Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Hoje não há Festa de S. Pedro

Em Forninhos o dia 29 de Junho já foi "dia santo de guarda", se calhar porque estava ainda na lembrança do povo que S. Pedro foi o nosso primitivo padroeiro. Pelo menos o catálogo de todas as igrejas, comendas e mosteiros do reino de Portugal e Algarves dá-nos conta que em 1320-21 todas as igrejas que tinham S. Pedro por padroeiro estavam sob o patrocínio do Apóstolo e consta que a Igreja de São Pedro, de Penaverde ao tempo, foi taxada por D. Dinis em 150 libras portuguesas para ajudar a guerra contra os ouros, embora in memórias paroquiais de 1758,  o Padre de Penaverde informe que a festa era no dia S. Pedro de Verona e no dia da Ascensão.
Seja como fôr, sempre se diz que entre santos de nome popular nem sempre o povo sabe distinguir-lhes a identidade; há casos em que os fiéis celebram a festa de S. João Baptista em capelas cujo titular é, segundo a imagem, o Evangelista. Por exemplo.


A capela de S. Pedro ruiu, mas no século XX no dia 29 de Junho, da parte da manhã, ainda havia missa em honra de S. Pedro Apóstolo e durante a tarde a  mocidade montava o pinheiro para arder à noite no largo da Lameira ali junto ao café do Sr. Virgílio. E havia bailarico, claro, pois havia um altifalante por cima da porta da entrada do café, que se ligava ao rádio e, mais tarde, a um gira-discos.
Hoje não há festa de S. Pedro.

12 comentários:

  1. Tudo mudou!Aqui também hoje nada há dessas festas! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"... já assim dizia o nosso grande Camões!
      Beijos.

      Eliminar
  2. É verdade. Este ano até o S, Pedro lembrou-se da chuva. Por aqui pelo menos chove e faz frio. A quem apetece festejar o Santo?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui igual, fiquei admirada com o comportamento de S. Pedro. Logo no seu dia!
      O que terá chateado S. Pedro?
      Abraço e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Quase apetece dizer que "Tudo o vento levou".
    Talvez S. Pedro tenha razão e brinde a hipocrisia com este mau tempo com que agora nos brinda, ruim e a despropósito; está chateado!
    Afinal era o nosso Santo venerado por nós olhar durante tantos tempos e o que fizeram: mandaram-no embora para outras paragens.
    Todos sabem onde está mas ninguém o traz de regresso.
    Medos!
    Por tal e porventura, convém esquecer festividades para não trazer à liça culpas no cartório de alguns, beatos crónicos, quase de profissão e as coisas morrendo por si e com isto a nossa história ir esmorecendo sem sobressaltos.
    Meu rico São Pedro!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a imagem do santo que levaram para fora de Forninhos era do Veronês, mas para o povo era como se fosse o Apóstolo, o que aparece como padroeiro documentado em 1320. O nosso S. Pedro até tinha um cinturão, com chaves; acessórios que pelos vistos já desapareceram!
      Muito útil o catálogo de todas as igrejas, comendas e mosteiros de 1320-21 transcrito por Fortunato de Almeida na sua História da Igreja em Portugal. Se não existisse esse documento ainda eram capazes de dizer que o primitivo era o de Verona, quando até sabem que essa imagem é do século XV.
      Mas para quem tem dúvidas, sugiro um exercício simples: procurem conversar com pessoas idosas da nossa terra e, abordem com elas o tema, verificarão, rapidamente, que a conversa não é levada para o S. Pedro de Verona.
      Quanto a festas - XicoAlmeida - acabam com umas, começam com outras...tanto faz, tudo faz parte da história de Forninhos.

      Eliminar
  4. Gostei bastante da fotografia e o S. Pedro este ano abriu as portas da chuva, há muito que o não fazia no seu dia.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi para nos abençoar já que S. Pedro tem água benzida todo o dia ;)
      Um abraço e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Do S.Pedro guardo a devoção o povo da Ribeira Brava , na
    Ilha da Madeira , onde vivi um ano e participei de " corpo
    e alma " quer na vertente religiosa, quer no cartaz de topo
    que levou em 2008 Paulo Gonzo aquela localidade.
    Em criança o S Pedro levava - nos a saltar á fogueira.

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aqui (Forninhos) se saltava à fogueira, faziam-se em vários bairros da aldeia, era o momento de mostrar quem fazia a fogueira maior, porque estas fogueiras não são de localidades, mas sim de bairros, mas no dia de S. Pedro a Festa era bem diferente, basta dizer que o povo guardava dia santo. Também durante muitos anos S. Pedro esteve no altar da Senhora das Dores! Ambas as imagens desapareceram da nossa igreja. Também a nossa igreja teve uma imagem de S. Paulo (que é festejado pela igreja no mesmo dia de S. Pedro) e desapareceu sem deixar rasto.
      Como diz acima o XicoAlmeida"...convém esquecer festividades para não trazer à liça culpas no cartório...".
      Bom domingo.
      Abraço.

      Eliminar
  6. Pois é, aqui em Brasília quase não vemos festas juninas... Como diz mesmo o amigo Camões, os tempos e as vontades mudam...
    Um abraço nesta segunda-feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O soneto de Camões está tão actual que até "chateia"...
      ;-)
      Beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.