Seguidores

terça-feira, 15 de junho de 2010

Noite de Santo António em Forninhos

Mais uma tradição e uma vez mais o Largo da Lameira se animou e fez lembrar tempos passados. Eis algumas imagens:

Durante a tarde, enfeitava-se o pinheiro, uma tradição invulgar, que seria erguido com a força dos homens.

Aqui, a presença de alguns Antónios junto das gentes da Lameira, hoje, menos que antigamente. É a vida, como dizia o outro. Mas a memória e a vontade colectiva permanecem tal como no passado.

Foi no “coração” de Forninhos que se acendeu a fogueira e o pinheiro...

...que encheu a Lameira de luz, de admiração e animação!

Como se vem tornando hábito também, nesta noite, não faltaram as sardinhas e quem sabe o cheiro delas se espalhe e atraia a vizinhança ;)

"Viva o Santo António
Viva o São João
Viva o mês de Junho
E a Restauração"

Fotos: Santo António, Cortesia da Família Lopes, a quem agradeço e peço compreensão por não poder publicá-las todas.

6 comentários:

  1. Olá a todos.
    Pois acho que foi uma tarde e uma noite muito animada, pois havia crianças que não conheciam esta tradição até mesmo adultos, só que na nossa terra ainda há pessoas que não gostam do que os outros fazem só o que eles fazem é que esta bem feito e então andam nas esquinas a ver o que fazem

    ResponderEliminar
  2. "Primeiro Santo António,
    Depois, São João,
    Depois vem São Pedro,
    Para a reinação!!!!"

    Bons tempos!

    Os Santos Populares fazem parte da nossa cultura popular, sempre acompanhados de diversão, festejam-se um pouco por todo o país, são também um bom património. Eu aprecio as tradições e costumes populares, talvez por ter nascido e crescido em Forninhos sempre vivi com entusiasmo e alegria as festividades da nossa aldeia e fazer este Post foi um prazer, pois as homenagens aos santos populares na nossa aldeia foram-se reduzindo com o tempo, portanto, foi mesmo muito bom ver estas e outras fotografias, com gente de vontade de não deixar morrer estas tradições e dar vida às aldeias, mostrando às novas gerações acontecimentos que outrora marcaram grandes momentos de amizade e convívio entre forninhenses. Por isso, não compreendo, já que vivemos num país livre, porque ainda há pessoas que têm de andar a assistir aos festejos em esquinas, acho que numa qualquer comunidade o que importa é que todos, contribuam com alguma coisa, cada um a seu modo, que possa ajudar a criar um clima de boa convivência e mesmo de bem-estar.

    ResponderEliminar
  3. Santo António pra ver as moças.
    Fez uma ponte de prata.
    Quando lá passam as velhas.
    Santo António todo se mata.

    Confesso a minha ignorância, mas esta tradição não a conhecia.
    Ainda bem que estes jovens a foram buscar ao fundo da arca e a reavivaram. Não estive presente, e tenho pena, para o ano vou ver se não falto, embora, o meu nome não seja António.

    ResponderEliminar
  4. Sim Sr,foi um arraial bem diferente.

    um abraço a todos
    António Tavares

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos,
    Confesso que desconhecia esta tradição, mas senti um grande orgulho e entusiasmo ao participar nela.
    Adorei o convívio e o clima de boa disposição entre os participantes. Estive presente, e sem dúvida foi um dos momentos mais agradáveis a que assisti. Mantendo a tradição dos Santos Populares, não faltou a sardinha assada, para finalizar esta bonita festa.
    Parabéns à organização e aos Antónios, pois adorei o momento em que se acendeu a fogueira e o pinheiro.

    Um abraço
    Iracema

    ResponderEliminar
  6. Eu recordo-me de na minha tenra infância ver fazerem este pinheiro na Lameira. Esta tradição já vem do século passado e reavivar este evento ao fim de, se não estou enganada, +ou- 30 anos, com este entusiasmo, com esta energia, só prova que aquilo que nos diferencia, a nossa imagem de marca, são as nossas ancestrais tradições e são elas que podem seduzir quem nos visita.

    Só tenho pena de não poder ter estado presente nesta folia, cujo registo fica neste blog para fazer o seu curso nas memórias presentes e da história com vida da nossa aldeia e das suas gentes.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.