Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2022

Maneira de contar os dias e os meses

O dia 1 de Novembro é o dia de Todos os Santos, mas o calendário religioso tem um dia dedicado a cada santo e, por isso, o 11 de Novembro é o dia de São Martinho, embora ainda se celebre antes o dia dos fiéis defuntos, a 2 de Novembro (dia dos mortos). 
O dia 8 de Dezembro é dia da Sra. da Conceição e o dia 13 é dia da Santa Luzia (minga a noite e cresce o dia) e estamos no dia de Natal. Ainda hoje dizem dia de Natal e não dia 25 de Dezembro. Assim como a véspera é o dia da Consoada.
O primeiro dia do ano era o dia das Janeiras, o dia 6 era o dia dos Reis. 
As feiras também eram conhecidas pelo nome que se festejava nesse dia. O 20 de Janeiro (dia de São Sebastião) é dia da Feira dos Vinte, no Mosteiro; o 23 é o dia do Santo Ildefonso, festejado em Esmolfe, feiras onde sempre acorriam os forninhenses. 
Até os nossos descobridores iam pondo nomes de santos às terras que iam achando. Muitas tomaram nomes de santos que se festejavam nesse dia em que eram achadas: Ilha de São Miguel, Ilha de Santa Maria, Ilha de São Jorge, etc....
Mais vagos são os dias sem festividade fixa: o dia do Entrudo, a Quarta-Feira de Cinzas que marca o início da Quaresma ou o dia de Ramos e de Páscoa (não dizem o dia "x" de Março ou "y" de Abril).
O 3 de Maio ainda hoje é o dia de Santa Cruz. Depois vem a Quinta-Feira de Ascensão, a Segunda-Feira do Espírito Santo e o tempo das cerejas, que faz-me lembrar Amália Rodrigues.
A Amália não sabia o dia em que nascera. A mãe apenas lhe dissera que nasceu no tempo das cerejas e por causa disso Amália mandou pintar as paredes da sala de jantar com essa fruta.
O povo raramente usava o nome dos meses.
Regulava-se pelo tempo das ceifas, pelo tempo das malhas, pelo tempo das vindimas, pelo tempo dos magustos, pelo tempo dos míscaros...
Pelo Santo António, Pelo São João, pelo São Pedro, pela Santa Marinha (que é a Padroeira de Forninhos), pelo São Bartolomeu...

Sala de Jantar da Amália - foto retirada da net

Mas se há dia e mês que marca o calendário do forninhense, é o dia 15 de Agosto quando marca encontro na terra pela Senhora dos Verdes.
8 de Setembro é dia de Nossa Senhora da Saúde.
16 de Setembro é dia da Santa Eufémia, na Matança.
29 de Setembro é do dia de São Miguel das uvas.
Era a agricultura e a religião que comandavam a vida das gentes das aldeias como Forninhos. Por isso, até ficou em ditados esta forma de contar o tempo:
"Em Dia de S. Simão e de S. Judas, já colhidas estão as uvas", ou seja, pelo 28 de Outubro já toda a gente vindimou.
Ou
"No dia de São Martinho vai-se à adega e fura-se o pipinho"
E este outro:
"Pelo Santo André faz o bacorinho coé-coé".
O povo por mais que queira, não consegue desligar-se da religião e continua a marcar a sua vida pelo Natal, Páscoa e dias santos.

Faltam 69 dias para acabar o ano de 2022

22 comentários:

  1. Tão interessante ver as diferenças de antes para hoje,não? E realmente pensamos sempre nas festas para nortear nossos anos... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença de antes para hoje é que as pessoas já estão mais desligadas de algumas culturas e colheitas, então vamos contando o tempo só pelas festas.
      Beijos e votos de uma excelente semana.

      Eliminar
  2. Boa tarde minha querida amiga. Sempre aprendo com suas maravilhosas postagens. Bom início de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Ainda acrescento, o calendário gregoriano era para os que sabiam ler e no Forninhos de 1911, dos 555 habitantes, só sabiam ler 21 homens e 10 mulheres, o que demonstra bem que saber ler era um luxo ao alcance de poucos! Já o ciclo da agricultura era do conhecimento geral.
      Boa semana.

      Eliminar
  3. Boa noite dominical, querida amiga Paula!
    Particularmente, eu amo as Datas religiosas, todas...
    Estamos pertinho de São Judas Tadeu.
    Aqui no Brasil, é reverenciado como o santo das causas impossíveis.
    Gosto muito das referências que você traz ao post sempre.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pertinho do dia de São Judas Tadeu e de São Simão, dois primos de Jesus.
      Eu gosto de todos os santos e dos modos diferentes de os celebrar, pois há costumes pagãos que são mais ligados à natureza, que à religião, como os tradicionais magustos, com castanhas e jeropiga, que têm o seu ponto alto no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho!
      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  4. Muito interessante. Não conheço essa maneira de marcar os dias na minha zona.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em baixo acho que a maioria das pessoas nem sabe o que isso é, mas na nossa Beira as tradições ainda se mantêm e a Igreja não acabou com os feriados religiosos mais tradicionais que temos e ainda bem!
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Boa noite

    Belo Post .

    Para mim Dezembro é " pesado ".
    Casou minha Mãe ( dia 8/12/64).
    Morreu minha Mãe ( 25/12/2004).
    E é em Dezembro que mais falta me faz .. Maria José ..
    Estava em Forninhos nessa manhã de 25/12/2004 quando o telefone tocou ...

    Fui feito em Dezembro pois nasci
    nove meses depois desse dia 8/12
    e tenho pago essa fatura ..
    ( Perto de S. Miguel da Uvas ..)
    É que num Mundo de ódios , gente ruim e maldosa , ter a certeza que fomos feitos por Amor é. causador
    de inveja . Mas Amor paga - se com Amor e o Caminho faz - se assim....
    Caminhado sem "Cabeças " para
    entender as diferenças entre Amor
    e Ódio . Os que nascem por Amor reconstroem , criam afeto e Amor, os outros matam e morrem assim intranquilos...na mentira !!

    Na contagem do tempo , o Natal na minha Infância " a Festa " fazia - me
    borbulhas no estômago .
    Mas já nasci no tempo em que tudo
    tinha data e registos .Mesmo assim
    havia enganos . Nascer a 19 e ser registado a 23 aconteceu ..
    A Festa Maior na minha também é a 15/8 . Nossa Senhora do Monte
    que anda n minha carteira todos os dias e noites ..
    Santa Luzia também diz- me muito.
    Meu pai nasceu pouco do dia de S Sebastião.
    Fé e Amor ajuda a viver melhor .

    Boa Semana
    Abraço

    Antônio Miguel Gouveia.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu nasci em Dezembro, no mês do Natal e fiquei registada no mês do Ano Novo e não foi porque houve engano ou atraso no meu registo de nascimento. Contam os meus familiares que o Sr. da Conservatória do Registo Civil achou que a menina (eu) devia ficar registada no Ano Novo e assim foi. Fiquei registada num dia, mês e ano diferentes!
      É um tempo que me faz lembrar musgo, presépio, as filhoses, muitas, filhoses, mas o que ficou sempre associado ao meu aniversário foram as matações.
      O dia de São Sebastião também era sempre lembrado pois era dia da feira dos vinte e logo se ouvia: "a partir do vinte de Janeiro, uma hora por inteiro". E logo outros respondiam: "Janeiro fora, mais uma hora, e hora e meia há-de achar quem bem souber contar".
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Bom dia

      Nuno André Antunes Almeida Gouveia neto e bisneto de Forninhos nasceu a 15/12/1995.
      Foi registado por mim no dia certo. Em Arroios, Lisboa
      Nasceu na Estefânia
      Abraço

      AMG

      Eliminar
  6. Não faltam dias para assinalar no calendário.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas cada terra conta o tempo pelo dia dos santos que nelas festejavam e todos continuamos a marcar a vida pelo Natal, Páscoa e Dias Santos.

      Eliminar
  7. Muito interessante a origem do nome dos dias bem como a sua origem popular.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz lembrar os políticos a dar nomes a praças e ruas em Lisboa para esquecer a monarquia, como Praça do Comércio e Praça de Espanha, que ainda hoje o povo continua a conhecer esses lugares por Terreiro do Paço e Palhavã.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Meu pai tinha este modo de marcar as datas...🙏...bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As gentes do campo sempre contavam assim os dias, meses, épocas. Bj

      Eliminar
  9. Boa tarde minha querida amiga Paula. Uma excelente tarde de terça-feira.

    ResponderEliminar
  10. Nasci a 12 de Agosto, dia da venerada Santa Clara.
    Quando Francisco de Assis estava pregando na Igreja de São Jorge, uma jovem senhora de uma família nobre o ouvia com sua mãe e irmã. Clara ouviu essas palavras e entendeu que São Francisco deve ser o guia de sua alma...
    Não sendo uma santidade muito conhecida e celebrada, infelizmente até pelo clero, a mim toca-me de modo especial por ter nascido no seu dia e ter por nome Francisco.
    Os outros, é o que é, mudam os dias e celebrações e queiramos ou não, este é o meu sentir, não fossem as festividades pagãs que ainda vão suportando estas venerações, poucas vezes se ouviria a lenga-lenga do santo ou da santa, rogai por nós...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não te lembras que antes do S. Francisco, que é dia 4 de Outubro, eram proibidos de cortar estrume nos baldios? E que a cava, era feita no dia 25 de Abril, porque no S. Marcos os bois não trabalhavam e escolhia-se este dia para cava das vinhas?
      Era a religião e a agricultura que comandavam a vida das gentes do campo.
      Pouco a pouco vamos esquecendo esta maneira de contar dias e meses como antigamente ou porque já não há bois ou porque já ninguém corta estrume, etc... e sobram as festividades, claro!
      Eu lembro-me que o meu avô Antoninho trazia sempre um bolo de azeite do Santo Ildefonso e não no dia "x" de Janeiro.

      Eliminar
  11. Boa noite Paula,
    Muito interessante como se fazia a contagem dos dias e meses.
    Na minha terra a associação fazia-se simplemente a algumas atividades agrícolas e não a santos.
    Basta que existia também uma igreja evangélica e o povo não era muito religioso.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ailime,
      Na minha terra não sei se houve outra religião, mas uma coisa eu sei, sempre fomos um povo de ir à Igreja e ainda hoje o povo não desliga da religião, tanto assim é, que quando os políticos quiseram criar um "Dia da Freguesia" associaram-no ao Dia da Padroeira de Forninhos. Mas se perguntarem a alguém em Forninhos quando é o Dia da Freguesia duvido que alguém saiba indicar-vos. Mas se perguntarem quando é o Dia da Padroeira, raro será quem não saiba dar-vos a resposta correta: Dia 18 de Julho.
      Virão tempos em que essa contagem se fará pelo Dia da Freguesia?
      Não sabemos.
      Beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.