Seguidores

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Linhaça (Linum Usitatissimum)

No 'post' de hoje quero falar-vos da linhaça tão consumida hoje no pão, bolos e flocos de cereais, mas em tempos antigos guardadas religiosamente pelas nossas avós para combater o inchaço, reumatismo, artrose, etc.
Contam as netas de quem mais cultivava e melhor trabalhava o linho que as suas avós costumavam aplicar sementes quentes, no local desejado, de manhã e à noite. Mas afinal, como faziam para aquecer a linhaça? Perguntei. 
Em uma malga/tigela com água quente (preferível a ferver) colocavam 2 ou 3 colheres de sopa de sementes. Depois colocavam esta papa em um lenço ou pano limpo, dobrado para conservar o calor; deixavam arrefecer um pouco e aplicavam o emplastro, com a face aposta às dobras, na cara, no joelho, perna ou pé.


Como gosto muito das coisas que falam como era antigamente a vida em Forninhos, fui pesquisar sobre a semente das nossas avós e fontes de informação (isto dá um ar mais respeitável) dizem que a utilização da semente do linho (Linum Usitatissimum), também conhecida como linhaça, remonta a milhares de anos antes de Cristo (5 mil A.C.)!!!
A linhaça além de combater o inchaço, serve para reduzir o colesterol, diminuir peso, melhora o intestino, regula a pressão arterial, etc. e tal. Tem muitos poderes preventivos e curativos.
Como consumir esta sementinha?
Podem consumi-la de diferentes maneiras. Leiam com atenção e aproveitem para modificarem os vossos hábitos alimentares.
- Sementes de linho moídas com iogurte, sumos, saladas, sopas, misturadas com cereais, massa de pão e bolos e em todos os alimentos;
- Óleo, podem adquirir óleo de linhaça para dar sabor à preparação de vários pratos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. Por exemplo. Se uma receita pedir 1/3 chávena (de chá) de óleo, substitua-a por 1 colher de sopa de linhaça moída. 
- Farinha de linhaça para fazer pão, panados e todos os bolos que deseja para o Natal.

Foto: Cortesia do Contribuidor serip413.

23 comentários:

  1. Eu ainda não tenho o habito de comer , mas é muito bom logo terei que me adaptar , pois é saúde.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. E ainda hoje está tão na mopda e badalada!

    .•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    Meu agradecimento pelos carinhos todos nesse ano e desejos de FELIZ NATAL e lindo, iluminado e com muita garra 2014 ! beijos,chica

    ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    ResponderEliminar
  3. As papas de linhaça, não para comer, mas para aliviar as dores, fazem parte das minhas lembranças, no início dos anos 40. Era o tratamento que a minha Mãe usava quando surgia alguma crise, pois era a "medicina popular" daqueles tempos lá na minha aldeia
    Abraço Paula,
    Manuel Tomaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Manuel Tomaz, delicio-me ao ler os seus comentários!
      Na década de 40 e 50 o acesso a médicos e a medicamentos era muito difícil e praticamente inexistente, daí que as pessoas recorriam àquilo que a natureza dava. O conhecimento passava de geração em geração, mas muito deste conhecimento já se perdeu, fruto de hoje em dia, felizmente, existir melhor acesso a médicos e a medicamentos.
      Beijinhos, Paula.

      Eliminar
  4. Obrigada, Paula, pelas dicas da linhaça... Não tenho costume de usá-la, mas gostei muito de saber das suas diversas utilidades e como é saudável, não é?

    Abraços e muita paz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo indica que estas semente derivadas do linho, quando consumidas com moderação, fazem bem e dão saúde, sendo que em Forninhos, antigamente, era só usada como curativo de entorse, dor de dentes, tosses e bronquites e outros males. Não era usada na alimentação.

      Eliminar
  5. Tal como diz o nosso amigo Manuel Tomaz, era este o termo de que ouvia falar: "papas de linhaça", nada além disso em termos de conhecimento e lembranças, pudera, são coisas tão antigas...
    Mas como aqui se pretende reavivar memórias para registo futuro, também tentei "tocar campainhas", na tentativa de algo acrescido, com a simples pergunta, o que era a linhaça?
    Era a semente do linho, muito cultivado há muitas décadas atrás, principalmente nas courelas dos Olivais em Forninhos. Era semeado basto, crescia muito bonito e as sementes eram guardadas para semear. As que sobravam sem para tal serem necessárias, guardavam-se para chás e outros curativos como tratar entorses e abscessos, ossos, falta de ar, sei lá...para tudo. O resto, tal como o milho, era deitado às pitas. Parecia milho painço.
    Curioso agora, o seu regresso e adaptação às modernidades e necessidades destes tempos.
    Afinal, os livros da vida dos nossos ancestrais, continuam a suplantar a pseudo medicina moderna.
    Até pela sua simplicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Xico Almeida,
      Gostei da sua lembrança das "papas de linhaça". Afinal Portugal é uma aldeia pequena...
      Meu abraço,
      Manuel Tomaz

      Eliminar
    2. Portugal! Uma aldeia pequena mas grande de coração.
      Tão grande quanto a sua antiguidade, essa que em pequenos pormenores e relatos aqui transcritos trazem o passado para o futuro, tal qual as "papas de linhaça".
      Aceite um abraço amigo e votos de Festas Felizes!

      Eliminar
  6. Pois é Chico, É normal que nessas épocas, a maior e melhor semente era para futura germinação, mas nos dias de hoje, uma vez que em Forninhos já não há campos de linho, a linhaça pode e deve ser usada na alimentação diária.
    Hoje está tão na moda e badalada, tal como disse a Chica, que eu já comprei 1 pacotinho da dourada e 1 da castanha, de 250 gr cada. Já comia pão de linhaça, mas daqui para a frente vou misturá-la nos iogurtes, saladas e sopas.

    ResponderEliminar
  7. É um bom sinal ouvir falar das propriedades curativas de certos produtos. Sou toda a favor do natural.
    Obrigada pelo comentário docinho, Paula!
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também valorizo o natural, tradicional, biológico e acredito no valor curativo da linhaça.

      Beijos**

      Eliminar
  8. Anónimo12/12/2013

    Já se sabe as aplicações que o linho tem, entre a farinha , as sementes, e o óleo, são as mais variadas, antigamente até na preparação da massa de barrar que era usada pelos pintores de construção, para deixar a madeira bem lisa a fim de ser pintada, até a massa de vidraceiro usava levava óleo de linhaça.
    Cheguei a fazer essas massas algumas vezes.
    J SEGURO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,
      Sem querer ao eliminar o comentário apagado eliminei a tua resposta. Pelo que tinha de fazer algo: copiar/e publicar como "anónimo" para normalizar! Desculpa, OK?!

      Beijos**

      Eliminar
  9. Afinal a linhaça não é só usada na culinária ou na preparação de remédios caseiros, tem mais utilidades que eu desconhecia. Se calhar até os carpinteiros de Forninhos faziam e aplicam essa massa. O que sabemos nós da nossa história, anterior ao blog dos forninhenses e ao que nós escrevemos?

    ResponderEliminar
  10. Puxa Paula,quantos beneficios a linhaça nos traz! Eu achei muito interessante o seu texto! Ainda estarei no meu blog da Menina voadora até o Ano novo.bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção que dá aos textos que escrevo.
      Passarei no "Menina Voadora" antes de ir para Forninhos. Bjs.

      Eliminar
  11. E não é que em Forninhos, tal como característico de uma aldeia intrinsecamente beirã, não abundavam as "papas?
    Aqui, as papas de linhaça, para o exterior do corpo, as laberças para o estômago e até na nossa aldeia, sem ofensa para a família, pelo contrário, haviam os "papa-três".
    Coisas do universo desta aldeola beirã, que pouco a pouco vai aprendendo a não papar tudo...
    E o que faltar cuidar, nem que seja à custa da linhaça!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Paula, que maravilha de "post"! Sabe que sou mesmo ignorante acerca da linhaça! Apenas sabia dos seus efeitos como remédio caseiro utilizado antigamente e desconhecia os seus benefícios quanto ao colesterol e hipertensão! Vou registar. Muito obrigada por mais um excelente "post"! Beijinhos e bom fim de semana. Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mais um 'post' sobre a história das avós de Forninhos e que até não devia ser assinado por mim, mas sim por um Contribuidor com mais memórias que eu, mas... 'olhe' faço tal qual o Contribuidor XicoAlmeida: tento "tocar campaínhas" e aqui vou escrevendo, o que me contam, meus pais, tias e algumas pessoas amigas. No caso, também fiz alguma pesquisa na 'net'.
      Mas aquilo que 'o blog dos forninhenses' regista sobre os seus efeitos como remédio, já foi há muito escrito por escritores portugueses. Por exemplo, Camilo Castelo Branco, escreveu:
      'O enfermo foi melhorando envolto nos olhares cariciosos de Felícia e em papas de linhaça.'.
      Só eu que não vi/li qualquer menção à linhaça ou papas de linhaça no escrito de Forninhos.

      Boa Semana.

      Eliminar
  13. Anónimo12/16/2013

    Parabéns pelo "blog dos forninhenses" que passarei a visitar sempre que possivel. Gosto dos temas que conta. havendo muitos usos e costumes comuns a várias zonas do país. As papadas de linhaça são um exemplo que a minha avó sabia fazer. Boa continuação, um abraço. Armando Eiras

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Armando Eiras.
    Manter 'vivo' um blog como este, ao fim de 4 anos, não é fácil, mas vamos continuar (agora mais devagarinho) com aqueles que, com muito ou pouco nos apoiam nesta causa.
    Temas como a linhaça, que contam como era a vida nas nossas aldeias devem ser partilhadas, caso contrário, tudo cai no esquecimento.
    Volte sempre. Um abraço, Paula.

    ResponderEliminar
  15. Tanta coisa que aqui se vai dando a conhecer que felizmente nos desperta a curiosidade do que era, se ainda é e para que serve.
    Afinal um dos princípios fundamentais deste trabalho.
    Vem isto a propósito da linhaça, pensando eu ser coisa já e ainda guardada na reminiscência do passado. Puro engano, quando dou por mim a estar atento em superfícies comerciais de maior ou menor dimensão e lá estão!!!
    Drogaria que se preze, tem e elucida os seus "milagres" e modo de fazer em resposta ao pretendido, quem diria...
    Recordações do antigamente e cura para maleitas modernas, que bom!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.