Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O rio nos dias de hoje

Será que conseguem ver alguma semelhança com as fotos publicadas no Post anterior? Muito difícil, mas tudo isto tem uma razão de ser, antigamente existia uma profissão a que se chamava "GUARDA-RIOS", que obrigavam os proprietários dos terrenos juntos ao rio a limpar as margens do mesmo, quem não limpava era multado. Os guarda-rios acabaram e foi nisto que o rio se transformou:

A ponte guarda em silêncio o morrer do rio

Uma imagem vale por mil palavras

Quantas palavras valem estas imagens

Para não fugir à regra, também por cá se faz do rio o caixote do lixo

Pois é, este é o estado em que se encontra o rio nos nossos dias!

7 comentários:

  1. Agora podemos ver todos as diferenças…só não sabemos quem foi que se esqueceu do tacho ao lume, o deixou arrefecer, colocou-o num saco plástico e “discretamente” o lançou da Ponte da Carriça!
    Uma placa com o dizer “Proibido vazar lixo” se calhar podia pôr um travão a isto (digo eu)!
    Obrigada João pelo Post e...continua ;)

    ResponderEliminar
  2. O rio mesmo assim não deixa de ter a sua beleza, é a natureza no seu estado puro, mas a incuria de certas pessoas é o que faz, o lixo é no rio, mas não é só nesse rio que estes e outros problemas existem, porque "na minha terra" é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Já há décadas Roberto Carlos cantava:

    "Seus netos vão te perguntar em poucos anos
    Pelas baleias que cruzavam oceanos
    Que eles viram em velhos livros
    Ou nos filmes dos arquivos
    Dos programas vespertinos de televisão"

    Na nossa terra, se calhar ainda há pessoas que nunca viram o mar, mas todos conhecem bem este rio e o que foi no passado, mas aos mais novos e qualquer dia aos vindouros, resta-lhes apenas ver fotografias antigas ou ler algum livro sobre a memória de Forninhos.

    ResponderEliminar
  4. Eu não entendo esse comportamento, rio é água e água é vida. Aqui também tem disso. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  5. B0m dia.
    Verificar a beleza deste rio, há muitos anos atrás, quando ali se podia passar uma tarde, a descançar, tomar uns bons banhos e porque não, um bom lanche, como se vê numa das fotos do Post. anterior?
    Hoje é o que se vê, falta de limpeza das suas margens, lixo, e já não á água limpa.
    Paciência, vem aí o Inverno e este vai correr com abundância.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde a todos
    Nesta altura do ano, a água neste rio nunca foi muita.
    O aumento do consumo de água verificada desde algumas décadas para cá com a abertura de poços para consumo urbano, há um desvio das veias de água á superfície que alimentavam os rios, daí, assistirmos a este triste espetáculo de rios secos no verão, tanto pior, quanto mais a montante.
    Hoje já se abrem furos com centenas de metros de profundidade para captação de agua, o que quer dizer: mais terras áridas.
    Pode ser que um dia as politicas encarem o represamento das águas que passam por estes rios no inverno para aproveitamento no verão e alimento das nascentes.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde.
    nunca é demais, visualizar, estas fotos, para quém está longe e conhece estas linda poste da Carriça, é bom olhar para ela e sentir o quanto esforço foi necessário para aconstruir. um bom marco da nossa História.
    Revejo com prazer um bico de uma pedra, 3ª foto, esse local boas recordações trás a todos os que dali mergulhavam para o rio, em tempos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.