Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2020

Crendices

No dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, existia a crença de que as almas dos mortos desciam à terra nos locais de nascimento (tradição trazida pelos Celtas). Era por estes dias que os defuntos lambiam os figos e "Passante os finados já ninguém os queria".
Também a partir de hoje e até ao dia dos fiéis defuntos, as famílias tratavam de varrer bem a casa para os ente falecidos entrarem, pois nestes dias as almas estão junto das famílias nas suas casas.
Aqui como em toda a parte, há quem acredite nas almas do outro mundo e chegam a garantir a pés juntos que viram e ouviram fulano e sicrano...
- Que fazem para se verem livres da aparição e do medo?
Vão às bruxas que falam com a voz dos mortos!!
- E quem são elas/eles?
Em vez de me perder em explicações vou deixar uns conselhos e curiosidades a fim de evitar males maiores. Acreditem se quiserem, mas...que las há...há... pelo menos retornam agora pela televisão, na forma de halloween, como se diz em inglês.

- A criança que chorar três vezes no ventre da mãe ficará fadada com poderes sobrenaturais e poderá ser adivinho, zangão ou bruxa.

- Quando se passa por alguém que se julgue com poderes de bruxaria, devem fazer "figas", cruzar-se os dedos polegar e indicador e dizer:

Bons olhos me vejam
Os maus que não me olhem
Bons olhos me vejam
Os maus que não me enxerguem

- Depois da meia-noite é perigoso passar por um cruzamento: lugar de encontro de bruxas e lobisomens.

- Nas encruzilhadas: os cruzeiros e as cruzes afugentam os demónios, as bruxas e as assombrações.

- Se uma bruxa entrar na casa duma pessoa e esta quiser ter a certeza de que ela o é, esconde uma vassoura atrás da porta, virada ao contrário, ou deita um banco de 3 pernas para o ar. A bruxa não consegue sair.

- Uma bruxa não pode morrer sem entregar os novelos do seu fadário. Daí o ser perigoso pegar nas mãos das ditas quando estão para morrer.

- A bruxa só morre quando arranja alguém que herde o seu fadário.

Bruxas à parte, os nossos Santos que descansem em paz.



Nota: À falta de melhor, ilustra-se este texto com uma foto do festival das Bruxas de Vilar de Perdizes, a aldeia mais mística de Portugal.

16 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Paula!
    Crendices todos conhecemos e só vivi um pouco do dia das bruxas com os netinhos no inglês... Ah! Que doces gostosos!
    Ainda tem uma abóbora ornamental cheia de doces...
    No mais, nossos santos descansem em paz, Como você disse.
    Tenha um ótimo final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rosélia.
      O halloween “made in USA” deixa as nossas crianças cheias de pena por não terem tradições iguais; por regra as crianças adaptam-se bem às condições e às culturas que enfrentam, então a tradição da véspera de Todos os Santos” hoje vive-se com “doçura ou travessura”, bruxas e santos, celtas e americanos.
      Por cá, a história do Dia de Todos os Santos perdeu a originalidade desde que insistem em imitar os americanos. Estamos a esquecer que o 1º de Novembro, é um dia que a República fez feriado para desta forma lembrar e Homenagear Todos os Santos e pensar neles.
      Bom 1º de Novembro.
      Bjs

      Eliminar
  2. Muito bom e cada povo tem suas crendices...Vale é festejar e manter! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim celebra-se a vida e a morte!
      Cada um (cistãos incluídos) interpreta o Dia dos Santos a seu modo, pois não existe nenhuma referência bíblica ao Dia de Todos os Santos. Apenas há passagens em que a Bíblia aconselha os cristãos a evitar rituais que os coloquem em contacto directo com os mortos.
      Mas o fanático cai por vezes na superstição.
      Beijos.

      Eliminar
  3. Estas crendices, ainda um ou outro mais antigo as vai contando embora aos bocadinhos, como pedaços estilhaçados de um espelho, coisa que ao tempo se dizia dar azar.
    Era e ainda nalguns locais ter tal culto, o mais próximo de um ato de fé, o profano!
    Bem a propósito o texto nesta quadra e na situação de pandemia em que muita coisa pode levar o mundo a radicalismos, no proveito destas superstições que muito têm de verdade e que guiaram os povos ao longo de séculos.
    Parabéns pelo texto e sua pertinência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedaços de costumes supersticiosos dum ambiente sombrio das noites que chegavam cedo.
      Os Lusitanos eram descendentes dos Celtas, por isso não admira que o habitante de Forninhos ao longo dos séculos acreditou que podia haver contacto com os mortos do Além. As tradições que nos deixaram foram as mesmas que deixaram na Inglaterra e Irlanda.
      Mas estranhamente com o regresso dos mortos havia ali um misto de medo e audácia. Se por um lado aproveitavam para limpar a casa para os receber, por outro, já não comiam os figos depois da sua passagem e alguns ainda recoriam às bruxas para se verem livres das aparições e medos (irreais, a meu ver) e não tinham medo dos vivos (leia-se bruxas).
      Então porque é que quando passavam por alguém que julgavam ter poderes de bruxaria, faziam "figas"?
      Não é este o lugar próprio para debater esta profissão. Com ou sem pandemia, ainda hoje as pessoas acreditam em visões: rezam, põem velas, mandam celebrar missas, querendo assim pagar qualquer promessa que o defunto ficou a dever, vão à bruxa e vão para as encruzilhadas fazer as mezinhas recomendadas. E, assim, à custa de bruxedos muita gente enriquece.

      Eliminar
  4. Uauuuu, gostei de ler o seu post sobre as crendices.
    Que Novembro seja um bom mês para você e família... Prossigamos, o final do ano já está no ar, e quanto precisamos do Criador para vivermos esperanças vivas!!!
    Bjs e abçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anete, a história diz mesmo que este era o réveillon da fé Celta! Era como uma passagem de ano espiritual, com grandes festas com muita comida e diversão.
      Bjs e abçs
      Bom Novembro p todos nós.

      Eliminar
  5. Lembro-me de ouvir o meu pai contar coisas dessas, nas noites de Verão quando era menina nos anos 50 do século passado.
    Havia outra que ele contava. Quando uma pessoa está para morrer e diz, "eu deixo, eu deixo" nunca perguntes o quê ou ela te passará o seu fadário.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom!
      Também se diz que as bruxas "boas" na maioria das vezes diziam o nome de uma mulher na hora da morte. Quem com elas estivesse teria de ir chamar ou mandar chamar a dita para receber os seus segredos ou poderes, os novelos, como diziam, para fazer o bem e continuar o trabalho.
      Abraço, saúde e boa semana.

      Eliminar
  6. Confesso que não conhecia essas histórias.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também desconhecia umas por completo.
      Boa semana.

      Eliminar
  7. Também acho... "que descansem em paz"!
    Mas...que elas andam aí, andam!
    Gostei dessas histórias... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se saem adivinhos, zangões, bruxas, as crianças que falam no ventre das mães...andam aí, andam!
      Bj

      Eliminar
  8. Boa tarde

    Passei por aqui para vocês saudar.
    Os mentores do Blog
    Seus leitores e seguidorores..

    Protejam - se dá Pandemia e das
    Bruxas...

    Bom fim de semana
    Abraço
    M Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom fim-de-semana e proteja-se também, o Corona obriga.
      Bruxas à parte...este blogue faz 11 anos, por estes dias, passe por cá para celebrar. Hoje já todos tem uma janela na sua mão para interagir no momento, mas aqui ainda continua a haver espaço para aquele momento que se espera diferente!
      Abraço.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.