Seguidores

sábado, 18 de setembro de 2021

Forninhos vai a Votos

Estamos em plena campanha eleitoral para as eleições autárquicas e que culminarão a 26 de Setembro.
Na freguesia de Forninhos concorrem duas listas à autarquia local, que se anunciam nos placardes e que aqui divulgamos.
E, embora eu ache que alguns já lá andam a tempo a mais e com confiança excessiva, saúdo todos pela sua postura cívica em concorrer a um acto eleitoral para servir Forninhos e Valagotes, com a certeza de que serão sempre os forninhenses a ganhar.


Os cabeças de lista (o Tónio Lopes e a Neves Rodrigues) são dois jovens-adultos, trabalhadores e responsáveis. Pelas palavras dirigidas já à comunidade nos Comícios de ontem, sexta-feira 17/9 (Independentes) e de quarta-feira 15/9 (PSD), acredito que desta vez, juntos e unidos por Forninhos vão conseguir trazer outro desenvolvimento para esta terra. O entusiasmo e as promessas que agora os faz mover não pode, depois das eleições, terminar.
Ajudaria os que ganharem e os que perderem, se pudessem complementar na mesma causa. É preciso, no futuro, abandonar o caciquismo habitual e, em equipa, trabalhar na defesa das necessidades da população e interesses do futuro da freguesia de Forninhos.
Há muitos jovens nas listas e muitas são mulheres (acho que as normas a isso obrigam) o que é óptimo! É muito importante que os mais velhos integrem esses jovens e os chamem a projectar o futuro, que já é mais deles do que nosso. 
Eu não voto em Forninhos, mas apoio o Tónio Lopes, porque o conheço desde que nasci e considero-o dinâmico e capaz de saber como "agitar as águas" e ao propôr que as pessoas comprem/restaurem casas e se mudem para Forninhos parece querer inverter o ciclo de declínio a que temos vindo a assistir nas últimas décadas. 
A Neves também é dinâmica, só não apoio o seu programa por o mesmo ser a continuidade de políticas anteriores, políticas que não fixaram, nem trouxeram gente, embora esteja rodeada de muita, só que muitos não moram em Forninhos e os que moram, mostraram na última década que não têm disponibilidade para o trabalho que uma freguesia exige ou, simplesmente, não querem trabalhar. 
A política é a ciência de governar a comunidade e não a sua própria casa.

18 comentários:

  1. Eleições, afff...Que vença o melhor,o que realmente quer algo de bom fazer pela cidade e não por ele ou sua família, como aqui! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é o que se passa também em muitas outras terras, mas com o mal dos outros podemos nós bem.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Ando farto de eleições, de políticos mentirosos, que estudaram todos na mesma escola.
    .
    Fique feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que diz dos políticos fez-me lembrar um fulano que há uns anos atrás por aqui andava a comentar, que dizia que a concepção que tinha dos políticos era muito negativa para alinhar com quem quer que seja (o comentário está algures no nosso arquivo). No entanto, hoje já alinha com os do 2º cartaz!
      Ao fim e ao cabo não são só os políticos que são mentirosos!
      Passe bem Ryc@rdo.

      Eliminar
  3. Boa noite Paula. Nos brasileiros contamos os dias para tirarmos esse pior presidente que o Brasil já teve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brasil também merecia melhor sorte!
      Gabo-vos a paciência.

      Eliminar
  4. Para mim, é fácil aqui vir comentar, na pandemia sempre houve locais abertos sem segurança. Era o negócio quer cá m baixo ou em cima, cervejolas, mentira?
    Grotesco e isso sim, o modo como se foram fazendo as listas, afinal os candidatos do PSD, estão unidos com o CHEGA! Quem diria...
    Vejam:
    "Ao candidato do Chega à presidência do executivo camarário lacobrigense, “vamos exigir dinâmica, respeito, essencialmente muito respeito uns pelos outros. Não vamos trabalhar em terra queimada”, avisou Arlindo Fernandes, em declarações ao nosso Jornal, no final da Assembleia Distrital do partido, que teve lugar no sábado, 13/03/2021, na zona do Carvoeiro, no concelho de Lagoa, onde assistiu à tomada de tomada de posse dos novos dirigentes da Comissão Política da Distrital de Faro. E deixou-nos algumas pistas para a campanha eleitoral, nomeadamente as bandeiras do Chega para conquistar o poder em Lagos.".
    E depois por aqui arribou ao conforto da madre terra, sr. Arlindo, meio escondido...
    Serão porventura estas atitudes que definem carácteres.
    Mas deixem que recue um pouco atrás e de encontro à família Lopes.
    Gentes de bem, mais nad tenho a dizer!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser ou querer ser do CHEGA é apenas um problema sanitário, sempre disse que era admirador do Salazar, pior (para Forninhos) é o seu curriculum pessoal que publicamente também se conhece, mas eu não quero ir por aí. Não está num lugar elegível, as influências que pode vir a exercer sobre a Neves é que podem prejudicar Forninhos. Por isso é preciso abandonar de vez o caciquismo habitual, caso contrário vamos ficar completamente depenados. A oposião e todos os forninhenses têm de querer proteger o património da sua terra. A população de Forninhos diminuiu, mas a dimensão física de Forninhos também está a diminuir a passos largos! Isto é muito grave.
      A família Lopes, sempre trouxe muita dinâmica a Forninhos e se há gente que conhece bem o território e necessidades de Forninhos são eles.
      Não esquecendo a pessoa e o voluntarismo do Toninho Venâncio. O voluntarismo não é pago!
      Mereciam uma oportunidade, mas só com um Milagre da Nossa Senhora dos Verdes🙏

      Eliminar
  5. Bom dia

    Acima de tudo admiro a CORAGEM dos candidatos. É necessário haver gente disponível para exercer cargos públicos .Nas Juntas de Freguesia e nas Câmaras Municipais .
    Caso contrário a Democracia será posta em causa . E no Interior de Portugal ser Candidato ou Candidata tem uma valia muito maior . Contrariar o Poder instituído não deve ser fácil .
    Onde quase tudo depende dos Poderes
    Locais . Os maiores empregadores são
    as Câmaras Municipais . As empresas
    que dependem das obras públicas.
    Essas empregam outra fatia de chefes de família . A sobrevivência está
    agregada ao Poder .
    É considerável o desnível comparando
    com os grandes centros do Litoral .
    É pena que não apareçam mais ideias modelos e discursos inovadores...
    Dois blocos , duas equipas , dois estilos , convicções . É pouco ?!
    Na minha terra outrora toda
    " Laranja " começou uma mudança há oito e quatro anos . Hoje o Poder está repartido ventre três forças políticas . Espero que Forninhos enfrente essa Mudança . Que haja coragem , empenho e determinação em colocar Forninhos no Mapa . Atrair gente . Negócio . Turismo .Cultura. Fundamentalmente que Forninhos não morra . Não fique vazio . Com as janelas fechadas e os telhado a cair Sejam corajosos uns e outros .
    Sérios e disponíveis .
    Ganhe o que Melhor o Povo Escolher .
    Que corra bem para TODOS .

    Grande Abraço
    Bom Domingo

    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contrariar o Poder instituído é muito difícil. A conveniência de estar com o poder instalado faz, em altura de autarquicas, com que haja dificuldade em arranjar outra lista.
      Basta olhar os dois cartazes!
      É só um pequeno exemplo.
      Por isso acho que ao poder instalado não convém atrair gente para Forninhos, Turismo, Cultura, porque só assim controlam melhor os poucos eleitores!
      A oposição pensa diferente. Quer povoar Forninhos.
      O fanatismo da laranja ou chaminé não traz, como nunca trouxe, nada de bom para nós.
      Veja-se o caso de Viseu. Nem uma Universidade tem! Tem a Católica, mas as Universidades públicas estatais foram para Vila Real, Covilhã, Castelo Branco...
      Ainda assim, como é evidente vai ganhar o que o Povo Escolher. Mas não vai ser o melhor, nem o pior, neste caso ganha o que o povo está habituado a votar. Muitos nem conhecem outro simbolo!
      Se cada um votar em consciência não ganhava o PSD, nem ganhavam os Independentes, ganhavam os forninhenses.
      Bom domingo e um abraço.

      Eliminar
  6. Que ganhe o melhor e que traga prosperidade para Forninhos e é de realçar que as listas estão bem constituídas e com muita juventude.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um fenómeno dos tempos que vivemos "Pelo Futuro". Não se pode construir o futuro com gente do passado até porque os do passado já estão mais para lá do que para cá...
      Numa lista temos menos gente, mas para uma aldeia da dimensão da nossa não são precisos muitos.
      Bom domingo.
      Abraço.

      Eliminar
  7. Boa noite Paula,
    As eleições estão mesmo à porta e todos ansiamos que vença quem melhor cumpra o que promete para fazer prosperar a nossa terra ou aquela em que vivemos.
    Que em Forninhos vença quem melhor possa cumprir com o prometido e ajude a que a vossa terra tenha as mudanças que tanto desejam e merecem.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ailime. No próximo domingo, os eleitores decidirão!
      Gostava que ganhasse a lista dos Independentes, mas também não me chateia que a lista ganhadora seja a do costume. Desde que nos próximos 4 anos não vendam mais património para fazerem o que acham melhor pela nossa terra.
      Onde eu resido e vivo, seguramente não têm hipótese.
      Boa semana, beijinhos.

      Eliminar
  8. Que a eleição traga gente boa e do bem para cuidar com responsabilidade e abençoar Forninhos!!!
    Uma boa semana, Paula, e um feliz Outono 🍂 ...
    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, Anete, como não conhecemos as intenções de alguns, ficamos sempre com uma sensação expectante.
      Boa semana e uma feliz Primavera p vcs🌼

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Nem todos os que vencem são os mais capazes de dar o seu melhor pela coisa pública da sua freguesia, mas é o que temos.
      Bjs

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.