Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma flor deste tempo

Recordo-me em criança ver por este tempo na minha terra os campos e todos os montes pintados de amarelo dos malmequeres e das giestas, o roxo dos rosmaninhos e outras flores selvagens de múltiplos tons, no entanto, papoilas havia poucas. 
Já por aqui, o vermelho das papoilas sobressai no fundo verde dos “semi-campos” e no “Dia da Espiga” é prática colher pela manhã espigas, ramo de oliveira, papoilas, malmequeres e com elas formar um raminho, que é vendido para guardar dentro da casa ao longo do ano até ao Dia da Espiga, do ano seguinte. O costume em Forninhos é a bênção dos primeiros frutos e não é prática apanhar “a espiga”, mas como alguns forninhenses residem em municípios portugueses e países como França, Alemanha, Suíça, onde Quinta-Feira da Ascensão é feriado, achei interessante escrever sobre a tradição do ramo a que se chama de “espiga” e fotografei a flor que representa o sangue das 5 chagas de Cristo, para todos os amigos bloguistas que nos visitam aqui.

Boas Colheitas.

18 comentários:

  1. Oh amiga, quanta beleza!
    A sua postagem foi complementada com um texto muito rico de preservação da cultura da sua terra.
    Continue!...
    Admiro o valor que dá ao seu chão.

    Beijo com carinho,

    Mazza Cimini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mazza.
      Ontem quando fiz o texto do Post nem fui confirmar se em Forninhos ainda nascem papoilas e até já duvidada que não, no entanto, soube agora que se vê muitas na “Coitada” do Sr. Virgílio e na Cerca (no meio dos campos de aveia).
      Pequenas coisas simples, mas de enorme beleza que os que estão perto não têm noção que podiam fotografar/partilhar pois são importantes para os que estão longe. Mas, se os que nasceram nesta terra ou que a ela estão ligados não dão valor a este chão, quem o fará?
      Por isso, como Forninhos continua no meu coração e como este blog ainda não atingiu a meta/objectivo…continuarei a blogar.

      Bj**

      Eliminar
  2. Trocando ideias: por aqui é costume plantar a cerca viva com a planta chamada de Coroa de Cristo, mas como são plantas espinhosas e de triste lembrança, não a tivemos em casa. Gostei de saber dos hábitos da sua região. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  3. Ao conhecer agora o costume da plantação da Coroa de Cristo, apesar da lembrança triste, não deixa de ser uma tradição de grande beleza e que acrescenta mais um pouco ao nosso saber.
    Nós associamos a papoila às chagas de Cristo devido à sua bela cor vermelha e a colocação da papoila no ramo a que se chama de “espiga” anuncia a vida e a alegria.
    Diz-se aqui que o ramo deve ser guardado em casa e há quem diga atrás da porta. Eu andei muito anos afastada desta tradição, mas hoje 5.ª F da Ascensão, dia que se comemora a subida de Cristo ao Céu, por € 1,00 comprei um raminho, com 5 espigas, hastes de oliveira, malmequeres brancos e amarelos e uma papoila, mais pelo simbolismo.

    Significado do ramo:
    Espiga: para que haja pão no lar, fartura para todo o ano;
    Oliveira: para que não falte azeite, a Paz e a Luz Divina;
    Várias flores do campo, tais como malmequeres, papoilas, para que haja sempre alegria.

    ResponderEliminar
  4. Que tradição mais linda deste mundo,não tinha conhecimento.O Divino Espirito Santo e muito amado aqui pelo Brasil inteiro,nós achamos que uma casa que tem o Divino em forma de uma Pomba,tem uma benção,uma proteção,como os Santos e anjinhos.Então temos na entrada de casa,na porta do quarto do casal,sobre a cama,frente a porta de entrada....onde você quiser....são como os Oratorios,cheios de proteção e bençãos.E fácil para você encontrar Pombinhas do Divino ai em sua cidade?
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  5. Hoje é Quinta Feira da Espiga.
    Todos os anos costumo fazer o ramo da Espiga, aqui onde moro na zona de Sintra pomos no ramo três espigas, três papoilas, três tronquinhos de oliveira, três malmequeres amarelos e três ervas de prata depois do ramo feito ata-se com um fio e ata-se uma carcaça, ou um bocado de outro pão para que não falte o pão em casa durante o ano, o pão fica rijo mas não apanha nada de bolor durante o ano.

    ResponderEliminar
  6. Sempre ouvi falar do ramo da espiga quando estava em Portugal ,mas nunca sobe o significado do ramo ,já fiquei a saber mais alguma coisa .A onde vivo nunca ouvi falar na espiga, aqui e um dia feriado como os outros .

    ResponderEliminar
  7. Realmente é bem interessante de saber sobre o ramo da espiga e da tradição que existe por aí.
    Espiga aqui no Brasil é o nome que recebe o fruto do milho, ou seja, ao conjunto de grãos presos ainda presos ao sabugo.
    Quanto à dúvida no seu comentário no meu blog, digo-lhe que as obras são para reforma do nosso estádio de futebol o " Mineirão", para a Copa de 2014, pois Belo Horizonte será uma das principais sedes da Copa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ao fruto do milho também chamamos de espiga, espiga de milho, e ainda há campos de milho, mas nesta altura celebra-se a Quinta-Feira da Espiga, pois como escrevi noutro lado, o centeio e o trigo foi semeado no nosso território desde tempos imemoráveis. Quando Quinta-Feira da Ascensão era um feriado religioso, eram benzidos neste dia os primeiros frutos, principalmente os cereais que eram primordiais na alimentação humana e na alimentação dos animais. Depois que deixou de ser feriado, a Ascensão é celebrada no Domingo próximo (dia 20/Maio), dia que são benzidos os campos/frutos.
      Talvez publique no FDS o ramo a que se chama de "espiga" para quem não conhece ver como é.
      Agradeço o esclarecimento sobre a obra; também tivemos por cá as nossas por altura do Euro2004 e creio que a construção de alguns estádios não valeu a pena. Aí só no futuro vão saber.

      Eliminar
  8. Hoje dia 17 de Maio, celebra-se, o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.
    Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres e com elas, formam um ramo, com espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada e aveia...
    Cada elemento simboliza um desejo:
    A espiga significa, que nunca falte comida e que haja abundância em cada lar.
    O ramo de folhas de oliveira, que haja paz e que nunca falte a luz (divina);
    As flores, que haja alegria, o malmequer atrai ouro e prata, a papoila amor e vida e o alecrim saúde e força.
    O ramo é guardado durante 12 meses, até ao Dia da Espiga do ano seguinte, pendurado dentro de casa.
    Acredita-se que este costume, nasceu de um antigo ritual cristão, no entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e que se mantêm ligadas à tradição dos Maios e das Maias.
    Hoje é também Quinta-feira de Ascensão, uma festa religiosa católica.
    Celebra-se a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado.
    Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras.
    A Ascensão ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira

    ResponderEliminar
  9. Tambem eu,como a Manuela não sabia o significado do ramo,fiquei a saber graças a este blog como tantas outras coisas,mas não posso deixar de dizer que com os comentàrios da tia Natàlia,tudo ainda fica mais esclarecido.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos.
    Quando tirei algumas fotos às papoilas, para os amigos bloguistas que nos visitam neste espaço que é nosso com um T de Todos estava eu, Manuela e David, longe de imaginar conhecer tanto sobre as tradições de vários lugares também.
    Quando a M. Jorge diz que na zona de Sintra se ata um pão/carcaça ao ramo e ao longo do ano não cria bolor, lembrei-me que noutras regiões guardam um pão (carcaça, bolinha, vianinha, papo-seco, etc…) dentro de uma gaveta para que não falte pão em casa todo o ano e não fica com bolor, claro!
    Quando a Deusa diz que com o Divino (Divino Espírito Santo) à porta dentro de casa (ou do lado de fora, porta de entrada), toda a inveja ou sentimentos ruins ficam do lado de fora, dá-me vontade de nesta porta de entrada colocar um Divino para ver se afasta de vez o mau agoiro.
    E... por falar no Divino Espírito Santo dia em que se celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e seguidores de Cristo (50 dias após a Páscoa), já repararam que faltam menos de 10 dias?
    Refere M.D. que a Ascensão ocorre 40 dias depois da Páscoa e calha sempre a uma 5.ª Feira e acrescento eu que em Portugal já foi um Dia Santo de Guarda muito importante;
    O Espírito Santo é sempre comemorado numa 2.ª Feira e é Dia Santo de Guarda em Forninhos;
    O Corpo de Deus é sempre na 2.ª Quinta-Feira após o Espírito Santo, i.é, 60 dias depois da Páscoa. Este ano em Portugal ainda é feriado, Dia de Santo de Guarda, mas para o ano já não é. Diz a Igreja que após 5 anos volta a ser, eu não acredito nisso, uma vez eliminado…acabou-se o “Corpo de Deus”e o “Dia de Todos os Santos” também!
    Do calendário religioso vão ser eliminados 2 feriados e do Calendário Civil outros 2: o 5 de Outubro e o 1 de Dezembro! É o que eu digo: haja saúde e coza o forno e que nunca falte pão em casa de cada um. Com a espiga ou sem espiga atrás da porta.

    Abraço amigo a todos os bloguistas.

    ResponderEliminar
  11. O Dia da Espiga, ou Quinta Feira da Ascenção, feriado em alguns Cocelhos.
    Mas como nem todos os Cocelhos comemoram este dia, para uns é dia de lazer para outros já não.
    Eu sempre conheci este dia como um dia em que as pessoas, se deslocavam até ao Campo ou vão passear, no regresso a casa trazem com elas um raminho;...Espigas de centeio/outras plantas.
    Tambem se apanhavam as papoilas já floridas com pétalas avermelhadas e que em Forninhos ainda se veem bastantes, estas dam um colorido pituresco ás terras ainda não cultivadas.
    Não podendo deixar de falar e de apreciar as nossas serras cheias de giestas com as suas florzinhas brancas.

    ResponderEliminar
  12. Nesta altura é possível ver as giestas floridas e também os rosmaninhos que nesta altura, já me disseram, estão no auge, e que misturado com o salpor é queimado nas fogueiras dos Santos Populares. Não faltando o S. João (na fogueira do S. João) que no próximo mês vai chegar e como na terra da minha residência nos “semi-campos” há algum S. João, vou ver se consigo mais um bonito arranjo natural, para quem não conhece ver como são as florzinhas amarelas do S. João.

    ResponderEliminar
  13. Na minha infancia e na minha aldeia, era costume irmos apanhar a espiga, normalmente pela manha! A tarde fazia-se a procisao das ladainhas, onde em sitio determinado (normalmente junto a um cruzeiro ou alminhas) se fazia a bencao dos campos. De volta a igreja realizava-se, a cerimonia da "Hora", era uma cerimonia com o Santissimo Sacramento exposto na Custodia, com todo o povo ajoelhado, era entao atirada para o altar onde esta o Santissimo, uma chuva de petalas de rosa, enquanto o senhor "Abade" fazia as oracoes apropriadas. Esta cerimonia da "Hora" era para lembrar a Ascencao de Jesus.

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonito sim senhor e que bom que acrescentou o seu conhecimento que complementa e completa muito esta humilde postagem. Obrigada por mais um momento de partilha.
      Fala da cerimónia da “Hora”na sua aldeia. Na minha, para celebrar a Acensão de Jesus ao Céu faziam/fazem a procissão à volta da Igreja e a bênção dos campos é feita no sentido do Cruzeiro Paroquial/Casa Paroquial, mas eu só lembro melhor da custódia com o Santíssimo na procissão do Corpo de Deus, quando dá a volta à aldeia; depois dentro da Igreja lembro-me é atirar pétalas para o altar de N.S. de Fátima, mas no último dia do mês de Maio, no final do terço.
      Viver é recordar e sinto presente o toque suave dos meus dedos de criança nas delicadas pétalas de rosas.

      Aquele abraço forninhense.

      Eliminar
  14. Paula,

    Linda foto das papoilas. Ela sobressaiu muito na lateral do seu blog. Como você sabe, amo flores.
    Passei pra lhe desejar um lindo final de semana.

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada e igualmente um bom fim de semana para si Lucinha.
    Estas flores fui eu que as fotografei enquanto caminhava (aqui onde moro), mas desde sempre gostei desta flor. Quando vivi em Forninhos havia poucas, depois quando encontrava uma, queria-a para mim, só que a papoila é uma flor que não dura. Na mitologia grega a papoila estava associada ao Deus do sono e percebe-se porquê!
    A papoila tem umas pétalas muito frágeis e o seu caule, embora resistente, é fino, mas estas florzinhas de cor vermelha transformam totalmente a paisagem dos campos e “semi-campos” e até do nosso blog, é certo. A papoila também lembra canções.

    Uma papoila crescia, crescia,
    grito vermelho
    num campo qualquer…

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.