Seguidores

sexta-feira, 26 de março de 2010

Celebrações da Semana Santa

A foto documenta a Procissão de Domingo de Páscoa de 2009

A Paróquia de Santa Marinha vai levar a feito, as tradicionais Cerimónias da Semana Santa.

As cerimónias da Semana Santa, propriamente dita, têm início no Domingo de Ramos (28 Março) com a Bênção dos Ramos, às 09H30, no Cruzeiro junto à Fonte da Lameira, seguindo-se a Procissão para a Igreja Matriz para realização da Eucaristia.

No dia 1 de Abril (Quinta-Feira Santa), as celebrações iniciam-se pelas 16H00, com a Celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor.

O dia seguinte (Sexta-Feira Santa) assume-se como um dos momentos altos das Cerimónias. O início das Cerimónias de Adoração da Cruz está marcado também para as 16H00.

No Sábado Santo, as celebrações resumem-se à Vigília Pascal, às 20H00.

Para o Domingo de Páscoa (4 de Abril), está marcada a Eucaristia, às 10H15, seguida da Solene Procissão da Adoração do Santíssimo.

A Visita Pascal na Localidade dos Valagotes terá início às 11H30 e na Freguesia de Forninhos a partir das 14H30.

Aqui fica o convite a todos os forninhenses, e não só, para marcarem presença nas Cerimónias da Semana Santa.

6 comentários:

  1. Que este tempo Santo seja tempo de reflexão.

    ResponderEliminar
  2. Depois de uma Quaresma conturbada pela descoberta de antigos casos de pedofilia no clero alemão com ataques a Bento XVI,a Igreja entra na Semana Santa.Uma semana que hoje é vista como uma oportunidade para um fim de semana prolongado.Que nesta semana não seja esquecido o valor destas Celebrações em que Nosso Senhor entregou a sua própria vida para salvação de todos.

    Boa Páscoa sempre...

    ResponderEliminar
  3. A época pascal é um período nobre na vida das aldeias e a aldeia de Forninhos não foge a esta regra. Acrescentaria até que nas aldeias (ao contrário das cidades) vive-se mais a Quadra da Páscoa do que a Quadra de Natal.
    Além de todo o espírito religioso que a época evoca, com todos os seus rituais próprios, com as várias celebrações e culminando com a Visita Pascal, a aldeia prepara de forma cuidada o dia de Páscoa de várias formas, onde se destaca a confecção dos deliciosos Bolos de Azeite e toda a doçaria variada típica da nossa aldeia.

    Onde quer que estejam, espero que todos passem um Santa e Doce Páscoa!

    Aproveito também para fazer aqui uma homenagem a todas as sábias mulheres de Forninhos que, persistindo em viver na terra que as viu nascer, o fazem de forma a manter vivos alguns dos melhores traços da nossa cultura.

    Bem-Haja ('.')

    ResponderEliminar
  4. Que tenham todos uma Semana Santa, com muita paz e harmonia. Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  5. Uma Boa Páscoa a todas as familias forninhenses.

    ResponderEliminar
  6. As cerimónias da Semana Santa sempre foram um importante marco na vida social e religiosa da nossa aldeia e poucos são os que lhe ficam indiferentes. Ao longo dos anos, de certeza que várias foram as cerimónias que ficaram gravadas na memória de todos aqueles que tomaram parte nestes momentos, que culminam com o Domingo de Páscoa e com a Procissão que a assinala. Todavia, estas celebrações (embora não existam documentos que o comprovam) devem ser bastante mais antigas e devem ter sido vividas por diversas gerações de forninhenses de formas diferentes. Eu, por exemplo, sempre me lembro a Procissão ser feita no dia de hoje, Quinta-Feira Santa. O Sr. Padre Flor realizava a mesma neste dia e não no Domingo de Páscoa, enquanto que o Sr. Padre Paulo tem vindo a fazê-lo no Dia de Páscoa e penso que é realizada com mais compustura, devoção e respeito, não só pelo interesse e zelo da Irmandade que habitualmente a realiza, mas também devido ao espírito de organização do nosso Pároco, que tem imposto alguma ordem e disciplina.

    Admirável!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.