Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As Crianças e o Carnaval

Em Forninhos desde sempre se "brincou" ao Carnaval e as crianças eram iniciadas muito cedo nesta festividade. Era muito bonito ver grupos de crianças "ensaiadas" com os trajes garridos a percorrer as ruas da nossa aldeia.
A fotografia aqui publicada mostra precisamente duas meninas vestidas com o traje folclórico. A tradição já não é o que era, mas fica o desafio de recordarem estes tempos (não sei se melhores ou piores...mas eram diferentes), quem são as crianças e em que ano, mais ou menos, terá sido tirada esta fotografia?
Dou uma pista, esta foto foi tirada no "Oiteiro".

10 comentários:

  1. Boa tarde, mesmo com o passar do tempo, esta festividade Carnavalesca, ainda não deixou de ser celebrada, ainda muita gente gosta de desfilar com os seus trajes bem floridos, não faltando as pinturas.

    Quém não se lembra deste local? Falta a que era uma grande Tilia. As meninas " Cila.

    ResponderEliminar
  2. ENTRUDO:
    Tenho saudades do Entrudo de antigamente, dos ensaiados com a cara toda tapada que levávamos algum tempo para descobrir quem eram, e alguns nunca chegava-mos a descobrir quem eram, os rapazes novos durante a noite iam aos pátios das pessoas que tinham carros de bois e levavam-nos para o largo da lameira, depois os donos tinham que os ir buscar.
    No Domingo Magro e Domingo Gordo as pessoas juntavam-se no largo do café do senhor Vergílio para verem os Entrudos e as brincadeiras que o tio Zé Coelho fazia.
    O Entrudo nessa época era vivido com muita brincadeira e alegria, não é como hoje que quase nem é lembrado, já nem se vêm ensaiados, hoje em dia já ninguém brinca no Carnaval tudo se vai acabando.
    As meninas que estão na fotografia, uma é a minha irmã Cila, e a menina mais pequenina que hoje já é casada e tem um bebé tem família no Oiteiro, não digo quem é deixo para ver se alguém descobre.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite . Nesse tempo muita mocidade se ensaiava pelo carnaval era uma grande parodia ,bons tempos .Esta foto da Cila com a menina ao lado cera a Cátia Lopes ? Esta casa tinha um jardim com muitas flores ,e a grande tília .

    ResponderEliminar
  4. Bela tentativa! É a Cila, mas a Cátia (?). Não.
    A imagem é de cerca de 1980…e por esta altura havia poucos carros. De cor amarelo só me lembro de dois. O que se apresenta está estacionado junto ao jardim dessa Casa e as campainhas amarelas anunciavam um tempo sereno.
    As crianças, essas, sempre foram especiais. E em plena quadra carnavalesca ninguém tem dúvidas que as crianças divertiam-se a valer! Todas as meninas trajavam da mesma forma e se alguma não tinha um, havia sempre quem emprestava o colete bordado, o avental ou o lenço. Com as mudanças no modo de viver, tudo se foi alterando…as partidas e brincadeiras…os trajes…as marchas…a partilha...tudo é diferente.

    ResponderEliminar
  5. boa tarde.
    Hoje tudo é diferente, já não se fazem brincadeiras como as de antigamente.
    Mas pode ser que um dia se volte a brincar ao carnaval.

    ResponderEliminar
  6. É bom brincar ao Entrudo, quase em todo o pais esse costume tem a mesma prática, em outros pontos já é um negócio que envolve grandes verbas, mas o que interessa é que ainda se consegue preservar o que de genuino se tem, como é o caso em Forninhos, tenho pena de não poder participar, porque além se ser longe a vida profissional não o permite, mas as fotos enviados pelos vários colaboradores deste blog dá para tente«ar adivinhar o que por se passa. Força não percam esta tradição.

    ResponderEliminar
  7. É por isso que detesto o Carnaval de Lisboa, perdeu a graça, perdeu originalidade, não tem raízes, desde que insistem em imitar os brasileiros, aff!!!

    Nesta altura preferia estar na minha terrinha :)

    ResponderEliminar
  8. Por isso é que eu gosto de publicar as coisas destes tempos, em que éramos realmente diferentes. As crianças, as mães vestiam-nas como elas próprias se vestiram “noutros Carnavais”.
    Actualmente já não é assim.

    ResponderEliminar
  9. NO MEU TEMPO TAMBEM PARTICIPEI BASTANTE NO CARNAVAL .
    ATE IAMOS AS TERRAS VIZINHAS NUMA CONTRADANCA ERA ASSIM QUE LHE CHAMAVAM. DANCAVAMOS EM FRENTE DAS TAVERNAS E EM CASAS RICAS DAVAM- NOS BOLACHAS E UMA PINGA DOCE E TAMBEM UMS DINHEIRITO, ERA UMA ALEGRIA , DEPOIS NO FIM DO CARNAVAL FAZIAMOS UMA PATUSCADA , UMA VEZ COMEMOS UM CABRITO COZINHADO NO PICAO. ISTO NO TEMPO DO TONIO PINA TONIO CHIPAS, SAMUEL E MUITOS MAIS, ERA UM GRUPO BASTANTE GRANDE. AS MENINAS DA FOTO SAO A CILA EA FILHA DA NAZARE E AVELINO GONCALVES RESIDENTES EM VISEU . ACERTEI OU NAO ? O ENTRUDO MORREU POR COMER MUITA CARNE POR ISSO NAO COMAM MUITA.
    FELIZ CARNAVAL
    NATALIA DUTRA

    ResponderEliminar
  10. Belas lembranças do Carnaval da nossa terra…não restam dúvidas que eram tempos diferentes, onde todas as gerações de facto se preocupavam em não deixar passar a quadra.
    A maioria das crianças vestia-se com o traje folclórico, mas a grande maioria dos adultos vestia-se de forma diferente, ensaiavam-se o mais disfarçada, cómica ou assustadora possível.
    Sobre a foto, acertaste! É a Cila e a Carlinha (filha da Nazaré).
    Mas fica atenta que há uma…de verdadeiros entrudos e bem mais difícil de identificar.

    Bjs/Paula

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.