Seguidores

domingo, 6 de dezembro de 2020

Património Artístico de Forninhos

Entramos no mês de Dezembro em que por tradição se pensa e vive o Natal e como a Igreja celebra hoje, dia 6 de Dezembro, a figura de São Nicolau, o bispo que viria a inspirar a figura do Pai Natal, lembrei-me de destacar os quadros emoldurados por "caixotões" que se encontram, em exposição permanente, no tecto da nossa Capela e onde podemos ver S. Nicolau, bispo dos séculos III-IV que ficou conhecido pela sua generosidade. 

São Nicolau à esquerda

Filho único de pais nobres, ricos e muito religiosos, ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Costumava fazer doações anónimas em moedas de ouro, roupa e comida às viúvas e aos pobres. 
Alvo de inúmeras lendas, dizem que S. Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os lançava dentro das chaminés, à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças e ligação, mais tarde, ao rituais natalinos no dia 25 de Dezembro, associando Nicolau ao Menino Jesus.


E como S. José teve um papel importantíssimo na vida de Jesus aqui fica também a representação de S. José, carpinteiro, o esposo da Virgem Maria e pai adoptivo de Jesus.
São José estava noivo de Maria e ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele, mas José teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela acção do Espírito Santo e que o Menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. 

"Caixotão" da Sagrada Família já bastante danificado

Perto do tempo previsto do nascimento, devido a um decreto romano, foram para Belém para fazer o recenseamento e lá Maria deu à luz o Menino Jesus e José esteve presentente no nascimento. Mas Herodes queria matar Jesus e o anjo avisou José para fugirem para o Egipto. José obedeceu. Assim, de Belém a sagrada família fugiu para o Egipto e lá viveram durante quatro anos, vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro. 
Após esse tempo, o anjo avisou novamente José, em sonhos, que poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e levou a família para Israel.


Que S. José, o eterno esquecido, Maria e o Deus Menino feito Homem, sejam lembrados com alegria e adoração em todas as casas, apesar dos constragimentos vários que afectam o espírito da festa e das famílias.
SANTO E FELIZ ADVENTO.

16 comentários:

  1. Que l egal! Fui criada na tradição alemã e hoje era dia de ganhar as botinhas de Nikolai...Tao lindo! Bjs chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber!
      A figura de S. Nicolau, os contos e lendas a ele associadas, julgo que fazem parte do imaginário e do mundo dos sonhos dos miúdos (e graúdos) de todo o mundo, nesta época festiva.
      Numa terra perto de Forninhos - quando eu era criança - festejavam o S. Nicolau neste dia. Este Santo tem lá Capela.
      Bjs

      Eliminar
  2. Por mim, os caixotões divinos.
    Tem nos seus tetos, a história divina, embora e aos poucos ao desmazelo, mas com arte e aquando ali se entra, um cheiro a divindade.
    E querendo no olhar, o tempo fugaz traz coisas de santos que nos falávam, o modo como eram vestidos e ali estavam eles..
    E são tantos que tantas coisas guardam dos seus mistérios, então o São Nicolau, esse bispo da magia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São Arte Sacra.
      Sempre que entro na Capela, questiono-me porque a Igreja deixa um património deste calibre degradar-se.
      Eu espero que a política cultural um dia mude por lá, porque a talha e pinturas transcende Forninhos.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Também acho. Mas o tempo não perdoa e parte dos elementos decorativos precisam de restauro urgente.
      Bom feriado.

      Eliminar
  4. Boa tarde

    Este NATAL terá um significado diferente . Talvez o seu mais VERDADEIRO significado de sempre .

    BOM Advento para todos .

    Abraço
    MG



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara!
      Até à noite do nascimento, há preparativos que talvez fiquem adiados, mas ao longo dos anos, algumas tradições foram-se renovando e/ou alterando. Exemplo: os mais novos já não procuram, junto à chaminé, os presentes que o Menino Jesus deixou em cada sapatinho.
      É o Pai Natal que traz os presentes! Esta figura já está tão enraizada no espírito natalício que em muitos lares sobrepõe-se à vinda de Jesus ao mundo terreno.
      Bom feriado.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Boa tarde. Como sou criado em outra tradição cristã, o nosso Natal sempre foi diferente. Mais infelizmente não tenho boas recordações dos meus natais na minha infância. Boa segunda-feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo para quem não segue Jesus, também devia ser uma boa época festiva, mais não seja pela reunião da família e troca de prendas. Mas que o Natal do Luiz seja o melhor possível, com Saúde, Paz e Amor.
      O que lá vai, lá vai...
      Boa semana.

      Eliminar
  6. Boa tarde Paula,
    Que belas obras compõem o teto da vossa capela.
    Desconhecia a vida de São Nicolau e achei muito interessante e faz todo o sentido a sua associação ao Pai Natal.
    Gostei também da sua abordagem sobre o nascimento de Jesus nesta época de Advento e à figura de São José, que por acaso é o patrono da minha paroquia atual onde todos os anos se faz uma festa com procissão em sua honra.
    Hoje festejamos a Imaculada Conceição.
    Continuação de santo Advento.
    Um beijinho e bom feriado.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ailime,
      Creio que pela associação ao Pai Natal (figura pagã) a igreja católica não se refere muito a S. Nicolau, mas não estou muito à vontade para falar deste assunto...
      De S. José e do Advento, o tempo que precede o nascimento do Menino, tempo de luzes e de alegria, gosto muito. Pena que os grandes deste mundo o aproveitem e transformem em épocas consumistas, pois aliado à celebração da Festa litúrgica de S. José comemora-se também o Dia do Pai em complemento ao Dia da Mãe, diz-se. Dia da Mãe que era hoje, Dia da Imaculada Conceição.
      Já as obras pintadas são um património que gosto de admirar cada vez que entro na nossa Capela. Pelos tons, temas e técnica visível dizem que são de influência barroca, mas também não estou muito à vontade para falar deste assunto...
      Bom feriado.
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Obrigada.
      Vamos comemorar esta festa com isto em mente, porque se Jesus não tem nascido, não haveria razão para haver Natal.

      Eliminar
  8. Anónimo1/06/2021

    Não posso agradecer o serviço do Sr. Benjamin o suficiente e dizer às pessoas o quanto sou grato por toda a assistência que você e sua equipe prestaram e estou ansioso para recomendar amigos e familiares caso eles precisem de conselhos financeiros ou assistência @ Taxa de 2% para Empréstimo Comercial. Via Contato : . 247officedept@gmail.com. WhatsApp...+ 19893943740. Continue com o grande trabalho.
    Obrigado, Busarakham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, mas não comprendo o comentário.
      Cpts...e até para o ano!

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.