No dia 12 de Agosto teve lugar mais uma caminhada em Forninhos intitulada
"Rota do Azeite e Vinho do Dão"
Os participantes começaram a chegar aos poucos
e em breve eram já um grupo com algum numero
até que foi informado pelo Presidente da Junta de Forninhos,
que este ano tinha sido um recorde de participantes
até que se iniciou a caminhada
pode verificar-se que o "cortejo" tinha uma grande extensão
entre os participantes estavam presentes pessoas de todas as idades
1ª pausa junto à capela da Sª dos Verdes
seguiu-se uma vez mais percorrendo algumas vinhas
e olivais da nossa terra
2ª pausa para prova do azeite e vinhos, produtos da terra
seguiu-se a visita ao antigo lagar de azeite
ainda é visível a mó onde a azeitona era moída
aspecto do interior do lagar
no final da caminha, pelos participantes esperava uma boa recepção
e como é natural o avaliar da caminhada, entre os vários participantes
no final um belo momento para recuperar as forças
para terminar ficamos todos a aguardar mais uma iniciativa da Junta de Freguesia.
Bom dia, pela primeira vez tive o prazer de participar numa caminhada levada a cabo pela Junta de Freguesia de Forninhos, na qual gostei de participar, é uma iniciativa que dá a conhecer caminhos e lugares que a muitos é desconhecido.
ResponderEliminarPaula, quanta saudade sinto das visitas ao Blog dos Forninhenses. Espero em breve voltar a realizá-las com a frequência que ele merece. É, para mim, sempre uma alegria passar por aqui. Desfiz um pouco da saudade e deixo meu abraço de ternura e carinho.
ResponderEliminarGilson.
Muito bons estes convivios, e voce teve sorte desta vez estava presente!
ResponderEliminarUm abraco.
Paula,
ResponderEliminarQue coisa mais linda essa rota! E o lugar onde o as azeitonas eram moídas.
Essas fotos precisam ser arquivadas com muito carinho para a continuação da história de seu povo.
Só não entendi o que "Vinho do Dão". Nosso idioma é o mesmo, mas existem algumas diferenças. Rs
Uma linda e abençoada semana. Beijos
Decorreu no passado dia 12 de Agosto a 5.ª caminhada anual sob o signo da natureza e o nome ‘Rota do Azeite e do Vinho do Dão’, de certa forma, está relacionado com o rio que atravessa a freguesia de Forninhos, o rio Dão.
ResponderEliminarPara explicar o nome Dão à Lucinha, parece que a evolução terá sido: Ádon – Dáon – Dom – Dão. Dizem que nuns sítios se pronunciava Rio Áon e noutros Dáon, predominando depois esta, donde saíu Dão. O rio Dão nasce na Barranha, freguesia do Eirado, concelho de Aguiar da Beira e a Foz deste rio é no Mondego.
Forninhos está situado num vale, em ambiente de grande beleza e é uma terra com muitos e diferentes percursos. Os pomares, vinhas e olival da nossa região por aqui têm evoluído bastante e os produtos são de boa qualidade, não só o azeite, vinho, mas também a maçã e o mel. Eu gostei de caminhar pelos velhos caminhos da minha terra, fruir da paisagem e sombra dos pinheiros, assim como gostei muito de ver na ribeira o antigo lagar. Só foi pena a correria para chegar ao ponto de partida! As pessoas devem vir para uma caminhada com espírito de caminheiro, porque só assim se pode observar as belezas naturais dos caminhos, a paisagem e o património da nossa terra. Sou de opinião, que mais vale a qualidade do que a quantidade!
Parabéns aos organizadores: Junta de Freguesia de Forninhos e Câmara Municipal de Aguiar da Beira.
Gostei do boné :))))
Já foi, agora é na barragem que chamam da Aguieira. Não sou contra as barragens, mas gosto de ver os rios a correr no seu ambiente selvagem. Pessoalmente a foz de um rio, é quando deixa de correr. Será que ainda corre em Forninhos?
ResponderEliminarVerifico pelas fotos, que Forninhos ainda tem coisas bonitas.
A água do rio que atravessa Forninhos, no Verão é pouca, mas no século passado o nosso rio tinha alguma fama, só que os Invernos secos, a abertura de poços, com desvio de veias de água que o alimentavam, fez com que o rio e ribeiros da nossa terra fiquem secos no Verão.
EliminarMas Forninhos tem mesmo muita coisa bonita, acontece é que a gente é cada vez menos, ainda assim os que ficaram, continuam a plantar e cuidar das oliveiras e vinhas, pois o vinho e principalmente o azeite são de boa qualidade.
Venha um dia conhecer Forninhos, tenho a absoluta certeza que não se vai arrepender.
Um abraço da Beira
Boa tarde.
ResponderEliminarEstas fotos aqui pbicadas pelo Seguro, são bué de boas, já que mais não fosse, pela paisagem da minha terra, dos meus lindos cantos; os vinhedos e os olivais, esta terra maravilhosa e encantadora, " É Forninhos".
Agora o que me deixa mais triste, são as fotos do antigo lagar de azeite, pois, aina á pouco tentei vislumbrar este mágnifico lugar e não o encontrei.
pensava eu ser uma coisa, e que me enganei, este monumento é mais maravilhoso do que eu pensava. Vou encontra-lo.
Parabens.
Tive pena em não ter participado na caminhada, cheguei a Forninhos no próprio dia da caminhada, mas não cheguei a tempo de participar o que me deixou triste, pois gostava muito de ter participado, pode ser que para o ano que vem eu consiga participar.
ResponderEliminar