Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

As Fogueiras de São João, em Forninhos

O Carnaval em Veneza
A Semana Santa em Sevilha
O São João em toda a parte
Mas na Lameira é que mais brilha!

Perde-se nas memórias do tempo, estas manifestações tradicionais das fogueiras defumadoras dos Santos Populares. Deixamos uma mostra da noite de São João em Forninhos...


...onde se preparam para saltar sobre os odores libertos pelo Rosmaninho, Salpor e São João, enfrentando o fumo, porque o importante é passar pelo fumo:

…e a festa continua... no Largo da Lameira concentraram-se para "bailar" e como podem ver pelo registo que aqui fica, foi um arraial muito animado:




Os "farristas" parecem ainda não sentir o peso da noite...fica no fim esta foto para mais tarde recordar.

Agora prepara-se o S. Pedro! Os Santos Populares merecem a Vossa animação, portanto, BOA FESTA!

7 comentários:

  1. Olá a todos.
    Como é costume, estas fogueiras não são de localidades mas sim de bairros, e como não podia deixar de ser, também aqui se fizeram duas, uma no lugar, outra na lameira.
    Também participei nesta brincadeira/tradição, e confesso, já há bastante tempo que não me divertia tanto.
    Houve sardinha assada e broa (pão de milho) e não faltaram os garrafões das várias adegas de Forninhos, qual deles com a melhor “pinga” , e, claro, muito fumo de rosmaninho, planta esta, que na nossa terra, podemos queimar á vontade, porque há em abundância.
    Para a tradição ficar completa, só faltou mesmo, ir á meia noite, mergulhar no poço dos caniços (Rio Dão) porque se dizia que nesta noite a água ali, estava benzida.
    Para o S. Pedro há mais.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Quando eu era pequena, era muito normal saltar as fogueiras. Faziam-se em vários bairros da aldeia, era também o momento de mostrar quem fazia a fogueira maior. Claro que a da Lameira era sempre a melhor hehehehe. Eu gostava muito da tarde, quando íamos aos rosmaninhos, salpor e com alguma sorte encontrávamos S. João e não me importava de repetir essas aventuras com o pessoal da minha geração. Lembro-me uma vez escondermos os nossos rosmaninhos numa loja pertença do tio Zé Coelho para os dos outros bairros não os virem “roubar”. Faziam-se coisas fantásticas nesses tempos para divertimento de todos nós. São este tipo de experiências de que todos temos lembrança e que é importante não esquecer porque só assim vale a pena alimentar as tradições.
    Ouvi dizer que no Bairro da Eira também houve fogueira, portanto, que estas fogueiras que animaram o S. João, tragam boas energias à população!

    ResponderEliminar
  3. São João, p,raver as moças,
    fez uma fonte de prata.
    As moças não vão à fonte,
    São João todo se mata.

    ResponderEliminar
  4. Parabens pela quadra, sabe invejo-vos, ja nao me lembra da ultima vez que saltei a fogueira com cheiro a rosmaninho e salpor.
    Tambem gostei de ver os menos novos envolvidos neste arraial tao popular, assim e que deve ser.

    Parabens novamente e um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  5. O bode falou para o rato:
    – O céu pegou fogo!
    O rato falou para a pata:
    – O céu pegou fogo!
    A pata falou para o galo:
    – O céu pegou fogo!
    Fugiu o rato.
    Fugiu o galo.
    Fugiu a pata.
    Fugiu o bode.
    O bode viu a coruja e falou:
    – Foge, coruja! O céu pegou fogo!
    O fogo vai cair na mata!
    A coruja viu o céu e falou:
    – O fogo é um balão de São João.
    O bode falou:
    – Um balão de São João?
    Vamos apagar o fogo do balão.
    O fogo não pode pegar na mata!
    O balão caiu.
    O bode apagou o fogo e pendurou o balão.
    E todos deram vivas a São João.

    ResponderEliminar
  6. "Santo António já se acabou
    O São Pedro está-se acabar
    São João, São João
    Dá cá um balão para eu brincar"

    De facto os balões também compõem o cenário das comemorações dos Santos Populares, embora devido aos riscos de incêndio que representam, são cada vez mais raros por causa das leis que proíbem esta prática. No entanto, a nossa característica mais tradicional são as fogueiras feitas na rua pelos moradores dos respectivos bairros, nas vésperas do Dia de Santo António, São João e São Pedro, com “ervas” aromáticas, que se acendem à noite e onde a pequena chama depressa se desfaz em fumo. As tradições com fogueiras sempre fizeram parte de diversas comemorações, estou a lembrar-me também da fogueira/cepo de Natal, por exemplo, mas este conto infantil não deixa de ser bastante interessante na medida que alerta para a prevenção do meio ambiente.

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos
    Tive muita pena de não ter participado nas fogueiras de S. Pedro, que segundo, já me informaram, não ficaram atrás das de S. João, e parece-me que não faltaram lá os “jovens” de 70.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.