Seguidores

sábado, 29 de fevereiro de 2020

O milho está na moda

Felizmente, há modas que vêm por bem e a das receitas com farinha de milho é um bom exemplo. Este vegetal é dos alimentos mais ricos e nutritivos, parece. Para homens e para animais. Mas presentemente, ainda é pouco usado na alimentação humana, embora não se diga que não a um pão de milho e a umas papas doces de ralão (se é que há alguém que ainda coma um prato de papas depois duma refeição)!


O ralão, para quem não souber, é a farinha de milho moída grosseiramente de modo artesanal, é indicado para papas e é sem glúten.
De certeza que já ouviu alguém referir que é intolerante ao glúten, um conjunto de proteínas insolúveis que encontramos frequentemente em cereais como a aveia, trigo, centeio e cevada.
Então, apreciadora de milho, lembrei-me que no Forninhos antigo, já confecionavam receitas sem glúten, mesmo para quem não era celíaco. Além das papas-laberças feitas com farinha de milho e couve galega, também se faziam umas papas de ralão com carne e com chouriça dos boches (a palavra correcta é bofes), enchido feito à base de bofe e cebola, que lhe dava um sabor especial, não é das receitas mais apetitosas, mas sabendo que é isenta de glúten, talvez tente experimentá-la.

Ingredientes:
ralão
água q.b.
carne de porco da salgadeira
chouriça dos bofes

Modo de Preparação:
- Lave bem o ralão e deixe-o de molho 1/2 horas e retire as cascas mais grossas;
- Coza previamente as carnes de porco e chouriça com água e sal (se necessário);
- Coza o ralão, em lume médio, para ficar tenro, na água da cozedura da carne até ganhar a consistência desejada (estará bem cozido quando a colher de pau ficar segura no meio da panela sem cair),
-Acompanhe o preparado (as papas) com a carne e a chouriça cortada aos pedaços.

No entanto, pode adaptar a receita:
-Pique uma cebola, um dente de alho e um tomate com peles e tudo, sem chorar!
- Deixe refogar em azeite e junte o ralão e água quente, mexendo sempre, para não se colar ao fundo, acrescentando aos poucos a água necessária e sal e retire do lume quando achar que está cozido.
-Acompanhe com febras de porco grelhadas, peito de frango ou peixe frito e uma salada.

Bom apetite!

Nota: No Algarve fazem o xarém ou xerém, papas de milho com o molho do guisado de bacalhau, guisado de lulas, etc...na Ilha da Madeira não há prato mais madeirense que milho cozido (ou frito), a polenta é um alimento típico da cozinha italiana.

22 comentários:

  1. Uma boa postagem com o milho 🌽... Gosto muito de canjica, pamonha e cuscuz...
    Um abraço neste sábado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi... Assistimos o "Parasita" em casa, pelo Now...
      Filme muito bom e forte...
      Aqui no Brasil também há muitas propagandas antes do início/cinema...
      Bjs

      Eliminar
    2. Comi cuscuz pela primeira vez, no ano passado, e gostei muito! Acaba por ser uma alternativa ao arroz, massa ou batatas.
      Bjs

      Eliminar
  2. Um alimento que permite muito boa sugestão e eu gosto da partilha!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quantas receitas se faz com o milho, não é?
      Bj

      Eliminar
  3. Talvez por este e outros predicados guardaos na Arca da sobrevivência, um dia venhamos a não poder dar guarida a um êxodo. O mundo acordou por medos e procura, desenfreado o que vai restndo de outrora, o ar puro da natureza, as comidas antigas que só por si, além de protaicas eram medicinais.
    Santa Bárbara quando troveja...
    O texto!
    Cuidado, sério no trazer dos pormenores investigados, no recuar dos tempos e gentes que botaram fala, nada fácil à distância mas tão perto no carinho, calculo. Belo trabalho, Paula!
    Da minha parte e do pouco que me recordo, sabiam maravilhosamente aquelas papas doces antes de ir para a escola e que a minha mãe fazia de milho branco por altura do verão.
    Ai o milho que o pior que tinha era apanhar as crutas e as estender nas ribanceiras...
    Escanadas, era uma festa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que deixa a impressão que o que dantes era a comida dos pobres, agora é gourmet.
      O texto!
      Penso que todos tivemos um testemunho do passado, transmitido por pessoas que outrora nos legaram uma herança cultural que cabe agora a nós o dever de a passar às gerações vindouras.
      Se a maioria conta que as papas, eram feitas com farinha de milho, de preferência branco, eu não duvido que era o melhor!
      Se me contam que as mulheres separavam uma taleiga de milho para as papas e quando o moleiro vinha à aldeia buscar as taleigas, faziam-lhe as recomendações, do género:
      "- Olhe que esta mais pequena é para as papas-de-ralão!"
      Eu acredito mesmo que era assim.
      (Nos dias e na vida que vivemos, tudo é mais fácil e compra-se o milho já preparado).
      Se me garantem que não se misturava a carne desfiada e chouriça dos bofes às papas, então a receita publicada na "monografia de Forninhos" está errada e só me ocorre pensar que quem a escreveu não é de Forninhos e foi mal informado ou decidiu escrever a receita de terra alheia!

      Eliminar
  4. Que legal! Adoro cuscuz de milho! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por convivência com algumas apreciadoras já sou fã de cuscuz!
      Bjs

      Eliminar
  5. Boa noite de paz, querida!
    Gosto de tudo de milho e adoro tanto que tenho aqui bolo de milho e Flocão de milho.
    Tudo do milho eu sinto sabor.
    Vim visitar e gostei do que aqui encontrei.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar o bolo Flocão brevemente! Obrigada.
      Bj, boa semana.

      Eliminar
  6. Que delícia!
    Bjins de bom Março
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vale a pena experimentar...
      Bom Março.

      Eliminar
  7. Boa tarde Paula,
    É verdade o milho está cada vez mais na moda e os pratos que referiu devem ser uma delícia.
    Adoro comida regional e quem sabe um dia destes não prepare um desses pitéus.
    Antigamente havia tanto milho que praticamente só se comia como pão e de vez em quando uma espiga assada. O único prato de que me lembro e que a minha avó fazia muito bem era broa de milho desfeita com os miolos do porco e carne do bofe. Este prato era comido no terceiro dia após a matança do porco.
    Era também dado aos galináceos que o debicavam num instante.
    Desde há algum tempo que deixei de comer pão de trigo e passei (passámos) a comer broa de milho ou em menor quantidade de centeio.
    Um beijinho e obrigada pelas receitas.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa eu já conhecia das "Memórias de uma aldeã". Obrigada por também a partilhar aqui!
      Eu gosto imenso de pão/broa de milho. E bacalhau com broa? Adoro. Tudo o que vem do milho é bom, só o milho transgénico pode trazer problemas de saúde aos humanos e também aos animais.
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Boa Noite

    Arrepiante pensar que ao perder minha querida Mãe,perdi o milho
    com atum ou cebolada.
    Também com peixe .
    Também com couve .

    Era prato obrigatório,um desejo,
    uma " loucura" .

    No dia seguinte na sobra era cortado
    às fatias e frito ligeiramente .
    Um petisco.

    Foi assim durante 15 anos nas minhas idas à Madeira.
    Em 2007/2008 quando vivi no Funchal
    havia lugares na cidade que faziam milho.
    À Terça Feira junto aos Correios.
    Era um deles.

    Uma vez satisfiz o desejo de minha avó paterna. Bela.
    Levei - lhe milho.
    Morreu em Abril de 2009.

    Estou com saudades .
    Não escrevo mais..
    Milho .

    Boa semana
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conheço essa iguaria da Madeira, mas julgo que não haverá ninguém dos que estão a ler que não imagine o sabor do milho frito.
      Acho que o vosso milho é quase como as papas laberças da Beira Alta, que também levam farinha de milho e couves migadas para caldo verde, só que nós não deixamos arrefecer as papas, nem as cortamos aos quadradinhos para fritar, mesmo que sobrem [estou a escrever como se ainda se fizessem em Forninhos, atenção: acho que já não há quem as faça/coma]. Acho que há coisas que acabaram mesmo em Forninhos. Como as papas laberças e as papas gordas: com carne e chouriça dos bofes.
      Abraço e cont. de boa semana

      Eliminar
    2. Boa noite

      Paula

      O milho ( papa de milho ) dá um trabalhão medonho.

      A cozedura é lenta e acompanhada pelas mãos que fazem uma colher de madeira longa e pesada ir mexendo .....mexendo...mexendo....
      lentamente até que vai ficando denso e incorporado .
      Cozido .
      São muitos muitos minutos de empenho .
      Sem distrações porque se acontecer cria caroço,agarra.

      As couves são deitadas ao longo da cozedura .
      As favas também .
      A Norte da ilha da Madeira até pedaços de carne de porco lá entrava.

      Nos meus tempos de criança
      milho era "prato dos pobres''
      com a minha vinda para Lisboa
      milho tornou- se um luxo,um desejo.
      Um prato promocional.
      Da Ilha onde nasci.

      É servido.
      Quente .
      Frio .
      Frito aos pedaços
      Acompanha cebolada .
      Atum escabeche .
      Peixe.
      Com espetada de carne em pau
      de louro é servido em restaurantes típicos ,frito
      muito frito .

      Em Lisboa é um prato exageradamente caro....


      Acho que já sobra poucas famílias da nova geração que façam milho em casa .

      Eu com 10 anos ia ao moinho de água . Levava em grão ..
      Trazia - o moído.

      Curioso era o meu falecido Pai
      obrigar minha Mãe a fazer outra coisa .
      Não comia.
      Ele dizia que comeu milho todos os dias na infância ..
      Não havia outra coisa .
      Anos 40.
      Miséria e pobreza .

      Para mim é emotivo .
      Porque do milho de Minha Mãe
      parto para um passado pelo
      qual fui apaixonado .

      Hoje vejo esse tempo a fugir.
      Apesar de ter comido milho nos
      últimos 5 anos .
      Mas o de Minha Mãe era melhor.

      Abraço
      MG

      Eliminar
  9. Quando era miúdo havia o hábito de comer as celebres papas de milho.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mais conhecidas as doces, que se cozinham também na minha terra como sobremesa, mas perdeu-se o hábito de comê-las como acompanhamento de carne.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Quando era menina comi muitas vezes papas de milho com nabiças. Também muitas vezes a minha mãe fazia pão de milho e ainda hoje adoro broa e sopas de café com broa. Papas doces nunca comi.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, a quem não as conhece são apresentadas como as primas direitas do arroz-doce, porque são feitas quase da mesma maneira que o arroz-doce.
      Deixo-lhe a nossa receita:

      http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.com/2012/03/as-papas-doces-de-ralao.html

      Abraço e Feliz Dia da Mulher

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.