Seguidores

sábado, 21 de julho de 2018

Forninhos vai ter um Ecomuseu!

Segundo a wikipédia o ecomuseu é um conceito de museus colocado em prática na década de 1971, na França. Neste tipo de museu, membros de uma comunidade tornam-se actores do processo de formulação, execução e manutenção do mesmo...

Forninhos, Corgas: sacha do milho, a foto já tem uns bons anos,
mas o método mais utilizado para sachar o milho continua o mesmo

É dentro deste espírito que irá nascer no território de Forninhos um museu vivo ao ar livre, que procura mostrar como se vestia, vivia e trabalhava noutros tempos já um pouco distantes dos meus...dos teus...
O percurso pedonal deste ecomuseu será composto por várias "pontos" correspondentes a vários locais de tradição rural como são exemplos a primeira fonte de abastecimento da população, os lavadouros onde lavavam a roupa, sítios onde se tratava o linho (no Linha'do do Ribeiro), assim como os artefactos usados na sua produção e até os moinhos de água onde eram moídos os grãos de milho, centeio e trigo, onde se encontravam os grandes lavradores de Forninhos, voltarão a fazer farinha...quem diria!
Nas alminhas haverá "devotas" a orar pelas almas dos seus familiares...
A ideia é que as pessoas não façam de figurantes, mas sejam actores principais da sua própria cultura.
O percurso, segundo se ouve, terminará no largo da aldeia, numa construção de granito, que partilhava a função de habitação com a de venda e taberna.
Vão agendando uma visita a Forninhos, embora sem acesso à acta da Assembleia, atrevo-me a dizer que ideal será inscreverem-se na Junta de Freguesia para fazerem a visita guiada, pois marcando com antecedência poderá ser possível assistirem à moagem dos cereais e /ou feitura e prova do pão no forno cumunitário com a ajuda de gente que o fez por décadas e décadas; e se assim fôr, parabéns à Junta por esta opção, pois investindo-se no passado, vão criar alguns postos de trabalho.
Eu estou super admirada (confesso), pois sobre "museus" sempre o porta-voz da Junta de Forninhos disse que "os custos para preservar o património local são elevados para uma autarquia com poucos recursos e poucas probalidades de muitas visitas".
Mas com pouco ou muito dinheiro certo é que o projecto já foi apresentado à população e a obra começará em breve. Parabéns uma vez mais à Junta, pois finalmente perceberam que o Forninhos com futuro não é outro senão o passado dinamicamente actualizado!

20 comentários:

  1. Desejo muito sucesso para o eco-museu de Forninhos e espero um dia ir lá visitá-lo.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, embora conheça bem Forninhos, vou gostar de ver nos melhores pontos da aldeia os engenhos usados pelos nossos antepassados e, em especial, os sítios onde as minhas bisavós tratavam o linho.
      Abraço/bom fs.

      Eliminar
  2. Adorei a novidade que será ceetamente uma bela conquista pra querida Forninhos! Bjs praianos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente! Eu fiquei muito contente, pois é algo desejado por mim há anos!
      Beijos e cont. de boas férias.

      Eliminar
  3. Expectante.
    Assim defino o meu estado de espírito por ignorar o contexto e o propósito desta iniciativa e seus fins.
    Desconfiança?
    Sim.
    Sei muito bem como o povo de Forninhos é vulnerável a apelos de festividades, sempre prontos para tudo em louvor da sua terra e sendo que por vezes fecham os olhos a alguns tipos de aproveitamentos, não querendo com isto dizer que este projecto tal propósito tenha.
    Aprendi a "ficar de pé atrás", desde aquela "coisa" que desconsiderou Forninhos nas suas memórias honradas e seus costumes.
    Tantas vezes aqui clamamos por um Museu nas extintas escolas primárias e, na falta de verbas a autarquia se justificava por tal não ser possível, como se o seu património material, fosse inferior à área do cemitério...
    Afinal e pelo que tenho visto, recordações não faltam em casa de particulares e que muitos as teriam doado com carinho e amor.
    Falamos e para que percebam, que Forninhos tem uma grande riqueza: material e imaterial.
    Se calhar é já amanhã, depois da "Merenda comida, companhia desfeita...".
    Daqui a tempos veremos moinhos, lagares, coisas romanas e outras coisas que tal num Ecomuseu, ou simplesmente um Ecoponto junto às antigas escolas...
    Um abraço forninhense e que tudo corra a preceito...com futuro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és como São Tomé "só vendo para crer" achas mesmo que depois da "merenda comida, companhia desfeita"?
      Não acho, com o contributo de doadores, tirando a recontrução do(s) moínho(s), é um projecto facilmente exequível.
      Retirar das lojas ou dos pátios: artefactos, ferramentas e engenhos do passado que estão atrás das portas ou dependurados nos tectos e passarem a fazer parte de uma exposição não é bem melhor? Não sei, é só um modo de ver, acho que uma vez cá fora, não vão voltar a escondê-los!
      Pagar a actores é que pode ser dispendioso "para uma autarquia com poucos recursos e poucas probalidades de muitas visitas" (palavras do porta-voz da Junta). Mas vamos pensar que receberá muitas visitas e o saldo vai ser francamente positivo!
      Se venderem o pão feito no forno aos visitantes já realizam algum dinheiro + preço da visita...

      Eliminar
  4. Podem " aprender" e até fazer parcerias com Feiras e Mercados Medievais que " enchem" o país do Beato a Caminha e que levam
    muitos portugueses a reviver o passado.
    Oxalá se dinamize a Cultura e as Tradições de Forninhos.

    Abraço
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto!
      Outra coisa, é o Ecomuseu aparecer nos roteiros turísticos mais divulgados. A ver vamos como diz o cego.
      Para já, o que ouvi dizer é que numa 1.ª fase será dada especial ênfase à herança agrícola, nomeadamente a associada à cultura do milho e linho, do pão, do vinho e do azeite, à arte do granito e da arquitetura rural, aos moinhos de água, aos instrumentos tradicionais de trabalho, às artes e ofícios e às rezas e cantares.
      Mas numa 2.ª fase quem sabe o percurso não se estende até ao S. Pedro mediveval, espaço natural que acolhe uma das mais marcantes lendas da cultura forninhense - a da Cadeira do Rei??
      Abraço.

      Eliminar
    2. Somos " clientes" das Feiras e Mercados Medievais
      que por aí se fazem.
      Sto Antão do Tojal , Silves , Beato ,e até na Portela
      e Alameda, em plena Lisboa.
      Acho que se Forninhos " for por este caminho" pode
      ganhar ânimo, visitantes, turismo, e todos ganham
      um pouco com isso.

      Abr
      MG

      Eliminar
    3. E por esses caminho a pequena freguesia de Forninhos, vai fazer ver a alguns concelhos!
      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  5. Que joia, Paula, uma notícia que muito me alegra!... Forninhos ganhará um presente merecedor. Um museu que avivará as lembranças e trará vida muito maior a todos os moradores...
    Bom domingo. Bjs e abçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!
      Conto em breve aqui trazer imagens do nosso museu ao ar livre.
      Bjs e abçs/bom domingo tbm.

      Eliminar
  6. Que interessante. Nunca visitei nenhum Ecomuseu e sinceramente nem sabia que houvesse algum em Portugal. Vai ser muito interessante e se vai criar novos postos de trabalho, então é oiro sobre azul.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem em várias zonas de Portugal, para os seus lado há o do Seixal que já existe desde 1982/1983. Salvo raras execpções, sempre foram criados postos de trabalho, creio que em Forninhos não será diferente, a não ser que não receba visitantes!!!
      Mas nestas coisas os autarcas não são tolos, não iam anunciar à população o projecto, pedirem a sua participação, sem terem em conta as possíveis visitas!
      Abraço, bom domingo.

      Eliminar
  7. Uma ideia genial.
    Não conheço nem visitei nenhum Ecomuseu.
    Uma forma de recordar as tradições de Forminhos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Forninhos, terra de tradição, já o merecia há muitoooo, mas fancamente também eu nunca visitei um, o de Forninhos será o 1º :-)))
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Agora que o "comboio" tomou este andamento, seria anedótico, desfraudar as expectivas colocadas a este nível. Tanta abundância para a colheita da "fruta" e na apanha a culpa ser do clima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É costume a culpa morrer solteira e enjeitada!
      Já não digo nada...porque daquilo que agora soube e "a bota não baterá com a perdigota" o projecto ecomuseu foi uma miragem...
      Ao projecto das estruturas de lazer e apoio às famílias, que incluia um parque infantil, equipamentos de geriatria, campos de jogos, zona de merendas, telheiro com churrasqueira juntou-se o ecomuseu???

      Eliminar
  9. Boa tarde Paula,
    Os meus Parabéns pela excelente ideia desse museu vivo que deliciará todos quantos o visitarem!
    Ainda não tive o privilégio de poder observar um museu assim, mas quem sabe se um dia não vá a Forninhos?
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já é só uma boa ideia, a abertura oficial se calhar vai ser "no dia do S. Nunca...à tarde!"
      Não digo nada -:((
      Beijinho.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.