Seguidores

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fonte da Lameira

Pode dizer-se que é um dos sítios mais emblemáticos da aldeia de Forninhos e quase todos os forninhenses devem ter uma recordação que lhe esteja associada - as minhas são muitas! Novos e graúdos por ali já partilharam muitas horas de alegria e de confraternização, tenho a certeza.
A fonte já lá está há muitos anos, mas a cobertura e os melhoramentos do espaço de lazer envolvente foi construído, salvo erro, na década de 80. E, o que ali temos hoje é uma fonte/tanque público descaracterizada e este mau exemplo não serviu para projectos futuros, porque anos depois mudaram a Fonte do Lugar para o meio de uma Rotunda! Só que este caso foi um pouco diferente do da Fonte da Lameira, pois a obra não foi pacífica e foram muitos os que se manifestaram contra a alteração e foi pena a Junta de Freguesia ter permitido a alteração da fonte, mas mais do que apontar culpados, é imperioso que no futuro não se assista impavidamente à destruição de mais um lugar da nossa História.
É urgente (re)pensar prioridades!

6 comentários:

  1. Olá a todos.

    É com muita pena vermos este fontenário desta maneira.

    Esta fonte infelizmente foi descaracterizada pela construção de um coreto, é a prova viva do mau gosto de quem ordenou a sua edificação.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.

    Este palco descaracterizado, não lhe chamo coreto, porque de coreto não tem nada, foi feito para servir de palco duas ou três vezes por ano, quanto a mim, é mais uma aplicação incorrecta do betão armado numa aldeia com a de Forninhos,.
    Quanto á sua fonte, merecia mais um pouco de atenção, vejam como esta fonte, num ano seco como este, ela continua generosamente a jorrar água, com uma corrente suficiente par matar a sede a quem lá for.
    Já agora deixava aqui um reparo, esta água vem de uma mina que entra pelo morro do picão, e, segundo uma placa que se vê, esta água está imprópria para consumo, eu pergunto? Se fizessem uma limpeza na mina, ou mesmo se a agua fosse canalizada desde a origem da nascente, não chegaria noutras condições á bica? Não seria muito difícil fazer este melhoramento.
    Quanto á fonte do lugar, deve ser uma obra única, pois não creio que aja outra igual. Um fontanário no meio de uma rotunda com quatro passadeiras a convergirem para o seu centro, é, no mínimo original.
    E já agora, porque não requalificar a fonte do Miguel, uma vez que esta fonte também tem história?

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. Bem Visto!
    Um palco que serve 1 ou 2 vezes no ano e pelo que ouço por obrigação, porque até há recusa dos Grupos Musicais de actuarem no mesmo!!!

    Talvez a mania do modernismo, do facilitismo e do cimento armado se esteja a transformar num cancro que a sociedade que se diz moderna, um dia terá de combater com todos os antídotos possíveis!

    Quanto às fontes:
    Será que os forninhenses estão a perder qualidade de vida?
    Será que tudo quanto os nossos antepassados nos legaram estará condenado ao desaparecimento?

    Senão reparem:
    Quer a Fonte da Lameira, quer a Fonte do Lugar, quer ainda a Fonte do Miguel, todas elas têm afixadas placas de aviso "água imprópria para consumo" ou "água não controlada", porque no fundo é mais fácil aplicar a legislação em vigor do que defender a qualidade da água, limpando as nascentes! Pode ser que com a criação da página da Internet da Junta de Freguesia possamos um dia encontrar alguma informação sobre se estão a ser feitas ou não análises regulares à qualidade da água. Fica, portanto, também mais uma sugestão!

    Quanto à Fonte do Miguel:
    Aquela fonte já esteve praticamente soterrada, ficando eu bastante surpreendida quando há mais ou menos um ano me deparei com o local limpo e a fonte visível. Felizmente alguém foi capaz de valorizar aquela Fonte, quando já estava praticamente abandonada.

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos,
    Como aqui se tem comentado sobre as fontes, realmente nas duas que mexeram, valiam mais estar quietos, porque estavam muito bonitas como eram antes, apenas precisavam de recuperação e manutenção para que a água continua-se própria para consumo. Falando da fonte do Miguel, essa é que foi pena estar tantos anos esquecida debaixo das silvas servindo de lixeira. Agora que estava a ser arranjada não houve tempo para seguir com o projecto que estava programado, pois nestes últimos anos não havia verbas para isso. Quando tiveram luz verde para avançar não foi possível, pelas razões que todos conhecem. Era para ser feito um belíssimo lago, recuperar a poça onde se lavava a roupa e restaurar a fonte. Reforço a ideia para ver se alguém se lembra de não deixar cair isto no esquecimento.
    Cumprimentos,
    Iracema

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos.

    Desconhecia que havia um projecto para recuperação do espaço onde se encontra a fonte do Miguel. Na realidade, este também poderá ser um dos pontos de referência da aldeia de forninhos, desde que seja requalificado respeitando o local onde se insere, poderá, e deve haver o cuidado de melhorar, mas respeitando o passado dos locais. Podem dizer que não há nada de histórico nacional nestes locais, mas é a nossa história, e é isso que importa. Foi feita uma ponte para atravessar o ribeiro; muito bom, recentemente foi limpo este espaço que mais parecia, ou era mesmo uma lixeira dentro da povoação; ainda melhor, e se o novo projecto que estava a ser feito para se criar ali uma albufeira, se é o que eu entendi, será excelente, sendo assim de certeza que o novo executivo não deixará de estar atento a estes melhoramentos.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.