Seguidores

domingo, 17 de janeiro de 2021

Balanço 2020


Com 2020 pelas costas, é altura de fazer um pequeno balanço do que foi o ano que passou para Forninhos.
O primeiro convívio foi a Irmandade de Santa Marinha de Forninhos que o levou a cabo e foi no dia 23 de Fevereiro. Carne, pão e vinho, enchidos...e amigos, uma arrematação com resultados positivos. 
Março ficou marcado pela pandemia, o raio do covid-19 trouxe a lembrança de há mais ou menos 100 anos. Os nossos antepassados (os avós dos mais velhos ou os bisavós dos mais novos) sofreram uma outra pandemia, a pneumónica.
O medo de ser contagiado e a esperança de não o ser marcou o mês da Primavera. A fim de evitar o contágio, ficamos confinados por uns tempos - até 30 de Abril.
Ficamos com a Páscoa e festa em honra de Nossa Senhora dos Verdes - este ano marcada pelo 300.º aniversário do "Milagre" ocorrido nas searas da nossa região - estragadas.
Procissões e celebrações foram todas canceladas!
Este ano não houve Ladaínhas no dia de Santa Cruz (3 de Maio), nem Voto no dia do Divino Espírito Santo (1 de Junho), rua acima...
Salvou-se Santa Marinha, celebrada a 18 de Julho, o andor enfeitado pelas mordomas da Igreja saíu e fica para a história o dia que o pastor fugiu do rebanho que só queria continuar a percorrer o seu caminho...
A imagem de Nossa Senhora, numa carrinha engalanada, marcou a festa de verão (15 de Agosto). A Comissão deu esse toque especial à festa, ainda assim o vírus estragou-nos a maior festa do ano.
Tirou-nos alguma alegria, é verdade, mas felizmente deu-nos uma vitória: a nossa aldeia foi poupada até final de 2020, não tivemos casos positivos e não perdemos ninguém para o "bicho". 
Mas 2020 foi mortífero para Forninhos, perdemos vidas que nos trouxeram muitas tristezas. Pessoas ainda muito novas, de meia idade ou com idades avançadas faleceram repentinamente este ano, muitas lágrimas se juntaram num gemido comum às outras tantas que se engoliram por vergonha. Pessoas que todos percebemos que foram cedo demais e que ainda podiam estar entre nós mais uma, duas, três, quatro, cinco décadas...Forninhos ficou mais triste e vazio...deixa(ra)m saudades!
E a vida continua. Como sempre. Para os que ficam. Com os que ficam.
A conclusão da estrutura residencial para idosos, foi algumas das obras que foram feitas este ano e iniciou-se um parque de lazer que incluiu um parque infantil e geriátrico; ao nível particular houve, tanto quanto sei,  uma casa que foi restaurada no Outeiro e outra arrendada. No contexto do despovoamento desta aldeia, a chegada de dois novos casais, foi uma esperança de dias melhores e de boas perpectivas para o futuro da aldeia. Esperamos que Forninhos atraia muitos mais casais.
Os rostos à frente da Junta de Freguesia não descuidaram Forninhos, as ruas e caminhos  foram limpos, mas devido à pandemia, não foi possível fazer o habitual convívio de São Martinho e de Natal, nem a caminhada na natureza e  festa da freguesia em datas móveis.
A Câmara Municipal de Aguiar da Beira procedeu no ano 2020 à pavimentação betuminosa de alguns caminhos da freguesia e tal leva-nos a crer que Forninhos ainda está no mapa do concelho.
Por aqui, e em mais um ano de blog, trouxemos as imagens e as notícias possíveis do que se passou há séculos e do que se foi passando no ano que já lá vai! Em 2021 cá continuaremos a escrever para que a história, as estórias e memórias da aldeia de Forninhos chegue a todos!
A todos, votos de um bom ano de 2021!

22 comentários:

  1. Muito bom e nós esperamos poder aqui estar pra te acompanhar e saber mais e mais! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua companhia. Os post´s vão diminuindo, mas não é por falta de notícias, essas vão havendo (boas e más, infelizmente...), é apenas por falta de tempo.
      Bom fim-de-semana, bj.

      Eliminar
  2. Escrito digno de louvar, apesar de num contexto triste.
    Uma aldeia de luto, amortalhada e que nem o frio e geada, deixam respirar.
    Parece que o mundo parou por estas bandas, não fosse o aproveitarde umas résteas de sol e ouvir a afáfama da azeitona pelos olivais, afinal ainda havia alguma vida, embora de modo diferente, pois para trás e e como descreves no texto, as celebrações de uma identidade de um povo, costumes e religião, ficaram fechados no tempo. Voltará este na pimavera?
    Depende em parte de quem lá vive, das consciências de cada qual, menos ganâncias e mais respeitos, mão firme e dura das autoridades, doa a quem doer!
    De louvar o empenho das autoridades locais, Câmara e Junta de Freguesia que infelizmente terá de ser redobrado pois o "bicho" já cá chegou e em força. Todos somos responsáveis por dobrarmos o ano antigo com a esperança no futuro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois :(( com o novo ano já a rolar ficamos a saber que já há habitantes positivos e tal marca pela negativa o inicio do novo ano.
      Haja esperança no futuro!

      Eliminar
  3. Um balanço minucioso e humano!!!
    Bj e que 2021 seja excelente para as gentes de Forninhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por destacar o lado humano. Às vezes apetece gritar como a MEO grita para os seus clientes:"HUMANIZEM-SE"!
      Bj e que 2021 seja feliz p todos nós!

      Eliminar
  4. Os meus desejos de que 2021 seja um ano bom para a vossa aldeia e para todos os seus habitantes.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos esperar para ver, Elvira!
      O nosso desejo é uma coisa, a realidade é outra.
      Abraço e saúde.

      Eliminar
  5. É bom fazer balanços... O ano 20, apesar das estranhezas, foi um tempo de muito aprendizado e reflexões. Todos mudamos à beça. Foi bom acompanhar os passos e novidades de Forninhos.
    21 começou com surpresas e esperanças. Continuemos espalhando o nosso melhor com criatividade, o mundo precisa de harmonia...
    Abração a distância, querida Paula...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que 2020 nos sirva para nos tornarmos melhores pessoas, Anete!
      E, como no ano anterior e no outro antes desse...votos de bom ano. com saúde desde o princípio.
      Bjs&Abç

      Eliminar
  6. Boa tarde Paula, balanço maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luiz Gomes. O balanço que faço é real.
      Bom fds.

      Eliminar
  7. Boa tarde Paula,
    O balanço sobre Forninhos que, não fora o confinamento e os que pereceram, não foi de todo mau e teve aspetos positivos que a Paula focou e bem.
    Que 2021 seja um Melhor Ano no que respeita à Pandemia (não começou nada bem) e que Forninhos continue a dar bons motivos para engrandecer a sua História.
    Feliz 2021, com saúde para todos.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pior situação foi mesmo os falecimentos e o confinamento, só se vive uma vida e quando se vive confinado por obrigação e medo, é muito triste, mas teve/tem de ser, temos de ser cidadãos conscientes e responsáveis.
      Nós, apesar das dificuldades que adivinho, vamos continuar a publicar.
      Beijinhos.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Estamos mostrando, cada um do seu jeito,
    a força que temos para enfrentar esse mal
    traiçoeiro. Que Deus se apiede de nós.
    Um beijo, parabéns pelo texto e bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Seguimos os exemplos dos nossos antepassados que nos deram ensinamentos de sobrevivência.
      Muita saúde!

      Eliminar
  9. Bom dia
    Que Deus nos ajude sempre, estamos vivendo tempos trabalhosos, mas o Senhor nos fortalece. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até aqui, Deus tem cuidado de nós, mas estamos num novo confinamento e estamos pior que em Março!
      Abraço.

      Eliminar
  10. Cada ano que chega todos nós somos impulsionados a fazermos um balanço. É bom para esperarmos um ano novinho em Folha. Mesmo trazendo a bagagem do velho ano da covid 19. Mais vamos que vamos esperando em Deus dias melhores. Bjs querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
      Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
      Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
      Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."

      poema de Carlos Drummond de Andrade

      Bjs, Bom Ano.

      Eliminar
  11. Olá, querida amiga Paula!
    O medo de ser contaminado vai persistindo ...
    Que tempo difícil!
    Vamos vivendo pela fé.
    Fique bem, amiga!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a viver uma tragédia de que não há memória nas nossas vidas, Roselia! Comparável, só a pandemia de 1918/19, mas desse tempo não haverá muitas pessoas vivas.
      Vamos ver o que nos reserva a vacinação.
      Que tudo corra bem para si e para os seus, beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.