Seguidores

sábado, 11 de julho de 2020

A Vós hoje recorremos

"Pela Santa Marinha visita a tua vinha, tal a acharás, tal a farás".
E todos os anos assim é...depois das visitas às vinhas entramos em contagem decrescente, a vindima de 2020 está quase à porta. 
Vivem-se os tempos possíveis a pensar que os Amanhãs virão com outra normalidade, mas será possível a presença de grupos de gente nas vindimas no ano do corona?
Até agora, felizmente a nossa freguesia tem sido poupada, quem sabe por Santa Marinha ter por companhia no seu altar-mor o patrono das pestes medievais - o Mártir São Sebastião - e lhe ter pedido auxilio para o povo de Forninhos?
Eu pessoalmente creio em algo superior...
Creio mesmo que Forninhos também tem sido poupado dos incêndios devido à intercessão de Nossa Senhora dos Verdes!!


foto do ano 2012
Mas São Sebastião podia não atender o seu pedido, já que no ano passado devido à sua nudez o pároco proibiu-o de ir na procissão do 15 de Agosto, mas  por causa de um, não devem pagar todos (pensa o mártele para as suas flechas).
Então, acho que desta vez não devem deixar que um padre - que já deu provas suficientes que tem uma mente conspurcada -  decida ou proibia os mordomos, por exemplo, de transportar numa viatura engalanada o andor de Santa Marinha enfeitado de flores (e de São Sebastião se acharem bem) e assim percorrerem ao som do hino de Santa Marinha, as ruas de Forninhos no próximo Sábado: dia 18 de Julho. 
Já que não pode haver procissão, as pessoas com fé e devoção esperavam junto das suas casas com flores e colchas coloridas nas janelas e sacadas como manda a tradição.
Por não ser feriado religioso, o padre não rezou missa em honra do Espírito Santo, no Santuário de Nossa Senhora dos Verdes, portanto o mais certo é fazer-nos o mesmo no dia 18 de Julho, pois também não é feriado.
Só se rezar a missa de Domingo (19/7) no Sábado (18/7).
O seu lema é "posso, quero e mando": um domingo missa às 09h00, outro domingo missa à tarde e a missa do domingo seguinte ao Sábado à tarde e assim sucessivamente!
É tão previsivel que pelas minhas contas na próxima semana a missa de Domingo pode ser Sábado, dia 18-07-2020.
Se isso vier acontecer, e acho que é isso que vai anunciar, devia rezar a missa perante os andores de Santa Marinha e São Sebastião desnudo!
"Eu quero, eu posso, eu consigo" deve ser sempre o lema do nosso povo.
Seria algo bonito, diferente... 
Pode ler AQUI a história e o hino de Santa Marinha.
Sobre São Sebastião AQUI

17 comentários:

  1. Que bom que Forninhos está sendo poupado.Que assim continue! A proteção bem mostrada! Que a missa aconteça como desejas! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo é mau. Mas sem festas, haverá menos alegria e menos gente!
      Quanto à missa, amanhã já sabemos se há Sábado e Domingo ou não. Mas dois dias custa-me a crer, pois o padre anda muito cansado de não fazer nenhum na nossa paróquia!
      Bom fds, beijos.

      Eliminar
  2. Boa tardinha de sábado, querida amiga Paula!
    Muito bom quando pároco e fiéis se entendem bem.
    Quando não dá, vamos confiando na Bondade Divina que é por todos nós.
    Que receba as bênçãos de Santa Marina!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O actual pároco tem uma postura algo anormal. Acho que só após um diálogo com o Bispo é que tudo ficará bem, ou seja, fica como estava há anos!!
      A paz e a tradição hão-de voltar.
      Bj, tudo de bom.

      Eliminar
  3. QUO VADIS?
    Vai e depressa, nem tu sabes para onde, porventura.
    Faz-te bem procurar outros caminhos para podermos ainda salvar o pouco que vai restando dos nossos credos e dignidade. Por aqui, qual peste negra, nem uma unha da mesma côr, foste capaz de fazer esforço algum, por tal duvido que sejas padre, mas tal sendo, porventura o do piorio que aqui passou. Não, não é blasfemia o que digo, pergunte a Deus!
    Vá e leve consigo as memórias de "apagador" de bons costumes que o irão acompanhar por tempos eternos, um solitário vestidor de Meninos, um Mandão de deixar os santos encerrados e não os poderem procissar nas ruas, um Medroso de um pastor que a visão perfeita da vida era a sua.
    Jamais um Pecador, sortilégios deste padre.
    Agora que as festividades religiosas da terra se vão finando pois a maioria lá foi com este ser confinado, o que resta?
    Santa Marinha, a nossa Padroeira, dia Dela no próximo sábado.
    Se eu fosse padre (nem cheguei a metade do tempo...), depois da missa, passaria por todas as ruas da paróquia nem que fosse de trator ou apeado com a imagem da Santa, e acredite, veria as pessoas saudadar e cantar como antigamente.
    Caso não queira, que sejam os mordomos a tal fazer, afinal a Santa não é sua e a fé não precisa para ser comungada de padre algum...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse padre uma semana, afianço-lhes que Santa Marinha faria o percurso antigo da procissão em Dia de Corpo de Deus: ia pelo Outeiro, Ribeiro, Lage da Barroca, Rua do Forno Grande e do Lugar.
      Nesse tempo até as ruas eram enfeitadas com arcos de verdura. Estes arcos usavam-se muito entre nós: armavam-se em locais por onde a procissão tinha de passar.
      Eu, porém continuo a pensar que o padre não vai consentir tal e o povo vai calar-se como sempre.
      E era fundamental o povo estar em sintonia em levar numa carrinha de caixa aberta o andor, com ou sem padre, com obrigação de todos manterem as distâncias devidas, embora todos juntos cá para mim sejam poucos!
      O comboio da linha de Sintra, na hora de ponta, leva mais gente numa carruagem do que uma procissão em Forninhos!

      Eliminar
    2. Mais...
      Se fosse padre uma semana convidava, como era costume antigamente, um Padre de fora para fazer o sermão, ou seja, a homilia do dia de festa. Eram os Pregadores de fora que referiam as histórias dos nossos santos.
      Já ouvi a muitas pessoas, principalmente mulheres, dizer: “uma vez veio cá um padre de fora e esse padre é que contou bem a história de Santa Marinha...”.
      Era tão bom vir um Padre de fora ou até um Frei, para manter as tradições deste Dia que pertence a todos os paroquianos.

      Eliminar
  4. Muito interessante. Vou seguir o link para ler a história de Santa Marinha, (a do S. Sebastião tenho em casa).
    Creio já lhe ter dito uma vez que uma das minhas bisavós maternas se chamava Marinha. Quando era menina pensava que o nome era fruto de um erro de quem o registou, mas um dia li aqui mesmo o nome da Santa Marinha e então pensei que talvez o seu nome fosse homenagem à Santa.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As paróquias foram criadas com o nome de um santo e a Forninhos calhou Santa Marinha, mas para meu gosto pessoal é uma santa demasiado lendária.
      Alguns afirmam que o seu verdadeiro nome seria Margarida, não sei...sei que em 2012 a imagem de Santa Margarida (de Antioquia) ficava também no altar-mor.
      Santa Margarida de Antioquia (celebrada a 20 de Julho) também é venerada como Santa Marina (celebrada a 17 de Julho). A sua veracidade histórica não está comprovada.
      Abraço, saúde e boa semana também.

      Eliminar
  5. Boa tarde Paula,
    Admiro muito o vosso povo que tão belas e ricas manifestações de fé e tradição tem mantido ao longo dos tempos.
    Pena que esse Padre assim não o entenda e quebre as tradições para desilusão dos Forninhenses.
    A fé nos move e a Igreja tem o dever de a alimentar. Sem isso o seu papel cai por terra.
    Um beijinho e que tudo se realize como desejam.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este padre está aos poucos e poucos a destruir o nosso património, as nossas tradições, a nossa memória colectiva. Por isso a fé dos crentes já não é como outrora, embora a semente exista.
      Já anunciou (no domingo passado) que celebrará Sábado, às 17h, a missa de domingo e celebrará ao mesmo tempo missa pela alma de alguns falecidos (missa paga por cada um dos seus familiares!!). Entre uma e outra talvez se refira a Santa Marinha!!
      Era seu dever proceder à celebração jubilar dia 17 (Sexta); dia 18 (Sábado) missa em honra de Santa Marinha e dia 19 (Domingo) missa dominical. A missa pela alma dos falecidos celebrava-a durante a semana, acho eu.
      Assim vai a Igreja Católica...

      Eliminar
  6. Também gostei de saber um pouco mais!
    Gosto da ideia de um carro passar pelas tuas com o andor e as pessoas em sua casa festejarem uma data importante para o lugar!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vinha mal ao mundo. Só que agora vírus é desculpa para nada fazerem!
      Noutros tempos "outro galo cantaria".
      Bj

      Eliminar
  7. Bom saber mais coisas daí... O que é bom e maravilhoso aos olhos de Deus precisamos preservar e cativar...
    Muita paz e um grande abraço hoje também...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas um padre que está constantemente contra a vontade e fé das pessoas, não cativa e nunca conseguirá fazer bem o seu trabalho senão perceber o seu povo.
      Abraço.

      Eliminar
  8. HOJE, FORNINHOS FEZ HISTÓRIA!
    O ANDOR DA PADROEIRA SAÌU E O PADRE FUGIU.
    Este ano a procissão estava proibida pelas directrizes episcopais que assim davam cobertura a um dos sete pecados capitais: PREGUIÇA.
    Hoje e embora à distância, senti um Forninhos com aquela reação de outrora, farto do quero, posso e mando.
    Farto de um padre que aos poucos ia acabando com as suas tradições e pouco faltava, lhe dessem asas para tal.
    A desfaçatez do cura, chegou ao ponto de neste "nosso" dia, celebrar a missa de amanhã (a de domingo) e anunciar as missas pagas para os dias seguintes (a pagar).
    Felizmente que houve Gentes a quem tiro o chapéu que enfeitaram o andor a preceito e o colocaram na igreja e no final da missa tentaram que este fosse dar a volta ao povo como manda a tradição, salvaguardando as normas de segurança impostas, mas o "alma do diabo", a tal não acedeu...
    Claro que houve altercações verbais que faziam mais que sentido e esta "alminha" vendo que o povo fazia questão de transportar o andor, enfiou-se dentro do carro e foi um ar que lhe deu...
    E o andor, sem padre, saíu pelas ruas da aldeia ao som do cantar do hino da padroeira e o toque dos sinos!
    Deste dia memóravel se irá falar durante muitos anos.
    Duvido que o padre volte e parem de pedir para o ordenado dele pelas casas e porta da igreja, mas se voltar, que não esqueça que dia 15 de Agosto, é dia da Senhora dos Verdes e se ontem não houve Jubiléu, aí pode haver arraial.
    Quando queremos, somos valentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pasma!
      Nem acredito que a forte vontade do povo festejar com a santa sua padroeira, prevaleceu!
      Achei mesmo que o povo ía, mais uma vez, calar-se.
      Creio mesmo que é inédito em Forninhos, pelo menos desde que eu tenho consciência das coisas!
      Parabéns ao povo participante pela atitude!
      Fica para a história o dia que o pastor fugiu do rebanho que só queria continuar a percorrer o seu caminho.
      Ficou a dever-nos o Jubileu, mas o povo mostrou ao clérigo que "amor com amor se paga".

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.