Seguidores

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Brasão da Freguesia de Forninhos


Este é o brasão da freguesia de Forninhos e como pouco sei de brasões e significados, na última semana li e aprendi umas coisas...
A Lei é de Abril de 1930. E, por parecer da Secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, a Direcção Geral da Administração Pública obrigou as comissões administrativas das Câmaras Municipais a legalizar os brasões dos municípios que já existiam, mas que careciam de ser sistematizados e oficializados, ou mesmo actualizados, dada a disparidade entre a data da sua criação (alguns com centenas de anos) e a evolução que a região sofrera entretanto.
Actualmente, a heráldica das autarquias portuguesas é regulamentada pela Lei n.º 53 de 1991, que, com algumas alterações, manteve as regras básicas que já haviam sido definidas por diploma do Ministério do Interior, de 14 de Abril de 1930.
A regra em vigor é de que freguesias urbanas ou povoações simples sejam representadas por uma coroa mural de três torres. Quatro torres indicam uma vila, o que não é o caso de Forninhos, que nunca foi concelho (vide fig.). As cidades pela sua grandeza, são representadas com cinco torres na sua coroa mural que será de prata ou, no caso da capital do país, de ouro. De resto, tudo tem significado: cor, forma, partição do fundo, elementos colocados...
Por exemplo, o de Forninhos, que é recente, encimando o escudo de vermelho tem as três torres que a freguesia tem direito; e entre uma flor-de-lis em prata, estão o pão e o vinho representados pela espiga e um cacho de uvas, ambos de ouro e folhados de prata, significando talvez a nossa riqueza e antiguidade ou significando o nosso património/tradição, embora a representação do lírio esteja associado aos brasões e escudos da realeza francesa, em especial ao rei Luís VIII, daí que de sobrolho franzido e com ar intrigado, pergunto o que significa o elemento flor-de-lis no nosso brasão?
faixa murada de prata, apresenta quatro frestas abertas com chamas de sua cor. Duvido que não sejam fornos de cozer pão. Porquê? Já explico porquê a seguir.
Os ondeados de prata e azul penso que representam o nosso rio - o Dão.
O fundo interior do escudo é vermelho talvez por ser a cor da nossa Irmandade. 
Se cada freguesia procurar o significado do seu brasão, poderá encontrar boas surpresas para a História da sua terra. Mas pretendo com a publicação deste 'post' que os forninhenses tenham uma noção clara do que é o brasão da freguesia de Forninhos, pois há assuntos que nos acompanham a vida toda e nem sabemos porquê; e já agora se questionem, se o brasão que foi editado, há umas cinco legislaturas atrás, representa perfeitamente o nosso património/tradição, riqueza e antiguidade.
No meu entender, quando se avançou com o projecto, quem "desenhou" pensou aqui também representar os fornilhos na murada, designação por que são conhecidos os pequenos fornos utilizados pelo povo e porque havia a versão de que o topónimo Forninhos podia ter origem no vocábulo fornilhos, mas posso estar errada. Achou bem colocar também o símbolo do lírio, pois em heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão. 
Gosto do nosso brasão. Gosto do listel branco com a legenda em negro, em maiúsculas "FORNINHOS", mas gostava de ver o azeite representado. Uma árvore/oliveira secular ficava lá muito bem. O azeite há 50 anos mal chegava para os gastos, mas sempre foi considerado por nós uma riqueza e as oliveiras ainda hoje têm valor. Até o pinhal, envolvente florestal de Forninhos, podia representar melhor que a flor-de-lis- a nossa aldeia.
O debate está aberto.
Obrigada,
Saudações forninhenses.

Nota final: O Edital do brasão da Freguesia de Forninhos encontra-se publicado no Diário da República n.º 44, de 21 de Fevereiro de 1997, III Série: aqui (página 3245, fl. 47).

35 comentários:

  1. Gostei de ver o brasão de Forninhos e as implicações sobre ele! beijos,chica e linda semana

    ResponderEliminar
  2. Digno de analise este importante tema que a mim, pessoalmente me prende.
    Por aqui temos ha varios anos andado a aprofundar suposicoes e a trazer verdades demonstradas. A busca constante das origens e transformacao de Forninhos, quem somos, donde vimos e para onde vamos...
    Ate ao seculo vinte, o brasao tinha atribuicoes especiais, desde os actos de bravura demonstrados pelos cavaleiros nas suas artes de guerra, familias fidalgas que na fachada de seus palacios e comemoracoes, tais exibiam.
    Com as transformacoes decorrentes na Europa, chegados ao seculo vinte, tal como muito bem demonstra e explica o texto, torna um rumo diferente, extensivo a localidades diferentes, consoante o seu grau de grandeza, com regras de concessao e curiosamente as armas de guerra evidenciadas passaram a ser o resultado de uma luta de espadas, substituidas pela enxada, vencendo a terra que domavam no dia a dia.
    Desse resultado, se regista no brasao da nossa aldeia o melhor e emblematico que ela tem. Tiraria a flor de lis por nestes tempos pouco dizer a Forninhos e colocaria o simbolo da oliveira. O vinho, azeite e cereal, bases em que sempre e desde tempos imemoriais assentou a nossa riqueza.
    Quem o desenhou e concebeu, ignoro, respeito e elogio, pena nao saber quem.
    E aquela Coisa com pretensoes a livro, sim, o tal dos nossos avos, nem sequer evidencia o brasao da nossa terra,
    Sortilegios da minha terra...

    ResponderEliminar
  3. Um brasão lindo , sem dúvida. Mas porque terá ele a flor de lis? E porque uma grande parte dos brasões têm a flo de lis?
    O do meu concelho tem a Serra e um Veado. A leitura certa!
    Sem dúvida Xico, que se aprende muito aqui também.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Em heráldica a flor de lis é uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão. Porque o de Forninhos tem esse símbolo também eu gostava de saber!
    Como já disse, gosto do nosso brasão, mas ficava lá melhor a árvore/oliveira e se calhar até menos elementos. Com todo o respeito por quem o idealizou, não gosto de ver a flor de lis, nem a faixa murada de prata.
    Nos últimos dias tenho andado a ver alguns brasões do nosso concelho e concelhos limítrofes e, por isso tenho visto neles poucos elementos. O de Forninhos tem elementos a mais. De referir, no entanto, a cor vermelho, que foi uma boa escolha, pois grande parte dos brasões são em azul e verde. Presumo que o azul significa o nosso céu beirão e o verde a cor do campo e dos montes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S - Quando digo que gosto do listel branco com a legenda em negro, em maiúsculas "FORNINHOS" é por não constar "FORNINHOS - AGUIAR DA BEIRA" como consta no da Cortiçada; Pinheiro; Sequeiros; Souto; Coruche; Valverde.
      No de Forninhos; Carapito; Eirado e Gradiz não existe a menção a "Aguiar da Beira".
      Devido a união de algumas freguesias, penso que agora deviam abrir novo processo.
      As Freguesias de Dornelas e Penaverde, parece que não têm brasão!

      Eliminar
  5. Bonito Brasão! Concordo com você, o azeite representando a riqueza das oliveiras também era de grande expressão!...

    Um beijo... Muita paz e alegrias...

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está algo a que nunca tinha dado muita importância; brasões, mas que são realmente importantes por serem uma espécie de cartão de identidade de um local, já que devem apresentar os seus traços distintivos mais característicos.
    Não fazia ideia que as torres representadas na coroa mural tivessem a ver com o estatuto de vila ou cidade, ou neste caso de uma freguesia. A ondulação azul e prata para quem não faça ideia onde fica Forninhos parecerá mar, mas pelos vistos terá sempre a ver com água, seja rio ou mar, neste caso, rio.
    E deves ter razão, Paula, se é uma terra de oliveiras, porque terá a flor de lis, um símbolo geralmente associado à monarquia francesa... será porque a flor de lis também é de forma geral associada ao poder e soberania...?
    Também não sabia que que os brasões poderiam sofrer alterações ao longo do tempo. Mas acho o brasão bonito, embora uma oliveira seja mais bonita para mim do que uma flor de lis tão estilizada...:-)
    O brasão de Lagos é mais em azul e amarelo, e a representação do mar não é azul mas verde e prata.
    Interessante.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pode ser isso, Laura. Poder e soberania...e lealdade.
      Outra possível interpretação é a de que esteja relacionada com a localidade anexa à freguesia - Valagotes - que também faz parte da Freguesia de Forninhos.
      E, sim, os brasões podem sofrer alterações. Este, de Forninhos, foi elaborado já lá vão cinco legislaturas atrás, mas acho que a Presidente hoje pode, se o quiser, avançar com novo projecto...só precisa ter a quantia necessária para...
      E até era bom que o fizesse. Os brasões, sejam familiares, sejam concelhios e de freguesias, normalmente todos têm uma história e eu que sou natural de Forninhos há 43 anos, nunca em momento algum soube que a flor-de-lis faça parte da história da minha terra.
      Importante sim são as oliveiras e o azeite.

      Eliminar
    2. Neste caso seria indicado modificar, mas por falta de dinheiro talvez não se toque no brasão tão cedo...

      Eliminar
  7. As pessoas ja pouco se reveem nos seus brasoes, a maioria nem sabe da sua existencia quanto mais interpretar os seus simbolos.
    Como este foi definido, nao sei. Presumo que dando conhecimento a aldeia e recolhido o maior consenso dos simbolos a aplicar, mas de Forninhos tudo se pode esperar, do melhor e do pior.
    Ca para mim, foi da autoria de alguem brasonado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da freguesia de Forninhos eu espero tudo. Mas uma coisa é certa, não é fácil escolher os símbolos a colocar, até a cor da freguesia podia ser outra...
      Quem o criou, brasonado, académico ou cidadão comum, escolheu o vermelho, mas também ficava bem o verde (da Senhora dos Verdes).
      A partição do fundo é que eu acho desnecessária. Mesmo para quem conhece Forninhos, como nós, fica a pensar o que será aquela murada? Alguma ponte ou pontes ou fornos/forninhos?
      Em Forninhos, não parece, mas a net há muito entrou nos hábitos e se a Junta não informa quem o criou e o que simboliza cada símbolo é porque não quer. E nem sequer digo para aqui o fazerem, pois este espaço não tem ambições oficiais, mas apenas de informações informais, falo disto porque têm serviços públicos para esse fim.

      Eliminar
  8. Amor a Forninhos, sempre!
    Lindo de ver.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Nina, esta página é vista diariamente por pessoas de bem que querem seguir a história da terra sem mais...
      Por esses e por Forninhos vamos continuar com muita entrega a fazer simplesmente o melhor de que formos capazes, porque só nos norteamos por esse princípio básico de amar Forninhos.
      Beijo*

      Eliminar
  9. "Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião."
    Isto aproposito das coisas que mais me sensibilizaram na quadra pascal, o padre Ivan, ucraniano que mostramos no post anterior. Dois filhos que cantam de modo glorioso, abracou outra, esta igreja e ainda bem!
    O porque de falar nisto num tema sobre os brasoes de uma aldeia, freguesia, tal como tantas outras...
    A liberdade e obrigacoes de um estado laico, abracar todos os credos, ficando os abusos na consciencia dos seus responsaveis, do povo e da igreja.
    Falo por mim e do que penso, puxando a fita do filme de numa determinada feira de actividades na sede do concelho, a beatice de alguns forninhenses responsaveis, penso, terem levado a Nossa Senhora dos Verdes, guardada com a Irmandade de Forninhos.
    Nao passou despercebido a ninguem do concelho a "ousadia", pela negativa.
    Era o ex libris venerado e venerando que ali se expunha, em local menos proprio, mas, compreendo, o mais valioso de Forninhos.
    Quem tal desfile de fe arquitectou para exibicionismo de uma feira, fez jus ao termo laico. Inconscientemente...
    O orgulho de seculos, afrontando, pensavam, as freguesias circunscritas e de pleno direito!
    Pergunto, porque nao figura no brasao da nossa terra, juntamente com o pao, vinho e azeite...
    Singularidades da minha aldeia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres dizer porque não figura a cor verde. Certo?
      A capela é património digno de realçar, mas acho que é mais importante respeitar o património real com tradição do que valorizar lendas.
      Em meados do Séc. XVIII, Forninhos tinha 270 habitantes, número que cresceu até 737, em 1938. Para tal, acho eu, contribuiu a diversificação das actividades económicas, com a agricultura e a pecuária.
      Mas criar dá trabalho e saber escolher requer sensibilidade e muito diálogo com as pessoas, por isso é que acham que é mais fácil chamar "quem sabe". Pagam uma receita que serve para qualquer um, mas perde-se identidade. Foi exactamente isso que fizeram com aquela coisa com pretensões a livro sobre a nossa história e memória!

      Eliminar
    2. Claro que a cor verde, idendificação máxima dos forninhenses, que se estende pelos povos vizinhos nas súplicas e agradecimentos convictos à Senhora dos Verdes!
      O que "pariu" a Coisa, alcançou o objectivo: deixar-nos "verdes"...de azia!

      Eliminar
    3. Azia?
      Acho que causa é "Fastio".
      Lolol

      Eliminar
  10. Oi, interessante. a história do Brasão da freguesia dos Forninhos. bjsss

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde
    Este é mais uma postagem de que se pode falar e interpetrar de formas diferentes sobre O Brazão de FORNINHOS.
    Se o autor ou desenhador coloca-se um fundo verde sobre o brasaõ, o que não seria de modo algum de estranhar, em homenagem a Nossa Senhora dos Verdes, ficava muito bem; teria de alterar as cores de que representam o " Rio Dão"?
    Agora e já que se fala da Flor do Lis, representação da Monarquia Francesa ou do rei Luis VIII, simbolo em uso em vastissimos países.
    A Flor do Lis, não terá sido também esta ter sido escolhida como representação de que " Esta freguesia è um Jardim"? Como tantas vezes nás já cantamos?
    Para mim, pessoalmente, poderiam estar representadas as quatro maravilhas, Flor do lis- " forninhos é um Jardim"; a Oliveira- " representação de um riquesa deste Povo"; Centeio-" O sustento de familias em várias gerações"; Uva-" O deus do vinho, fortalecia os homens".
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Este 'post' está está a ser cada vez mais visto e tu, serip413, nota-se, estás cada vez mais atento. Temos mesmo de estar atentos, porque se Forninhos merece ter um brasão que o referencie, o nosso blog também é a página que diz mais com a "cara" de Forninhos.
    Os responsáveis pelas politicas da localidade são quem têm conhecimento, de quem o criou; e o que representará a flor do lírio, só eles o sabem: se representa o tal "Forninhos é um Jardim" se "poder" ou "coisa qualquer".
    Eu preferia uma oliveira à flor de lis, mas penso que até o pinhal, envolvente florestal de Forninhos, qual jardim frente a nossas casas, podia representar melhor a nossa aldeia.
    Retribuo o abraço.

    ResponderEliminar
  13. Uma coisa transparece do brasao de Forninhos, esteticamente esta bonito e apelativo. Enche a vista .
    Outra coisa, decifrar o significado dos elementos que o compoem.
    Aquele "charuto", uma espiga de trigo, a flor, uma fidalga francesa decadente, o cacho de uvas, genuinamente forninhense. Va la!
    Aquelas quatro bicas ou portas por cima do bem evocativo rio Dao, pressupoem fornos, mas de que tipo ignoro, pois a abundancia deles nem era assim tao grande. Casa havia que os tinham feitos de raiz e pequenos na cozinha, como em casa de meus pais e avos, agora substituidos por modernas churrasqueiras.
    Da ponte dos Canicos nao deve ser por nao ter mais que um arco. Nao sei.
    "Coisas do arco da velha"!.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Paula!
    Que bonito brasão! Gosto de heráldica mas sei pouco dessa matéria. Nos cursos de museologia há a disciplina no currículo. Tenho um livro maravilhoso, Brasões das Salas de Sintra, em três volumes de Anselmo Braamcamp Freire (português) que trata dos brasões das famílias que adquiri há alguns anos, para "buscar" as minhas origens. De vez em quando pego nos livros para estudo. Gosto de História , saber as origens de uma cidade, inclui este estudo da heráldica, tão rico em informações. Tenho a foto dos brasões das 4 famílias principais das quais descendo: Bezerra, Menezes, Paiva e Oliveira. Você tem razão quando diz que gostaria de ver ramos de oliveiras no brasão de Forninhos...a oliveira daria um toque todo especial, é lindo. O brasão que tenho da família Oliveira é belíssimo.
    Adorei a postagem, o tema foi muito bem explorado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Olá boa tarde Lúcia!
    Acabo de ver na net o brasão da família Albuquerque com cinco flores-de-lis. Exactamente. Mas não me parece que a lis do brasão de Forninhos represente os Albuquerques!
    ;)
    Tal como já aqui foi dito,a oliveira tinha ficado bem no brasão publicado em D.R., mas pelo que conheço do povo de Forninhos tenho a impressão que pretendem ser definitivo. Para esses é indiferente se o brasão tem uma flor-de-lis, uma espiga de pão ou um grão de milho!
    Obrigada por ter gostado, o tema pelo simbolismo associado devia, pelo menos, merecer melhor atenção por parte da família forninhense, mas como fica provado este blog só serve para o visualizarem a todo o instante.
    Há um provérbio chinês que diz que quando um homem cava um poço, muitas pessoas conseguem água...e assim é.
    O meu abraço tb.

    ResponderEliminar
  16. Pego na deixa.
    Nas fantasias quase todos nos desde criancas e pelos apelidos com que fomos registados, temos, eu pelo menos, tendencia em brincadeira ou com maior acutilancia, procurar os nomes grandes, guerreiros e descobridores e dizer aos amigos que "o meu avo", quinhentos anos atras, como de tantos outros em fantasia, fez isto e aquilo...
    Gamas, Albuquerques, Almeidas, tantos.
    Do meu, Almeida, lembro e ironicamente me revejo no filme antigo de 1941, do mestre Antonio Lopes Ribeiro, o Pai Tirano, ou o Ultimo dos Almeidas.
    Ate o protogonista tem o nome de Chico, usurpando no filme linhagem com brasao, ate ser descoberto, sem flor de lis e no final com desliz!
    Triste sina a minha, mil vezes pior que a dos Albuquerques, que nao se reconhecem na flor de lis, mas continuam respeitosos.
    Entao o que me sobra, se D. Francisco de Almeida foi vice rei das Indias...
    Coisas da vida, ver o meu nome em filmes com cenas virtuais e aventuras reais, mais que quinhentistas.
    Deixem que descanse na sombra do brasao da minha terra, enquanto posso.
    E devagar, devagarinho, continuar a cavar um buraco para matar a sede...a quem a tem.
    Sem medos, a agua pode ser bebida, da melhor!

    ResponderEliminar
  17. Por beberem água dos poços, das poças dos campos, dos ribeiros e rios é que muita gente da nossa aldeia tinha "úlceras" de estômago e intestinos. A oração quando bebiam água corrente pouco lhes valia.
    Brincadeiras à parte...
    É de louvar a Junta da altura. Se não incorro em erro, a freguesia de Forninhos foi a primeira do Concelho de Aguiar da Beira a publicar em D.R. o seu brasão. O estudo é de 1996 e a publicação de 1997. Acho que muitos presidentes dessa altura não avançaram com o projecto porque não tinha a quantia necessária. Ouvi falar em 300 contos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Post Scriptum
      A oração de quando bebiam água do rio está no capítulo "fé", pág. 155 do "livro".
      Apesar de muitas falhas gostei de ler essa oração :-) até porque a imagem colocada é a tal dos pormenores de mãos com terços, a rezar, julgo que tirada na última festa do Espírito Santo, logo depois de eu ir a despacho...lol

      Eliminar
  18. Muito bonito o brasão de Forninhos e nunca pensei no porque deles. Achei bem interessante a história! bjs,

    ResponderEliminar
  19. Ainda nao li os comentarios anteriores pelo que provavelmente irei dizer algo que ja foi dito acima, caso seja desculpem;

    Primeiramente tenho que dizer que e um brasao muito bonito, creio que a explicacao que da estar correcta, quanto a flor de lis, podera simbolizar alguma familia Albuquerque que se tenha destacado na sua freguesia! Os fornos estaram assim, para diferencar uns fornos grandes e uns mais pequenos, para explicar o "inhos" do toponimo, mas continuo a defender que devem ter sido fornos de ceramica o mais provavel, ou de cal. Nunca podiam ser fornos de cozedura de pao, porque isso nao seria diferenciador para originar um toponimo!

    Um abraco forninhense a todos.

    ResponderEliminar
  20. Depois de ler os comentarios anteriores, nada retiro do de acima, mas gostaria de explicar a razao, porque nalguns casos as freguesias tem a seguir ao toponimo o do concelho (municipio)! A razao e para diferencar umas freguesias de outras, porque existem muitas que tem o mesmo toponimo, e o que as diferenca e serem de municipio diferente.
    No vosso caso ate deve ser motivo de orgulho, pois quer dizer que e a unica freguesia portuguesa que se chama: "FORNINHOS"!

    ResponderEliminar
  21. Também havia entendido o mesmo, embora haja no concelho de Silves, Distrito de Faro, uma localidade com o nome Forninhos.
    Sobre o que diz sobre flor de lis em destaque no brasão acho que não tem ligação alguma à família Albuquerque. Eu até sou Albuquerque, portanto, seja quem fôr que desenhou o brasão de Forninhos jamais ia colocar os Albuquerques em destaque!
    Tem fundamento o seu pensamento, mas isso está fora de questão.

    ResponderEliminar
  22. Já tinha ouvido a descrição do brasão de Forninhos, e pelo que me lembro o ondulado refere-se ao ria Dão, a espiga e o cacho eram as atividades predominantes, a flor de Liz essa não consigo entender a ligação, quanto à cor de fundo digo em minha opinião ser o azul, uma vez que a cor do brasão de Aguiar da Beira todo ele é em azul.
    No entanto este é o brasão pelo qual todos os Forninhenses se identificam.

    ResponderEliminar
  23. Pena que não tenhas ouvido sobre a flor de lis :-(
    A cor do escudo (forma portuguesa) terá sempre de obedecer à cor da morada da freguesia. No caso, Irmandade/Comunidade. Na minha opinião é a mais correcta.
    O da Vila de Aguiar da Beira é azul talvez devido à ave "cabicanca"...
    Mas tens razão quando dizes que este é o brasão pelo qual todos de Forninhos se identificam, afinal nunca conhecemos outro.

    ResponderEliminar
  24. Boa noite Paula, ando sempre ao retardador!
    Muitoi interessante e importante o seu "post"
    Adorei conhecer o vosso Brasão! E sabe uma coisa,mais logo vou espreitar o da minha aldeia! Até parece mal dizê-lo, mas nem me lembro bem como é!
    Além de divulgarem a vossa cultura e costumes, no meu caso particular também me induzem a pesquisar!
    Muito obrigada.
    Um beijinho, Ailime

    ResponderEliminar
  25. Ailime, a intenção também é essa. É cada um procurar o significado do brasão da sua freguesia e poder, assim, encontrar boas surpresas para a História da sua terra.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  26. Boa noite Paula, e fui ver e gostei! Tem as ondinhas que representam o rio Tejo e um barquinho (picareto) e dois raminhos de folhas de oliveira e a encimar penso que a tal flor de lis! (Vou aqui deixar-lhe o nome da minha aldeia e quando puder veja como é linda e o que por lá existe - Freguesia de Ortiga;))! Beijinhos Ailime

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.