Seguidores

domingo, 26 de dezembro de 2010

Um cheirinho visual do natal forninhense

Em primeiro lugar, para os nossos bloguistas, conterrâneos e amigos, continuação de BOAS FESTAS ******FESTAS FELIZES ******


Começo por Vos mostrar alguns momentos doces desta época, feitos ainda de forma tradicional pela família Guerrilha, para que recordem os sabores e cheiros inconfundíveis destas iguarias e da felicidade associada à festa da família.






As filhós a sair com o seu tom dourado



As farófias, que por cá também são presença tradicional na mesa de Natal

Pelas 22 horas, acendeu-se o Cepo de Natal 2010, no Largo da Lameira, que aqueceu o ar e o ambiente. As pessoas, acabada a Ceia da Consoada, vieram até ao Cepo para cumprir a tradição, para conviver e falar desta noite especial e deste espaço fizeram uma boa "sala-de-estar".


No dia 25, pelas 10H15 na nossa igreja celebrou-se a Missa de Natal




e beijou-se o Menino

E assim se mantêm vivas tradições tão simples e tão nobres.

5 comentários:

  1. Oi linda

    Adoro estas tradições,amo ver a missa do Galo,tomar a Óstia,ir para casa para a Ceia e se reunir com a familia e amigos.Este ano não consegui seguir tudo direitinho,pois meu marido e Piloto Executivo e viaja muito e pra fora do Brasil.Calhou que ele teria um vôo bem no dia 23 de Dezembro,quando eu soube corri para a cozinha e coloquei o Peru no forno e começamos,eu,Maitê(filha de 5 anos) e minha mãe a arrumar a mesa e fazer o almoço como se fosse a noite de Natal,coloquei os enfeites e presentes na arvore e quando estava tudo pronto nos sentamos como se fosse a Ceia normal.Foi uma antecipação para que meu marido e filha não ficassem triste,então minha Ceia de Natal foi um ALMOÇO DE NATAL,meu marido ficou muito feliz,viajou mais tranquilo.No dia 24 para 25 de Dezembro fiz tudo de novo,só que de forma mais simples e sem meu marido.mas o importante mesmo e o nascimento de Jesus.....
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  2. Linda tirei uma foto e vou levar para meu Blog já...beijos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  3. Lindo muito lindo mesmo, bem haja por nos mostrar as nossos tradicoes.
    Por aqui tambem fizemos filhozes, mas feitas a lareira fritas no nosso belo azeite tem outro sabor!
    Continuacao de boas festas de Natal e Ano Novo!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  4. Os interesses comerciais, estão de algum modo a sobrepor-se ao espírito natalício, felizmente que nestas aldeias do interior, as tradições ainda se vão mantendo, como vemos nestas bonitas imagens que nos faz lembrar o que era realmente o natal de outros tempos.
    Oxalá os mais jovens se associem a estes eventos e não deixem perder estes usos costumes tão enraizados nesta época.
    Votos de continuação de boas festas para os forninhenses e para todos aqueles que nos visitam.
    BOAS FESTAS.

    ResponderEliminar
  5. São estes gestos e preparativos tão simples, que me fazem pensar que as verdadeiras festas de Natal são as das nossas aldeias e das nossas gentes, pois é quando o sentido do Natal está mais presente e nós, que estamos longe, é que damos conta que vale a pena continuar com as tradições. Fiquei muito feliz pelo facto desta família ainda manter viva esta tradição de fazer as filhós à lareira, posso garantir-vos que estas filhós ficaram ***** Estrelas! Das melhores que comi até hoje! Fiquei feliz por se acender o Cepo na Lameira, apesar de haver poucas pessoas à volta do mesmo (a noite estava muito fria), é bom ver as pessoas gostam de manter viva esta tradição. A tradição da missa do galo já se perdeu no tempo, mas beijou-se o Menino no dia 25, de manhã. A qualidade das imagens não é a melhor, mas penso que dá para verem que foram muitos os que estiveram presentes nesta celebração.

    Continuação de boa semana e continuação de bons preparativos para um fim de Ano em pleno.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.