Seguidores

domingo, 4 de julho de 2021

Eleições Autárquicas

A doze semanas das próximas eleições autárquicas e enquanto a campanha eleitoral não arranca, achei interessante consultar o histórico dos resultados autárquicos do concelho de Aguiar da Beira e consequentemente na nossa freguesia nos últimos 45 anos.
De política sei pouco, muito menos de quem vive lá, por isso esta publicação é sobretudo para quem vive longe.


- A Câmara Municipal desde 1976 até 2013, foi sempre ganha por partidos da direita (CDS, PPD/PSD ou AD) até que saíu uma lei de limitação de mandatos que impediu a recandidatura de vários Presidentes de Junta e do Presidente da Câmara Municipal e Joaquim Bonifácio (Independente) sucedeu em 2013 ao Presidente cessante Fernando Andrade (PPD/PSD) até hoje;
- Desde 1993 que o CDS-Partido Popular não vence a Câmara e desde 1997 não vence qualquer Junta de Freguesia;
- Os anos em que o PS ganhou mais Juntas de Freguesia foram 2005 (Cortiçada e Forninhos) e 2009 (Cortiçada e Eirado);
- A Vitória mais renhida foi conseguida pelo PSD em 1993 na freguesia de Carapito com apenas mais 1 voto que o PS;
- Listas Independentes apareceram pela primeira vez em 2001 e foram eleitas em apenas duas Juntas de Freguesia: Aguiar da Beira e Eirado; 
- Após a reforma administrativa de 2012, a nível das Juntas de Freguesia, elegeu-se pela primeira vez Presidentes de Juntas nas freguesias agregadas;
- Em 2013 e 2017 as listas independentes afirmaram-se e conquistaram a Câmara Municipal e das 10 Juntas de Freguesia ganharam 6: Aguiar da Beira-Coruche; Cortiçada; Dornelas; Eirado; Pinheiro e Souto-Valverde;
- Valverde até ser agregado foi a freguesia que mais vezes apresentou apenas uma lista à Junta de Freguesia (1982, 1985 e 2009) e elegeu sempre candidatos do mesmo partido (PSD). Após a reforma de 2012 elegeu sempre candidatos das listas Independentes;
No que toca a Forninhos, a Junta foi quase sempre ganha por partidos da direita, o PS apenas a ganhou em 2005 e listas Independentes nunca alcançaram Vitória.
- Considero importante ser Independente nas autárquicas, visto que defendo a revisão da lei dos partidos políticos, com retirada de poderes e muitos privilégios, por outro lado, os Independentes, quando se afirmam, acho que sofrem dos mesmos vícios dos partidos políticos. Se o cabeça ganha, forma-se um pequeno "partido" local, se perde, dissolve-se tudo...É pena. 
Nas próximas eleições, o PSD candidata à Câmara um presidente do passado, Fernando Andrade, actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira. Conhece bem os meandros do poder local, foi presidente da Câmara entre 1997 e 2013.
- O PS, tanto quanto sei, não tem lista formada e a disputa, uma vez mais, vai ser entre PSD e os Independentes. Virgílio Cunha o actual Presidente da Assembleia Municipal de Aguiar da Beira é o candidato Independente à Câmara. O candidato também está bem inserido no meio autárquico.
-Esta dança de cadeiras é tão deprimente e reveladora dos interesses que movem o mundo da política que oxalá apareçam novos candidatos para baralhar as contas que alguém já tivesse feito. 
- Em Forninhos, penso que ainda não há listas, embora venha a haver certamente, pela tradicional implantação do PSD na freguesia, que deve concorrer contra uma candidatura independente.
- A palavra final será dada aos eleitores do concelho no próximo dia 26 de Setembro, data que o Conselho de Ministros fixou.
- Aos melhores, desejo sucesso!!

22 comentários:

  1. Gosto como tu realizas pesquisas históricas... Belo domingo! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Isto foi só para satisfazer algumas curiosidades pessoais e achei interessante disponibilizar o histórico aos leitores que vivem longe. Sempre ficam a saber que as eleições autárquicas só servem para continuarmos a fazer de conta que os políticos se importam connosco, num país que cada vez é mais desigual!
      Bom domingo, bjs.

      Eliminar
  2. Pesquisa fantástica para conhecimento geral. O meu aplauso e elogio
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. A Coisa Pública do nosso concelho, foi dirigida à semelhança de outros pelo país fora, conforme as leis e as pessoas que temos!
      Bom domingo.

      Eliminar
  3. Fiel retrato de um concelho em que por nascença pertencemos.
    Em crianças, éramos mais de saltar ao burro, e todos nos íamos revezando em fazer o papel do mesmo e se calhar pensaram que seríamos burros toda a vida.
    Depois veio a dança das cadeiras e a correria para as ocupar enquanto a música tocava e ao parar e por falta de uma no jogo, alguém ficava de fora.
    Naquilo que mais nos toca, já começam a ser rabos a mais para tão poucas cadeiras por serem "assentos" dos mesmos.
    Os nomes que vejo no texto, deviam fazer parte de um passado enterrado, mas voltam, voltarão a desfilar na feira do Mosteiro com bombos e bandeiras desfraldadas, antes eram de um partido, depois o partido queria outro e jogaram ao lado com total Independência e levando atrás os leais ao próprio e os desagradados e foram ganhando votos, porventura com promessas ocultas.
    Eu pecador me confesso, também andei um dia em campanha apesar de estar no fim da lista e deu para aprender alguma coisa, a ganância, aquela sofreguidão pelo poder, os amigos desconhecidos por entre palmadas, já eram favas contadas. "Daqui já levamos mais tantos votos...".
    Depois, enjoei o porco assado e o caldo de cebola igual em todas as aldeias e quando aquilo acabou...alívio.
    Ganhou a Câmara, perdeu a Junta de Freguesia, mas o meu lamento é que ficou o rancor, esse olhar de soslaio e de riso traiçoeiro como quem te não aceita.
    Pergunto:
    Que necessidade havia em voltarem os "velhos do Restelo"?
    A Coisa compensa, quer em Câmara ou Freguesia, não me digam que é por cidadania e amor ao próximo...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio Miguel Gouveia7/04/2021

      Boa Noite

      Ao Interior de Portugal sugere - se esforço maior dos lideres, Carisma, Poder , Amor.
      Aos políticos locais ; Lucidez , Saber e Visão.
      Não se fazem omeletes sem ovos e sem Crianças não teremos homens nem mulheres, nem líderes .A tendência é o negro . A morte .
      O isolamento . Já ouço alguém dizer. Vou comprar uma aldeia lá para os lados da Pampilosa. Já existem aldeias á venda. Haverá
      muitas amais daqui a 50/60 anos se nada for feito.
      Mas o que podem fazer Presidentes de Câmara e de Juntas com 10 mil ou 200 habitantes . O Estado dá mais um dia de férias e 40 Euros e salário para quem for para o Interior .
      Inglaterra , Alemanha , Suiça e Bélgica dão 100x mais pela nossa qualidade produtiva e valor/hora.

      Resultado : em casa de cego quem tem olho é rei .
      E de Reis está a nossa politica cheia.
      Do Pico a Mogadouro . DO Curral das Freiras a Tavira.
      De todos os ângulos políticos . Uns ouvem- se falar porque o prédio em Alfama rendeu Milhões outros nem por isso , porque o povo tem medo de falar e o carteiro pode atrasar a reforma.

      De uma coisa estou certo . Nunca se falou tanto do Interior como agora com a Pandemia COVID e nunca vi tanta gente a pensar como chegam as alfaces, as cenouras , cebolas e ovos aos Pingos e aos Minis dos nossos Bairros...

      Talvez seja uma das poucas coisas boas que esta Pandemia trouxe.
      Reduz o desperdício e valorizar o produto MADE IN PORTUGAL.

      Ser PSD ou AD pouco me importa . Já todos me desiludiram .
      De Loures ao Funchal, de Lisboa a Sintra . Eles não resistem...

      Abraço
      Boa semana
      MG

      Eliminar
    2. XicoAlmeida:
      Tal como os fenómenos no Entroncamento também em AGB acontecem coisas estranhas. Mas como vão para a politica como quem vai para um emprego nem é tão estranho assim os "velhos do Restelo" ou o "pão e circo".

      Caro António Miguel Gouveia:
      A política de despovoamento de décadas convém aos "Reis", porque assim controlam melhor os "cegos" com voz cada vez mais sumida.
      Digamos que neste momento, que até se fala muito no interior, se nada fôr feito, as nossas aldeias podem ser vendidas, ou, podem vir a ser um grande campo arqueológico onde se procuram vestígios do passado.

      Boa semana.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Gosto de ver nas autarquias gente que ama a terra que "governa" e que por ela zela em todos os sentidos! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tendo em conta o perfil político português devem contar-se pelos dedos duma só mão, Gracinha!
      Existem muito concelhos e freguesias em Portugal em que os autarcas acham que os cargos políticos são profissão...
      Bj

      Eliminar
  5. Eu confesso que ando muito distanciada da politica.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faz muito bem, Isa!
      A política nas autarquias é estúpida!

      Eliminar
  6. Um excelente trabalho e tenho a impressão que estas eleições vão ser bem "quentinhas".
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No nosso Concelho e nas várias Freguesias acho que vão ser "apimentadas".

      Abr/Boa Semana.

      Eliminar
  7. Boa tarde Paula,
    É o que bem diz, as eleições são uma dança de cadeiras e todos querem o mesmo poleiro. Também há gente séria no meio de tudo isto, mas facilmente se deixam corromper.
    Na minha terra até fiquei admirada que nas últimas autárquicas ganhou um homem da terra do PS, que tem feito trabalho, contra o PSD e CDS desde a Revolução.
    Na brincadeira até costumava dizer: antigamente era um povo pobre, agora são todos ricos;))!!
    Mas o povo é livre de votar em quem bem entender.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como em Forninhos, Ailime! Na aldeia pobre, de gente oprimida, subjugada e revoltada com a vida que levava, hoje é só gente rica, embora só tenham "dois potes e um penico".
      Mas parabéns a esse homem do PS, embora ache que nas autárquicas não interesse muito se é o partido A ou o B que ganha. O que importa sim é que façam um trabalho que engrandeça a terra que representam. Só que na minha terra as políticas seguidas (e as que virão) só têm servido para justificar o despovoamento de décadas. Mas quer-me parecer que o povo que "é livre de votar em quem bem entender" prefere despovoar-se...sei lá!
      Não se pode obrigar ninguém a residir onde não quer, mas se continuarem com iguais políticas (para mal dos nossos pecados) as pessoas vão decerto continuar a abandonar o nosso concelho, as suas freguesias, até à sua extinção.
      E será que uma freguesia com menos de 200 habitantes (os resultados preliminares dos Censos 2021 deverão ser conhecidos em Agosto) tem futuro?!
      Provavelmente não gostarei nada da resposta.
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Boa tarde Paula, seu trabalho de pesquisa é maravilhoso, parabéns.

    ResponderEliminar
  9. As eleições autárquicas trazem sempre muitas obras durante os 12 meses que as antecedem. Parece que não há uma rua onde não haja obra.
    Pelo menos aqui.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira: "Nem me lo digas!" como dizia Vasco Santana.
      As obras são feitas no final do mandato que é para os eleitores terem na memória esse trabalho e esquecerem os quatro anos de "nada".
      Abraço e haja saúde.

      Eliminar
  10. É só críticos, tentem fazer vocês melhor!!
    Calem essa matraca !!!

    ResponderEliminar
  11. É só críticos, tentem fazer vocês melhor!!
    Calem essa matraca !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bendita liberdade.
      Quem diria à 45 anos atrás que todos estavamos aqui, hoje, livremente a dizer o que nos vai na alma.
      É bonito sentir esta liberdade de concordar ou não!

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.