celebrou-se a missa
no terreiro de N. Senhora e muitos

assistentes procuraram a sombra das árvores
O almoço/pic-nic do Centro de Dia


e de várias famílias aconteceu à volta duma mesa

todas bem recheadas de coisas boas






que mostram ser deliciosas
E...no final, aconteceu o habitual bailarico


Bem Hajam a todos pela visita.
Agradecimento também à Comissão de Festas por ter-nos permitido este ambiente de festa e tradição...a Capela estava linda...e acho que todos ficamos satisfeitos com o trabalho realizado. 
Estão de PARABÉNS!

16 comentários:

  1. Muito boa tarde, é com prazer que vejo estas fotos, de uma romaria a que nunca assisti, tenho pena disso, mas o trabalho não perdoa, pena mesmo ser a uma 2ª feira, mas pelas fotos aqui deixadas foi um dia de festa e convívio, o que mostra que a harmonia ainda reina entre povoações vizinhas, é esse o milagre do Divino Espirito Santo e da Sª dos Verdes.
    As mesas, essas sim, estão com muito bom aspecto, pelo menos assim a boa disposição dos convivas assim o demonstra.

    ResponderEliminar
  2. Bastante famílias e muita animação. Para uma segunda feira até que o número de pessoas esteve realmente grande.
    Aqui, as festas religiosas possuem esse cerimonial herdado dos portugueses, e também o ritmo musical e o colorido herdado dos africanos.

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos,concordo. Estão todos vocês de parabéns. Entendo a sua mensagem, que gratifica a quem lê. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  4. O povo forninhense celebra sempre o Divino Espírito Santo na 7.ª Segunda-Feira a contar da Páscoa porque é um povo de tradição e sendo assim não antecipa a festa para o Domingo de Pentecostes. É a tal coisa, não se pode ter tudo! Mas que é pena pessoas como o J Seguro e outros amigos não participarem nesta romaria religiosa e festa-convívio, lá isso é, só que compreende-se que para aqueles que trabalham e não estão de férias agora, a festa de Agosto está em 1.º lugar ou não fosse Agosto o mês das férias da maioria dos portugueses!
    Quanto às imensas fotografias aqui publicadas são para os forninhenses que não puderam estar presentes ver, porque para promover e divulgar o nome da minha terra e o valor das nossas festas religiosas bastavam 3 ou 4, mas como já é hábito os naturais são os que menos dão valor ao que se publica e portanto não o volto a fazer, sobretudo porque não gosto de post´s com muitas fotografias!
    Prometi a mim mesma que só volto a publicar semelhante número de fotos, caso sejam fotos de procissões e festas antigas e somente o farei para lembrar/homenagear com ternura e saudade os que não estão entre nós.

    Cpts.

    ResponderEliminar
  5. Dà para ver que a festa foi animada,o tempo tambem esteve bom,gostei de ver as procissões,mesmo por ser uma segunda feira,ainda havia muita gente,dà para ver que ainda hà muita gente religiosa,pois é para pedir a nossa SENHORA que proteja os campos que ali vão,mas nem todos LOL, o que eu mais gostei de ver,foi essa gente a comer e a beber entre familia, ou amigos,isso é o mais bonito que uma festa tem,tambem eu quero aqui dar os parabéns a esta comissão de festas,porque pelo andamento da carruagem,jà nem festa havia,mas ouve este grupo unido e corajoso de pessoas,que tomou conta do barco que se estava afundar ,mesmo em cima da hora,ainda conseguiram,arranjar conjuntos,para animar toda a malta.

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo David, só quem valoriza a amizade sabe o que isso é, e por esse motivo fazem planos para neste dia estar com os amigos.
    E, em respeito, à Comissão de Festas, como a vida é feita de pormenores com história e com gente que os protagoniza, esperamos todos que seja para durar, pois realizaram um bom trabalho e pelo que ouvi toda a gente acha que são um óptimo grupo.

    ResponderEliminar
  7. Que pena tenho eu de não poder ir a esta festa, como estou longe fico contente em ver as fotografias, como se vê a festa foi grande e bonita com todas estas procissões, também gostei muito de ver todo este convívio entre as pessoas, pena é na festa de Agosto não fazerem o mesmo pois é muito bom almoçar ao ar livre todos juntos em convívio.

    ResponderEliminar
  8. É sempre em dias como este e ao ver tão mágnificas fotos, de pessoas devotas á religião e será bom dizer ao bom repasto que se pode verificar ao longo das mesas, que como anteriormente pode ler, que pena estar longe e não poder estar presente.
    Mas como não poderia deixar passar este dia de Festa do Divino Espírito Santo e Sra dos verdes aí na minha linda Aldeia rodeada de montes, digo com apreço e os meus votos de que as pessoas que levaram havante este dia o façam por mais vezes; Parecia que não iría haver festa, mas com a vontade de algumas Senhoras, segundo ouvi dizer, foi possivel passar um bom dia Naquele local bem apreciado por todos os Forninhenses.

    ResponderEliminar
  9. Respondendo à “M.Jorge” e a todos que não sabem, quem introduziu o costume de levar pelo “Espírito Santo” as merendas para a Senhora dos Verdes foi o Sr. Padre Flor, pois a evolução e inovação das nossas festas religiosas depende muito da vontade, empenho e trabalho do pároco e oxalá também o Sr. Padre Paulo traga algo de novo às nossas festas futuras.
    Respondendo ao "serip413", esta como todas as festas, fazem-se por vezes com muito esforço/trabalho, mas nunca sem VONTADE, no entanto é certo que 8 mulheres (tia Olívia; tia Arminda coelha; a Juvelina e s/ filha Patrícia; a Neves e s/ filha Carla; a Lurdes Gonçalves e a s/ irmã Augustinha) e 2 homens (o Março e o Filipe) têm-na, penso eu!
    Em meia dúzia de dias fizeram uma excelente festa <:o)

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Paula pelas lindas fotos que tiraste na festa do Espírito Santo, Gostei de ver as muheres com as capas, No meu tempo não iam procissões de tantos lados, não me lembro de irem os de Penaverde. Todos nos gostávamos de estar ai junto de familiares e amigos a comer essas coisas tão boas, depois de ver estas fotos , fiquei com vontade de ir para o ano. Aqui nesta zona onde eu moro Também se festeja a festa do Espírito Santo mas a maneira dos Açores festeja-se no Domingo. Se poder vou mandar umas fotos para verem a tradição dos Açorianos, depois da missa e coroação vamos comer as sopas no salão da igreja e feita com couve e pao depois vem as batatas e carne e bom mas gostava mais de estar sentada ai ao pe do Samuel e Agostinho carau e tantos outros conhecidos comer e beber uma boa pinga. Vinde Espirito Santo enchei os coracoes dos vossos fieis acendei neles o fogo do vosso amor enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

    ResponderEliminar
  11. Faz isso madrinha. Não conheço as tradições dos Açores, mas imagino que sejam muito bonitas e é sempre interessante saber a origem de certas tradições e principalmente, no nosso caso, a que se refere ao Divino Espírito Santo. Obrigada eu por gostares das fotos e nós gostávamos muito de a ter na nossa mesa, ficava lá muitíssimo bem.
    Quanto às mulheres que vestem as capas, são da Irmandade de Dornelas e de Esmolfe. Esclarecendo também que a Procissão de Penaverde não vinha ali em romaria religiosa desde o tempo do Sr. Pe. Joaquim (isto disse-me a tia Ilda Cardosa). Depois foi com o Sr. Pe. Flor que voltaram a comparecer para “cumprir o Voto”. Lá está: a evolução e inovação das nossas festas religiosas dependem muito da vontade e empenho do Pároco.
    E, como também tenho direito a ser vaidosa, durante a missa gostei de ouvir o Pároco de Esmolfe dizer que procurou na Internet saber sobre a origem e existência das ladainhas à Senhora dos Verdes de Forninhos, sobre o milagre nos campos da região, etc…. Quem prestou atenção ouviu o que escrevi no mês passado no post “Tradições: Voto, Procissão de Ladaínhas à N. S. dos Verdes”. É tbm por este motivo que continuo a actualizar o blog para todos, pois o mais importante é informar e assim servir Forninhos sempre!

    Cordiais cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  12. Paula,

    Que coisa linda essa festa! Nossa, como é maravilhoso ver o povo de fé nas procissões vindo de todos os cantos para participar de tão lindo momento que é a Missa.
    Lindo também é essa união, essa coisa do calor humano, onde as pessoas depois de receberem o alimento espiritual, alimentam o corpo e partilham das alegrias e comidas deliciosas, como posso imaginar vendo essas imagens.
    Lindo post. Parabéns!

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Como eu gostaria de voltar a ver ai, as freguesias do antigo Concelho de Algodres!

    Lindas fotografias, bem haja.

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que acharam as imagens lindas, pois quando as seleccionei pensei em quem está longe, mas não nego que botei aqui 30 e tal fotos principalmente para os naturais de Forninhos.
    Eu tbm gostaria muito de voltar a ver por lá as freguesias do antigo concelho de Algodres, mas sabendo que o Sr. Pe. Paulo é pároco de Forninhos, Matança e Queiriz e nos lê, pode ser que se interesse por este assunto, já que da minha terra não vejo ninguém interessado nisso.

    Esperemos dias e iniciativas melhores!

    ResponderEliminar
  15. Como ja foi dito em vários comentários ,estas lindas fotos mostra nos a bonita festa e o convívio que ouve em Forninhos .Ainda bem que alguém pensa aos que estão fora da terra , e sempre com gosto que venho ao blog .

    ResponderEliminar
  16. Olá cara Manuela.
    Que bom que abrir a porta do blog dá gosto. Sei que é importante para os que estão fora e que gostam do blog, que este espaço não se apague, mas pensando melhor, mesmo para aqueles que não gostam, também é importante que visitem todos os dias o “novo blog”, pois só assim essas pessoas podem ler a nossa voz e ver o que por aqui acontece.

    Beijo* Beijo*

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.