Seguidores

domingo, 30 de novembro de 2014

Os filhos do Centro

Em termos históricos, em Portugal, os primeiros centros sociais apareceram no final dos anos 30 do século XX. 
No início dos anos 50, nascem os "Centros de Assistência Paroquial", por influência de D. António Ferreira Gomes, antigo Bispo do Porto, que existem hoje como "Centros Sociais Paroquiais", dado que são organizações pertencentes à igreja católica, de acordo com o modelo de Estatutos em vigor. 
Juridicamente, o Centro Social Paroquial está equiparado às IPSS, mas tem estatutos próprios aprovados pelo bispo diocesano e são consideramos um serviço da paróquia.



Já na natureza nada se cria, nada se muda...tudo se transforma! E aqui temos à entrada um candelabro...ecológico, claro está!
Que se faça luz, então, na mente dos actuais responsáveis do Centro Social Paroquial de Forninhos, porque vou falar do aproveitamento social consentido por parte dos membros sociais, da assistente social e utilizadores, fazendo apenas leitura das fotos que seguem:



Celebrou o Centro de Forninhos, no dia 26.10.2014, a VIDA, sendo os utentes incentivados pela Sra. Mariana Vaz a retomar esta "tradição", isto é, a festejar os anos no Centro no último domingo de cada mês. Recomeçou em Outubro e ficou marcado o de Novembro. Acontecerá, presumo, hoje, domingo, dia 30.11.2014. Tudo muito bem. A ideia é boa. Boa mesmo. 


Mas...como é useiro e vezeiro, quando há festa ou é domingo, o Centro recebe familiares, amigos e conhecidos de todas as idades, quando a sua actividade principal é o apoio à 3.ª idade.





Eu não acho bem, não só porque vejo ali jovens utilizadores que não necessitam da "caridade" do Centro, mas também porque vejo ali pessoas que bem conheço a aproveitarem-se de apoios financeiros que esta Instituição recebe destinados para a resolução dos problemas dos mais carenciados.
Este tipo de ajuntamento que já vi acontecer anualmente na Festa do Espírito Santo, por exemplo, quanto a mim é "só para inglês ver". Sempre senti que o Centro de Forninhos limita-se a ver a pessoa como um número, ou seja, para receber verba inscreve residentes e não residentes e sei lá mais que tipo de utilizador...
Aceita inscrições para almoços de não-inscritos!
O problema da desertificação/ou/despovoamento e, consequentemente, o encerramento por falta de utentes, não pode servir de desculpa para isto. Que saibamos o Centro Social e Paroquial de Forninhos é uma organização sem fins lucrativos e que tem o dever de fazer uma leitura e análise da realidade concreta em que se insere.
A intervenção desta Instituição não pode reduzir-se à mera "comezaina"; a sua intervenção tem de ser mais alargada e dar resposta a necessidades diagnosticadas, a casos sinalizados. Não é, depois da MORTE, vir dar "assistencialismo" à família enlutada, como li no outro dia...!


Para este 'post' seleccionei um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen:

Porque
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Este "tu" claro são todos os leitores que, por natureza, acreditam nos valores da verdade, liberdade e solidariedade.
Os "outros", são os que ficam calados.

Nota: as fotos são do evento divulgado no facebook "do Centro".

52 comentários:

  1. E acrescento, filhos de Forninhos os que por ele lutam por cidadania e dever social, indiferentes a escarnios e mal dizer, ao ponto de aqui se voltar com coragem renovada no virar do passado historico gravado, ao longo de cinco anos e enfrentar o presente.
    Convenhamos que este post, tem na sua relatividade de casos nacionais, uma dimensao local deveras "melindrosa", tocar em intocaveis!
    Afinal qual a finalidade de um Centro Social e Paroquial. Rezam os estatutos que
    "A sua actividade principal é o apoio à 3.ª Idade, através de duas Respostas Sociais:
    - Serviço de Apoio Domiciliário
    - Centro de Dia".
    Os idoso e quem para la caminha!
    Vejam as fotos, precocidade na velhice.
    Digo directamente, o Centro tem gente Boa de mais que sao os mais velhos que para tal pagam, Eles com miseras reformas, "bancam" para uma cambada que se julgam donos e senhores, que se dao ao luxo de por meia duzia de tostoes, dali se servem como restaurante fosse, pudera, na hora do almoco nao faltam e ganham tempo e dinheiro.
    Aqueles que a tal tem direito para deste usufruir e que para tal pagam em conformidade, nos passeios, como o recente a Fatima, tiveram de pagar e bem, pensando que era barato. Ganham com a Fe nas excursoes organizadas.
    Contributos houve para o efeito, e basta ver a acta da Camara Municipal de Aguiar da Beira de 14 de Maio de 2014 e la estao dados 500 Euros. Da Junta nao sei...
    Digam quanto recebe dos Organismos cada utente escrito (presumo que apenas dos vivos, mal feito fora...).
    Pessoalmente acho tudo isto muito estranho, na certeza absoluta porem de que os condenados seremos "estes dois" que aqui lutamos, pela dignidade das coisas e suas transparencias e ...
    Com pena sincera dos sem abrigo nestas noites invernosas. Forninhos tem essa vantagem, todos comem e bem a fartazena, coisa que nove anos atras era um pouco diferente

    "Aprovado em 11 de Fevereiro de 2005
    No que diz respeito, ao Rendimento Mínimo Garantido/Rendimento Social de Inserção, o
    concelho de Aguiar da Beira possui um total de 556 requerimentos registados desde 1997. A média
    de idades dos candidatos é de 45 anos. Contudo, do total de requerimentos atrás mencionados
    neste concelho apenas 82 estavam activos em Maio de 2004. A média de idades dos requerentes é
    de 49 anos, e distribuem-se pelas freguesias:
    Quadro n.º 9 – Total de Requerimentos Activos concelho em Maio de 2004, por Freguesia:
    Freguesias NºProcessos
    Aguiar da Beira 15
    Penaverde 13
    Dornelas 12
    Eirado 10
    FORNINHOS 6
    Pinheiro 6
    Souto 5
    Sequeiros 4
    Carapito 4
    Cortiçada 3
    Coruche 2
    Gradiz 2
    Total 82
    Fonte: Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social da Guarda – Serviço Local
    O concelho de Aguiar da Beira tem enfrentado diversos constrangimentos, mas apesar disso,
    pensamos que, com a conjugação/articulação de esforços por parte de todos, quer sejam
    instituições, quer sejam pessoas individuais, poderemos atenuar ou mesmo erradicar os problemas e
    potencializar os recursos existentes, com vista à prossecução do desenvolvimento social local
    sustentado.

    Claro que jamais pus em causa qualquer um nao poder ter ter acesso publico a demonstracao de resultados contabilisticos e estatutos.
    Afinal todos somos filhos da nossa terra. Era o que faltava.
    Parabens aos aniversariantes que amanha irao ser festejados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas fotos Xico vemos exactamente isso: precocidade na velhice! Mais...vemos jarros e garrafas de vinho na mesa!
      Tudo isto seria uma anedota, se a aldeia não fosse Forninhos!
      E, se cada um de nós fizer uma "rodinha" pela rede social facebook vê e lê coisas hilariantes!
      No outro dia li um comentário da Sra. Mariana Vaz que, entre outras coisas, dizia isto: "Hoje, os corruptos, são consideramos, os MAIORES!".
      Esta Sra. lá sabe do que fala...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Não sei se sabe, mas os antigos imaginários portugueses é que punham as estátuas que faziam em altos pedestais, acho que para não lhes serem notados os defeitos.
      Mas, agradeço o comentário e respondendo-lhe, não sei se a Sra. que refere fez muito por Forninhos ou se foi Forninhos que fez muito por ela. Deve conhecer e conhecê-la melhor do que eu. Para ser sincera não me relaciono com ela, conheço-a de vista. O 'post' também não é sobre a Sra. Mariana Vaz é apenas sobre os filhos do Centro, em geral. E, acho eu, as fotos falam por si, como dizem os manuais da comunicação. Isso sim, parece que foi o que incomodou a si e a tanta gente. Ainda bem.
      Do programa, acho que não sei do que fala. Costumo ver é "O Eixo do Mal". Faz mais o meu estilo.
      No entanto, aconselho-o a clicar no lado direito da página em "Etiquetas" Clique e verá o que já foi editado e que pelos vistos não viu. É que nós que não faremos o que a Sra. em questão fez por Forninhos, temos memória, pomos no arquivo e é só clicar lá e rever sempre que quisermos.
      Saudações Forninhenses.

      Quanto ao comentário de Eduardo Prado Coelho. Obrigada pela partilha, mas não aprecio muito essa colecção. Parece plágio.

      Já agora quem é 523santos e Eduardo Prado Coelho. Acho que não os conheço de Forninhos.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Pense o que quiser.
      Analisar isto tudo sem histeria, seria o ideal.
      Analise as imagens, depois comente ou "cale-se" para sempre!
      Boa Noite*

      Eliminar
    7. Desculpe ao bloguer quase nao ter apanhado o 423, mas ainda bem que fui a tempo e apanhei o resto do seu discurso. Ai tem, Nobre Senhor...
      "Nunca se trata de levar a arte ao povo, mas de levar o povo à arte. Por outras palavras, não vamos pôr os poemas de Pessoa em banda desenhada para serem mais acessíveis, mas devemos desenvolver as estruturas pedagógicas para que as pessoas entendam os poemas tais como eles são".

      Poesia, vamos a isso de improviso...venha, pois a poesia nao tem regras e sai ao sabor...de sentimentos nao escritos.
      Primeiro e para que as coisas fiquem claras, nao venho defender uma senhora querida, de tal nao precisa!
      Venho pela repugnacia de mais um do mesmo que hoje nos dao o record de audiencias, nao pelo brilho do que se fez numa maio cheia de anos e nos orgulhamos. Nefasto, meu caro! Imprudente!
      Quanto a verberreira, sinto um pressentimento que logo nos vamos ver...ja sao muitos ! Ocultos.
      Talvez a sua personagem tenha ficado incomodada pelo eventual menos usufruto do Centro, "per si..." ou de outrem, talvez!
      Eu nasci nessa terra vai para cinquenta e tantos, nao havia guerras, tudo vizinhos de porta aberta, agora vejo uma aldeia dividida por politicos que nem sabem um por cento do programa que defendem. Isto para todos e estou farto de amadores de capoeira a mandar bitaites de civismo.
      Entao pergunto a Sua Ex. Quem manda no Centro.
      Quem tem a responsabilidade e assina os cadernos de encargos, a demonstracao do exercicio, balancos e balancetes, eleicoes no proximo ano que termina o trienal, orgaos escolhidos....
      Cante que eu espero!

      Eliminar
    8. Mil desculpas. Apanhei motorista errado, era o 523....
      Por tal senti que algo estava errado, o cheiro era diferente.Vamos pensar no presepio, paz e amor!

      Eliminar
    9. O 523 a este hora ainda deve estar a analisar as imagens. Quiçá a ver no "google" o significado da palavra corrupção.
      Parece não saber que "corrupção é o acto ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem do poder atribuído.".
      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o

      Eliminar
  2. Bom dia Paula, que bom que voltou!
    Eu sabia;))!
    E logo com um tema que a mim talvez por outros motivos me diz bastante!
    Não sou de Forninhos, mas conheço outros Centros e penso exactamente como a Paula!
    Não adiro a essas festas, precisamente pelos motivos que evoca!
    Não podia ter escolhido um poema melhor para ilustrar o que expôs e a que o ex.Pe Francisco Fanhais deu voz e de que maneira, há muitos anos!
    Bom regresso e excelente domingo!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ailime, acho que quem tem dois palmos de testa e dois olhos na cara não adere a este tipo de almoço/festa.
      Mas alguns ainda vêm dizer-nos que não comem de borla, aqui ou em qualquer outro lugar, fazem sempre questão de pagar. Claro, pagam uma quantia irrisória pelo almoço! Em Forninhos, tanto pagam os que têm boas reformas, como o idoso que recebe uma mísera pensão social.
      Por isso e muito mais...tinha de voltar.
      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  3. Duas coisas quero ressaltar aqui: Primeiro: a alegria de te ver de volta e SEGUNDO , a tristeza por ver acontecer coisas assim.
    Aqui foi dado um belo grito contra o que acontece e não só lá, pois pelo que vi no comentário da Ailime. E por aqui deve acontecer também! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui só estou a fazer a leitura das fotos, fotos que se calhar até foram tiradas pela assistente social. Digo eu!
      Julgo que por todo o lado há casos de abusos e aproveitamento social, mas notando-se em Forninhos uma população envelhecida não havia, como não há, necessidade disto!
      A falar das coisas, por vezes, é que se faz luz.
      Beijos**

      Eliminar
  4. Paula,

    Que bom te ver de volta. Penso em vocês e nesse lindo blog, todos os dias.
    Pena que as coisa vão sempre para o lado ruim. Espero que esse post desperte nas pessoas, o desejo de mudar isso.
    Linda semana pra vocês! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastava despertar no padre da paróquia o desejo de mudar isso, Lucinha!
      Há ali utilizadores que são utentes do Centro e têm necessidade de ir comer ao Centro - foi para esses que se criou o Centro - mas há ali outros que sequer são utentes do mesmo e comem e passeiam como o fossem!
      Beijos&Abraço.

      Eliminar
  5. DE JOELHOS, PERANTE DEUS, DE PÉ, PERANTE OS HOMENS!
    (Antigo Bispo do Porto D. antonio F. Gomes.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente!
      Ainda bem que trouxe a frase do antigo Bispo do Porto, o Bispo ao serviço da liberdade, S. Leitão. Não nos podemos vergar perante o poder em momento algum!
      O medo de falar é que faz com que haja cada vez mais situações como a retratada.
      É bom vê-lo por aqui de novo. Um abraço meu.

      Eliminar
  6. Paula, ao ver que você está de volta, alegrei-me muito... Seja bem-vinda!!!
    Assunto importante esse... Difícil o controle desse centro a ser utilizado da maneira apropriada, mas é conveniente trazer à tona para que medidas sejam tomadas justamente!

    Um bom domingo! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anete, como há dias lhe disse, sou uma pessoa com poucos filtros, então a melhor maneira de trazer ao de cima certas e determinadas irregularidades é falar delas publica e abertamente.
      Já deu para perceber que não existe controle neste Centro. Agora resta-nos esperar para ver se algo muda daqui para a frente ou se tudo fica na mesma como a lesma!
      Beijos e um bom domingo tb.

      Eliminar
  7. Espero que haja consenso e bom senso e que seja um sucesso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como procuro estar sempre bem informada sobre o que se passa em Forninhos, sei que festejaram hoje 3 aniversários, sinal que outros aniversariantes preferiram festejar com os respectivos familiares. Familiares que, com certeza, entendem que não é boa "onda" ir almoçar a um Centro de e para idosos!
      Parece que começa já a haver bom senso, pelos menos!

      Eliminar
  8. Uma boa introdução informativa sobre a origem dos centros sociais. Desconhecia o papel de D. António Ferreira Gomes na abertura dos centros paroquiais...E olha que o Centro Social Paroquial de Forninhos tem muito bom aspecto, e o "candelabro" é bem bonito!
    Mas se a intenção para que o Centro foi criado era a de possibilitar apoio a idosos carenciados, realmente naquelas fotos aparecem muitas pessoas jovens...Sabemos como nestas situações há sempre gente que se aproveita, no entanto isso só acontece se a gerência do Centro o permitir, o que não se entende forma nenhuma.
    E ai de quem denuncie estas coisas!... A maior parte das pessoas cala, e quem cala consente. Estamos a tornar-nos um país de cobardes, ou de mera indiferença, e o poema de Sofia vem muito a propósito.
    É um gosto ter-te de volta, Paula! E logo com um assunto que alguém decerto não gostará de ler.
    Bem hajas, "porque os outros se calam mas tu não".
    Boa semana, Paula!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqueles que comem à conta e, se nada mudar, hão-de por lá continuar a comer, decerto não gostam de nos ler, mas acredito que há muita gente que agradece as nossas palavras e volta.
      Sei que há uns anos atrás até serviam almoços a trabalhadores da construção civil. Alguém denunciou esta situação e puseram fim a esses almoços. Desconheço quem o fez, mas fê-lo bem. Mas hoje, se calhar esse "tu" até é conivente com os "outros". Já não digo nada...
      De qualquer forma acho que foi "sol de pouca dura" como se costuma dizer, caso contrário, não aceitavam inscrição de não-utentes do Centro e ainda por cima gente não-residente.
      Por cada inscrição, creio recebe este Centro € 208,00. Esse utente não come de borla, paga de alimentação uns 90/100 euros mensais. Se optar pela limpeza da casa, acresce mais não sei quanto...
      Afinal, esta é uma organização com ou sem fins lucrativos?
      É que ninguém fala disto, Laura. Acho que acham normal...sei lá...
      Boa Semana. Bj**

      Eliminar
  9. Boa noite
    este é mais um Post de interesse.
    Para o bom sentido ou não, depende do leitor
    Bom regresso.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, amigo!
    Andamos 5 anos a guardar (e tanto tens dado), coisas da nossa terra, Forninhos. Com orgulho fomos fazendo com que a historia genuina da nossa aldeia, fosse preservada, para os meus, teus filhos e todos os outros.
    Acho que estamos de parabens.
    Agora que o "Blog dos Forninhenses" atingiu um patamar internacional no registo de todas as nossas pesquisas sobre as suas origens e caminhos seculares, amadureceu e chegou ao ponto de se focar sobre a actualidade. O dia a dia da nossa comunidade e de forma sem fantasias nem fantasmas do outrora. O ajoelha e reza, nunca por aqui andou e por tal as coisas serao ditas de forma sustentada e estudada (trabalho, claro), chamando cada coisa pelo nome e sem olhar a quem...
    Mudou para a actualidade e tal deve dar para perceber neste Primeiro Post, o primeiro de muitos que devem clarificar certas coisas importantes para uma comunidade que continua(va) na subserviencia.
    "Numa mao nao existem cinco dedos serios".
    Daqui para a frente vamos contar os dedos.
    Como dizes amigo Pires, para o bom sentido ou nao. A mim nao incomoda, nunca comi no Centro, nem fiz festas de casado e dele restaurante, portanto, depende do leitor.
    Um abraco, companheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que já houve quem fizesse dele restaurante para festejar as "Bodas de Ouro", sempre lhes fica barata a festa, convenhamos!

      Para o amigo serip, só uma coisa: o leitor que beneficia se calhar prefere calar-se, mas nem todos comem e calam!

      Eliminar
  11. Saudações a todos.
    Primeira vez que participo neste blog e por um motivo que mexe muito comigo.
    Primeiro identifico-me para se alguém discordar se manifeste.
    Henrique Lopes, de Forninhos, residente, embora esteja mais tempo na zona de Lisboa.
    Centro Social e Paroquial de Forninhos - Instituição SUBSIDIADA por verbas PUBLICAS, ou seja Segurança Social. Criada para ajudar os mais necessitados.
    - Pergunto: O que é que o Centro está a fazer atualmente. Como é possível pessoas com reformas milionárias, estarem inscritas no Centro? Como é possível o Centro convidar, dezenas de pessoas de Forninhos e arredores, para almoços de Natal, GRATUITAMENTE, sim á BORLA. O Centro é uma instituição benemérita ou uma coletividade?
    Ontem dia 30, fui abordado num supermercado, por um colaborador do Banco Alimentar, entregando-me um saco plástico para eu colaborar. Na caixa por onde saí, não vi ninguém que não entregasse a sua dádiva para essa instituição. É esta colaboração que faz com que parte dos sem abrigo, dos que passam fome, conseguem sobreviver.
    Por isto tudo, sinto-me indignado ao ver o rumo que o Centro de Forninhos está a tomar. Sr. diretor, tome mais atenção. Sr. Assistente Socia, não feche os olhos. Há muitas provas na Net que não dignificam o Centro e podem ser observadas pela Segurança Social Distrital.
    Eu próprio e familiares, almocei no Centro, algumas vezes e como sentia que ainda não era altura para beneficiar da Instituição, deixei de usufruir.
    Sobre este assunto, muitas pessoas em Forninhos fazem comentários, quer nos almoços das festas da Sra. dos Verdes, quer no de Natal e até mesmo nas vezes que vão ao Centro durante mês.
    Todos nós, ao notarmos injustiças deste tamanho, temos a obrigação, para não dizer Exigir, dizer às pessoas que estão à frente destas instituições, cumpram as normas.
    Por um Forninhos mais transparente.
    Obrigado. Henrique Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Henrique e sê muito bem-vindo ao blog dos forninhenses!
      Deixa que te diga que foste muito corajoso porque afinal disseste o que muitos forninhenses - não digo pensam - antes digo: dizem em privado. Tu publicamente apelas a um Forninhos mais transparente e é por isso que chegou a hora de nos focarmos sobre a degradante actualidade forninhense.
      "Os filhos do Centro" é só o começo...outros 'post's' virão. Pode ser que consigamos, agora, despertar as pessoas de comentar "N´o Forninhenses", porque nem todos estamos a dormir e nem todos cremos na "boa vontade" da gente "humilde" que dirige há anos o Centro.
      Dizes logo no começo que este assunto mexe contigo. Comigo mexe há anos!
      Quando em 2009 fiz a 1.ª postagem comprometi-me dar a conhecer a todos a nossa aldeia da beira, desde a publicação de fotos antigas, documentos antigos e também dar destaque ao nosso património, desde:
      Arqueológico e Religioso: Castro, Pontes, Igreja, Capela, Cruzeiros, Alminhas
      Arquitectónico: Casas, ex-escola primária
      Social e Lazer: Associação, Junta de Freguesia, Centro Social e Paroquial, Cemitério, Campo de Futebol.
      Do Centro Social e Paroquial, por incrível que pareça, não fiz post algum. Pensava muitas vezes:
      - Para o fazer, tenho de dar valor ao trabalho de quem lá trabalha. Mas...
      Impossível não denunciar as ilegalidades. Ilegalidades que tantas pessoas (algumas já falecidas) detectaram e detectam a cada domingo que passa.
      Sabes, a vida dum bloguista é tentar trazer para outros informação com diferentes interesses.É um "trabalho" um pouco árduo, porque exige de nós procura e exposição, mas...e como dizes -"Por um Forninhos mais transparente" - vale a pena.
      Obrigada pelo teu pertinente comentário e...vamos continuando.
      Um abraço.

      Eliminar
  12. Desculpem, esqueci-me de dizer que há pessoas inscritas no Centro não residentes em Forninhos. Ob.

    ResponderEliminar
  13. E preciso mudar o mundo, e depois mudar o mundo mudado. (Bertolt Brecht.)
    Ai daqueles que chamarem bem ao mal, e mal ao bem. (Creio que foi S. Mateus que o disse. Para um cristão, nao sao necessários grandes discursos.
    Agua mole em pedra dura, tanto da, que até a fura. (Muitos de nos morreremos antes que algo mude.
    Nao quero imiscuir-me no que concerne Forninhos, mas o mal esta por toda a parte.
    Mas o bem também e ha sempre uma réstia de esperança. Coragem, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esperança é a última a morrer, e eu não a quero perder, quero acreditar mesmo no "água mole em pedra dura...", mas enquanto houver aqueles que acham bem o que está, à vista, mal...é difícil...
      No entanto nas mesas vemos muitos copos meio cheios, quem sabe seja um bom indicador...
      Outro abraço.

      Eliminar
  14. Quer o testo quer os comentarios, reflectem sobremaneira a estranheza do modo como este pode estar a ser orientado.
    Pouco se sabe do rigor de procedimento relativo aos seus estatutos. As regras.
    Por tal, hoje enviei via e mail ao Sr. padre Paulo, director do Centro, um pedido de colaboracao para assim e atraves dos seus estatutos, se poder avaliar a real dimensao das palavras escritas que posteriormente poderao ser de louvor ou condenacao pois valores mais altos se levantam e o Centro reporta a muitas entidades, sendo a mais primaria e basica o povo forninhense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, acho que o padre não sabe da missa a metade!
      Mas está na hora de focar os olhos no Centro e nos já considerados "Filhos do Centro".

      Eliminar
  15. Anónimo12/01/2014

    Cualquier institución que se cree deberá ser utilizada para hacer cumplir sus compromisos y obligaciones primarias, es decir para la que fue creada...En este caso para cubrir las necesidades y expectativas de la población de la tercera Edad. Ocurre siempre y en cualquier sitio que se aprovechan de los resquicios que pudieran existir para adulterar el fin primordial de su Fundación y creación.
    La misión fundamental es luchar para que esos ancianos tengan una Vida mejor y llena de alegrías y abundancias. Los Recursos han de ser para quien los necesita de verdad y no para satisfacer codicias personales.
    ¡¡¡Ah, Xisco!!! Cuando me recupere de mi estado de Salud, iré sin falta, a Forninhos. Es uma promessa ainda nao foi paga.
    Preciosas y certeras palabras de Sophia de Mello Breyner Andresen.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite amigo Pedro.
      Estou certo que em breve viras a Forninhos cumprindo assim a tua promessa e termos a honra de entre nos acolher esse grande poeta de Espanha.
      Poderas constatar que "in loco" que o que aqui se escreveu ao longo de cinco anos de estorias, tradicoes e memorias, foram coisas reais. Havia que fazer uma pausa na transicao para a realidade actual, que se vinha preparando muito tempo atras com cautelas para minimizar as previsiveis ondas de choque pelo afronto publico a pessoas intocaveis por endeusadas e proeminentes na sociedade da aldeia.
      Coragem nunca faltou, havia sim que dar um tempo para este modo de analisar o presente, procurando, auscultando a voz da aldeia e, o mais dificil, o quebrar as amarras salazarista do medo subserviente de se poderem manifestar. Vencer os medos.
      A cada vez mais continua falta de transparencia moral, economica e social, fez abrir a Caixa de Pandora!
      "Caixa de pandora é um mito grego que narra a chegada da primeira mulher à Terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas" (ironico...).
      Foi essa a caixa que aqui se abriu e sem espanto veio confirmar a milologia
      "...pois dentro dela os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem, como a discórdia, a guerra e todas as doenças do corpo e da mente mais um único dom: a esperança.".

      E ate o unico dom, a esperanca cada vez mais se desvanece em vaidades pessoais e efemeras.
      Um grande abraco, companheiro.

      Eliminar
    2. Obrigada Pedro pelo comentário.
      Sinto-me cada vez mais em dívida com os meus visitantes, mas especialmente consigo.
      Um grande abraço e votos de melhoras.

      Eliminar
  16. Não pensava manifestar-me mais sobre este assunto mas é tão delicado que a minha maneira de ser me empurra.
    Sou membro de algumas comissões e associações, quase todas sem fins lucrativos, das quais no Concelho de Aguiar da Beira menciono: +Aguiar da Beira - Casa do Concelho de Aguiar da Beira da qual recebi este Domingo, na festa do Magusto anual, o emblema de prata dos meus 25 anos de sócio - Associação de caçadores de Aguiar da Beira - Núcleo sportinguista de Aguiar da Beira e Associação Desportiva de Forninhos, esta hibernada. Sócio destas instituições porque gosto de colaborar e ajudar mas não posso ficar imune com o que se está a passar no Centro de Forninhos.
    Penso que o Sr. Diretor já está a par da situação, faço votos que a situação se altere. Não estou contra ninguém, só com os dinheiros públicos a alimentar os mais abastados.
    Se não houver mudanças radicais á entrada no Centro a pessoas que não têm direito, serei dos primeiros a assinar uma exposição documentada á Segurança Social da Guarda com cópia enviada ao Bispado de Viseu.
    Muito obrigado por ter a oportunidade de me expressar neste espaço.
    Henrique Lopes.

    ResponderEliminar
  17. Um post pertinente...um "grito" de alerta para que não se usem indevidamente os espaços que têm funções específicas, mais a mais por quem não necessita!

    Um abuso!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abuso Grande.
      Vou contar-lhe um outro abuso, mais pequeno...digamos.
      Num Natal, estava o povo forninhenses na Missa na manhã do dia 25 de Dezembro e eis que se deu conta, quando se preparavam para beijar o Menino, que a imagem de Jesus pequenino, pertencente à Igreja, tinha desaparecido...
      Passado uns minutos, o sacristão sai porta-fora e enquanto os paroquianos esperavam - sem perceber muito bem o que se passava - algum tempo depois volta com a imagem nas mãos!
      Conclusão, a imagem tinha ido parar ao Centro, quem o dirige não estava presente, tinha ido passar o Natal fora e teve o sacristão de ir a sua casa, buscar a chave do Centro e "resgatar" o Menino. Ainda bem que tinha uma chave!
      Enfim...pequenos abusos que ninguém, à saída da missa, disse não compreender!

      Beijinhos.

      Eliminar
  18. Preciso de fazer um esclarecimento.
    Hoje recebi dois telefonemas de pessoas diferentes, perguntando por que me estava a meter nisto. Disse que responderia neste espaço e aqui vai.
    Para que não haja duvidas, eu não estou contra o Centro na globalidade.
    O Centro tem coisas boas e a elas tiro o meu chapéu. Atividades culturais, artesanato, passeios e até prestação de serviços ao domicilio.
    O que me dói, são as verbas que o Centro está a receber indevidamente e estarem a ser usadas para pessoas que não têm o direito.
    Estas verbas são muito caras pois saem do bolso dos contribuintes que lhe são retiradas dos seus salários. São para aplicar em quem realmente precisa.
    Por favor não me peçam explicações a mim. Liguem para o Centro e ponham as vossas dúvidas. a única coisa que posso aqui dizer é, se houver almoço de Natal como o ano passado, á borla, e com pessoas idênticas, quero dizer, pessoas que não têm o direito a benefícios do Centro, vai haver surpresa, e alguém vai ter dar esclarecimentos.
    E por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  19. É tão bom saber de comunidades, de locais onde cada um é especial e insubstituivel.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Pérola e por isso aqui a nossa discordância só relativamente à gestão.

      Beijinhos.

      Eliminar
  20. OS FILHOS DO CENTRO
    Transcrevo o publicado minutos atras na pagina do Centro,

    "Centro Social e Paroquial de Forninhos (Aguiar da Beira)
    34 min · Editado ·
    Foi através do comentário de apoio do Carlos que tivemos conhecimento da situação que abaixo publicamos, só nos resta lamentar o facto de tal situação se estar a desenrolar!

    Carl De Matts
    Tristeza de ler palavras escritas contra uma obra colectiva que beneficia Forninhos, palavras que tocam a todos nos mesmo sendo injustamente feitas de escarnio para provocar pessoas cada uma como todos nos com suas qualidades e os seus defeitos. Estamos em 2014, num meio rural e querer deitar abaixo o principal e unico laço social inter generacional que permite aos filhos da terra conviver com os seus avos e amigos... Fico realmente revoltado de ler tanta baboseira.
    Um grande obrigado a Sra Prof. Mariana Vaz , aos funcionarios do Centro, aos membros das diferentes fabriqueiras, aos Forninhenses e ao Sr Padre por tornar realidade esse centro em nossa terra... FORNINHOS para todos nos, solidarios.
    "Unlike" essa propaganda antisocial fazendo um "Like" nesse post para manifestar a vossa posição como Forninhense
    aqui fica o link no artigo em questão que me interpelou
    http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.fr/…/os-filhos-do-…

    "Blog dos Forninhenses": Os filhos do Centro
    E acrescento, filhos de Forninhos os que por ele lutam por cidadania e dever social, indiferentes a escarnios e mal dizer, ao ponto de aqui se voltar com coragem renovada no virar do passado historico gravado, ao longo de cinco...
    ONOVOBLOGDOSFORNINHENSES.BLOGSPOT.COM|POR ALUAP AL

    Vamos analisar os "escarnios", "baboseiras", o "antisocial", com calma e por todo o respeito relacionado com o Centro Social e Paroquial de Forninhos, cuja obra, globalmente tem muito merito e nunca foi denegrida, mas "a mulher de Cesar nao basta ser seria...".
    Brevemente, (tendo acesso aos seus estatutos), faremos por dever imperativo de moral e liberdade inerente, um comunicado publico.
    Saudacoes sinceras para os Forninhenses.

    ResponderEliminar
  21. Com que então as tropas já reuniram. Até estranhei a demora :-)))))))
    Bem, para o Carl De Matts o Blog dos Forninhenses é um fetiche, um local de feitiço, de encantamento – e já explico porquê.
    Sempre que aqui publico um assunto polémico, esse rapaz não se contém, talvez porque queira protagonismo, não sei...
    Primeiro, publicava o que eu publico no blog que ele criou, administrou e extinguiu. Mas como ninguém lhe ligava patavina, reactivou a sua conta facebook para o efeito. Enfim...fica revoltado em ler tanta baboseira. Já eu fico irritada com a falta de transparência e não gosto do opaco.
    Acho que quem não deve, não teme!
    Em vez do texto transcrito, peça que publiquem os estatutos, os normativos, as regras, direito e deveres. Todos agradecemos!
    Quanto ao resto e restantes "filhos do Centro"...já que tanto incómodo lhes causamos, resta-vos sempre a mais simples opções na «net»: não abram, não leiam o blog dos forninhenses.
    Mas eu compreendo: é mais forte que vós LOL.

    ResponderEliminar
  22. Boa noite Sr. Eduardo Santos!
    Nao tenho por apanagio ser mal educado, mas frontal nas nossa realidades e tais ver a meu modo, mas saiba...pior que o cego aquele que nao quer ver e nao venho com paninhos quentes.
    Homem que e homem da a cara e nao se refugia em "Face", percebeu!
    Para quem nos le, a gente calculava que a "Caixa de Pandora" se ia abrir e jorrar um turbilhao de desesperos. Os intocaveis foram tocados (ainda agora comecou), pois muito vira...
    Mas, para enquadrar, vamos ver a sua citacao, que por medo nao teve a hombridade de publicar no Blog dos Forninhenses, que trabalha com diidnidade atenta, caso nao o sr. nao diria que viriam ler...elementar.
    Escalpelizo o seu texto, sem comentar, pois palavras e insinuacoes, terao tratamento em sede propria, agora que parcee comecar a raiar em Forninhos a palavra Liberdade.
    Apenas um exemplo...
    "Baixeja inqualificavel...". Grave, muito grave e vai ter de provar. Acho que o "amigo" perdeu o sentido do termo pudor, ou entao o negocio correu mal para o seu lado, os tesouros de S. Pedro nao foram encontrados...
    O senhor deixou o Blog por nao ter visibilidade, natural, Fazia encosto a tudo e a todos e afinal...escreve com medo e escondido, fala da administradora, mulher de coragem e digo com conhecimento!
    Fica o desafio, peguem no inicio do Blog dos Forninhenses e vejam o que este senhor escrevia e agora diz.
    Lamento a pessoa que tinha por amigo, chegar a este ponto e nao poder andar pelos proprios pes, senao veria que neste tema do Centro, tal, na sua essencia, nunca foi ultrajado. O funcionamento, sim, apenas questionado.
    Ou sera que em Portugal voltou a amarra do cala e come.
    Aproveite uns dias na serra e medite, pois muito vira para ser falado.
    Tal merecem os Filhos do Centro!
    Cumprimentos.


    Eduardo Santos (hoje)..

    " Eu escrevi bastante neste blog de Forninhos, numa altura que ainda imperava algum senso, deixei de o fazer quando percebi quais eram as intenções da sua administradora, fui muito insultado antes, e ainda o fui por algum tempo depois por os chamar a atenção, julguei que se ficassem por aqui, uma vez que já ninguém de Forninhos lhes dava nenhuma importância, enganei-me. Vêm agora com insultos de uma baixeza inqualificável. Forninhos é uma aldeia muito pequena, e ter um centro de apoio às suas gentes é um privilégio que tomaram outras freguesias ter, e também têm sorte de ter uma pessoa como a Sra. Professora Mariana a coordenar uma instituição em que consegue interagir os novos com os menos novos, o que é muito importante nos dias de hoje, em que as pessoas cada vez se afastam mais umas das outras. Esta SENHORA com letra grande, que dá a sua vida, muitas vezes com pouca saúde como toda a gente de Forninhos sabe, pelas gentes desta terra, não merece o que estas pessoas que tanto dizem gostar da sua terra, mas que nada cá fez a não ser um registo de nascimento e alguns bens que venham a herdar; por amor de Deus!... Tenham tento e deixem de só dizer mal.
    Escrevo aqui porque sei que os destinatários vão ler.
    P.S. Daqui lanço um apelo á Sra. Professora, não desista do seu projecto, não deixe que duas pessoas sem qualificação alterem o que de bom tem feito pela sua terra.

    ResponderEliminar
  23. Ai esse Senhor (a minha tentação é deixar a maiúscula da palavra Senhor, escrever simplesmente «senhor») escreveu isso tudo?
    Ele percebeu quais eram as intenções da sua administradora!!! Já o meu mal foi ter percebido bem tarde quais eram as suas reais intenções.
    Encostou-se ao blog dos forninhenses desde o início. Escrevia-me emails amiúde, com conteúdos que "Valha-me Deus".
    Pelo que leio até parece que ele era o meu mentor :-)))))
    Ah, se calhar era o meu editor e eu sequer sabia LOL
    Não me vou alongar mais, pois o Sr. Eduardo Santos já tem alguma idade e foi por isso que comeu à conta do Centro. Estranho seria que viesse cuspir no prato em que comeu!
    Acho que problema do Sr. Eduardo Santos é mesmo o registo de nascimento...alguém sabe em que lugar nasceu?
    Quanto ao património que tem em Forninhos, fiquem todos a saber que o tem à venda há anos, mas por não ter conseguido vender sequer a casa, tal até lhe deu jeito, assim recebeu de borla o almanaque da Junta de Freguesia que ajudou a elaborar!
    Já quem só tem lá o registo de nascimento pagou-o, se quis! Ou, será: deu um donativo?
    Fica para o próximo "capítulo".

    ResponderEliminar
  24. Paula tens toda a razão
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que tenho. Aliás, nós temos toda a razão, por isso é que os lobos andam sobejos!
      Um abraço e obrigada pela visita comentada.

      Eliminar
  25. Boa noite.
    Nunca pensei que este assunto tivesse um desenvolvimento destes ao ponto de haver ofensas. Não faz parte do meu ser.
    Para quem sabe como funcionam estes Centros Sociais deixo uma pergunta.
    Se o Centro de Forninhos receber a visita de um inspetor da Segurança Social e detetar o não cumprimento das regras a que está regido e impor sanções a este, de quem á culpa? É de quem está aqui a dar o alerta ou de quem não cumpre as regras?
    Os que sabem muito sobre os centros sociais que respondam.
    Sejam é moderados e deem também o alerta.
    Agora começo a compreender porque Forninhos está dividido. Lamento
    Uma boa noite para todos.

    ResponderEliminar
  26. Neste contexto e para acalmar a "seita", apenas isto...
    Armaram a procissao, entregaram as opas para o palio aos do costume, e agora, aguentem o andor.
    Devem ser pessoas santas, pois antigamente eram aos mais abonados, agora os que querem tal parecer...Simplesmente tristes.
    Mas a Igreja, infinita na sua bondade, a todos acolhe e ainda bem.
    Do rico ao pobre, do culto ao inculto, num manto de amor mesmo que retalhado
    pela fome dos euros.
    E qualquer manjedoura serve de serventia, haja palha ou feno...

    ResponderEliminar
  27. O que as pessoas me dizem é que se tinham algo a dizer, a comentar, o melhor sítio era no post do blog dos forninhenses. A opção comentários está e sempre esteve aberta a todos!
    O grupo de cobardes que comentou no sítio do Carlos Matos decerto já viram que o "cabecilha" eliminou agora o 'post', mas fiquem a saber que eu tive oportunidade de ler os comentários apagados e fico à espera que, cara a cara, venham dizer-me o que pensam de mim e do blog dos forninhenses. Há coisas que têm limites e acho que esses comentários passaram das marcas do razoável e da educação. Há outras formas de se dizer as coisas...de defender o Centro.
    Afinal de contas nenhum disse que podiam lá comer pessoas com idade inferior a 65 anos. (Ponto)
    Observem as fotos. Acham normal na mesa dum Centro de Dia, que é um Centro para idosos, haver garrafas e jarras de vinho?
    É uma questão de ver em que chafurdice se encontra Forninhos. É com certas e determinadas mentalidades que somos um povo dividido. Coitado de Forninhos, tanta história e tão pouca cultura.
    Termino com o que vos diz o Xicoalmeida: armaram a procissão agora aguentem o andor!
    E já sabem: a procissão ainda vai no adro, ainda não deu a volta à Igreja.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.