Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

História da Festa de Natal da Comunidade


A história remonta há 9 anos atrás quando a Junta decidiu fazer um convívio e encontro, fornecendo uma Ceia de Natal a toda a população da aldeia. O objectivo primeiro era o de aproximar as pessoas, uma vez que após as eleições autárquicas de 2005,  havia algumas desavenças políticas e 'à mesa' é mais fácil a aproximação.
Nota: digo fornecendo e não oferecendo porque não foram os membros executivos, nem os deliberativos da Junta de Freguesia de Forninhos, que pagaram a ceia de Natal dos anos 2007 e 2008. Quem pagou foi a Junta que é a entidade que gere os dinheiros do povo de Forninhos. Portanto, a ceia foi paga pelo povo, com o dinheiro da sua Junta!
Novas eleições, Junta nova e no ano 2009 a Junta de Freguesia em colaboração com a Igreja (e catequese) decidiu realizar a ceia de Natal com toda a comunidade forninhense, pagando no acto da inscrição os adultos € 7,50 e as crianças nada pagavam. A receita reverteria a favor da Igreja e catequese. 
Pode tudo confirmar aqui (um dos primeiros post´s d'O Forninhenses).
Este são convívio fez-se no ano seguinte, mas a ceia de natal já não se fez/faz,  a Junta decidiu antes organizar um almoço para o seu povo e sem a colaboração da Igreja. Toda a aldeia é convidada a participar e os visitantes também são bem-vindos, mas cada um tem de pagar o seu, assim como nos anos consecutivos em que se realizou. Só os membros da Junta e os da Assembleia de Freguesia de Forninhos é que não pagam tal almoço!
- Porque é que essas pessoas que até recebem ordenado e por cada participação nas Assembleias, não pagam o seu almoço também? Pergunto eu.
- São mais que os outros?
- Será que os habitantes e visitantes da aldeia são quem pagam o almoço de 'S.Exas.': Presidentes, Tesoureiro, Secretário e de todas as pessoas que constituem a Assembleia de Freguesia de Forninhos?
- Se não acreditam, peçam à Junta que apresente as contas dos almoços ou perguntem àqueles que em anos anteriores puderam sentar-se à mesa sem pagar!
Concluindo: talvez em 2010 se tenha assistido ao encerramento de um ciclo...vamos esperar por 2017.
Apesar da desigualdade e injustiça, desejo a todos uma boa festa e melhor receita para a Junta de Freguesia.

17 comentários:

  1. Embora não esteja tudo perfeito ... que sejam belos momentos de união e reunião entre as "gentes" de uma terra linda!!!
    FESTAS bem felizes! bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas numa aldeia tão pequenina não há necessidade de ser tudo tão imperfeito. Se têm de pagar, pagam todos e não pagam uns pelos outros.
      O 'grátis' é para crianças até aos 6 anos. Posso estar enganada, mas acho que em Forninhos não há crianças com idade inferior a 6 anos de idade!

      Eliminar
  2. Por vezes, vem o desencanto da minha parte ou pela nostalgia ou ma acidez arrenegada que quase me consome as vísceras...
    Fui nado e criado numa terra em que todos eram primos e primas, se entreajudavam em comunidade, respeitos e amor pelo próximo.
    Hoje e neste post, custa-me imenso falar, eu que tanto gosto de aqui trazer memórias intemporais que por ali vou decalcando...sombras negras, afinal.
    O que mais me custa e por mais contraditório que pareça, foi o 25 de Abril ter trazido para aqui a falta de liberdade que havia anteriormente, a vizinhança fraterna.
    Vieram "castas"que acomodamos com temperamentos "negreiros" e que nos seus modos se apossaram de mentalidades mais gentias que aquelas em que prosperavam, sabe Deus com que sentimentos.
    Da sanzala para o pinhal, foi um ver se te havias...
    Em Forninhos, quem tiver cargo recebe!!!
    Desculpem os meus amigos, mas agora parece cair bem receber em troca do cú na cadeira o come e cala...
    Pessoalmente acompanho o que se vai dizendo sobre isto e aquilo
    e claro, imagino que uma presidência tem por inerência as suas dificuldades, seja de modos logísticos ou entre outros a gestao financeira. Isto, claro, acarreta tempo e exposição pessoal.
    Agora, também entendo que as "coisas" deviam ser transparentes, contas à vista de todos, afixadas em editais ou jornais regionais afinal o que custa?
    Compreendo que da parte da Junta haja entrega, mas não podem sonegar a transparencia e o exemplo, sendo que até para isso são pagos, assim como todos os legítimos representantes da freguesia!
    Mas, quem paga é sempre o Zé Povinho?
    Que raio de terra esta se está a tornar, as gentes antes amigas e agora de costas voltadas, por dá cá aquela palha, "merdices" que dizem que agora são políticos, coitados...
    VAMOS VER, AGORA QUE VOU TENDO TEMPO, A MINHA TERRA ESPERA. E MERECE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso recorrer aos jornais regionais, a Junta tem uma página na 'net' e se através dela publicaram o cartaz supra com a nota de que aceitam inscrições, podem bem publicar as contas depois, através do mesmo meio!
      Já agora também a acta da Assembleia de Freguesia que aprovou o almoço e respectivo preço.

      Eliminar
    2. E isso do 'costas voltadas' tem razão de ser. Se alguns que estão na Junta hoje (e seus familiares) criticaram tanto a primeira Ceia de Natal da Comunidade de Forninhos (porque paga - diziam 'eles' - com o dinheiro da venda de pinheiros da feguesia), como achas que presentemente se sentem?
      Quem não se sente não é filho de boa gente!
      Hoje são eles que vendem baldios da freguesia e com pinheiros, e afinal não fazem melhor, sequer são capazes de pagar no natal o almoço ao Zé Povinho, apenas pagam o deles!
      A injustiça e malvadeza praticada por esta gente não se esquece só porque é natal!

      Eliminar
  3. Que seja uma festa alegre e de bons contatos, convívios!
    Um abraço grande e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo do sentido, acho eu que alegria já é sinónimo da palavra festa!
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Boa tarde Paula,
    :)!!
    São os que deviam dar o exemplo!
    Apesar de tudo desejo que seja uma boa festa e que consigam angariar muitos fundos para o bem do povo de Forninhos.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dão o exemplo porque na minha óptica são pessoas que se guiam mais pelo cargo que ocupam do que propriamente por um qualquer exemplo!
      Sobre o angariar fundos...acho que todas as festas e festins que a Junta faz só dão prejuízo, se calhar por isso é que têm de vender património da freguesia!
      Obrigada Ailime por comentar o tema.
      Beijinhos e 1 bom fim de semana para si também.

      Eliminar
  5. Que se esqueçam as desavenças e reine a paz!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Forninhos isso tão cedo não vai acontecer. Já Jesus aconselhou: “Quando deres esmola não publiques a tua caridade a todo o mundo, como fazem os vaidosos e os fingidos, nas salas de reuniões e nas ruas. Eles só querem ser elogiados pelos homens.”
      Para bom entendedor...
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Que alegria o natal e a felicidade deste dia reine neste lugar,
    obrigado pela visita bom final de semana.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro tê-la visitado, mas obrigada por mesmo assim ter vindo.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  7. À sempre quem se aproveite destas festas em beneficio próprio e muitas vezes ou quase sempre são pessoas com responsabilidades.
    A ideia de unir em confraternização uma população é uma ideia excelente.
    Boas Festas Minha amiga.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Francisco diz bem, quase sempre se aproveitam. Ainda bem que em Forninhos há oposição, pois é quem não faz segredo disso, senão ninguém sabia!
      Boas Festas amigo.

      Eliminar
  8. .....
    .....

    Ainda me lembro,com 12/14 anos ,uma senhora,D Isabel,vizinha,
    dizer a meu pai para ter cuidado com o que dizia , porque um
    dia eu podia não conseguir arranjar trabalho.
    Nos lugares pequenos foi sempre um " inferno" viver ao lado do Poder , seja ele politico ou outro. Sempre houve quem de borla tivesse tudo, enquanto o vizinho passava mal .
    Sei bem a divisão que isso representou na minha familia nos inicio dos anos 80 . Na minha terra sempre.
    Sei bem que se constrói impérios com trabalho, misturado com muita vigarice , " cunhas" e compadrios.
    Vale pensar que os corruptos não têm vida fácil e vinte euros ou vinte milhões hoje já não se ganham como no passado !

    Percebo que as injustiças provoquem revolta...
    Nenhum Natal resolve isto ..


    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, é verdade. Nos lugares pequenos o Poder Local ou outro, com a treta de que querem o melhor para a população lá se vão governando a eles e à sua família. Este almoço é apenas um exemplo.
      Entendo que Forninhos está uma Junta eleita, logo o povo deu-lhe o poder de decidir e se neste caso decidiu que quem se inscreve tem de pagar € 10,00 (eles não precisam inscrever-se, logo não pagam) por mim...bom almoço, porque eu só fiz este post apenas para não tomarem todos por parvos, até já fui a dois almoços e paguei-os!
      E atenção que eu só falo nos membros da Junta e da Assembleia de Freguesia, mas haverá sempre alguém que pode pensar que até as famílias dos respectivos, cônjuges, filhos, pais e irmãos não pagam também!
      Perante injustiças querem paz e união porque é Natal?
      Eu estou com o António, nenhum Natal resolve isto...
      Bom fim de semana.
      Abraço.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.