Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Divino Espírito Santo é já dias 27 e 28 Maio/2012

Para os que devido à distância têm menos possibilidade de ir a Forninhos, aqui está o Cartaz da Festa do Divino Espírito Santo, em Forninhos, nos dias 27 e 28 de Maio:


Serve também esta entrada para informar que foi "nomeada" nova “Comissão de Festas de N. S. dos Verdes” para que a nossa festa do Espírito Santo continue a correr de feição, bem assim a da Nossa Senhora dos Verdes, no dia 15 de Agosto. Que tudo corra bem e um Grande BEM-HAJA a todos os voluntários, sem esquecer que a maioria são mulheres, atenção! É assim mesmo o dinamismo e o gostar desta terra!

E ainda:
Um agradecimento ao Ricardo Guerra pelo envio do Cartaz.

10 comentários:

  1. fantástico!!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena que as povoacoes o meu antigo concelho de Algodres, ja nao participem nessa romaria, mas pelo menos fica a memoria da historia desses tempos!

    Que seja uma festa concorrida, com muita alegria e fe!

    ResponderEliminar
  3. Nesta festa o Terreiro de N. S. dos Verdes enche-se de pessoas que ali vão em romaria e assistem à missa campal. Quando noutros tempos participavam mais romarias era muito mais bonito, ainda assim é bonito contar com 4 procissões e é garantido que será um dia de alegria e de muita fé por parte de todos os que ali vão.
    Para mim, a procissão do Espírito Santo é de longe muito mais bonita que a da Senhora dos Verdes. Nota-se mais devoção e respeito. Se Nossa Senhora dos Verdes e todos os Santos que acompanham a procissão do 15 de Agosto fossem transportados com solenidade, a procissão tinha mais compostura, assim é o que é…
    Depois:
    Não é novidade para ninguém que, por vontade de muitas pessoas, inclusive do Sr. Pe. Paulo, só era transportado o andor de N. S. dos Verdes.

    Saudações esperançosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto era o que fazia sentido, ser so o andor de Nossa Senhora dos Verdes, ir em prossicao em 15 de Agosto.(menos mal que nao vamos perder o nosso feriado)
      Para irem todos os santos, existe a festa da padroeira: Santa Marinha, digo eu!
      Mas desculpem-me, que eu nem sequer sou de Forninhos para dar opinioes!

      Um abraco todos.

      Eliminar
    2. Não tem que pedir desculpa, por constatar o óbvio!
      Santa Marinha sai no seu dia (18 de Julho) e volta a sair no dia 15 de Agosto (o que já não é normal), mas o pior é que sendo este dia o Dia da Assunção, em que se celebra a festa de Maria, mãe de Jesus, que é venerada com o título de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Verdes e com outras designações, no dia que Forninhos celebra a festa a N. S. dos Verdes também N. S. de Fátima faz parte desta procissão, quando só há uma Nossa Senhora!
      Pergunto eu: faz sentido transportar o andor de Nossa Senhora de Fátima?
      Também gostava que alguém me explicasse o porquê do culto aos restantes Santos que acompanham a procissão de N. S. dos Verdes.
      Sabe, muita coisa era possível de modificar e melhorar se Forninhos não sofresse de um problema de mentalidades, mas eu tenho comigo a esperança que, pelo menos, este ano e com esta nova CF alguma coisa mude, para melhor claro!

      Eliminar
  4. Há muitos anos que não vou à festa do Espirito Santo, esta festa é realizada à segunda-feira para quem está longe e trabalha é difícil de ir, mas vou à festa da Nossa Senhora dos Verdes no dia 15 de Agosto, nessa altura posso ir porque me encontro de férias.
    Eu também acho que a festa do Espirito Santo é mais bonita que a festa de Agosto, como tu dizes Paula a festa do Espirito Santo é uma festa com mais devoção.
    Espero que seja uma grande festa, parabéns a toda comissão, especialmente às mulheres que pertencem à comissão.

    ResponderEliminar
  5. Estes são festejos plenos de significados. Bons festejos à vocês! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  6. Penso como você, esta festa está cheia de significados e mesmo com menos gente, o importante é que a fé não diminuiu e neste dia os que vão ao Santuário oram a N. Senhora para que proteja as sementeiras, que as livre das trovoadas e pestes, etc. etc…
    Devido à distância, a Maria e muitos outros filhos desta terra ficam pela festa de Agosto, porque o Divino Espírito Santo é celebrado sempre na 7.ª Segunda-Feira a contar da Páscoa e não é feriado, logo, para quem trabalha não é mesmo fácil ir nesta altura a Forninhos, e então agora devido ao elevado custo do combustível e portagens, o mais certo é os poucos que ainda podiam ir até lá, ficarem por cá.
    Mas tenho a certeza que todos os que estão longe vão estar lá em pensamento neste Dia.

    ResponderEliminar
  7. O seu blog é agradável de ler, te ofereço o selo do coelho dos blogs adoráveis. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  8. Paula,

    Sinto falta dessa coisa da fé do povo brasileiro e português.
    Aqui, eu só sabia que era Domingo de Pentecostes porque acompanho a liturgia diária. No Brasil, esperava ansiosamente por esse dia. A Igreja se enfeita de vermelho, e até as pessoas se vestem assim.
    Eu até coloquei uma blusa vermelha por baixo do casaco, mas acho que só eu e o Padre estávamos vestidos assim. Risos
    O importante é que o Espirito Santo sopra onde quer, e com certeza está comigo, mesmo vivendo num país tão frio, falando de religiosidade.
    Imagino a beleza dessa festa em Honra ao Divino.
    Tenha um lindo Domingo de Pentecostes.
    Obrigada pelo lindo e animador comentário no meu blog. É esse tipo de coisa que me move pra frente.
    Beijos

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.