Seguidores

terça-feira, 10 de novembro de 2009

1977-AGO-15 - A Mudança

Não há aldeia ou povoação que não tenha uma festa. No 15 de Agosto são muitos os filhos da terra que regressam às origens e por 1 dia colocam de lado as divergências e todos convivem. Este é o registo de 1977, o primeiro ano em que os andores passaram a ser transportados por tractores, mas "a tradição já não é o que era", pelo menos em alguns casos. Vejamos:

Andor de Santa Rita: desde 1977 que fez parte da Procissão, mas entretanto a imagem foi roubada e este andor foi substituído pelo de Santa Teresinha.

Mais... O S. Mártir Sebastião que em tempos foi tão bem "representado" pelo Zé Teodósio (Jr), hoje simplesmente não existe, assim, como os 3 pastorinhos de Fátima...perdeu-se, assim, parte deste património humano religioso!


O andor da N. Sra. dos Verdes, com os "anjinhos", onde mais tarde se passou à cor verde, vestidos e coroas verdes. No entanto, saliento a presença da cruzada, que actualmente voltou a fazer parte da procissão do 15 de Agosto. Quando se diz: "antigamente ía cruzada" é verdade. Aqui fica esse registo, com a presença das catequistas a acompanhar a cruzada. Uma tradição que voltou. Parece-me é que os lenços das meninas já não fazem parte do traje.

10 comentários:

  1. Boa tarde a todos.
    Na data destas fotos, era eu mais novo que a maioria de vos.
    Um "puto" de 21 anos.
    Tem razao a Paula ao dizer que para conhecer o presente, necessitamos de conhecer o passado; eu acrescento: recordar o mesmo!
    Recordo com saudade, nao obstante ser ao longo da vida um pouco nomada e ausente, rostos que continuam entre nos e muitos outros que perduram.
    Reconheço na 2ª foto, o Antonio Cavaca e o seu Miguel, na 3ª foto, o Samuel Cavaca, na 1ª foto, sera o Teodosio(Jr.) ou o Ernesto?

    ResponderEliminar
  2. Pois é Xico… “recordar é viver” e nada como recordar o passado e como era a Festa em honra de Nossa Senhora dos Verdes há uns anos…há uns anos valentes!!!! Por isso, na 2ª foto temos o meu tio Cavaca, mas com o seu Victor, já que o Miguel devia ter na altura (se não me engano) uns 4 anitos!

    Na 3.ª foto também me parece o Ernesto ou será o seu irmão, o Júlio?

    Comprometo-me, desde já, a procurar outras antigas para serem divulgadas. Penso que todos nós vivemos de recordações e é importante visualizarmos como era o nosso Forninhos, os nossos familiares e amigos. Conto com todos para fazermos o retrato da nossa aldeia. Seria importante que os que residem em Forninhos pudessem contribuir também com fotos e artigos e, assim, ajudar e dar dinâmica ao blog.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Parabens Paula pelo teu Blog.Obrigado por me teres convidado para fazer parte do teu blog.Mais uma vez Parabens e boa sorte.beijinhos

    ResponderEliminar
  4. oi
    parabem paula pelo blog. vamos agora a postar materia para fazer ele crexer .
    obrigado pelo convite .
    um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Que bom poder ver estas fotos...
    Nessa altura só tinha um ano e meio ,mas ainda conheci algumas pessoas ,o meu tio Samuel, a minha cunhada Teresa;S.António Cavaca ,como é bom ver as diferenças ,antes e depois.

    ResponderEliminar
  6. olá
    Todas as iniciativas q venham promover a nossa aldeia serão sempre bem recebidas por mim.Claro q estas fotos só trazem boas recordações e mts saudades de outros tempos....
    Tempos em que tudo era mt mais simples!
    Bjs para ti Aluap,os parabéns ficam para outra altura,ok?

    ResponderEliminar
  7. Olà,
    Parabens Paula pelo blog!
    Nao sou residente na freguesia de Forninhos, mas tive a oportunidade de la ir passar alguns dias incluindo o dia da festa.
    Achei que a vossa freguesia era muito acolhedora, encontrei la muita gente simpatica!
    Quanto a festa, adorei participar a procissao, embora tivesse muito calor.... e espero la estar outra vez para ano!!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. parabens irma pelas fotos que nos faz recordar momentos quando eramos mais novos,mas eu acho que na 1 foto deve ser o agustinho da tia raquel o irmão do zè coelho ele a que tinha um tractor assim mas não tenho a certeza.um beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos
    Parece que a pessoa da foto é o meu cunhado Julio , visto que naquela altura ele trabalhava para o Agostinho da tia Raquel.

    ResponderEliminar
  10. Parece que estas fotografias trazem à lembrança recordações inesquecíveis da infância e juventude de todos.
    Que este espaço seja uma conjugação de esforços em torno dos interesses de Forninhos.

    "O blog que revela o verdadeiro espírito forninhense. Pessoas humildes, solidárias, empenhadas e dinâmicas!
    É disto que temos de ter orgulho, é por isto que temos de lutar!"

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.