Seguidores

sábado, 17 de novembro de 2012

Forninhos continua a ser freguesia de Aguiar da Beira

Foi agora conhecida a proposta da Unidade Técnica criada para a Reorganização Administrativa do Território, que aponta para que o concelho de Aguiar da Beira passe a ter 10 freguesias, menos 3 que as actuais. 
Fazendo as contas, segundo a Lei 22/2012, o concelho de Aguiar, podia perder entre duas a três freguesias, com a benesse de a decisão partir das assembleias municipais, que indicariam as freguesias a extinguir/agregar. Mas como a Assembleia Municipal de Aguiar da Beira não se pronunciou nos termos e para os efeitos do art.º 11.º, da Lei 22/2012, colocou a decisão nas mãos da UTRAT e AGB em vez de duas, perde três freguesias: CorucheGradiz e Valverde.
Em Aguiar da Beira, os autarcas, com uma ou duas excepções honrosas, do Sr. Presidente da Junta de Gradiz e do Sr. Presidente da  Câmara Municipal, todos assobiaram para o lado e utilizaram as sessões para discussões inócuas e sem sentido sobre o que era isto de agregar/extinguir freguesias, limitaram-se a criticar a proposta e a dizer que tudo deveria ser feito de forma diferente e que faltava explicar as vantagens desta reforma, que não conseguiam ver vantagens nas alterações propostas!!! 




Se fosse eu a decidir tinha apresentado proposta de fusão, no âmbito da pronúncia prevista no artigo 11.º, para além de, havendo acordo, propôr a alteração dos respectivos limites territoriais da freguesia de Forninhos, incluindo a transferência da totalidade do território para o município de Penalva do Castelo (artigos 16.º e 17.º). Mas o que fica gravado para a posteridade é que desde o dia que soou o primeiro sinal de alarme, os autarcas de Forninhos utilizaram as sessões para discutir apenas a não extinção da freguesia de Forninhos e não perceberam, ou não quiseram perceber, que se abria a oportunidade para discutir, com a população, a alteração do seu território.
-/-
Já o município de Penalva do Castelo considerando que a Assembleia Municipal se pronunciou nos termos e para os efeitos do artigo 11.º a UTRAT propôs a União das Freguesias de Vila Cova do Covelo/Mareco e Sezures/Matela (artigo 7.º, n.º 1) e vai passar a contar com 11 freguesias, menos 2 que as actuais. 
Olhando para a agregação das freguesias de Sezures e Matela, não percebo como é que a Matela surge agregada a Sezures! 
Quem se lembra dos limites propostos pela Freguesia de Forninhos, no ofício datado de 17/10/2011?
"Gostaríamos também, que fosse tida a possibilidade de agregar ou fundir localidades de concelhos diferentes, que se tenham uma identidade comum, que estejam mais próximos em termos de acessos e que tenham interesse nessa mudança, dando voz a essas localidades.".
Foi esta a discussão que ninguém teve coragem de fazer em Forninhos, como na maior parte das freguesias vizinhas dos municípios, inclusivé, Matela.

Quem quiser ler o post de Junho último clique aqui.

Fontes: www.parlamento.pt; acta de 29 de Junho, disponível no sítio da Câmara Municipal  de Aguiar da Beira; Ofício da Junta de Freguesia de Forninhos datado de 17/10/2011.

32 comentários:

  1. Interessante isso! Gosto como te dedicas!Maravilha! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Sabe Chica, nas nossas terras pequenas, se todos pensassem mais nos interesses futuros da população, a organização administrativa e territorial poderia ter sido diferente, mas o mais caricato é o Presidente de Forninhos na altura que foi conhecida a intenção do Governo extinguir/agregar freguesias, plasmada no célebre Documento Verde, ter escrito que fosse tida a possibilidade de agregar ou fundir localidades de concelhos diferentes. Assim que viu que o documento seguinte era mais "simpático" para os interesses próprios, deixou de imediato de lado a possibilidade de os três povos a que se referiu, nomeadamente a Quinta da Cerca, Moradia e Quinta da Ponte, se unirem a Forninhos!
    Outra situação:
    Porque juntar a freguesia de Coruche a Aguiar da Beira, quando na acta de 16/Dez/2011 o Sr. Presidente da Câmara disse “…o importante é perder o menor número de freguesias possível e tudo fará para que assim seja, tendo em conta a ruralidade das nossas aldeias…”.
    Não é estranho que podendo reduzir duas, tivessem optado por reduzir três?

    ResponderEliminar
  3. Se fosse a aulap a decidir teria mudado a freguesia para Penalva do Castelo. Se fosse eu teria proposto a agregação à Matança e mudava para Fornos de Algodres que sempre tem um nome mais parecido com Forninhos.

    ResponderEliminar
  4. O nosso povo sempre viveu dividido entre Aguiar, Penalva e Fornos, é facto. De Forninhos a Fornos ou a Penalva, a distância será mais ou menos a mesma, só que era capaz de ser mais vantajoso para Forninhos pertencer ao distrito de Viseu.
    Mas também não me importava nada de ver Forninhos incluído no concelho de Fornos de Algodres, pena tenho eu que quando Queiriz, que foi também uma antiga paróquia de Penaverde, ficou no concelho de Fornos de Algôdres, Forninhos não ficasse também, pelo nome e porque há mais afinidade com Fornos, do que com Aguiar.
    Mas como diz, para isso acontecer agora, Forninhos tinha de se unir à Matança e a “União das Freguesias de Matança/Forninhos”, com localização da Sede de Freguesia na Matança, eu já não queria, mas que fazia sentido mudarmos de concelho, fazia. Continuar em Aguiar da Beira é insistir nos erros do passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aluap, por mais que não gostemos de nossos pais, não os podemos riscar seus nomes dos nossos bilhetes de identidade, por isso não queiras renegar o concelho que sempre foi o teu, nascemos no local que nascemos e com isso vamos ficar para o resto da vida, na tua certidão de nascimento consta: nascida em Forninhos, freguesia de Forninhos concelho de Aguiar da Beira.

      Eliminar
    2. João, não compares os nossos pais a Aguiar da Beira, que nunca foi uma mãe para Forninhos, quando muito, foi uma madrasta!
      Na minhas veias corre sangue forninhense e não aguiarense!
      Depois, se queres que te diga, nunca senti que pertenci a Aguiar da Beira e que diferença faz um assento de nascimento? Quantos forninhenses nasceram no concelho de Penaverde, Algodres e quiçá Trancoso?
      A minha naturalidade até pode ser Forninhos, Aguiar da Beira, mas para mim unicamente conta FORNINHOS. Só!

      Eliminar
    3. É complicado... por causa das veias!

      Eliminar
  5. Em termos de afinidade penso que não há dúvidas que Aguiar é a mais importante pois a história de Forninhos assim o diz. Ou então tb tinham a hipotese de agregação a Penaverde, a qual tb já perteceram e com a qual têm coisas em comum. Com Dornelas pode-se dizer o mesmo, pois existem muitas ligações.

    Penso que seria importante a aulap fazer um levantamento das freguesias que mudaram de concelho a nivel nacional para termos uma ideia dessa vontade por parte dos povos.

    A aluap acha melhor mudar para penalva, mas as hipoteses são mais que muitas. É a sua opinião, vale o que vale.

    Forninhos nunca não sairá do lugar onde está e o problema do interior e do país é a desertificação e ter uma junta de freguesia noutro lugar não aumentaria os nascimentos, penso que dexaria mesmo ter alguma voz na defesa da população que representa. A tendência destas terras está na diminuição constante de população por causa do envelhecimento. Isto não é uma solução mágica, é pura ilusão isso.

    ResponderEliminar
  6. O problema não está na junção de Forninhos a Penaverde ou a outra freguesia do concelho de Aguiar, passando a ser uma só Junta. O que eu digo é que Forninhos tinha aqui a oportunidade de alargar o seu território, com a transferência de parte do território de Penalva do Castelo, tal como plasmado no ofício da Freguesia de Forninhos de 17.10.2011, assinado pelo Presidente da Junta.
    Depois, o problema da transferência para Penalva ou continuar em Aguiar, resolvia-o a população e não os autarcas, mas os poucos mais de 200 residentes nem sequer foram ouvidos. E isto é que fica gravado para a posteridade!

    Assim como fica gravado que todos concelhos do país que emitiram pronúncia, além de perderem menos 1 freguesia, passam a dispôr de mais fundos!

    Já o problema do despovoamento e/ou desertificação é outro e é diferente. Se a aldeia de Forninhos e todas as aldeias do interior do país estão hoje despovoadas, se calhar foi porque os políticos não souberam acautelar o futuro. Se tivessem investido mais nas pessoas e menos no betão e alcatrão, provavelmente não se tinham fechado as escolas primárias! E aqui há ainda a questão, se em Aguiar da Beira continuarem com as mesmas políticas, qualquer dia assistimos ao encerramento do próprio concelho e da Câmara Municipal. Segundo os censos de 2011 o concelho de Aguiar pouco mais que 5.000 habitantes tem! Penalva pouco faltará para ter 10.000 habitantes! Uma realidade, no mínimo, digna de nota!

    Quanto às afinidades não estou de acordo. Forninhos não tem, nem nunca teve, afinidades com as gentes de Aguiar. E com Dornelas e Penaverde, antes existem muitas rivalidades e a história de Forninhos isso mesmo diz, por isso, ainda bem que não temos de nos unir a nenhuma destas freguesias ou outra do concelho de agb, porque não seria bom reabrir essa rivalidade.

    De qualquer forma bem-haja por comentar, e volte sempre!

    ResponderEliminar
  7. Quanto à transferência de freguesias de um concelho para o outro, repito o que escrevi no dia 23/06/2012: “…claro que esta lei no que se refere à fusão e transferência de freguesias de um município para o outro é só para “inglês ver”, porque ninguém vai querer perder a “sua paróquia”.".

    E acrescento agora: porque só assim a controlam melhor, só assim controlam melhor os votos da "paroquiazinha".

    ResponderEliminar
  8. Desta primeira leva, Forninhos escapou; vamos a ver se vai haver mais extinsões de freguesias, fusão ou união de concelhos. Ma minha modesta opinião à Freguesia de Forninhos deveriam juntar-se: Cerca, Matela, Moradia e Quinta da Ponte, passarmos para o Concelho de Penalva do Castelo, Distrito de Viseu. Penalva do Castelo é mais perto que Aguiar da Beira, tem um clima idêntico ao nosso, pertence à Região Demarcada do Vinho do Dão. Nós já pertencemos à Diocese de Viseu e o pessoal vai lá ao Hospital, etc.. Agora uma pergunta. Que assuntos vamos tratar à Guarda?

    ResponderEliminar
  9. Um ou Nenhum. A Viseu sim, vários!
    Se hoje, a Quinta da Cerca, Matela, Moradia e Quinta da Ponte se “agregam” a Forninhos, por acordo, amanhã a Freguesia de Forninhos contabilizava estas populações, mas assim não sei até quando Forninhos será freguesia!
    Aquilo que sabemos é que hoje de acordo com a lei aprovada, Forninhos podia ter proposto a alteração dos limites do seu território e transferir parte ou a totalidade para município de Penalva, logo, para o Distrito de Viseu, mas no futuro nada impedirá que Forninhos tenha de se juntar a Dornelas, a Penaverde ou até à Aguiar!

    ResponderEliminar
  10. É verdade que a População de Forninhos e não só, tem mais a ver com Viseu do que com a Guarda.
    Qualquer situação, por exemplo a doênça, para onde são trânsportados os doentes? Viseu; Para onde os jovens agora vão tanto para se divertir com para trabalhar? Viseu.
    Pois aí está uma boa oportunidade, para Forninhos peretencer a Viseu e não só como Diocese.
    O meu pensamento.

    ResponderEliminar
  11. Guarda deixa là estar que està là bem ,é para Penalva e viseu que o pessoal de forninhos està virado,perguntem o povo se preferem a feira de penalva ou a de Aguiar da beira,claro que a resposta é penalva,nunca fomos muito bem vistos por uma certa parte de gente de Aguiar,a malta do meu tempo e mais velhos do que eu,devem se lembrar e bem,que até no futebol de cinco eramos sempre prejudicados,lembram se quem era o arbitro ,é claro que todos se lembram, mas o que là vai là vai, agora que foi uma grande coisa Forninhos não ter que se agregar a Dornelas ou a Penaverde, isso foi na nossa terra mandamos nos héhé e amanha jà é segunda LOLL.

    ResponderEliminar
  12. Forninhos pertence a Viseu de várias formas, como a saúde por exemplo que é das mais importantes, a agricultura igual, reliogiosamente, etc e a tendencia é não deixar de o ser. Aliás os distritos já estão hoje desactualizados. Até os Governos Civis já acabaram.

    Vejo aqui comentários contra Aguiar da Beira, apenas deixo uma pergunta: Alguém gostava que a sede do concelho, neste caso Penalva, trata-se a Freguesia de Forninhos como trata a Matela, Moradia, Antas, Quinta da Ponte, Vila Cova, etc. ? Comparem estas localidades com Forninhos e vejam a diferença. Podem começar pelo organização das localidades, depois os acessos. Se a Câmara de Aguiar deixasse o estaleiro que já está na Ponte do Boco, num acesso principal, o tempo que tem deixado, que se iria dizer aqui?

    Era importante perceber a nivel nacional quais foram as mudanças de concelhos que existiram com esta nova lei. Fica o desafio.

    ResponderEliminar
  13. Como calcula não conheço a realidade de localidades como Antas, Vila Cova e Sezures, mas conheço a realidade de Forninhos e Matela, ou melhor, conheço as diferenças entre Matela e Forninhos. Matela é freguesia de Penalva há “meia dúzia de anos”, digamo-lo assim. Forninhos é freguesia do concelho de AGB há mais de 1 século!
    Pergunto-lhe eu:
    Primeiro:
    Que serviços tem Forninhos que a Matela não tem?
    Segundo:
    Aguiar da Beira tratou bem Forninhos desde quando?

    Quanto aos acessos, se conhece bem as estradas locais, com certeza já percebeu que as estradas só têm servido para rapidamente daí levar para fora as pessoas.

    Por fim:
    Ao desafio que aqui quer lançar já respondi ao transcrever o que por mim foi dito no passado dia 23 de Junho. Para bom entendedor...e depois acho que tal levantamento não cabe aqui, pois o objectivo do blog é Forninhos e não o país, em geral.

    ResponderEliminar
  14. Outra coisa:
    Nesta Lei, como sabe, era possível agregação de municípios, e já que referiu que preferia mudar para Fornos de Algôdres, sempre lhe digo outra vez, que não me importava nada e gostaria muito que estes dois municípios se juntassem, por causa da história comum, das boas ligações e porque, principalmente, são dois concelhos muito pequenos. Juntos acho que teriam mais importância. Só que eu não vi nenhum autarca interessado nisso, assim como não vi esses mesmos autarcas interessados na transferência de freguesias de um município para outro.
    O que se ouvia (e ouve) é pessoas a dizer que gostariam de ver o território de Forninhos aumentado e vontade de mudar para Penalva do Castelo!

    ResponderEliminar
  15. É com muito agrado que fiquei a saber que Forninhos continua a ser freguesia.
    Com respeito ao Conselho por mim, Forninhos já devia pertencer ao Concelho de Penalva e ao Distrito de Viseu há muito tempo, nós nunca devíamos pertencer ao Concelho de Aguiar da Beira nem ao Distrito da Guarda.

    ResponderEliminar
  16. Realmente tirando um comentário que não está a favor da aulap, há muita afinidade com Penalva à qual Forninhos nunca pertenceu durante a sua história.

    Acho engraçadas algumas ideias suas, Forninhos devia aumentar o território, mas não para Dornelas (pergunto porquê?), não para Pena Verde (pergunto Porquê?), não para Matança (pergunto porquê?) e só para a Matela (pergunto porquê?). É a sua opinião. Então não quer agregações que não "gosta" mas quer propor aos forninhenses uma mudança radical, que seria mudar para um concelho ao qual Forninhos nunca pertenceu?

    Se Aguiar é bastarda para Forninhos (não concordo), o que é Penalva para a Matela? A Matela não é freguesia há muitos anos mas sempre foi uma localidade de Penalva. Pois, seja ou não freguesia, todas as pessoas devem ser tratadas por igual.

    Sobre as estradas servirem para levar as pessoas, apenas tenho a dizer que as pessoas que querem ir vão, não é pelas estradas estarem boas ou más, é porque assim decidem. Basta ver a emigração quando ainda nem havia estradas. Agora para quem reside nestas localidades e precisa de lá passar todos os dias, aquela estrada é uma vergonha, ou melhor sempre foi.

    ResponderEliminar
  17. Recordo-lhe, antes de mais, que a decisão de alargar o território de Forninhos, com localidades do concelho de Penalva não foi minha, foi do Sr. Presidente da Junta de Forninhos e, portanto, o que está escrito neste texto é a minha opinião e análise do que se passou durante todo o processo.Só! Eu não imponho decisões, apenas dou a minha opinião, que vale o que vale, que se calhar vale mais que a sua, porque dou a cara!
    Além disso, não me parece que fosse vontade de nenhum forninhense agregar-se a Penaverde ou Dornelas, por isso não me parece de bom-tom que uma “agregação” como esta devesse merecer, pelo menos, uma posição da própria Assembleia de Freguesia de Forninhos, mas isto é só a minha opinião, claro!
    Quanto à Matança, repito, não me importava nada e gostaria muito mais de pertencer ao concelho de Fornos, do que Aguiar. O que eu disse é que não gostava que a localização da Sede de Freguesia fosse na Matança! Mas isto é só uma opinião “por causa das veias”…tá ver…? porque eu não estou na Junta de Freguesia, nem me governo à conta da Junta, da Câmara, Empresa Municipal ou outra Instituição Pública.
    E voltando às veias, o que deve estar a fazer-lhe “sombra” é exactamente eu não ter escolhido Forninhos, foi ter nascido em Forninhos, porque só quem nasceu nesta terra sabe bem o que Aguiar da Beira foi para Forninhos e que Aguiar não é a nossa terra!
    Quando fala que não concorda que Aguiar foi uma bastarda para Forninhos, devia falar sobretudo porque o não foi?!
    E Forninhos identifica-se tanto com Aguiar e gentes de Aguiar que os forninhenses estão a borrifar-se para Coruche, Gradiz e Valverde! E em relação a esta parte era bom, que também falasse da não pronuncia da Assembleia Municipal, não deixa de ser curioso que podendo perder 2 freguesias, optassem por perder 3!
    Este texto foi escrito no passado Sábado e, portanto, quanto a isto o senhor «nada».
    O texto não pretende propôr aos forninhenses uma mudança radical, apenas criticar a forma como o processo foi conduzido na AM. Ainda assim, sou alguém com frontalidade e humildade suficiente para, caso me provem de forma fundamentada que a minha opinião e análise foi injusta ou portadora de falsidades, apresentar-lhe as minhas desculpas, já que parece ser o único visado, além de ser uma preocupação sua a estrada Penalva do Castelo-Forninhos! A sua opinião sobre propôr a agregação à Matança está visto que foi só “para inglês ler”.

    ResponderEliminar
  18. Quem lhe pede desculpa sou eu, por não concordar com algumas das suas opiniões.

    ResponderEliminar
  19. Deve-me um pedido de desculpas, sim, mas não por não concordar com as minhas opiniões ou parte, mas por escrever que eu quero propôr aos forninhenses uma mudança radical…porque não fui eu que propus ou decidi, que:

    «Os nossos limites administrativos estão próximos das habitações de três povos…Quinta da Cerca, Moradia e Quinta da Ponte, cuja população interage e se identifica com a nossa freguesia, em termos civis, religiosos, acção social, escolar, etc.».
    «…propomos é que seja dada a possibilidade a localidades de freguesias e concelhos diferentes, de se agregarem de acordo com a sua realidade geográfica e proximidade real em termos de identidade, salvaguardando assim, as “especificidades locais”.».

    O que eu escrevi foi:
    Se fosse eu a decidir…, havendo acordo, atenção "havendo acordo", propunha a alteração dos limites territoriais da freguesia de Forninhos, incluindo a transferência da totalidade do território para o município de Penalva do Castelo ...

    Eu é que não sei falar de Vila Cova, Antas e Sezures, uma vez que nunca tive vivência directa com a gentes destas povoações, mas sei falar de Forninhos e o que constato é que Aguiar sempre foi uma madrasta para Forninhos. Mas discorda, tudo bem. Agora não venha falar da agregação de Forninhos a Dornelas ou Penaverde, porque isso nunca foi proposto pela freguesia de Forninhos e eu limitei-lhe a analisar a forma como todo o processo foi conduzido, consultando o sítio do Parlamento, a última acta disponível no sítio da Câmara de Agb e o ofício da Junta de Freguesia datado de 17.10.2011. Só não foi possível consultar as actas da AF porque o sítio da Junta não as disponibiliza.
    É muito fácil chegar ao facebook e disponibilizar online centenas de fotografias e nenhum conteúdo, mas eu prefiro comunicar aos distantes, de forma séria, qualquer motivo relevante da sua aldeia. Se podia fazê-lo de outra forma? Poder, podia, mas para mim não era a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo11/20/2012

    Boa tarde a todos.
    Excelente tema este da Reorganizacao Administrativa do Territorio, que em boa hora vem a este Blog, o que apenas demonstra a sua vitalidade e a actualidade de quem o lidera.
    Estive a ler regra geral com agrado os comentarios aqui expostos.
    Com toda a minha frontalidade,considero nao haver explicacao logica e plausivel, nao pertencermos ao Distrito de Viseu.
    Um erro crasso que jamais foi corrigido por interesses pessoais e sectarios.
    Tenho muito respeito pela Guarda e suas gentes, apenas essas gentes sao aquelas que com ela se identificam e dela usufruem.
    Nao vi ate hoje algum vizinho perguntar a vzinha aonde foi fulano e responder foi a Guarda, mas sim foi ao hospital de Viseu, feira de terca feira ou Feira Franca, para ja nao falar nas compras e lazer.
    Na minha opiniao, Aguiar da Beira pode casar com Sernancelhe, sempre casavam na Senhora da Lapa e tinham festa com bolos conventuais - beatos nao faltariam, mas sem Forninhos comparecer na cerimonia.
    Forninhos, na minha modesta opiniao, deveria agregar a Matela, Moradia, Quinta da Ponte e claro, os Valagotes.
    Com esta consolidacao, transitar para o concelho de Penalva do Castelo, consequentemente, distrito de Viseu.
    Isto pelas singularidades que existem em termos de tradicao, costumes, solidariedade, actos religiosos e vivencia.
    De facto existe muita gente de maos nos bolsos a assobiar para o lado, enquanto ha tempestade, mas nao as tiram na bonanca, para reflectir, pelo contrario, sentem-se aliviados por nao serem atingidos. Venha a mim o Vosso Reino.
    Nao tem explicacao a perda num concelho de mais 1 freguesia, apenas por desleixo ou laxismo; jamais, partindo eu do principio de que nao foi por interesse de alguem!
    A obrigacao principal de um ou dos autarcas, esta na representacao de todos, independentemente de credos ou cores politicas, que pelos vistos em Forninhos tem mais "intensidade" que a Assembleia da Republica.
    Auscultem o povo, dialoguem, esclarecam, muito importante terem reunido e sentir os seus ansejos, por exemplo nesta materia que estamos a discutir.
    Ja nao se juntam rebanhos a pedrada, mas alguns ainda vao pelo assobio.
    Saibamos todos juntos honrar a nossa terra, aonde tivemos a bencao de nascer.
    Bem haja pela paciencia, agora vou ver o meu Benfica "limpar" o Celtic.

    XICOALMEIDA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Xico. Só têm os olhos virados em direcção ao venha-a-nós-o-vosso reino. E aliviados ficam por não serem atingidos. É como nesta página, não sei porquê vêem logo o “mosquito”, mas têm dificuldade em ver a árvore e os frutos que atraem o mosquito.
      Repara que não vêm os inúmeros post´s e comentários que aqui são postados e que nos falam da saudade e de amor à nossa terra, assim como todos os registos de memórias de interesse comum. Bastava olhar para o blog dos forninhenses com mais aenção e um pouco de boa vontade para ver o inegável. Mas não...
      Gente cobardolas, pequenina e mesquinha é que devia desaparecer do mapa…não é Forninhos, porque esta bonita terra merece continuar a fazer parte da história administrativa do nosso país.

      Eliminar
  21. Para finalizar a discussão, em tom mais leve:
    Se Forninhos escapou desta, é porque assim que foi conhecido o Documento Verde, houve aqui também uma jogada de antecipação do Presidente da Junta de Freguesia de Forninhos, que depois na reunião da AM de 16 de Dezembro chama a atenção para a questão da mediação do raio a ter em conta na sua freguesia e o Sr. Presidente da Câmara, desde logo, informa que o caso de Forninhos está resolvido e que já não terá de se agregar.
    Olhando para o mapa, acho que qualquer leitor vê que a agregação a qualquer freguesia e a eliminação do serviço público (Junta) ía isolar e enfraquecer muito Forninhos, principalmente, a qualidade de vida da população local, por ser ainda um serviço público presente na melhoria das suas condições de vida. Ainda bem que continua a ter o seu lugar assegurado na história administrativa do nosso país.
    Agora, por favor, não envergonhem Forninhos, principalmente, a gente de antigamente que ousava tomar a palavra e dizer as coisas como eram…porque a franqueza sempre foi uma das qualidades dos nossos avós.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11/21/2012

    Apenas um comentario adicional ao que ontem publiquei.
    Albertoa, presumo que seja senhora, nao sei; sei apenas que o meu nome fica escrito sem pseudonimos.
    Adoro Fernando Pessoa, mas apenas fui batizado em Forninhos.
    Minha senhora/senhor, nao se baralhe para eu nao ficar baralhado.
    Afinal defende todas as solucoes!
    Em que ficamos?

    XicoAlmeida

    ResponderEliminar
  23. Todos têm direito à sua opinião, seja senhora/senhor, mas a máxima de Voltaire faz aqui todo o sentido:

    «Posso não concordar com o que dizes, mas luto para que o possas dizer».

    Aproveito, assim, para o convidar a identificar-se e, consequentemente, colaborar neste mesmo blog sobre Forninhos e os forninhenses. E, se tiver documentos ou fotos em seu poder, que ache que podem enriquecer esta página, esteja à vontade...O auxílio de todos é preponderante para a história deste blog, logo para a história de Forninhos.

    Atenciosamente,
    Paula Albuquerque

    ResponderEliminar
  24. Boa noite.
    Será que estas pessoas conhecem bem Forninhos, as suas gentes e tradições?
    Não falando em agregações ou politicas, só queria dizer que gosto da minha terra, tem para todos os lados boas saídas, por isso quém não gostar de Forninhos, serve um dos caminhos.
    As árvores sempre deram bom fruto, mas o "mosquito" pica e estraga.

    ResponderEliminar
  25. Claro que de Forninhos, esta gentinha nada conhece. E é por causa disso que se explica o estado em que chegou a aldeia de Forninhos: DIVI-DIDA.
    Toda a juventude, no seu devido tempo, deu a Forninhos, serip, aquilo que as “novas pessoas” agora não se esforçam sequer por manter, que foi generosidade, convivência, lealdade e franqueza! Os costumes da nossa gente não se inserem somente nas tradições, mas também nisto. Mas "esses" não sabem o que isto é! Eu própria me arrepio com o rumo que esta freguesia, tem vindo a seguir.
    O momento é de crise e de aflição para muitos, entendo isso, mas o nosso concelho (Agb) e por arrasto Forninhos, deve definir prioridades, atacar de frente os problemas, definindo o que podem ser apostas de futuro e o que pode ser esta região no amanhã. O turismo é, para mim, uma saída possível, mas para isso é preciso criar bases para que ele se possa desenvolver. Será que na Guarda se sabe que há duas Casas de Turismo Rural em Forninhos? Se calhar não, mas Aguiar da Beira sabe e a verdade é que nunca apresentou um plano de desenvolvimento para esta sua freguesia - Forninhos.

    O que é que Forninhos tem para mostrar?

    Igreja e Capela fechadas
    Resquícios de um “Castelo”
    Moínhos antigos a cair
    Fontanários descaracterizados
    Património natural inacessível
    etc. etc. etc.

    Enquanto só olharem para o “mosquito”, não sairemos da cepa torta, seja ela de morangueiro, tinto ou branco.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo11/26/2012

    Batam como quiserem,
    Mordam, esperneiem
    Qual estertor de agonia,
    Dqui a milhares de anos,
    Continuara a ser Forninhos
    Nem que seja apenas na lembranca
    E nos arquivos
    O que nao acredito.
    Os vindouros lerao o que se escreve
    De saudade e tradicao
    Um dia irao erguer-se, no seu orgulho
    E o passado, tornado realidade.

    Tal como o meu Benfica, renascido das cinzas!!!
    Allez1

    XicoAlmeida

    ResponderEliminar
  27. Aluap.
    Concordo com voce em certos aspetos,como exemplo a agregacao da Matela,Moradia e Quinta da Ponte,a Forninhos,pois estas povoacoes
    sempre estiveram mais familiarisadas com Forninhos do que com a sua sede de Freguesia,Antas e Sezures, porque alem do mais,a gente destas povoacoes era a Forninhos que todos os Domingos iam a missa e nao as suas Sedes de Freguesia.Mas o ditado antigo dizia que quem torto naasce,tarde ou nunca se
    endireita. J. C. C.

    ResponderEliminar
  28. ALUAP.
    Parabens,por continuar a ter a sua Sede de Freguesia(Forninhos).
    A nao ser assim teria de ser(Dornelas).Porque embora que os seus desejos expressados, para vir a pertencer a Sezures,Penalva do
    Castelo,Mangualde, Viseu; tenham certa logica.Torna-se dificil porque tinha de interferir com diversas Reparricoes de Cncelho,
    Comarca e Distrito.Ja nos 40 do seculo passado, o Padre Albano que esteve em Forninhos, fez tentativas para que a Quinta da Ponte passa-se a pertencer a Forninhos, mas como ve a Quinta da Ponte ainda hoje continua a pertencer a Sezures.
    J.C.C.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.