Seguidores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Recordar o Carnaval na Escola Primária

Carnaval na Escola no ano de 1979

No dia 21 de Junho de 1959, foram inauguradas as "Escolas Novas". O edifício da Escola Primária de Forninhos também faz parte do plano de construções que o Governo definiu na época, todas com a mesma "fisionomia" e que ainda hoje se observa. Na fachada da frente, abertos para a rua, ficava o espaço dos recreios, onde todas as crianças corriam loucas de alegria.
Em 2006 a escola fechou, ainda assim durante os 47 anos escolares muitos de nós passamos por esta escola e jamais podemos esquecer as professoras primárias que nos ensinaram as primeiras letras, o quadro negro, o giz branco, as carteiras, a bata branca, a panela do leite, as brincadeiras sempre iguais e tanta, tanta coisa...
No ano de 1979, em vésperas de férias de Carnaval, sem escola da parte da tarde, a Professora Lurdes e o Professor Rocha, planificaram um concurso de melhor ensaiado. Como a imagem mostra, as crianças participantes nessa tarde iam e vinham da escola ensaiadas. As meninas usavam o traje folclórico, enquanto os meninos eram mais criativos e inventivos.
- E quem ganhou o concurso?
- O Jorge "taputa", ensaiado de mexicano ganhou o 1.º lugar.

Não sei se alguém saberá qual o fim destinado a este edifício, mas espero que o seu reaproveitamento seja útil e condigno.

15 comentários:

  1. Boa noite.
    Boas e menos boas recordações esta Escolinha me trás.
    Tempos em que cada um de nós, nesta época do Ano, tinhamos que levar algumas cavaquinhas para assim acender o lume e para ter algum calor que neta época se fazia sentir dentro daquela sala.
    Na altura do carnaval, algumas vezes fui fantasiado, mas poucas, sempre havendo aqueles que adoravam e adoram estas fantasias.

    ResponderEliminar
  2. Oi amiga
    estive aqui...tudo muito lindo como sempre, recordar é viver!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  3. Paula,

    Recordar é viver. Quanto tempo se passou e a história continua viva na memória de um povo.
    As fotos relembram momentos tão importantes.
    Antes de saber o resultado, eu já imagina qual seria o ganhador. Rs
    Essa fantasia de mexicano ficou muito legal.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. O Jorge mereceu o 1.º lugar.
    Quando acabei este post, cheguei a escrever que a maior parte dos fotografados migraram e emigraram e porque me lembrei também que no final desse ano lectivo o Jorge emigrou, aliás a família inteira partiu para a América. Mais tarde outros partiram para França, Suíça, para a capital e outras cidades e aí vivem até hoje.
    Mas apaguei o que escrevi, uma vez que esta fotografia serve para recordar o Carnaval na Escola, as brincadeiras e correrias, os amuos, os joelhos esfolados e outros momentos e ao olhar para trás, posso dizer que só tenho boas recordações desta escola e recordo muitas vezes a Prof. Lurdes que me ensinou a ler e escrever e é com muita pena que vejo este edifício abandonado…desprezado mesmo. Esta escola tinha jardins bem cuidados, os recreios limpos, trabalhos que nós (crianças)fazíamos. Isto agora parece uma coisa de um outro mundo, mas nós não nos lembramos de andarmos chateados com estes trabalhos e tem piada que os nossos pais também não. Na altura, isto divertia-nos.
    Mas adiante...aproxima-se o Carnaval e com ele recordo as danças de roda e em marcha na escola, das brincadeiras com as pistolas de água, às vezes andávamos horas seguidas nisto, a molhar-nos uns aos outros. Tempos felizes e inocentes que já não voltam.

    ResponderEliminar
  5. Os meus professores também foram a professora Lurdes da 1ª e 2ª classe e o professor Rocha da 3ª e 4ª classe, foi com eles que dei os meus primeiros passos na aprendizagem das letras e dos números.
    Não me lembro de ir mascarada para a escola, lembro-me de fazermos algumas tarefas, apanhava-mos a azeitona da oliveira que havia no recinto da escola, tratava-mos da horta, cavava-mos, regava-mos e arrancava-mos a erva que havia nos canteiros, varria-mos o recinto, varria-mos a sala e lavava-mos o quadro, ia-mos à mata apanhar pinhas, caruma e lenha de pinheiros secos para acender o fogareiro no inverno, fazia-mos tudo isto que para nós era muito divertido.

    ResponderEliminar
  6. Assim à primeira vista parece que estamos perante trabalhos pesados praticados por crianças de tão tenra idade, pura ilusão! Convém dizer que os nossos professores primários, primeiro de tudo, dedicavam-se ao ensino dos alunos e eu não me canso de elogiar os meus professores, Prof. Lurdes e Prof. Rocha.
    A professora Lurdes é natural de Forninhos e é sempre um prazer falar-lhe cada vez que a vejo por lá. Era exigente na sala, nos ditados e tabuada usava a régua,cada erro cada reguada, mas acho que com ela só não aprendia quem não queria! Era uma pessoa que gostava de tudo limpo e tinha muito carinho pela horta, árvores e jardim da escola.
    O Prof. Rocha marcou-me também pela positiva. Pouco usava a régua, mas chegou a usá-la, algumas vezes nas mãos dos seus filhos. Apreciava os bons alunos e ajudava muito os alunos médios. Foi quem tirou esta fotografia. Só tenho pena de não ter outras fotos da escola primária e dos passeios de fim d´ano escolar ao moinho da Carvalheira e ao rio (Poço dos Caniços).

    ResponderEliminar
  7. Boa noite .Eu nao sabia que as crianças deviam andar a lenha para se aquecerem ,e mesmo a cavar , pois nunca andei na escola em Fornjnhos .Mas ainda cheguei a entrar nessa escola .As crianças da foto estão bem bonitos ,já vai a tantos anos.

    ResponderEliminar
  8. Que lindas estao as criancas vestidas de carnaval em frente da escola nova como lhe chamavamos, pois eu andei na escola velha onde e hoje a casa do povo. Lembro-me muito bem da enauguracao da escola fui eu que peguei na bandeja onde estava a tesoura para cortarem a fita. Poucas criancas conheco nesta foto . sou muito mais velha, A Lurdes era a professor deste grupo era da minha idade ja podem ver a diferencia . Digam os nomes que eu gostava de saber quem sao .
    M.Dutra

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por recordares momentos tão marcantes da nossa Escola Nova, pois é assim que se consegue avivar memórias e conhecer factos da nossa história.
    Beijinho de agradecimento.

    No país estas escolas foram inauguradas no dia 21 de Junho de 1959, mas como o ano lectivo naquela data já teria acabado ou em vias disso, parece que os alunos e professores só se mudaram da escola velha para a nova, no novo ano escolar, meses depois.
    A escola velha foi reaproveitada para aí funcionar a Sede da Junta de Freguesia (Casa do Povo), foi um reaproveitamento útil, já a “Escola Nova” continua sem se saber qual o fim destinado a este edifício. Não tenho dúvidas que não haverá melhor local para proteger os objectos nossos e avivar memórias, mas é muito melhor deixar tudo como está e se a escola cair deixá-la que caia!

    Divulgo os nomes de todos da parte da tarde.

    ResponderEliminar
  10. Esperas à parte… até que o Carnaval de 1979 na Escola Primária de Forninhos foi bonito e divertido! Claro que hoje o tempo não pode recuar, mas será que estas e outras tantas (ao tempo crianças) que não estão nesta fotografia (por não estarem ensaiadas e não participarem no concurso) ainda brincam ao Carnaval? Creio que não.

    Fila de cima, da direita para a esquerda:
    Alcides (filho do tio Ismael); Zé Coelho (filho do tio Zé Coelho); Jorge (filho do tio Agostinho 51); Sara (dos Valagotes); Esmeralda (dos Valagotes); Cristina Vaz (filha da Sra. dos Anjos); Cila (filha da minha tia Júlia e António Carau); Zé “cuco” (filho do tio Raul e tia Neves).

    Fila de baixo, da esquerda para a direita:
    Luís (meu irmão e filho do Samuel Cavaca); Anabela (filha da Emília, do tio Manuel “guinário”); Fernanda (filha da minha tia Lurdes Matela); Fátima (filha da tia Otília “papa”); Luísa (neta do tio Luís “pissoto”); Augusta (filha da Júlia “pincha” e o Manel “do rancho”); eu (Paula); Aurora (filha da tia Isaura); Agostinho Coelho (filho mais novo do tio Zé Coelho); Pedro (filho da tia Augusta “piloa”); Miguel (filho do tio António Cavaca); São (filha da tia Augusta “piloa”); Leonor (filha da tia Laurinda); Anita (filha da Graça, da tia Clementina).

    Agaixados, da esquerda para a direita:
    Zé António (filho da Amélia do tio António Casão); Beta (filha da Natália “pega”); Carlitos (filho do tio Carlos Melias); Luís (filho da Prof. Lurdes e Prof. Rocha).

    Muitos forninhenses são conhecidos por alcunhas e se calhar alguns não gostam que assim sejam identificados, mas como é Carnaval, não me levem a mal.

    ResponderEliminar
  11. P.S.- À frente da Augusta "pincha" está o filho mais novo do casal de professores, o Nino. O Nino, neste ano, ainda não andava na escola (1.ª Classe).

    ResponderEliminar
  12. Boas, alguns miudos como é evidente reconhecem-se muito bem, já outros será um +ouco mais dificil; mas como todos eles já foram identificados, agora é fácil saber quém é quém.
    Falam destes Senhores professores com bastante carinho, talves para alguns, outros, eu, não posso dizer muito bem, mas são coisas minhas e que alguns colegas da altura tambem possam saber.
    Como já referi, momentos bons, mas outros houve que nem gostaria de os recordar, mas como falam DESTE Sr. tive que falar, não gosto dele.

    ResponderEliminar
  13. Paula disseste que o Jorge ficou em 1º lugar, sabes quem ficou em 2º e 3º lugar?

    ResponderEliminar
  14. Sei, sim Sr.ª! Fico contente por perguntares.
    A tua irmã Cila ganhou o 2.º lugar.
    O meu irmão Luís ganhou o 3º lugar.
    Acerca deste concurso não sei grande coisa mais, porque na altura tinha apenas 8 anos, mas a maquillhagem da Cila era muito garrida e o traje bonito. Seria uma pena ela não ter ganho o 2.º lugar.
    No caso do Luís, que foi mascarado/ensaiado de Diabo, eu realmente acho que ganhou pela originalidade da careta. Era uma careta de diabo, vermelha, de borracha. Esta careta/máscara era da tua mãe, que lha emprestou e creio eu que veio da América.

    Bjs/Paula

    ResponderEliminar
  15. Do Carnaval deste tempo o que mais gostava, além de evidentemente da fantasia/trajo, pinturas, e das pistolas/bisnagas, era dos papelinhos e das serpentinas e dos estalinhos, que se compravam na Venda do Sr. José Matela, mas já não gostava das bombas que os rapazes arremessavam com o fim de nos assustar.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.