No Domingo, dia 17 de Fevereiro de 2013, a partir das 14H30, vai realizar-se no Largo da Lameira, freguesia de Forninhos, o IV Leilão de carnes, enchidos e outros produtos regionais a favor da Irmandade de Santa Marinha. Esperemos que a afluência seja muita e que as vendas se processem a um bom ritmo.
A tradição das arrematações/leilão
Ao Domingo, no final da missa, a favor do Santíssimo, leiloava-se o que as pessoas prometiam: peças de porco da salgadeira, chouriças, farinheiras e morcelas, azeite, mel e demais produtos da terra. Como tudo na vida se vai transformando, também aqui houve evolução e dar a conhecer os enchidos e outros produtos é também o objectivo da Organização.
A contagem decrescente já começou...Venham participar no leilão e saborear os nossos enchidos e outros produtos endógenos!
Cartaz: Cortesia do Ricardo Guerra.
A contagem decrescente já começou...Venham participar no leilão e saborear os nossos enchidos e outros produtos endógenos!
Cartaz: Cortesia do Ricardo Guerra.
Deve ser muito legal!! Tomara seja um sucesso! beijos,chica
ResponderEliminarCom certeza vai ser um dia festivo com muito êxito!
ResponderEliminarPor agora fica só o cartaz do evento...depois virá a "reportagem"...carne, chouriças e farinheiras na brasa...pão...nham nham tão boooommm!!!!
Não deixem acabar estas festas,isto é que é importante ,toca a comer e beber pessoal, so tenho pena em não poder ai estar para comer uns bocados de carne, chouriças e farinheiras na brasa ,de que te fostes lembrar Paula, tudo isto acompanhado d'um bom tintol,ai não que não ia.
ResponderEliminarMais um evento desta natureza e eu sem poder comparecer, ainda não vai ser desta que vou estar presente pela 1ª vez, pelo que tenho visto por fotos, é evento que a cada ano que passa vai ganhando mais adeptos. Espero um bom sucesso a este evento.
ResponderEliminarAinda tenho uma pequena recordação das arrematações ao lado da igreja no fim da missa ,pois e bem que isso possa continuar . Bons enchidos e boa carne mas nada vou poder comer que saudades ,
ResponderEliminarSi pudiera ir, no lo dudaría.
ResponderEliminar¡Menuda Fiesta!
Um abraço e beijos.
Com muita pena minha também não devo lá estar no dia 17 de Fevereiro, mas quem puder fazê-lo de certeza que sairá satisfeito.
ResponderEliminarEsta evento, repito, é uma mais valia no convívio e valorização da freguesia. Junta amigos, familiares, vizinhos e forasteiros; conhecendo as nossas coisas vão conhecer a nossa terra e suas gentes; e é um evento realizado por uma boa causa, pois toda a receita reverte para a Irmandade de Santa Marinha.
Parabéns por manterem as arrematações.
Felizmente, assim se vai mantendo a tradição e pasme-se, vai na sua IV Edição, sinal em como veio para ficar!
ResponderEliminarSerá com certeza, o sentir dos mais idosos, lembrando a saída da missa e o arrematar duma oferenda.
Será com certeza, para muitos reformados, regressados à terra natal, o sentir o cheiro e sabor que não puderam usufruir, na distância dos seus empregos e de Forninhos, mas que não esqueciam.
Mitigavam a saudade dessas lembranças, nas escassas deslocações à terra e isso devia ser um turbilhão de feliciadde.
Será com certeza, e isso tem extrema importância, os mais novitos, questionarem-se sobre o como, o porquê, destes ancestrais produtos.
Aí devem perguntar, como ficaram assim, cada qual com seu sabor, como foram feitos, tanta variedade gostosa, vinda apenas de um animal.
Estarão deliciados a saborear, mas ao mesmo tempo na procura das antigas tradições, e felizmente muita gente (dentro das poucas), estará á altura de responder à sua curiosidade.
Manter estas tradições, é como que uma ressurreição de vidas longinquas.
Estive a ver as fotos de Março do ano passado, relativas a este belo evento.
Encanta a alegria das pessoas, a maravilha das carnes, na sua melhor opulência, e acima de tudo, a harmonia e convivência dos Forninhenses, parecendo estar sempre unidos na partilha, que infelizmente muitas vezes adormece, passadas que são estas festas.
É com regojizo que vejo ser por uma bela causa - a Irmandade - mas que não se fique apenas por aí, porque irmandadede é estarmos irmanados, unidos, como um só.
Que comam com alegria, porque o paladar não faltará de certeza, e a vontade também! Que bebam o que apetecer, porque um excesso nesta quadra e nesta festa, não será pecado, mas se for, há a confissão e para o ano repete-se!
Pena minha não estar, fico com inveja, mas a vida tem destas coisas.
Ver aquelas chouriças da carne , cortadas em rodelas, as carnes nas panelas de ferro, minha rica chouriça dos boches...
Mas... só faz falta quem cá está!
Quem sabe se para o ano!!!
Abraço a todos e divirtam-se.
XicoAlmeida
Apenas uma curiosidade:
ResponderEliminarNas fotos publicadas, em 5 de Março do ano transacto, não se vê uma única pessoa, que não esteja a sorrir, corados de alegria e felicidade!
Porque não é sempre assim?
XicoAlmeida
Não sei se já notaram que este ano a "festa das arrematações" não será no Domingo Gordo, mas não sei porquê...
ResponderEliminarSabemos que a festa só se faz fazendo, mas penso que dantes as arrematações, em Forninhos, eram feitas no Domingo Magro e Domingo Gordo, apesar disso divirtam-se porque a vida são 2 dias e 1 já quase passou!
Antes de mais, parabéns pelo cartaz do leilão que está bonito e apelativo.
ResponderEliminarAssim apareçam as ofertas, pois que a julgar pelos sucessos anteriores e pela hora do início (14.30), será almoço, merenda e jantar.
Quem puder que possa colaborar, pois haverá, e ainda bem, muitas bocas que já estarão a treinar para a festa.
Parabéns antecipados, pois com certeza o sucesso é garantido.
Que o tempo colabore e não apague as fogueiras nem abrande o calor humano.
Abraço a todos
Para o caso de terem esquecido, é já no próximo Domingo, dia 17.Fev.2013.
ResponderEliminarSaudações forninhenses.
Boa noite a todos.
ResponderEliminarSempre me apraz dizer que este ano o dia da arremataçam de carnes mudou a história dos Forninhenses.
Eu, como outros, quizemos estar presentes e no dia certo, lá estavamos, mas a ironia do " destino" quis mudar o dia.
É com menor agrado que revejo o que foi alterado para dia 17-02/13, pois estava já com o paladar afiado para uma boa assada de carne da cabeça do porco, ou uma bela farinheira e que mais me daría gosto, uma boa chouriça dos boches, à parte o seu gosto final.
Para os que estiverem presentes no dia 17 do corrente, um bom dia de comes e bebes, que tenham muita alegria.
Bom FDS.
Pelas notícias que o vento me trouxe, parece que a festa foi òtima.
ResponderEliminarParabéns à Imandade!
Muitos enchidos assados e comidos, a carne a sair fumegante das panelas, ao que parece, este ano mais tenra mas a puxar para a pinga, como convém.
Fico contente e triste pela ausência.
Um abraço