Este espaço nasceu para dar a conhecer a História, estórias e memórias duma aldeia chamada Forninhos (antigamente Fornos). Vem-lhe o nome certamente por lá ter havido fornos/fábrica de cozedura...assim rezam os livros de História, Lendas e Tradições de outros lugares.
Seguidores
terça-feira, 2 de março de 2021
O loureiro
Este ano os loureiros já estão floridos, no Domingo de Ramos não estarão tão bonitos!
Olá, querida amiga Paula! Ah! Que saudade da casa do meu pai onde vivi minha infância até sair para minha própria casa. Tinha um pé de louro passando da altura da mesma. Não me lembro de ter visto a flor. Que bonita é! Esteja bem, amiga, proteja-se! Santa quaresma para você. Beijinhos e saúde
Olá Rosélia, As suas folhas são mais conhecidas pois têm a função de temperar/dar sabor as comidas, mas fica então este registo, para quem não conhecia. Deixo-lhe um abraço amigo. Espero que os seus problemas de saúde sejam resolvidos rapidamente.
Já é habitual...a primavera ainda não tem chegado no calendário e já os campos, por cá, e a maioria das árvores estão em flor. Os dias também estavam a aquecer, mas de repente ficaram mais frios. Beijos, bom fds.
Era um procurar antigo uma bela guia de loureiro. Ela tinha um propósito para o Domingo de Ramos, direita, alta e florida, homenageava Jesus, uma entrada triunfal. Um tesouro bem guardado. Enquanto o meu avô Francisco foi vivo, andava na semana dos "Ramos" numa roda viva, o ramo do neto tinha de ser o maior e mais bonito. Disso fazia gala! Levava tanta coisa a enfeitar e tão alto era - tal como ele - que tinha de ser inclinado para entrar pela porta da Igreja. Mal podia com ele não fora o meu avô que me amparava a mim e ao ramo gigante da pernada de alecrim florido. No fim estávamos os dois "derreados" mas felizes e orgulhosos! Na volta para casa, navegávamos no cheirinho dele...
Há 50 e 40 anos atrás, tudo era diferente. Os ramos eram grandes e coloridos, cheios de flores, maçãs, laranjas e rebuçados, as crianças quase nao podiam com eles. As pessoas eram briosas! Mas dizem que nesse tempo, em Forninhos não havia grande loureiro, eu só me lembro haver um grande loureiro no Lugar, na casa do Sr. Alfredinho, era dali que na minha meninice e adolescência saía o loureiro do meu ramo. Sei que o meu pai e o meu tio António Cavaca, quando jovens, íam buscá-lo à Matela Velha à quinta dum senhor que chavavam João da Velha, ainda assim, dizem as pessoas de Forninhos que os ramos mais bonitos eram dos habitantes da Quinta da Ponte! Existe uma excelente transcrição no livro da Quinta da Ponte do nosso conterrâneo Sr. José da Costa Cardoso que começa assim: "Lembro-me bem da alegria que a mocidade tinha ao aproximar-se o Domingo de Ramos. Os mais jovens almejavam nesse dia terem um lindo ramo e a rapaziada procurava que os ramos dos seus jovens familiares ou amigos fossem os mais bonitos. Para isso, e com muita antecipação, projectavam o ramo que os seus jovens familiares ou amigos iriam levar." In Terras de Algodres Mons. Pinheiro Marques também faz uma excelente transcrição e a final diz: "Os homens vigorosos metem-se em brios e procura cada qual suplantar os outros apresentando um grande loureiro, mesmo a árvore completa, muito grande, o maior possível, acontecendo, às vezes, levarem-nas tão grandes, que não cabem na porta nem na abóbada do templo."
Obrigada. Além da flor o loureiro também dá fruto, muito apreciado pelos pássaros quando madura (lá para o Verão). Se me lembrar, vou tirar uma ou duas fotos. Um abraço. Bom fim de semana.
Quem nasceu na Aldeia e Campo sabe a importância da Primavera. O nascer das flores. As Flores que são fruto. A sementeira . A Primavera é também Esperança . A Primavera para quem a sabe viver Sentir e ouvir .. Ela , Primavera é VIDA.
Bom dia Paula, Nunca vi os Loureiro floridos e aqui por perto até os há! Houve uns dias mais quentinhos, como que uma primavera antecipada e a natureza agradeceu e floriu. Beijinhos e boa saúde. Ailime
Pois foi e os loureiros pareciam querer rivalizar com o sol; floridos dão um tom dourado aos jardins e à vida que neles germina. Bjs Ailime, tudo de bom.
Olá, querida amiga Paula!
ResponderEliminarAh! Que saudade da casa do meu pai onde vivi minha infância até sair para minha própria casa.
Tinha um pé de louro passando da altura da mesma.
Não me lembro de ter visto a flor.
Que bonita é!
Esteja bem, amiga, proteja-se!
Santa quaresma para você.
Beijinhos e saúde
Olá Rosélia,
EliminarAs suas folhas são mais conhecidas pois têm a função de temperar/dar sabor as comidas, mas fica então este registo, para quem não conhecia.
Deixo-lhe um abraço amigo.
Espero que os seus problemas de saúde sejam resolvidos rapidamente.
Que lindos eles são! Está tudo mudado na natureza...beijos, chica
ResponderEliminarJá é habitual...a primavera ainda não tem chegado no calendário e já os campos, por cá, e a maioria das árvores estão em flor.
EliminarOs dias também estavam a aquecer, mas de repente ficaram mais frios.
Beijos, bom fds.
Era um procurar antigo uma bela guia de loureiro.
ResponderEliminarEla tinha um propósito para o Domingo de Ramos, direita, alta e florida, homenageava Jesus, uma entrada triunfal.
Um tesouro bem guardado.
Enquanto o meu avô Francisco foi vivo, andava na semana dos "Ramos" numa roda viva, o ramo do neto tinha de ser o maior e mais bonito. Disso fazia gala!
Levava tanta coisa a enfeitar e tão alto era - tal como ele - que tinha de ser inclinado para entrar pela porta da Igreja.
Mal podia com ele não fora o meu avô que me amparava a mim e ao ramo gigante da pernada de alecrim florido.
No fim estávamos os dois "derreados" mas felizes e orgulhosos!
Na volta para casa, navegávamos no cheirinho dele...
Há 50 e 40 anos atrás, tudo era diferente. Os ramos eram grandes e coloridos, cheios de flores, maçãs, laranjas e rebuçados, as crianças quase nao podiam com eles. As pessoas eram briosas!
EliminarMas dizem que nesse tempo, em Forninhos não havia grande loureiro, eu só me lembro haver um grande loureiro no Lugar, na casa do Sr. Alfredinho, era dali que na minha meninice e adolescência saía o loureiro do meu ramo.
Sei que o meu pai e o meu tio António Cavaca, quando jovens, íam buscá-lo à Matela Velha à quinta dum senhor que chavavam João da Velha, ainda assim, dizem as pessoas de Forninhos que os ramos mais bonitos eram dos habitantes da Quinta da Ponte!
Existe uma excelente transcrição no livro da Quinta da Ponte do nosso conterrâneo Sr. José da Costa Cardoso que começa assim:
"Lembro-me bem da alegria que a mocidade tinha ao aproximar-se o Domingo de Ramos. Os mais jovens almejavam nesse dia terem um lindo ramo e a rapaziada procurava que os ramos dos seus jovens familiares ou amigos fossem os mais bonitos. Para isso, e com muita antecipação, projectavam o ramo que os seus jovens familiares ou amigos iriam levar."
In Terras de Algodres Mons. Pinheiro Marques também faz uma excelente transcrição e a final diz:
"Os homens vigorosos metem-se em brios e procura cada qual suplantar os outros apresentando um grande loureiro, mesmo a árvore completa, muito grande, o maior possível, acontecendo, às vezes, levarem-nas tão grandes, que não cabem na porta nem na abóbada do templo."
Temos a Primavera à porta.
ResponderEliminarAbraço e saúde
Pois temos, os sinais da Primavera chegam cada vez mais cedo e gostamos😃
EliminarAbraçoe bom fim de semana com saúde.
Que giro!
ResponderEliminarTinha um loureiro junto ao rio mas foi arrastado pelas águas!!!
Bj
Oh! Que pena!
EliminarTodos os anos acompanho a floração deste loureiro. É um privilégio de quem tem um jardim junto ao seu local de trabalho.
Bj
Que linda foto, Paula! Não conhecia o pé de Louro, que alegria ao ver aqui e ainda mais florido.
ResponderEliminarÓtima postagem.
O meu abraço e carinho... Boa noite!
Obrigada.
EliminarAlém da flor o loureiro também dá fruto, muito apreciado pelos pássaros quando madura (lá para o Verão).
Se me lembrar, vou tirar uma ou duas fotos.
Um abraço.
Bom fim de semana.
Bonita foto.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada.
EliminarVotos de um dia feliz
Boa tarde
ResponderEliminarQuem nasceu na Aldeia e Campo sabe
a importância da Primavera.
O nascer das flores.
As Flores que são fruto.
A sementeira .
A Primavera é também Esperança .
A Primavera para quem a sabe viver
Sentir e ouvir ..
Ela , Primavera é VIDA.
Abraço
MG
E todos os anos no Inverno a natureza ganha vida em beleza que rivaliza com a Primavera próxima.
EliminarAbraço
Bom FDS
Bom dia Paula,
ResponderEliminarNunca vi os Loureiro floridos e aqui por perto até os há!
Houve uns dias mais quentinhos, como que uma primavera antecipada e a natureza agradeceu e floriu.
Beijinhos e boa saúde.
Ailime
Pois foi e os loureiros pareciam querer rivalizar com o sol; floridos dão um tom dourado aos jardins e à vida que neles germina.
EliminarBjs Ailime, tudo de bom.