Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A lenda da Senhora dos Verdes

Ex-voto = consequência de um voto
"Milagre" sucedido nos campos da região

Cada vez que nos aproximamos para olhar o Quadro do Milagre, quase sempre ouvimos alguém contar a história/lenda de que em tempos, nos campos da região, houve uma praga de gafanhotos que comiam os campos. O quadro tem a seguinte inscrição:
"MILAGRE QVE FES N.S. DOS VERDES EM AS SEARAS DESTRVIDAS DOS BICHOS E FAZENDO HVA MVI DEVOTA PROCIÇAM OS MORADORES CIRCVM VEZINHOS, FOI NOSSA SENHORA SERVIDA QVE SE APLACASSE ESTA PRAGA. ERA DE 1720.".

Os lavradores da terra desesperados com a situação fizeram uma promessa a Nossa Senhora para afastar a praga dos campos, o que veio a acontecer. E, como agradecimento, os lavradores todos os anos lhe faziam uma romaria em sua honra, em que as ofertas eram sempre os melhores produtos que colhiam da terra.

Lenda:

"Certo dia, uns caminhantes detiveram-se para matar a sede numa fonte. Enquanto bebiam, repararam numa bonita imagem de Nossa Senhora, como colocada ali ao lado.
Acordaram em procurar a Igreja da povoação para a deixar, pois de lá devia ser. Assim fizeram. Não sendo de lá, concordou o Pároco em que o melhor seria guardá-la até que aparecesse o dono.
Misteriosamente, a imagem desapareceu, voltando a ser encontrada meses mais tarde na mesma fonte, mas desta vez com vísivel milagre, por ser Agosto e estar rodeada de neve.
O povo interpretou a vontade da Senhora em estar naquele local, erigindo uma Capela com a invocação à Nossa Senhora das Neves.
Séculos mais tarde, uma terrível praga de gafanhotos assolou as culturas, pondo em causa o sustento da região.
O povo invocou a Nossa Senhora das Neves, a praga teve fim, e os campos reverdejaram.
Em razão do sucedido, como agradecimento, mudaram o título da invocação para Nossa Senhora dos Verdes."

Há quem conte esta lenda, mas em vez da fonte, seria um ribeiro, quem sabe o ribeiro que corre nos lameiros da parte de baixo da Capela???!!

Talvez as pessoas mais antigas nos possam legar outras lendas, seria assim importante falar com essas pessoas.
Eu quando fôr a Forninhos tentarei junto das mesmas saber mais histórias, lendas e mitos desta nossa aldeia, de modo a poder enriquecer este espaço e para que todos nos possamos orgulhar do mesmo.

5 comentários:

  1. Olá a todos
    É com muito orgulho que participo neste blog. Paula tens fotografias antigas muito bonitas, vemos que tens muito gosto pela nossa terra. Espero que continues e que tudo corra pelo melhor. Também gostei da lenda da nossa Sr. Dos verdes, há muita gente que a desconhece, ainda bem que temos alguém que as divulgue.
    Um abraço Iracema

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Iracema pela tua participação neste blog. Fico muito grata poder contar com a tua participação.

    Forninhos tem de facto uma beleza imensa e o seu passado é ímpar. Por vezes viajamos na ânsia de procurar outros lugares, mas quando regressamos à nossa terrinha é que notamos que todas as terras têm um cheiro especial.

    Espero que este “passeio” virtual pela nossa terra seja para todos um prazer. Que seja para todos um bom momento, ligar a net, e poder ver o melhor de Forninhos, tal como eu trago na lembrança. Uma terra cheia de encanto. Cabe a TODOS divulgar a nossa maravilhosa terra, quer através de fotos antigas e actuais, lendas, cantigas e até aquelas receitas gulosas ou não que só encontramos na nossa terra.

    Faz alguns anos que saí de Forninhos e vim para a zona de Lisboa e embora goste do sítio onde moro, Forninhos é o meu lugar de eleição. Terra onde nasci, passei a minha infância e parte da juventude. Espero um dia, tal como muitos forninhenses já o fizeram, voltar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,

    Crias-te aqui um espaço muito agradável. Acho que é importante reunir as lendas e as histórias da nossa terra, para que estas permaneçam e não sejam esquecidas pelas gerações futuras. É engraçado chegar aqui, olhar para fotografias onde não reconheço algumas pessoas e depois surpreender-me com os comentários, afinal é alguém que vive ao nosso lado, alguém que conhecemos na perfeição. Sinto também uma certa nostalgia, saudades da minha terra, da minha infância, dos meu familiares e amigos, pois como já referiste embora estejamos a uns km’s de distância, Forninhos é sempre um lugar especial, e aqui faz-nos sentir mais perto…

    Um beijinho, tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos
    Filhota estou muito feliz por seres um dos colaboradores deste blog.
    Blog este q só existe á quatro dias e já com tanta gente a participar.
    Mais uma vez dou os meus parabéns á Paula.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Bonita lenda que eu não conhecia. Quantas lendas haverá ainda por conhecer?

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.