Seguidores

terça-feira, 7 de julho de 2015

Data da criação do dia da Freguesia de Forninhos

O "Dia da Freguesia de Forninhos" foi criado há poucos anos, foi no ano de 2010 e numa reunião extra-Junta.
Transcrevo um trecho retirado da Acta n.º 4 da Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia de Forninhos realizada em 18 de Abril de 2010, que fala da criação de tal dia:
"O Sr. António Melo referiu que em Forninhos se vivia numa ditadura porque os assuntos já não vinham à Assembleia referindo os casos da venda em hasta pública dos pinheiros queimados nos Valagotes e o dia da freguesia. O Sr. Presidente começou por aconselhar calma com o termo ditadura pois poderia trazer complicações. Em relação à hasta pública o Sr. Presidente referiu que procedeu de acordo com a lei, permitindo assim que os mesmos fossem vendidos publicamente a quem estivesse interessado e não directamente a qualquer madeireiro. Em relação ao dia da freguesia, referiu que é outro assunto que não necessita da aprovação da assembleia, mas que no entanto, decidiu trazer a esta assembleia como procura fazer com os outros assuntos.".


E trouxe...já informando o dia, dia dezoito de Julho
Vide ponto 9. do período antes da ordem do dia:
"Pela primeira vez, nesta Freguesia irá ser realizado o dia da freguesia, dia dezoito de Julho, coincidindo com o dia a Santa Marinha, padroeira da mesma. Irão ser realizadas diversas actividades envolvendo instituições e colectividades da freguesia.".
Escolheu assim o Sr. Presidente de Junta, Ricardo Guerra, (e as figuras "destacadas" da vida socio/religiosa da localidade) uma data histórica em termos religiosos para comemorar o dia da freguesia de Forninhos.
Nunca aceitei a forma como a data foi escolhida porque sempre achei que aqueles que têm responsabilidade para decidir questões importantes como é de decidir um dia que fica (ou devia ficar) marcado para sempre como DIA DA FREGUESIA DE FORNINHOS deviam em Assembleia de Freguesia, primeiro de tudo, apresentar uma sinopse da história da freguesia, por exemplo, desde a data em que foi estabelecido os limites desta freguesia até aos nossos dias, destacando os factores de desenvolvimento que mais contribuíram para o actual estado de desenvolvimento de Forninhos, desde a rede eléctrica, a rede pública de água, as estradas, a escola e até a inauguração da ponte da Eira.
Mas fizeram "tábua rasa" à história de Forninhos enquanto freguesia e foi, como disse, escolhido o dia da padroeira. Só que até esse dia lhes "passa ao lado"; tirando o dia 18 de Julho de 2010, nunca mais o dia foi comemorado no dia escolhido, com a agravante de ultimamente ser comemorado antes da data!
Não posso terminar sem deixar aqui uma observação à Presidente da Junta de Forninhos. Se por acaso não ficou consagrado que o dia da freguesia é dia 18 de Julho, lembre-se sempre que a freguesia de Forninhos tem história, a saber:
Sobre os limites desta freguesia, em 4 de Maio de 1858, a Câmara de Aguiar da Beira decidiu estabelecer os limites desta freguesia, feita através das antigas demarcações da paróquia de Santa Marinha de Forninhos;
Por Decreto de 12 de Novembro de 1880, foi mandada executar a estrada com a seguinte designação: Aguiar da Beira, Fornos de Algodres;
A luz eléctrica foi inaugurada a 19 de Julho de 1959 e no mesmo ano inaugurou-se o edifícios novos das escolas primárias. Para falar apenas nas mais significativas...
Agora se dia 12 de Julho tem algum significado para Forninhos enquanto freguesia, isso já não sei, ma gostava de saber...

35 comentários:

  1. Poderia sufragar os sentimentos dos poucos que ainda se vao sentindo incomodados com o aproveitamento do nome de Forninhos.
    Um dia foi concebida uma fabula, rendilhada pois entao e a preceito sobre a nossa terra, de tradicoes e lendas, com certeza, e por escrita a aberracao da "Coisa" e pelo dinheiro pago, vou "cheirando" quando toca a efemerides e tradicoes, pois pelo que recordo e escuto (Escutar tem muito valor...), verdades ecoam na palavra mentira, mas e depois deste preambulo, nada encontro na "Coisa" sobre uma "tomada firme" do dia da fregeuesia consignado em termos oficiais.
    Foi, e desculpem o narcisismo, uma brincadeira tipo ir roubar cerejas por uma "cambada". Vamos fazer um dia de festa da aldeia e depois chamamos Dia da Freguesia?
    Boa, vamos nessa!
    Ainda tiveram (segundo reza a historia) o discernimento de falar com as altas individualidades sacras e "academicas", mas...
    O exarcebismo da puberdade destes incautos da gloria, alicercaram os seus demandos na pacatez das limitacoes dos povoandos da terra em festividades, quanto mais melhor e menos "eles" pensam...e assim se vai governando.
    Como se toma a Importante decisao de sufragar o dia de uma Freguesia?
    Quanto a mim, num referendo a todos os seus cidadaos, os quais aquilatando os momentos mais importantes do passado e porventura do presente, diriam que este ou aquele facto, tem por merito proprio ser perpetuado para os vindouros. Tal como momentos acima referidos no texto ou outros porventura a acrescentar.
    Pergunto?
    Ate quando esta "gentalha" vai pondo e dispondo o 12 pelo 18 o inverno pelo verao, a troco de festins?
    Os cofres estao cheios, porventura (pudera e toda a gente calcula de onde...), mas deixem que pergunte se nao existe uma restea de vergonha na cara, ao ponto de o dia da freguesia no proximo ano, ser num dia qualquer, melhor, num leilao de quem da Mais!
    Claro que falta o amor e carinho dos "cabecilhas" uns mal nascidos e outros nem tal...
    Haja respeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa parte os "doutos" estiveram muito bem. Fizeram "tábua rasa" ao intitulado "dia da freguesia". Ou menos isso!
      Quanto ao referendo, digo-te (+ou-) o mesmo que te disse a 16.03.2010, data em que foi decidido por meia dúzia de sumidades que seria comemorado a 18 de Julho:
      Um referendo ficava bastante caro (se bem que a festa também fica!), mas levando o assunto à Assembleia qualquer cidadão podia assistir, além de que ao tempo existia uma página da Junta de Freguesia para que todos (não só os residentes, mas também os não residentes) estivessem em contacto directo com a sua freguesia, porque não foi criado um Inquérito on-line, com um sistema de votação, com pelo menos 3 datas alternativas?
      Forninhos, concordo, vive numa ditadura, pois o Sr. Ricardo Guerra impôs a data, sem levar o assunto à Assembleia. Depois, para "descalçar a bota" veio dizer na reunião de Abril que o assunto não necessitava da aprovação da assembleia!!!!
      Quer dizer: o assunto não necessitava de aprovação da Assembleia, mas foi divulgado na missa dominical e merecia a aprovação do padre!
      Mais: o convite para a tal reunião foi feito a todas as associações, instituições, colectividades ou o que lhe quiserem chamar, mas aos membros da assembleia de freguesia não precisava ser feito!
      E não precisava ser feito exactamente por a ideia ser somente fazer um dia de festa da Junta, como fizeram e continuam a fazer sem respeito pelo dia escolhido: 18 de Julho!
      Não só gostava de saber o que representa o dia 12 de Julho para Forninhos, como gostava de saber que lucro dá essa festa à Junta?

      Eliminar
    2. P.S: O assunto necessitou da aprovação do padre, do Conselho Económico da igreja (Fabriqueira), dos juízes da Irmandade, das catequistas e do Centro Social e Paroquial.
      Nesse ano (2010) com ligação à igreja/paróquia só faltou convidar a Comissão de Festas da Sra. dos Verdes; acho que nesse ano quem explorou o bar foi a A.R.C.F. (Associação Recreativa e Cultural de Forninhos) que ainda existia e a única sem qualquer ligação à igreja.
      Talvez por isso a escolha do dia de Santa Marinha?
      É possível.

      Eliminar
  2. Seja lá que data for, o "Dia da Freguesia de Forninhos", já antecipo meus parabéns à essa terra e aos Forninhenses que a amam, que a respeitam e conhecem a sua história, especialmente aos que mantém esse extraordinário espaço, publicando postagens que resgatam as suas tradições, os costumes de seu povo.Meu abraço, Paula, Xico e demais gente dessa freguesia, que aprendi a gostar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema Lúcia é que o "dia da freguesia" passa ao lado de inúmeros forninhenses, amantes destas coisas da história e cultura, já que não se revêem nos costumes duma Junta que se rege pela lei do eu quero, posso e mando!

      Eliminar
  3. Vai ver não simpatizam com o nº 12,rs E terão festejos na data certa por lá? beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os festejos da Junta vão ser dia 12 de Julho, o executivo da Junta assim o voltou a impôr, mas claro que sendo o povo de Forninhos um povo de tradição, pelo dia 18 de Julho, celebrará o Dia da Nossa Padroeira – Santa Marinha – cujas origens da festa perdem-se no tempo.
      Eu, se tudo correr como desejo vou estar lá no dia da Padroeira, pois este ano calha a um sábado :-)))

      Eliminar
  4. Numa aldeia, a Junta de Freguesia tem a obrigação de colocar, acima de tudo, o interesse, o bem da povoação. Não questiono o dia escolhido para comemoração da Freguesia, sei que foi uma imposição da Junta e não assunto debatido pela Assembleia, mas sim o hábito que se tornou em festejar antes da data. Nos anos anteriores, justificaram que era por causa da Feira das Atividades do Concelho mas este ano não o é, ou será por causa do Rallye de Sernancelhe/aguiar da Beira? Este ano coincide o dia 18 a um Sábado, é mau dia para se fazer a comemoração? Se é melhor ao Domingo, porque não o dia a seguir (19) e ter-se escolhido o dia 12? Sempre ouvi dizer que festas antes do tempo, dá azar. Ou será que há interesses que se sobrepõem ao do povo? O povo não é soberano? Que raio de tipo de democracia se está a impor ao povo de Forninhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dia 18 de Julho, como o disse em Março de 2010, era uma data tão boa quanto outra, mas afinal nunca é comemorado no dia?!
      No texto escrevi "ultimamente", mas na verdade foi todos os anos comemorado antes da data, uns anos por causa da Feira de Actividades Económicas da Vila; no ano passado e este ano, não tenho dúvidas, é por causa dos brasileiros Valagotes, é que uma mão lava a outra e as duas lavam os pés!
      Não é no dia 19 (domingo) que vai haver festa nos Valagotes?
      Cá para mim o símbolo da freguesia passou a ser o Santo António e não a Santa Marinha.
      Ah, mas a festa é para os emigrantes! Os brasileiros encomendaram e pagaram um monumento!
      Realmente a falta de bom senso continua...o mês dos emigrantes é Agosto, mas erguem um monumento ao emigrante a 19 de Julho! Sobre...quero ver se então fica em lugar público ou privado. É que se fôr colocado num espaço público é porque os interesses sobrepõem-se aos do povo, mesmo!

      Eliminar
  5. Parabéns à jovem Freguesia de Forninhos, pois já tem o seu dia oficial para ser comemorado.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar expliquei mal a situação da freguesia. Forninhos é freguesia há mais de 1 século, o intitulado "dia da freguesia" é que foi escolhido no ano de 2010 e, para ser franca, acho que nem oficial é, pois parece que nunca foi aprovado em Assembleia de Freguesia.
      Mas a ideia de a freguesia ter um dia oficial é boa, a forma como foi escolhido é que é má. A democracia por mais "podre" que ela seja, ainda nos proporciona meios apropriados para discutir e aprovar assuntos deste teor. Acho eu!
      Abr/boa semana tb.

      Eliminar
  6. Festa em Forninhos!
    Acho interessante o termo "freguesia"!...
    Você termina com uma frase de desejo... Desejo de saber mais sobre um lugar tão querido!
    O meu abração... Boa 4ª feira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anete:
      Freguesia, em Portugal, é a menor divisão administrativa e corresponde à paróquia civil de outros países; uma freguesia é governada por uma Junta de Freguesia.
      Dantes “freguesia” e “paróquia” eram sinónimos, não havia uma estrutura civil separada da estrutura eclesiástica.
      Em Forninhos, no ano de 2010, quis o Sr. Presidente da Junta de Forninhos voltar ao "antes" unindo a estrutura civil à estrutura eclesiástica e, assim, escolheu para dia da freguesia o mesmo dia da paróquia, mas fingindo que não sabia(m) que o dia da paróquia não é feriado nacional, anda a Junta de lá para cá a festejar o dia da freguesia antes do dia 18 e o grave é que em dias que nada dizem para a história de Forninhos civil e religiosamente!
      Abraço.

      Eliminar
  7. "...em 4 de Maio de 1858, a Câmara de Aguiar da Beira decidiu estabelecer os limites desta freguesia, feita através das antigas demarcações da paróquia de Santa Marinha de Forninhos".
    Na minha humilde opiniao que nada ou pouco vale, este deveria ser o dia a comemorar como sendo o reconhecimento oficial da "autonomia" de Forninhos em termos de patrimonio legitimo.
    Mas nao, continua tudo ligado a igreja, como se Portugal nao tivesse consignado na Constituicao que somos um povo laico, resquicios porventura da ligacao de Salazar e o cardeal Cerejeira.
    Ate isto foi sol de pouca dura e a Santa Marinha que "aguente" que primeiro esta a nossa gente.
    A "gente" (os iluminados) que manda, inunda o povo de festins a seu belo prazer quase parecendo aqueles cartazes para tirar chocolates nos cafes de antigamente. Faz um furo que tem brinde...e todos ficam felizes antevendo as mesas postas.
    Apenas uma pergunta, se foi oficializado o dia 18 (Santa Marinha), qual a razao de nao ser respeitado?
    Se foi para andar ao sabor da corrente por outros eventos proximos, de que valeu implantar o dia da freguesia?
    Simplesmente mais uma festa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim custa-me muito ver que essa data e o facto não interessou nada para a história de Forninhos, enquanto freguesia. Essa data e a da inauguração da rede eléctrica, sabes porquê?
      Já conversei com pessoas de Forninhos sobre o assunto e o que me disseram, porque o ouviam aos antigos, é que para os que em 19 de Julho de 1959 estavam nas campas, o facto mais importante para a freguesia, foi a partilha das terras entre a nossa freguesia e a de Penaverde, as demarcações/limites. Isto cerca de um século antes da inauguração da luz!
      Mas para esse gente que é, pelo que vejo, a gente mais folclórica da terra de Forninhos não importa que a Junta escolha o dia 12, 13, 15 ou 18 de Julho, pois o que conta é haver mais uma festa e comer para encherem a blusa!
      A Junta dá-lhes o que querem e se querem festa, venha lá a festa, mesmo que lhes dê prejuízo, não importa. Enquanto houver baldios da freguesia para vender "tá-se bem" e que se "lixe" a Santa Marinha, afinal nunca foi oficializado que o dia 18 de Julho é o dia da freguesia.

      Eliminar
    2. Relembro que, nos três primeiros festejos, houve comes e bebes, gratuito, para quem quis aparecer. Claro, gentes de povoações vizinhas, aproveitaram, nem cabiam na Lameira. Paga povo de Forninhos!!!

      Eliminar
    3. Acho que só não houve comes e bebes no ano em que nós fomos mordomos, ano de 2013. No ano passado (2014) acho que houve lá em cima nos Valagotes, almoço, não tenho a certeza, mas acho que cada pessoa pagou € 5,00 (os que pagaram!). Mas no próximo dia 12 volta a haver novamente comes e bebes para quem quiser aparecer, tal já foi anunciado na missa dominical do passado domingo.
      Sempre a Junta tem muito dinheiro!

      Eliminar
    4. Eu, minha esposa, filho, nora e neta, estivemos presentes, confirmo, cada um de nós pagou 5€ cada, menos a neta, claro. Antes, missa campal. Valeu o convívio, de resto, alguma descriminação na atenção dos presentes. Claro, estava lá a brasileirada completa.
      Se este ano vai haver comes e bebes a borla, a praça vai estar cheia. Quem paga? O povo que vai ficar privado de alguns benefícios. Depois não há dinheiro. Para onde vai o dinheiro dos Baldios? Vamos ver as contas no fim do mandato.

      Eliminar
    5. Henrique, repara que em 2013 não houve comes e bebes à borliu porque nós, na qualidade de membros da Comissão de Festas, na reunião a que assistimos falamos dessa situação, mas olha que lhes deve ter custado muito...é que 2013 era ano de eleições autárquicas!
      Este ano, soube, foi convidada toda a freguesia para o almoço.
      Têm a caminhada, não te esqueças! De modo a evitar que apareça quem não participa, resolvem o assunto estendendo o convite a todos, "tás a ver"?
      Parece que a brasileirada também vai oferecer o almoço dia 19 de Julho a quem se quiser inscrever.
      Dia 18 de Julho é que cada um deve comer na sua casa;-)

      Eliminar
    6. Dois pontos a favor, ano de eleições e dinheiro dos baldios, para que levar cinco euros às pessoas? Os "Masters" sabem-na toda, não brincam em serviço, esquecem-se é duma coisa, parte do povo, já começa a abrir a pestana. E porque não, futuramente, um pedido de auditoria, às contas? Tudo é possível...

      Eliminar
  8. Uma data que servirá para relembrar o valor desta freguesia...mostrar o que se faz e organizar o que se pode fazer!!! Tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se servisse para relembrar o valor de Forninhos e organizar o que se pode fazer para melhorar/desenvolver a freguesia até era um dia bonito e bem visto por todos, mas lamentavelmente é apenas um dia em que a Junta organiza uma festa para festejar sabe-se lá o quê. É que em vez de servirem Forninhos, servem-se é de Forninhos!

      Eliminar
  9. Estive em Forninhos o mês passado do dia 23 a 29. Almocei e comecei a tratar das videiras. Depois do jantar, fui chamado a comparecer a Penalva (assuntos comerciais) e ao passar junto à rotunda, muita gente junto ao monumento dos Combatentes. Deduzi logo, sardinhada do S. João a que já assisti a duas, os dois anos anteriores, e digo, gostei. Dia a seguir, a caminho do Mosteiro, tratar de negócios, Srª. de Fátima, nos Valagotes, que alvoroço, há que parar, aguardar por manobras de viaturas e lá segui. Regresso após cerca de hora e meia, no mesmo sítio, há que parar novamente, vários autocarros e na via, três viaturas não cabem. Manobras e la fui, vim a saber, ginástica senior do concelho. Parei na Sra. dos Verdes, volta à Capela e tentei averiguar o porquê do toldo sombrio ainda permanecer no local pois a festa tinha sido há mais de um mês. Já bastante estragado e bar montado, pensei, será que vai haver aqui um evento que desconheço? Vim embora, mas no dia a seguir voltei e ao aproximar-me junto ao corpo do bar e vejo que os cabos do poste de eletricidade foram cortados assim como todos os componentes das caixas elétricas que alimentavam a Capela. Pensei, já devem ter conhecimento, mas por sim por não, vou saber junto da Presidente da Junta. Se calhar vou fazer figura de parvo mas vou cumprir minha missão, informar. Ao chegar à rotunda, encontro um mordomo a quem pergunto se já se sabia. Não, fiquei aliviado, afinal ainda ninguém sabia e como estava a dez metros do café da Sra. Presidente, resolvi dar a notícia. Boas tardes, duas pessoas retribuíram, cumprimentei a Sra. Presidente a quem pôs a situação. Vai-se telefonar para a EDP, como resposta, tomei café e "ala moço". Domingo a seguir, Jogos Tradicionais do Concelho na povoação Cortiçada. Cinco dias, três eventos, Forninhos mexe!!! Isto tem custos, tirando a sardinhada, que é paga pelos participantes, será tudo suportado pelo Município?? Forninhos, que me arrisco a dizer que já nem duzentos habitantes tem, festas e comes e bebes, não faltam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E siga a banda, Henrique!
      Dia 12, exultacao festiva do dia da freguesia, com a tradicional mega aula de Zumba.
      Dia 18, exultacao a Santa Marinha, nossa padroeira a quem ainda nao conseguiram mudar o dia.
      Dia 19, exultacao aos emigrantes (ausentes ate Agosto) pelos residentes, sob o patrocinio da "junta" dos Valagotes.
      Dia 20 e por adiante, tudo na mesma, como a lesma.
      Acredito que um dia, nao muito distante (tanto quanto sei...), as coisas vao piar fininho...
      Ja fui questionado muitas vezes por pessoas que seguem o blog, se porventura estas nossas narrativas que consideram acertivas pela sua ousadia construtiva, nos trazem prejuizo pessoal. Muito, considero por ver a transparencia como os incautos do momento, agem como celebridades endeusadas, com odios calados mas traicoeiros, ao ponto de negarem uma "salvacao".
      Deus me perdoe, mas nao vou ter pena nenhuma no dia em que os olhar sentados no banco dos reus e noticiados nos jornais.
      Talvez facam uma sardinha para comemorar...

      Eliminar
    2. É, Forninhos mexe, festas não faltam!
      Mas a festa do S. João, por se tratar duma festa popular, é que devia ser gratuita ou não? E não fica bem na fotografia fazê-la junto ao monumento dos ex-combatentes, mas o melhor é nem me incomodar com isso!
      Às vezes até dou comigo a pensar que exagero, que tudo o que acontece em Forninhos, é para as pessoas que lá vivem super normal e sou eu que não acho estes festejos normais!
      É como essa ginástica dos Centros de Dia.
      Em Julho de 2012 já eu me referi ao que o Município gasta com os passeios dos "utentes" dos Centros do Dia, que andam de autocarros para cima e para baixo e três anos passaram e continuam os mesmos vícios.
      Continuamos nós contribuintes a trabalhar e a descontar para sustentar isto!
      Quanto ao toldo da Sra. dos Verdes e resto...no ano anterior ao que fomos mordomos o toldo também por lá andou meses! Eu sei, porque fui mais que uma vez à Sra. dos Verdes para tirar, para comparação, uma foto à capela e estava lá sempre o toldo.
      E com tanta festa a acontecer e outras programadas se tu, Henrique, lá não vais de 23 a 29 de Junho ainda hoje desconheciam que os cabos do poste de electricidade foram cortados etc...
      Como bem se vê, Forninhos mexe, mas para o que deve já não se mexe!

      Eliminar
  10. Pergunto:
    - Não concordar com o festejo ANTECIPADO, 18 de Maio do dia da Freguesia, é falar mal de algo???
    - Não concordar com portas abertas a toda a gente, no Centro Social e Paroquial de Forninhos, é falar mal desta Instituição???
    - Não concordar com a venda (ilícita) dos baldios do Povo de Forninhos, é falar mal de alguém???
    - Não concordar de ver espalhadas pelas rua de Forninhos, alfaias agrícolas de particulares, é falar mal de alguém???
    - De não gostar de ver na rua da Igreja Matriz, tratores desmanchados, bidão plástico, (Óleo queimado) em plena via, onde um Padre, na sua homilia chamou à atenção, pelo menos nos dias de Procissão, ter um minino de compostura, é dizer mal de alguém???
    Poderia continuar, mas vale a pena?
    Parte disto, a Junta de Freguesia, deveria tomar conta dos abusos, é uma autoridade dentro da Freguesia, mas faz olhos cegos. (família, votos e até dívida de favores).
    A partir de agora, vai ser menos teoria e mais prática. Vai ser à Toninho Bernardo.
    Cansei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é falar mal, é liberdade de expressão, direito inalienável do Homem, principalmente quando vive numa sociedade democrática!
      Nesta entrada eu disse o que pensava e baseei-me em factos reais. Eu não tenho problema em falar das coisas em público e vou continuar a falar sempre que vir que as coisas estão mal ou menos bem e disso "eles" não me vão proibir!
      Se não queriam críticas, por exemplo, sobre a data da criação do dia da freguesia, para a próxima façam as coisas como deve ser, pois com uma melhor acção evitam críticas futuras.

      Eliminar
  11. " No Decreto-Lei n.º 39-B/78 de 2 de março, lê-se: "O dia 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades, melhor do que nenhum outro, reúne o simbolismo necessário à representação do Dia de Portugal. Nele se aglutinam em harmoniosa síntese a Nação Portuguesa, as comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e a emblemática figura do épico genial.".
    Confesso que nao resisti em trancrever este trecho oficial...
    Na altura estava patenteado o Santo Anjo da Guarda de Portugal.
    Por tal nao resisto de na devida proporcao com Forninhos, ou nao, afinal somos filhos de uma so Nacao e um so Povo, estabeler o paralelismo e a ignorancia dos "agentes " da nossa terra.
    Nem copiar sabem, muito menos e porventura toldados pelos fumos da "Chamine", entenderam por bem nada ligar a comemoracoes firmadas, muito menos respeitar.
    Os agentes sao pouco mais que letrados e os poucos com essa faculdade, foram educados)nao descobriram sozinhos), para os numeros...
    Portante algo parecido com Camoes, nada.
    Santa Marinha, o "nosso Anjo da Guarda, ficou o dia pela promessa.
    As comunidades.
    Sempre solidarios desde tempos idos em ajudar a freguesia. E abusados sem serem reconhecidos.
    Tal fosse este conjunto de coisas pensado com "olhos de ver", as coisas poderiam ser feitas de outro modo, mas o que mais me "enerva", e essa homenagem a nossa comunidade espalhada pelo mundo, ser pre datada por particulares que se assumem porque os glutoes e barrigas tal deixaram chegar a este ponto.
    Nutro muito carinho pelos Valagotes e suas gentes e se queriam uma estatua, eles, ex emigrantes que a colocassem a titulo particular nos seus jardins. Com o devido respeito que nada me impele contra, mas sim esta "garotada" viciada na vaidade de aparecerem em simples fotos de ocasiao.
    Pergunto se os emigrantes nao mereciam um grande monumento, por exemplo no Largo da Lameira?
    O largo tem muito espaco e ficaria bonito, ou porventura poderia rivalizar com o digno, sem duvida, monumento aos combatentes?
    Falta de dinheiro da Junta?
    Se ele sobra em abundancia para comes e bebes...
    Desculpem o desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queres que te diga não acho nada bem essa homenagem aos emigrantes ser patrocinada por particulares. Pela Junta sim, ficava-lhes bem.
      É certo que também eles (os brasileiros) foram ou são emigrantes, mas é pena não escolheram Agosto para tal homenagem. Aliás, não só os emigrantes merecem um monumento simbólico, como também os migrantes o mereciam!
      Só se a encomenda fôr para os homenagear a eles, mas aí o monumento tinha que ficar no jardim da sua casa ou espaço envolvente e já me disseram que vai ficar próximo do depósito da água do alto dos Valagotes!
      "Eles" lá saberão porque o ali colocam e porquê a 19 de Julho!
      Mas, sabes, estou mesmo admirada com isto! Há muito tempo que sei que o monumento foi encomendado de modo a estar pronto dia 19 de Julho de 2015 e pensei logo que a Junta se ía colar aos brasileiros para fazer, novamente, a festa do "dia da freguesia" nos Valagotes. Enganei-me. Ou então algo aconteceu e trocou-lhes as voltas. Terá sido a data da "caminhada na natureza"? É que este ano não conseguiram que fosse em Agosto e calhou-lhes o 12 de Julho. Como bem sabem que nesta altura poucos participantes têm, vai daí...resolvido: dia 12 de Julho toca de fazer também o dia da freguesia, incluindo na "ordem do dia" a caminhada, melhor, duas caminhadas. Uma para quem não pode caminhar muito e outra para quem tem boas pernas. Só não vê quem não quer. É que como aparecem sempre para comer participantes e não participantes (da caminhada), toca de avisar na missa que estão todos convidados para o almoço e ficam bem vistos.
      Forninhos no seu melhor!

      Eliminar
  12. Custa muito, ouvir de um familiar, desde que EU FALEI MAL DO CENTRO, minha mãe e meu irmão mais novo, nunca mais la foram. Nunca falei mal da instituição, nunca ofendi ninguém, nunca tratei mal ninguém, simplesmente desde que soube que a Segurança Social Subsidiava o Centro, nunca mais lá fui, porque acho que não tenho direito. Fui recentemente, reformado em Janeiro, levei um corte de cerca de 150€, porque a Segurança Social está em falência técnica, está a sair mais dinheiro do que entra e eu com 42 anos de descontos fui lixado porque no país andam uns CHULOS a comerem à conta da Segurança Social, sem terem necessidade e direito sequer a entrar nestas instituições. Digo e repito, quem vai comer ao Centro Social e Paroquial de Forninhos, que não reúnam as condições dos seus estatutos, são uns GRANDES CHULOS do Estado e da Sociedade.
    A minha mãe, deixou de ir comer ao Centro porque está com deficiências motoras, não consegue entrar para as viaturas, tão simples como isso, não sei porque andam com invenções. Mas a minha mãe tem direito a lá ir..
    Tive ocasião de comentar no face, que gosto da maneira como é festejado o dia da Freguesia, não concordo que seja antes da data, e já lá vão quatro anos seguidos. Algum mal nisso? Não tenho o direito de discordar? Porque é que as galinhas chocas e os frangos granisés, saíram do galinheiro em defesa do poleiro? Já estão chipados?
    Fui ao Cartório Notarial de Aguiar da Beira onde solicitei cópia do Registo Certidão Usucapião, fui esclarecido que os BALDIOS NÂO PODEM SER VENDIDOS A PARTICULARES daí o registo ter de ser desta maneira. Pois na última assembleia da Freguesia foi apresentado um documento contrariando o Cartório, para aprovação da venda do segundo Baldio à mesma pessoa (quanto a mim já estava vendido há muito). Isto é tapar os olhos a quem? Desafio as pessoas que queiram saber a verdade, que se desloquem a um Cartório qualquer e se informem sobre o registo da venda dos Baldios.
    Não tenho o direito de me indignar?
    Peço desculpa, pelo comentário anterior e este, em eu ser um pouco revoltoso mas "saltou-me a tampa" depois do telefonema que recebi, hoje de manhã, dizendo que ultimamente só falo mal da Freguesia. Pelo contrário, luto para que a minha Freguesia seja TRANSPARENTE e igual para todos os habitantes.
    Aqui, nos dois comentários, fica a resposta para o mentor do telefonema.
    Me desculpem também, todos os comentadores que com este Blog colaboram.
    Liberdade de expressão ainda é um direito que me assiste.
    Paula e Xico, desculpem-me também, não era minha intensão ser tão revolucionário, mas é o que sou, neste momento, sobre o bem da nossa Terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste, muito triste, numa aldeia chamada Forninhos não se poder discordar disto e daquilo. Se não se vive numa ditadura, quase que parece!
      Será que querem que sejamos um simples povo como qualquer rebanho?
      É normal as pessoas discordarem, só em Forninhos é que acham que todos temos de dizer "Amén" a tudo.
      Tu, Henrique, levaste com esse garnizé e umas galinhas chocas. Eu levei com os "lobos famintos" e ainda com um "camelo", que não se coibiu de no "face" dizer que neste espaço o ofendíamos, mas por lá é chamado de camelo e "amoucha". Lá pelos vistos não se sente ofendido!
      Se há pessoa que tem direito de ir comer e servir-se do "Centro de Dia" é a tua mãe, já o mesmo não se pode dizer das pessoas novas que por lá andam a comer. Se tivessem vergonha não metiam lá os pés, mas a vergonha quando sai, nunca mais entra (já diz o antigo ditado popular).
      Considero que uma pessoa é velha quando tem para cima de 75 anos. Os meus pais, se quisessem, também lá podiam ir comer, mas apesar dos 70 anos do meu pai e os 67 da minha mãe, graças a Deus ainda não têm essa necessidade, um dia quem sabe...por isso eu digo, anda lá muito chulo, mas também muita lambona, que ainda podia fazer o comer na sua casa.
      Outra coisa: porque é que quem dirige o Centro, todos os anos pelo "dia da freguesia" se organiza para aparecer e nunca foram capazes de aparecer a desfilar, dançar ou cantar nas festas de Forninhos de há séculos?
      Ou mesmo no Carnaval?
      Porque será que só querem aparecer na festa organizada pela Junta?
      Concluo que afinal show-off é só por causa da Junta!
      No ano de 2010 uma "afamada" catequista, teve o desplante de me dizer que se o dia não fosse comemorado no Dia de Santa Marinha, a catequese não participava. Logo no ano seguinte, para meu espanto, lá estava ela plantada na barraquinha. Tanta hipocrisia Meu Deus!
      Acalma-te Henrique. Eu já ando a remar contra a corrente há mais de meia dúzia de anos e aprendi com o tempo que temos de saber esperar para dar a "machada" na altura certa.
      Olha o que aconteceu com a venda dos pinheiros? O Sr. Ricardo Guerra e C.ª tanto criticaram a venda dos pinheiros levada a cabo pelo anterior executivo; anos depois é ele que aprova a venda de pinheiros e terrenos!!!
      E para finalizar só digo mais uma coisa: não sei que documento apresentaram, mas estás certíssimo no que dizes, os baldios não podem ser vendidos a particulares. Se acham o contrário, provem-no, anulando a escritura feita por usucapião e façam no mesmo cartório ou noutro qualquer, uma escritura de outro tipo, sem mentiras nem invenções!
      O Sr. Ricardo Guerra, deve ter tido um excelente professor é que, não sei bem porquê, os negócios que fez/faz andam sempre ali a beirar a legalidade/ilegalidade. E o actual executivo em vez de se desmarcar de vez dele, segue e diz amén a tudo o que ele diz e aprova!
      Fica bem, Henrique.

      Eliminar
  13. Boa noite Paula, mais uma vez se constata que em Forninhos o poder autárquico anda um pouco baralhado ou pelo menos parece não apreciar o rigor histórico!
    (Não me quero imiscuir nos assuntos da vossa terra, mas foi o que me pareceu;))!
    Já agora vou indagar se a minha Freguesia também tem o seu dia!
    Beijinhos e um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Ailime, o que salta à vista é que na nossa freguesia impera um certo esquecimento colectivo a respeito da nossa história.
      O dia da freguesia é um exemplo e depois, outro, é o "livro" sobre a história e memória de Forninhos.
      No que toca a obras imateriais mais valia ficarem quietos!
      Bom fim de semana/Beijos.

      Eliminar
  14. A propósito do Apelo que faço em " Forninhos Terra de Emigração"

    Oh, Julio de Forninhos
    Sempre de olhos no Alcatrão
    A tua terra não merecia
    Que mendigaces sem razão

    Oh, Julio " Grilo"
    Fala depressa espertalhão
    Roubaste a minha vivenda
    Diz-me. lá com exatidão

    Quem era o motorista
    Que á minha porta parou
    Tinha cabelos brancos
    Em Agosto me tramou

    Agosto maldito Agosto
    Na tua terra quente e fervorosa
    Se Forninhos soubesse a verdade
    Oh, Julio caias na desgraça

    Os Tribunais não funcionam
    A Justiça também não não
    Oh, Julio escapaste ileso
    Maluco não sou não !!

    Perdi cem mil euros
    Não devo um tostão
    Oh, Julio dá pão aos meus filhos
    Roubaste-me -os sem razão !!!!

    Forninhos nao merecia
    Tamanha podridão
    Gente de suor e trabalho
    Esperam pelo teu perdão

    Agora vou terminar.....
    Ja basta de " manifestação"
    Um dia vou a Forninhos
    No Paulinho beber com satisfação

    Só mais uma coisa......
    Oh, " Grilo" do Lugar
    Se fores amanha á missa
    A Leonor leva a confessar !!!!


    Obrigado a todos
    Um abraço
    AMG ( BI 7286701 )


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela visita e espero que quem nos lê o possa ajudar na sua busca.
      Abr/Paula.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.