Seguidores

sábado, 4 de setembro de 2021

Censos 2021- Forninhos mais despovoado

No passado dia 28 de Julho, o INE-Instituto Nacional de Estatística divulgou os resultados preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação (Censos 2021) e estes dados, ainda que provisórios, trazem uma importante informação para a tomada de decisões, sobretudo pelos executivos (municipal e de freguesia) que resultem das eleições de 26 de Setembro...

Forninhos 208 habitantes (100 H) (108 M)

Analisando o quadro acima, conclui-se que à excepção da freguesia de Aguiar da Beira e Coruche (+9,4%), todas as restantes freguesias registam uma evolução negativa, sendo de salientar que Forninhos perde 6,3% da sua população, descréscimo que devia ser analisado com todo o cuidado, pois leva-nos a pensar que apesar de se apregoar por uma freguesia (de) e (com) futuro, tal percentagem é sinónimo de mortalidade. 
O número de habitantes da nossa terra está-se a proximar do que era há cerca de 350 anos. A diferença agora é que as crianças, jovens ou casais jovens da nossa terra contam-se pelos dedos de uma só mão e ainda sobram dedos.
Forninhos, a seguir ao Eirado é a freguesia do concelho com menos população. Esta é a dimensão das pessoas de Forninhos. Não adianta aos autarcas - todos os dias - vender "gato por lebre" porque os censos não mentem.



Ainda restam portas e janelas abertas numa esperança de futuro.

Curiosidades: A freguesia que perde menos população é Pinheiro (-0,9%). Em 2011 tinha 232 habitantes e conta agora com -2 (230 habitantes).

16 comentários:

  1. Em Portugal também há zonas assim.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Principalmente do Interior. Mas isso não é desculpa para Forninhos não se tornar populoso.
      Do distrito da Guarda, Aguiar da Beira (5228 contra 5473) até é o concelho que perdeu menos população (-4,5%). É porque estão no caminho certo, a própria freguesia de Agb cresce 9,4% numa década!
      A surpresa vai para Forninhos "freguesia de futuro" que fica muito aquém do pregão.
      Pena, pois!

      Eliminar
  2. Quase todas as terras de interior estão a ficar despovoadas e muitas salvam-se com o turismo ou as segundas casas de habitação.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem Forninhos 3 casas de turismo rural!! Não tem é turistas e se a culpa é dos decisores públicos ou privados, não sei...o que sei é que relativamente a está situação populacional os representantes de Forninhos estão a fazer menos que a oposição, que não é oposição, mas sim do contra. Pelo menos esses já conseguiram a fixação de 2 casais.
      Bom domingo.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Puxa, Paula! Uma constatação reflexiva e que merece bons estudos e providências. As pessoas saem de suas terras em busca de outros sonhos...
    Bom domingo. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alta mortalidade é a razão desta perda de população, porque já nem há pessoas a sair para outras terras, Anete!
      Dantes quando morria um homem ainda nascia uma criança, mas agora só morrem e, assim, a população não aumenta.
      Para tudo é preciso sorte na vida e Forninhos merecia melhor sorte!
      Bjs, bom domingo.

      Eliminar
  4. Um estudo interessante. Mas na Itália e Inglaterra, por exemplo, as pequenas cidades, estão voltando a ter mais habitantes, fugindo dos grandes centros.É a roda da vida! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também há sítios pequenos que se enchem de gente. As pessoas estão a fugir dos grandes centros urbanos e procuram as aldeias, mas Forninhos em termos de projectos de desenvolvimento ficou no séc. passado e se não avançar até ao séc. XXI nunca vai conseguir povoar-se, mas talvez seja isso que os autarcas querem, porque assim controlam melhor a população residente.
      Beijos.
      Bom domingo.

      Eliminar
  5. Forninhos amorrinhou no tempo propositadamente por interesses particulares.
    Jamais teve por parte dos seus dirigentes qualquer tipo de política direcionada para a fixação das suas gentes e programas apelativos propícios a novas fixações, sendo que se um outro vem o que é raro acontecer nesse retorno, é esporádico e por ali terem casa e pouco mais do nada; outros e ainda raros, a convite de amigos que os encantam com aquilo que temos, uma aldeia líndissima mas desconhecida por inércia, não obstante ter casas de turismo rural hà anos, mas quem vislumbra os turistas quanto mais os donos...
    Acho que há leis que obrigam a ocupações mínimas, mas as autarquias assobiam.
    Nas notícias, o interior e fruto da maldita pandemia, é moda e viragem de vida para quem quer alternativa aos centros urbanos, mas será que Forninhos não possui gentes pensantes em mudar o paradigma?
    E se os Censos fossem por altura das próximas eleiçoes? com tantas cartas de chamada ao que consta, a população aumentava e...bem!
    É o que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do dia 26, através do site do "gov", já ficamos a saber o número total de eleitores para comparação.
      A culpa de Forninhos ser a 2ª freguesia do concelho com menos população é dos dirigentes, não tenho dúvidas, mas é também daqueles que por conveniência estão com o poder instalado. Noutras terras, uma oposição responsável e persistente faz a diferença.
      Ao redor de nós, pertencentes ao mesmo território, temos freguesias que têm mais 450 e 500 habitante que Forninhos!
      Em Forninhos aceitam tudo, é o que temos, pois!

      Eliminar
  6. A desertificação do interior a acentuar-se.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um descalabro demográfico, Elvira!
      Portugal é um território inclinado para o litoral.
      Pode ser que a versão definitiva seja mais optimista, pelo menos, para Forninhos.
      Abraço e uma boa semana com saúde.

      Eliminar
  7. Boa Noite

    Arrepiante realidade .
    O Nosso Interior tem potencialidades
    inimagináveis .Gentes fantásticas.
    Boa comida . Rios e Ribeiros.
    Árvores e Montanhas .Sossego e Paz.
    Perde gente todos os anos.
    Fica isolado sem ninguém .
    Ao contrário das Ilhas e Algarve nem
    no Verão se vê Grandes Campanhas de
    Promoção .
    Porquê ?

    Assustador

    Abraço

    Fiquem bem

    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Campanhas por cá, só as eleitorais e de 4 em 4 anos.
      Se eu quisesse "vender" Forninhos como um destino, como um lugar para morar ou para investir, ou apenas para visitar durante um dia, ou uma semana, que "argumentos" eu podia usar?
      Recomendo o exercício.
      A seguir, podemos fazer o mesmo exercício, procurando identificar os pontos fracos, uma lista de coisas concretas que nunca se fizeram e é preciso fazer.
      Se calhar, com este exercicio, podemos perceber o que somos e onde estamos e podemos acabar com mitos sem sentido!
      Você melhor que eu sabe que para vender um produto são precisas duas coisas: a qualidade e a publicidade. E quando a publicidade acaba, fica a qualidade. Se o produto não a tiver, nada lhe pode valer!
      Abraço.

      Eliminar
  8. Boa tarde Paula,
    Penso que não é simplesmente o caso de Forninhos. No inferior isso acontece embora haja muita gente a voltar e outros a querer mudar por opção e, com a Pandemia, aconteceu bastante pelo que tenho lido.
    As pessoas começam a cansar-se dos grandes centros e optam por um estilo de vida mais simples e em contato com a natureza.
    Chegará a vez de Forninhos.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ailime,
      Penso que o contacto com o campo é inato para todos, em especial para quem lá nasceu, mas estou convencida que caso não haja outro rumo, como parece ser o caso, Forninhos não será muito procurado.
      Basta olhar a fotografia publicada. Diga lá se não ficamos com essa sensação? Muitas casas estão a degradar-se por falta de habitantes. Os própios herdeiros vêm cada vez menos passar uns tempos à terra.
      Agora era uma boa ocasião, era! É altura de motivar as pessoas da terra e amigos das pessoas da terra a comprarem e/ou restaurarem uma casa em Forninhos e ir viver para lá. Eu sou uma que tenho protelado a minha mudança para lá. Forninhos precisa mudar e é sempre possível mudar!
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.