Não sei como, encontrei no site da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (archeevo) cinco!! Associações sediadas em Forninhos, criadas entre 1940 e 1999:
Sediada na freguesia de Forninhos, no concelho de Aguiar da Beira. Natureza da Associação: canónica. Data da constituição da Associação: 28 de outubro de 1940
Sediada no lugar e freguesia de Forninhos no concelho de Aguiar da Beira. Natureza da Associação: recreativa e cultural. Data da constituição da Associação: 18 de fevereiro de 1983
Sediada na freguesia de Forninhos no concelho de Aguiar da Beira. Natureza da Associação: religiosa e social. Data da constituição da Associação: 26 de janeiro de 1999.
Sediada no lugar e freguesia de Forninhos no concelho de Aguiar da Beira. Natureza da Associação: socioprofissional. Data da constituição da Associação: 27 de maio de 1993.
Associação de Solidariedade e Melhoramentos da Santa Marinha
Associação de Solidariedade e Melhoramentos da Santa Marinha
Sediada na freguesia de Forninhos no concelho de Aguiar da Beira. Natureza da Associação: desenvolvimento regional. Data da constituição da Associação: 14 de maio de 1999.
Parabéns a todos pela inicitiva que tiveram na altura, mas esta descoberta fez-me lembrar as palavras de Jesus aos seus discípulos: "Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada"(Mt 24.2).
Pois se só restam as de natureza "canónica" e "religosa"; as outras 3 ou já desapareceram ou nunca existiram e isto não foi nada bom para o interesse geral nem para ninguém.
Poder-se-á perguntar se a causa principal foi a falta de gente. Não tenho dúvidas que sim, mas acho que houve outras razões: as divergências mesquinhas e as politiques baratas levaram, de certeza, muitos a desiludirem-se e a desistirem de planos (ou sonhos) que permitisse pensar de forma mais ampla em desenvolvimento necessário para a nossa terra. E isso...fez falta.
Pesquisa, relatos consistentes como nos habituas-te ao longo dos anos.
ResponderEliminarIdeias de forninhenses, umas em prol da comunidade, outros por interesses pessoais pois ser bajulado vale tanto que endeusado.
Agora não sei se andaram na mesma escola que eu a aprender a conjugar o verbo "Fazer", portanto aqui vai um cheirinho e parabéns mais uma vez:
Indicativo
Presente
eu faço
tu fazes
ele faz
nós fazemos
vós fazeis
eles fazem
Pretérito Imperfeito
eu fazia
tu fazias
ele fazia
nós fazíamos
vós fazíeis
eles faziam
Pretérito Perfeito
eu fiz
tu fizeste
ele fez
nós fizemos
vós fizestes
eles fizeram
Pretérito Mais-que-perfeito
eu fizera
tu fizeras
ele fizera
nós fizéramos
vós fizéreis
eles fizeram
Futuro do Presente
eu farei
tu farás
ele fará
nós faremos
vós fareis
eles farão
Futuro do Pretérito
eu faria
tu farias
ele faria
nós faríamos
vós faríeis
eles fariam
Um espelho aproximado da nossa terra nos confrontos diretos de invejas, presunção e vãs promessas.
Cada um de nós que nasceu, viveu ou ainda vive em Forninhos tem uma pequena quota de culpa no "status quo"!!
EliminarOlá, Paula...
ResponderEliminarO versículo citado traz mesmo uma boa reflexão no relato que fizeste aqui. Hummm, questionante mesmo!
Uma boa semana. Que o finzinho de Julho traga vivas esperanças...
Bjs
E cada vez vamos cair ainda mais, sem gente também faltam ideias!!
EliminarBj, boa semana.
As associações são sempre bem vindas qundo trabalha em prol da sociedade.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Sim, mas em cada aldeia devia haver uma associação recreativa e cultural e não só associações de carácter religioso e social!!
EliminarBoa noite Paula,
ResponderEliminarUma pena que essas associações tivessem deixado de existir.
O bairrismo, o amor à terra que nos viu nascer tem que ser superior a politiquices e coisas do género.
Quem perde sempre é o povo.
Um beijinho e boa semana.
Ailime
:((
EliminarQuando vivia em Forninhos sempre lembro de as pessoas serem muito bairristas, mas depois o interesse partidário sobrepôs-se ao interesse público e, com isso, perdeu-se os ranchos folclóricos, os jogos de futebol aos domingos entre aldeias vizinhas...
Nos anos 80 a ARCF deu muito a Forninhos. Mas Forninhos mudou e as pessoas também mudaram, todos mudamos.
Bj, boa semana.
Uma pena que tenham acabado, mas para estas associações navegarem para bom porto, não bastam ideias nem boas intenções. É preciso muito mais.
ResponderEliminarAbraço, saúde e bom fim de semana
Motivação por exemplo.
EliminarA motivação é um factor de bom sucesso e enquanto houve esse impulso, tudo correu bem! As equipas de futebol passadas e o rancho folclórico que defenderam as cores da velhinha Associação Recreativa e Cultural podem sentir orgulho no que se fez, mesmo sem todas as condições. A partir do momento que começaram a defenderem outras cores acabaram os saudosos eventos e apareceram outras Associações que nada dizem para a história de Forninhos, tirando as de natureza social, claro.
Abraço
Olá, boa noite!
ResponderEliminarPois não conhecia.
Mas é sempre um acrescento, ficar a saber!
Saudações poéticas!
Porque estamos todos os dias a aprender agora já conhece.
EliminarBom fim de semana.