Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Festas de Verão 2016

Já cheira a férias, festas e romarias...e quando isso acontece estamos quase de volta à nossa terra...Forninhos.
O cartaz da Festa em honra do Santo António dos Valagotes já circula e (quem sabe!) já enfeita alguns postes de electricidade...pronto, alguns pinheiros!
Como é de tradição a mordomia promove no sábado, à tarde, um torneio de sueca e o grupo musical K5 actuará à noite.
A mordomia da Festa da Senhora dos Verdes de Forninhos ainda não divulgou o cartaz com o programa, mas este ano é um daqueles em que o feriado do dia da Assunção, 15 de Agosto, calha à Segunda-Feira e teremos mais gente migrante (digo eu!).


Com muitos portugueses a irem e a chegar de férias também a partir do dia 1 de Agosto o blog entra em regime de férias, o que não significa parar, pois logo que possível o cartaz da festa de Forninhos será aqui inserido, bem como algumas imagens da nossa festa em honra da Senhora dos Verdes.


Como o prometido é devido, divulgamos o cartaz da festa de Forninhos, que vimos no dia 04-Agosto-2016 exposto no 'Café Paga-Pouco' de Forninhos. Que sejam repletas de animação e tradição.
Boas Festas!

15 comentários:

  1. São sempre interessantes as festas das localidades pela sua componente histórica.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, embora a do Santo António dos Valagotes pouco tenha de histórico, mais ainda se é festejado nos finais de Julho! A festa ao Santo António realizava-se há largos anos em Junho.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Opa, As Festas De Verão prometem ser ótimas!
    Boas férias p vocês e até breve...
    Hoje é um dia especial p mim e o maridão/ 37 anos de casados!! UAU, o tempo dispara... Tem uma Ciranda c bolo por lá... Rsss!
    Bjs e abçs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anete.
      Um abraço e parabéns pelo m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o casamento.

      Eliminar
  3. Boas férias, bom descanso e muitas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Henrique. Assim que as férias terminem, da festa publicamos as fotos que forem possíveis e logo a seguir o hino da nossa terra (alterado).
      Não perdem pela demora ;-)

      Bom fim de semana, Henrique.

      Eliminar
  4. Na giria popular, ja foram todos os santos, mas viva o Santo Antonio venerado por gentes que se alheiam do tempo proprio e celebram o que que se dita. E quando,,,
    Mas deixem que diga, adoro os Valagotes, as suas gentes, melhor, o que delas na sua genuidade vai restando. Gente rude na sua labuta, gente acolhedora para os de fora.
    Um exemplo o tradicional torneio da sueca, o mesmo conjunto anual e um ambiente fantastico por quem o faz de modo transparente, genuino e sem interesse e se tal fosse, no folguedo a gente esquece e ...siga a bannda!
    Gozem a festa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A festa dos Valagotes está cada vez mais rija, porque lá há gente empreendeda e em Forninhos não!
      Já que quem diz isso gosta de ir atrás do que eu publico, agora que venha dizer que em meados do século passado a festa do Santo António dos Valagotes tinha mais fama e valor que a de Forninhos!
      Gostava ;-)

      Eliminar
    2. Nos festejos do dia de Freguesia de Forninhos, os Valagotes estiveram presentes com uma barraquinha de quermesse onde, por baixo do balcão, estava exposto o cartaz da próxima festa, supra publicado. Todas as senhas foram vendidas, só demostra boa organização, parabéns aos membros da Associação (coisa hibernada em Forninhos, para não dizer morta). A sede da Associação dos Valagotes, aos Domingos, tem mais gente que qualquer estabelecimento em Forninhos. Dúvidas? vão lá ver. A de Forninhos foi encerrada, por conveniência.

      Eliminar
    3. E, claramente quem perde é Forninhos. Não é a Junta de Freguesia, o PS ou o PSD!

      Eliminar
  5. Um LIKE, fins de Agosto, novos comentários.

    ResponderEliminar
  6. É sempre gratificante saber que as nossas gentes se esforçam por festejar com tradição...mantendo seus corações bem felizes!
    Então... Boas romarias!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com grande motivação os mordomos lá vão cumprindo o seu objectivo e é bom ver que muitos colaboram para o bom êxito das nossas tradicionais festas.
      Beijo*

      Eliminar
  7. Boa noite Paula e Xico,
    Aproveitem bem esses dias junto da Família e Amigos e que a Romaria seja coroada de êxifo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ailime.
      A aldeia de Forninhos teve no dia 15 de Agosto a maior das suas festas e é sempre tempo de reencontro. Foi bonito.
      Beijinhos e @té breve.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.