Em modo de férias, duas matérias "em cima da mesa": primeiro, um dos locais de maior atracção da minha infância: O Poço dos Caniços; segundo: A Festa de Agosto de toda a gente nos idos anos 50, 60,70,80...
No Poço dos Caniços |
Com uma parte boa e uma má, deixo aqui alguns comentários relevantes sobre as duas matérias...
-Noutros tempos, descia-se aquela ladeira em direcção ao Poço dos Caniços, a escassas dezenas de metros, começavam todos a correr para ver quem era o 1.º a mergulhar; tempo em que as águas eram ainda limpas.
Após uns belos mergulhos, deitavamo-nos em cima da grande pedra, que se encontra junto àgua e ali se permanecia; era o nosso "bronze".
Observando a foto era capaz de me atrever a dizer que foi tirada na praia fluvial, a cerca de 200 metros a juzante da Ponte, local este onde se faziam alguns piqueniques, assim como se passava o tempo à pesca...
- O nosso rio Dão era a nossa praia de água doce no verão, quando iamos passas as férias. Nas tardes juntavamo-nos e iamos até ao rio tomar banho e comer a merenda.
Estes jovens são: Natália, Santa, o irmão Adelino, Teresa Russa, Agostinho Branco, Augusta Castanheira, Filomena Ingina, Ana dos Anjos, José do tio Abel, Margarida Cavaca e António Russo.
O rio agora leva pouca água, mas naquela altura levava bastante, os terrenos dos lados eram regados com aquela água, onde se cultivava batatas, bom milho e outros cereais. Também se pescava bom peixinho, depois de arranjado e frito era uma delícia.
Boas férias para todos.
-Este é o melhor local fluvial desta redondeza, daí a sua importância no tempo, digo no tempo, porque hoje com a facilidade que está ao dispôr dos jovens, já não querem estes locais que são nossos.
Quero lembrar os mais novos, inclusive a Paula, que este local, no tempo não era exclusivo de Forninhos, os de Dornelas deslocavam-se frequentemente ao poço dos caniços, por vezes fazia parte das "aventuras" noturnas dos rapazes de Dornelas e, por vezes, mesmo de noite, lá encontravamos também os de Forninhos, mas cabíamos todos.
Bons tempos que não voltam.
A Procissão da Festa |
- A festa de 15 de Agosto para os forninhenses era a festa maior do ano porque era no verão e os ausentes vinham passar as suas férias. Ainda não emigravam para França e outros países, vinham mais os lisboetas.
- As procissões antigas eram diferentes das procissoes de agora, antigamente eram grandes, os andores iam cheios de crianças vestidas com os trajes correspondentes ao santo que ia no andor, não faltava a banda de música, nem os foguetes e ia sempre muita gente a acompanhar a procissão; quando eu ia vestida no andor ou de cruzada para mim era um orgulho.
Hoje as procissões são pequenas, já não levam quase ninguém, já vão poucas crianças vestidas de cruzada e nos andores.
- E aquelas "santinhas de açúcar que vendia a ti Isaura?
E a imagem de Nossa Senhora dos Verdes que os homens dobravam e colocavam no chapéu?
E as bebedeiras de "alegria" que começavam com a Moradia, passavam pela Matela e acabavam entre os de Forninhos?
- Nas procissões sempre me lembro e desde que fui para Forninhos de ver os mais pequenos vestidos com faixas de cruzados, eu ainda fui assim algumas vezes na procissão, pelo que não deveria acabar, mas...onde estão as crianças?
De férias, envio um abraço virtual para todos vós.
Olá Bom dia
ResponderEliminarBoas férias
Passei por cá para recordar o Dão .
O Dão de Forninhos , ainda feito Ribeiro , com poças , pedregulhos ,
Àgua limpa, fresca , caniços e a imensa caminhada para a aldeia a subir ,com calor com os meus filhos pequenos .
Passaram já 25 anos .
O tempo foge .
Mas guardo boas recordações das férias que passei na vossa aldeia.
Embora nunca lá permanecesse mais
de 15 dias .
A descoberta era constante .
Fiquem Bem
Protejam se .
Abraço à Paula e ao Francisco .
Família e que tudo vos corra bem.
MG
Obrigada.
EliminarTempos e momentos que nunca mais voltam, por isso faz sentido a “memória” que aqui trazemos.
Um abraço.
Memorias de tempos bem passados.
ResponderEliminarUmas boas férias.
Um abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Obrigada.
EliminarA história faz-se de memórias passadas e quando são boas o melhor é recordar o que se fez com o que está no “Arquivo”.
Bom fim-de-semana com saúde!
Lindas recordações e desejo ótimas e bem relaxantes férias! beijos, chica
ResponderEliminarObrigada.
EliminarTemos em arquivo as melhores fotos recordatórias que podemos sempre rever e ver como todos crescemos, mas nos mais novos nota-se mais, claro!
Bj, bom fds.
Boa noite de domingo, querida amiga Paula!
ResponderEliminarOs tempos mudaraam muito e nós nos relembramos das Cruzadas e da fé que era impecável e firme.
Boas férias!
Gosto muito de ver suas reminiscências em Forninhos.
Tenha uma nova semana abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Obrigada.
EliminarNão faltava fé, nem alegria.
Agora estes dias só voltam graças à vontade das crianças de outrora, agora adultos, porque assim se escreve história, a nossa!
Bjs, tudo de bom.
Boa tarde de sábado, querida amiga Paula!
EliminarAdorei sei comentário no Meu Mundo Azul.
Muito obrigada pelo seu carinho e delicadeza do fino trato com as amigas.
Tenha um ótimo domingo!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Boas férias, querida, ótima pausa!
ResponderEliminarMuitas lembranças e tempos marcantes. Recordar momentos agradáveis é saudável e traz verdadeiras alegrias atuais...
O meu abraço... Muita paz e saúde!
Obrigada, Anete.
EliminarPresentemente olho para estas fotos e comentários sobre as mesmas e parece que consigo ouvir e sentir o que por se lá passava...
Abraço.
Boa noite Paula,
ResponderEliminarBoas memórias de tempos idos! Tudo mudou, mas ainda há locais onde a tradição se mantém e às aldeias retornam, nesse dia, quase todos os que moram nas cidades para manter viva a tradição. Assim é na minha aldeia do concelho de Mação.
Boas férias para a Paula e Xico e que a festa do próximo sábado, sabemos que com restrições, possa ser de alegria para todos.
Beijinhos,
Ailime
Obrigada!
EliminarEm Agosto são muitos os filhos e netos da terra que regressam às origens, este ano foi um pouco diferente. Por lá notou-se que o vírus alterou o ritmo e a azáfama normal desta época, ainda assim vieram alguns emigrantes e migrante e com as devidas cautelas nas ruas todos recebemos com alegria a imagem da Senhora dos Verdes, transportada em viatura. Adorei!
Entretanto, para recordar e rever o nosso passar pelo tempo, através das imagens que o blog tem em Arquivo, todos os tempos são bons!
Beijinhos.
I love walking and I am very happy to read your article
ResponderEliminarDigital Satellite Receiver Software Update Available On this Blog visit this
receiver option