Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tradições: Voto, Procissão de Ladaínhas à N.S. DOS VERDES

A Senhora dos Verdes de Forninhos, advogada dos frutos e sementeiras, sempre teve muitos devotos em todas as freguesias dos concelhos à volta e duas romarias no ano: Segunda-Feira do Espírito Santo e 15 de Agosto. Segundo a tradição oral conta, houve em tempos uma praga de gafanhotos que comiam os campos. Os lavradores desesperados com a situação fizeram uma promessa a Nossa Senhora para afastar a praga dos campos, o que veio acontecer. Como agradecimento, os lavradores todos os anos lhe faziam uma romaria em sua honra, em que as ofertas era sempre os melhores produtos que colhiam na terra. 
Sobre esse pedido à Nossa Senhora ficou o ex-Voto, como resultado positivo. O "Quadro do Milagre"  é um testemunho desse fenómeno religioso e tem a seguinte inscrição:

MILAGRE QVE FES N.S. DOS VERDES EM AS SEARAS DESTRUVIDAS DOS BICHOS E FAZENDO HVA MVI DEVOTA PROCIÇAM OS MORADORES CIRCVM VEZINHOS, FOI NOSSA SENHORA SERVIDA QVE SE APLACASSE ESTA PRAGA. ERA DE 1720.


Dia 3 de Maio, é o Dia de Santa Cruz, uma data que os forninhenses ainda preservam em respeito à própria memória e à dos seus antepassados. Assim, amanhã, pelas 09 horas, o povo de Forninhos irá em Procissão de Ladainhas, cumprir o Voto à Senhora dos Verdes para que durante o ano a peste, a praga, trovoada, não entre nos nossos campos e a fome na nossa casa e, no final, colocam uma cruz nos campos semeados. Em tempos idos, segundo as falas dos mais antigos, a cruz era colocada só nos campos de centeio.
Lembro-me de na minha tenra idade (não sou assim tão novinha, já vivi 4 décadas), ver as gentes da Lameira fazer as cruzes - um pau bem alto e o que cruza pequenino. O meu pai, o tio Luís Moreira, o tio Ilísio, o tio António Carau...
As pessoas mais antigas além do Voto à Senhora dos Verdes, guardam na memória ser obrigatório ir à Capela de Santo António, nos Valagotes, na Quinta-Feira da Ascensão, rezar as ladaínhas. O mesmo acontecia em todas as freguesias circunvizinhas a que eram obrigadas ir às suas Capelas no dia da Ascensão.
Forninhos, centrado na figura de N.S. dos Verdes, já foi terra de muita fé e tradição, todavia a partir da década de 1960 muita coisa mudou. Uma delas, foi o costume de visitar Capelas, nichos, alminhas e cruzeiros com ladaínhas, mas também já estamos no Século XXI e já não há searas em Forninhos, nem as pessoas deste novo século levam a religiosidade tão a sério...!
Ainda assim, é costume no Espírito Santo ir ali em romaria a Procissão das freguesias de Esmolfe, Sezures, Penaverde, assim como a de Dornelas. 
Não sei dizer-vos desde quando estas romarias têm existência, mas provavelmente terá sido no Século XVIII, depois do milagre ocorrido nos campos da região. Em 1758, o Cura local já fala de romagem ao santuário em alguns dias do ano, principalmente nos dias Santos do Espirito Santo. Sem outra dcumentação que se conheça e como humanamente é impossível saber como era em tempos mais recuados, fica sempre, claro está, a incerteza.
Mas nesses tempos bem recuados parece que todas as freguesias do extinto concelho de Penaverde, bem como as freguesias do antigo concelho de Algodres eram obrigadas ali ir em procissão cantar as ladainhas com a cruz alçada e o respectivo Pároco, precisamente no Espírito Santo. O Prelado diocesano ainda proibiu a actuação de outros padres, que não o Pároco de Forninhos, mas as freguesias ainda continuaram a comparecer na mesma e cada uma por sua vez “cumpriam o voto” fazendo a romaria e cantando a ladainha a Nossa Senhora dos Verdes ou outros cânticos marianos.

Nota Pessoal:
Dia 28 de Maio de 2012 é Dia do Espírito Santo e a única coisa que sei é que o impasse "administrativo" das nossas festas continua por resolver.

10 comentários:

  1. Isso que refere no que toca as freguesias do antigo concelho de Algodres, ainda perciste na memoria e tradicao dos mais antigos.
    Nos anos sessenta do seculo passado, embora a minha freguesia (Vila Cha) ja nao fosse a Forninhos, cumprir o "voto". Continuava-se essa antiquissima tradicao, fazendo uma procissao de ladainhas dentro dos limites da freguesia, mas que ia a umas alminhas, que ficavam na direccao geografia de Forninhos.
    O mesmo acontecia tambem na Muxagata segundo informacoes que recolhi, mas ai a procissao ia a uma pequena capela/nicho de Na. Sra. dos Verdes, que ficava tambem situada na direccao geografia de Forninhos!
    Isto faz lembrar aquele dito, que eu modifiquei: "se nao podemos ir a "Forninhos" trazemos "Forninhos" aqui"!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  2. Também eu me lembro de ver o meu pai fazer as cruzes para por nos campos semeados de centeio, quando eu era pequena no dia de santa cruz lembro-me dessa procissão, não me lembro se a procissão ia até à Nossa Senhora dos Verdes ou se dava só a volta ao povo, também me lembro da procissão do Espirito Santo, vinham procissões de várias terras, juntavam-se todas à entrada de Forninhos no Carvalho da Cruz e seguiam todas juntas até à Nossa Senhora dos Verdes, como há muitos anos que não vou à festa do Espirito Santo, não sei se ainda vêm procissões de outras terras.

    ResponderEliminar
  3. As tradicionais romarias do Espírito Santo ainda se fazem e cada uma inicia o percurso junto a um cruzeiro, com excepção da de Dornelas que costuma caminhar junto com a de Forninhos. Embora a festa seja feita numa 2.ª Feira, que não é feriado nacional (note-se!), Graças à Senhora dos Verdes ainda se vê muita gente a fazer romaria à capela e a orar para que haja boas colheitas. Penso que a romaria e festa do Espírito Santo é muito diferente da festa e procissão de Agosto.
    Acrescento mais um pouco do que me falaram da tradição das ladaínhas:
    Na 1.ª metade do Séc. XX, depois do Domingo de Páscoa era costume irem 7 freguesias cantar as ladainhas com a sua cruz alçada, cada uma em seu Domingo (7 Domingos/7 Semanas) e cada uma por sua vez cumpria o Voto. Não sei dizer se, por exemplo, a aldeia de Vila Chã ía no 1.º Domingo ou no último, mas suponho que o nosso amigo Al poderá dizer-nos.
    Se cada freguesia procurar as suas Memórias dessa época, desejavelmente com a ajuda dos mais velhos daí poderá resultar boas surpresas para a História de muitas localidades.

    ResponderEliminar
  4. P.S. No Dia do Corpo de Deus é que a procissão dá a volta à aldeia e na Quinta-Feira da Ascensão (“Dia da Espiga”) a romaria é feita só à volta da Igreja e os campos são benzidos. Depois que deixou de ser feriado, a Ascenção é celebrada no Domingo a seguir ao "Dia da Espiga”. De hoje a 15 dias é a 5.ª Feira da Ascenção, portanto, a Ascensão do Senhor ao Céu será celebrada no dia 20 de Maio.

    Em Forninhos dizia-se “Dia da Ascenção seca a raíz ao Pão”.

    ResponderEliminar
  5. Que interessante saber da N S dos Verdes. Aqui nunca ouvi falar dela.
    De repente você sabe, qual é a N S que carregada um cacho de uvas nas mãos? Minha mãe ganhou uma imagem, mas não sabemos qual é o nome dela. Perguntamos a alguns padres que também não sabem.
    Aqui se comemora o dia do Divino , mas não é feriado. A festa se faz no final de semana mais próximo.
    Quanto ás pedras de quartzo, se é do Brasil, a origem é mesmo Minas Gerais. É que os comerciantes, muitas vezes até clandestinamente, espalham esses minerais em todos os roteiros turísticos. É igual ao artesanato de pedra sabão, feito em Ouro Preto e vendido no Brasil todo.
    E acredite... Tem mineiro que viaja, compra e trás de lembrança para quem ficou... rsrsrs já recebi um porta jóias de pedra sabão que veio de Natal , no Rio Grande do Norte,e a pessoa me disse que trouxe o menor porque é artesanato dos caros lá no norte. Lógico, se é feito aqui, lá dobra-se o preço! Coisas da vida!

    ResponderEliminar
  6. Os blogues dão-nos a possibilidade de conhecer e dar a conhecer a história e cultura de outras terras. Sublinho a expressão “Que interessante saber da N S dos Verdes. Aqui nunca ouvi falar dela.”.
    O aparecimento da Capela já aqui abordámos em tempos – conta a lenda que uns caminhantes encontraram numa fonte ou ribeiro uma bonita imagem de Nossa Senhora e decidiram procurar a Igreja da povoação para a deixar. Misteriosamente a imagem desapareceu, voltando meses mais tarde a ser encontrada no mesmo local, mas desta vez com visível milagre, por ser Agosto e estar rodeada de neve.
    O povo interpretou a vontade da Senhora em estar naquele local, erigindo uma Capela com invocação à Nossa Senhora das Neves.
    Anos mais tarde, uma terrível praga de gafanhotos assolou as culturas, pondo em causa o sustento da região. O povo invocou a Nossa Senhora, a praga teve fim e os campos reverdejaram. Em razão do sucedido, como agradecimento, mudaram o título da invocação para NOSSA SENHORA DOS VERDES.
    Apesar de não existirem certezas quanto ao “nascimento” da N. S. dos Verdes, o ex-Voto permite-nos dizer que a antiquíssima tradição da procissão das ladainhas existe depois do milagre ocorrido nos campos da região, na era de 1720.

    Continua…

    ResponderEliminar
  7. Partindo deste “Milagre” fazia todo o sentido ter apostado no turismo religioso e atrair visitantes em torno do Santuário de N.S. dos Verdes, contudo o que hoje existe das ladainhas após a Ressurreição do Senhor, são apenas memórias e pouco mais.
    A freguesia de Forninhos tem algumas potencialidades que bem aproveitadas, ao tempo, podiam ter feito desta terra um ponto turístico. O Turismo Religioso foi uma delas. E não falo só no monumento, mas o culto a N. Senhora.
    Bem perto de nós temos um bom exemplo: a N.S. da Lapa. Infeliz e lamentavelmente Forninhos ficou incorporado no concelho errado.

    ResponderEliminar
  8. Estas são tradições bem antigas, mas devotas a N. S. dos Verdes.
    Desde que me conheço em Forninhos, sempre vi e fiz essas singelas cruzes de pau, que eram colocadas em todos os terrenos, mas sempre com a grande maioria colocada nas cearas de Centeio ou Trigo.
    As procissões vindas de várias Freguesias, essas cada uma se juntava em determinado local, por eles já estabelecido; tambem neste dia veem pessoas de Penaverde, que se juntam próximo do cruzeiro antes de chegar á Nossa Capela.

    ResponderEliminar
  9. Cara Paula: Sei que me pediu para informar em que domingo ia a romaria de Vila Cha, como ja escrevi noutro lugar, essa romaria ja nao se realizava nos meus tempos e, nunca consegui descobrir nenhum documento que me desse a informacao correcta.
    Sei isso sim que o concelho de Algodres, ia creio que na primeira oitava do Espirito Santo, suponho que nesse dia iriam todas as paroquias que estavam agregadas a igreja de Algodres, portanto seriam Cortico, Vila Cha, Muxagata, Sobral Pichorro, Fuinhas, Maceira e Casal Vasco, para alem de Algodres! O Monsenhor Pinheiro Marques, no "Terras de Algodres" refere-se-lhe, mas muito ligeiramente e sem grandes explicacoes, por isso deduso que fosse assim!

    Um abraco.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, é uma tradição que tenho conhecimento, e que já é comemorada há muitos anos, isso de meter as cruzes nos campos é a pedir a bênção para que os mesmos produzam em abundancia a fim de alimentar a casa o ano inteiro.
    Lendas e crenças são o que resta de uma situação muito próxima do que um dia foi vivido, por isso se realizam estas actividades religiosas para fazer lembrar e agradecer a protecção.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.