Seguidores

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Míscaros ou Cogumelos?

A Augustinha e a Lídia na apanha dos míscaros...Que saudades!

Ultimamente tenho visto na TV alguns programas sobre a apanha de cogumelos, como um negócio em expansão, com informação sobre o perigo de desaparecimento da espécie já que muitos são colhidos precocemente e onde alertavam também para a diferença entre os venenosos, já que nem todos são comestíveis. Ora, para nós forninhenses penso que todos desde muito novos sabemos diferenciá-los. Da nossa mesa apenas fazem parte os míscaros (cogumelos amarelos), um arrozinho malandro com míscaros…hum até me faz crescer água na boca, e os tortulhos, entre os tons brancos e castanhos, que são também um autêntico petisco.
A par das caminhadas da natureza porque não organizar também no nosso concelho um passeio micológico, terminando com uma almoçarada de míscaros e castanhas à sobremesa? Tenho a certeza que a adesão de participantes seria fantástica para uma actividade que já tem dado os primeiros passos em muitos concelhos do país.

5 comentários:

  1. Por Fornos este ano ja se fazem a sextas jornadas micologicas, sao este fim de semana!

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia que em Fornos já se fazia este tipo de passeio, só não sabia que já ía na VI Jornada!!!

    É pena que em AGB ainda não se tenha dado início a este tipo de evento...ainda vão nas "Caminhadas da Natureza" lol que embora seja já um começo para a sensibilização ambiental e para conhecer melhor os recantos de cada freguesia, este tipo de passeio micológico poderia ser também um bom pretexto para se conhecer a flora local e a floresta. Seria bom criar-se um calendário de "eventos de época", pois o desenvolvimento de uma região/localidade passa também por este tipo de iniciativas.

    ResponderEliminar
  3. Se antes era considerado comer dos pobres hoje é visto como um produto gourmet e o preço por kilo pode chegar aos 25 euros. Estes passeios são muito engraçados e além da satisfação da colheita é a conversa entre os grupos que apanham.

    ResponderEliminar
  4. A primeira experiência de apanhar míscaros que tive e que me lembro, foi na Escola Primária. Na altura dos míscaros, a Professora saía connosco para as matas e lá íamos “felizes e contentes” para a apanha dos míscaros e era sempre um grande entusiasmo esses passeios. Depois as raparigas mais velhas é que os raspavam e lavavam. No final quem ficava com eles era pois…a Professora.

    Eram os passeios micológicos da altura lol

    Boa colheita!

    ResponderEliminar
  5. Há coisas que não esqueço,o arrozinho de míscaros é uma delas UHHMM!!!!olhar para eles não mata a fome mas engana-a lol

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.