Seguidores

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dia do Corpo de Deus em Forninhos

A saída da custódia, transportada pelo Pároco Paulo, assumiu o seu lugar de honra sob o pálio para dar início à procissão,

que vai dar a volta pela aldeia, enquanto os sinos dão o toque da "saída do Senhor" ou "o Senhor fora" (quer dizer que o Senhor saiu do Sacrário para a aldeia).

...passando sobre os tapetes de flores laboriosamente executados para este dia

As colchas alindam na varanda (uma tradição que se renova) a abençoar os passeantes,

que se vão dirigir ao ponto de partida:

Foi assim que a nossa comunidade paroquial celebrou, no passado dia 3 de Junho, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus.

Fotos: cortesia de Augustinha, a quem agradeço.

3 comentários:

  1. Muito bonito sim senhor, que bom manter-mos as nossas tradicoes.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.
    Não estive presente neste dia, mas como nos mostram as fotos, a tradição cumpriu-se, com as ruas enfeitadas no chão com flores e as colchas nas varandas e janelas, bonito.
    Não entendo é muito bem, porque é que as pessoas residentes e sempre participativas nestes eventos, e que têm possibilidades e até facilidades, não comentam, não levam a informação e a sua opinião a tantos forninhenses que estão fora da sua terra.
    Entendo ainda muito menos, porque, já houve tempos, em que se via bastantes pessoas, residentes e não residentes a participar, o que era muito bom, e agora deixaram de o fazer, porquê?
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Este ano não estive em Forninhos aquando do Dia do Corpo de Deus, pelo que tive muito gosto em ver estas fotografias e a gente conhecida daí.

    No entanto, creio que estou só a fazer o meu dever ao publicar/divulgar momentos como estes (que deveria ser também o dever de todos os que gostam desta terra), para que também possam ser vistos por quem não pode estar em Forninhos nesta altura do ano.

    Este espaço está aberto a todos, para conversarmos sobre coisas que dizem respeito a Forninhos, pois esta aldeia há-de ficar para além de nós, então, que fique com referências que a todos nós orgulhe e que os vindouros se identifiquem com ela.

    No que me toca: Bem-Haja!

    Beijinhos daqui para aí
    Paula

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.