Seguidores

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mosteiro - 1.ª Festa do Pastor e do Queijo

Ora vamos lá outra vez ao queijo!

 

Por várias freguesias do concelho de Aguiar da Beira, inclusivé Forninhos, estarem inseridas na região demarcada do queijo da serra, também Aguiar promove e homenageia desde há trinta e um anos, o Pastor e o Queijo.
A Feira/Festa do Pastor e do Queijo, que se realiza no Mosteiro/Penaverde no próximo dia 2 de Março, já não carrega o termo "Feira", talvez por ir morrendo sem os responsáveis lhe deitarem a mão. Digo eu. Pela primeira vez, resume-se a "1.ª Festa do Pastor e do Queijo".
Festa, simboliza celebrar o que aconteceu no passado; Feira, simboliza viver o presente de olhos no futuro . 
Parece que o nosso município parou no tempo e sem iniciativa vai votando ao ostracismo o pouco de que podia e devia orgulhar-se, riquezas endógenas, materiais e imateriais.
Já o anterior presidente da autarquia lamentava que a «falta de oportunidades» nos concelhos do interior levava cada vez mais ao «drama da desertificação» e pedia ao Governo que cria-se «políticas de igualdade» para o país.
Enquanto uns ficam à espera, outros municípios limítrofes tomam as rédeas do dinamismo e com arreganho e clarividência promovem os seus produtos, chegando ao ponto de terem cobertura televisiva na RTP1, em directo e para todo o mundo, por um período de seis horas.
Mostras de todo o género, desde o pastor ao produto final que o rebanho proporciona, artesanato, recriações etnográficas e tanto mais.
Aguiar e Penaverde, quais fidalgos pobres entre os seus pares, trazem um cartaz "apelativo" de ranchos e bombos; já nem as concertinas! Confesso ter alimentado mais esperança nas novas equipas há pouco eleitas, mas se já se celebra o passado e falta a coragem de nem se explicar o porquê da alteração deste evento, a ver vamos...entretanto a ver a banda passar!
Mas não se acanhem em vir, pois a tradição continuará no coração desta gente que gosta de conviver e bem receber, ainda por cima no sítio da Feira Nova, aonde tanto venderam e compraram.  

20 comentários:

  1. Bem que eu gostaria de estar por aí pra participar! Sucesso! bjs,m lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. A meu ver, há nesta notícia 2 iniciativas:

    1 - A Junta de Penaverde, apoiada pela Câmara de Aguiar este ano organizam a Festa do Pastor e Queijo a um Domingo e não num dia de Feira Nova (a uma 4.ª Feira). Acho bem, porque sendo a um Domingo o público, com certeza, vai duplicar ou mesmo triplicar!
    Eu acredito que se pode sempre mudar uma árvore para um terreno melhor, pegar e ganhar raízes.

    2 - Agora esquecerem 30 Feiras é que já não acho bem!
    O povo é tradicionalista e soberano. Será que foi esta a vontade do povo?
    Espero que alguém possa dizer aqui o porquê desta mudança e nos digam se vão lá estar os habituais tendeiros da feira ou se vão comercializar só queijos.

    Por fim...só posso desejar BOA FESTA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinais dos tempos...
      Aguardemos e pode ser que "alguém" se pronuncie e explique os "porquês" destas súbitas alterações, até podem ter lógica sem ser a da batata.
      Os feriados não extintos foram "conduzidos" dentro do possível para os fins de semana para minimizar as pontes. Salvam-se os sábados e domingos e por enquanto o nome dos santos e entre outros, o 25 de Abril que é depois do 24 ainda...). Por enquanto o dia dos meus anos está a salvo: 12 de Agosto, dia de Santa Clara! Não me mudem o dia de nascimento nem o nome da santinha!
      Sem ironia, acreditam que o "matar" dias e título de eventos, se vai traduzir em incremento, ainda por cima num único dia do ano?
      Para o ano, as pessoas irão perguntar umas às outras: "em que mês, dia e como, este ano vai ser?"
      E haverá quem esclareça?
      Com respeito por outros, este é o meu desabafo de descrença face ao que me é dado vislumbrar.
      A ver vamos, mas partilho contigo os votos de boa festa.

      Eliminar
  3. Será uma bonita festa, certamente! Gosto desses eventos culturais e com bons degustes de queijo! Hum...
    Abraços p vocês e UMA BOA NOITE...

    ResponderEliminar
  4. Pode ser que com a mudança para um domingo e o previsível aumento de visitantes, a Festa do Queijo volte novamente a ser uma autêntica Feira do Queijo com projecção para o futuro. O queijo da Serra é um produto de excelência e vai ser decerto um sucesso.
    xx

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que sim, até pela data escolhida (fim de semana de Carnaval).
    Não estou totalmente de acordo é dizerem ser a 1.ª Festa, porque faz este ano 31 anos que se realiza a Feira/Festa do Pastor e Queijo da Serra, no Mosteiro, Penaverde.
    Este ano o cartaz não carrega o termo “Feira” e não sei porquê. Dá-me ideia que os novos autarcas quiseram criar um novo evento e não dinamizar a feira do queijo de, pelo menos, há 15/20 anos atrás.
    Câmara e Junta de Penaverde, apoiam esta festa, é facto, mas depois para além do cartaz nada é divulgado.
    Eu o que gostei mais de ver no cartaz foi a capela de S. Sebastião do Mosteiro. Já tinha aqui deixado uma nota, no ano passado, que Penaverde tem património que bem podia e merecia ser divulgado no cartaz. Bem-Haja.
    Desejo os maiores êxitos para este evento e que seja esse o caminho certo para defender os nossos produtos, património, cantares…

    ResponderEliminar
  6. Poxa festa do queijo que adoro ia
    ser um luxo estar ai pena que moro longe mas quem sabe um dia né....
    Boas festas por ai amiga

    Tenha um super dia lindo

    ************Rita!!
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Realmente e pena nao haver continuacao mas la saberam porque!
    O mais importante e haver algo, so e penab e com a excepcao de Penalva e Fornos, todos os outros municipios escolherem o mesmo fim de semana.
    Esperemos que haja turistas para todos os eventos, mas temo que nao!

    Um abraco e boa Feira, ou Festa!
    E venha dai um bom naco de "Queijo da Serra", nao sei porque, mas soa-me melhor, sem o complemento "da Estrela", e serra a grande, e a de referencia em Portugal, e e sera sempre a nossa, o facto de referir-mos "Serra" toda a gente sabe qual e!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que se passa por outros municípios, mas no de Agb nada tem sido feito para cativar a atenção dos turistas, o que tem sido feito por todas as freguesias é somente para cativar a malta da terra. Resultado: todos os eventos são como um funil...lá em cima têm um grande volume, mas depois...reduzem-se ao bico de saída!

      Eliminar
  8. Não é fácil opinar e tirar ilações, diria quase impossível, dada a ausência de informação; resta analisar o que é público e neste caso da Festa, pouco ou nada.
    Cada um, podendo e/ou mandando, tem a sua opinião, tal como eu a minha.
    Durante tantos e tantos anos esta feira sempre foi à quarta-feira e concorrida.
    Até a anual (Feira dos Vinte) tem tido fidelidade.
    Claro que a feira está quase acabada, mas a ser festejada, não merecia ser com dignidade pois ali muita gente "governou" a vida ao longo dos tempos?
    Custaria muito ao erário público, embora já por si depauperado por desvarios levianos, fazer uma recriação espontânea e genuína nos mesmos locais aonde se negociava o gado, mais abaixo, porcos, leitões e galinhas e lá em cima, junto à capela, as mulheres carregavam à cabeça os sacos de cereal para negociar, depois de terem calcorreado os caminhos ásperos das serranias circundantes e cuja receita servia para levar para casa qualquer "coisinha" de jeito... Etnografia!
    Tal como na vida, muita coisa morre por falta adequada de prescrição médica.
    Mas a eutanásia prematura...

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, vi seu coment no meu cantinho e vou conferir o espaço , ainda não deu nada só fiquei assustada.
    Esta festa deve ser um espetaculo com muita comida tipica e tradições que nos levam ao passado mesmo sendo em tempos tão comtemporaneos.
    bjs tenha uma boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Olá Xico e Paula, desejo que a Festa seja também um reviver da Feira e que apareçam muitos visitantes para homenagearem os pastores e decerto deliciando-se com esse gostoso queijo! Que apetite me deu;))!
    Beijinhos para ambos e que a Festa seja um sucesso. Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ailime, aquele excelente e justamente premiado documentário "ainda há pastores", agora quase sabe a requiem. T
      Tenho receio que o consumismo remeta estas coisas a simples receitas de mãos enluvadas e atentas aos gráficos computadorizados.
      Mas sem as mãos frias, o cardo a olho e o calor das queijeiras, adeus queijo!
      Abraço grande.

      Eliminar
  11. Olá,
    que linda comemoração, mostrar as riquezas da comunidade, aqui essas festas fazem o maior sucesso. Divulguem e apostem que vai ser um secesso. Adoro queijo e esta festa deve ser uma loucura. Esse queijo é de cabra ou ovelha? Por aqui é raro esse tipo de queijo. Temos mais o queijo de vaca.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anajá.
      Somos nativos do interior das serranias deste pequeno/grande país.
      Nestes recônditos é que se encontra o genuíno coração, mas nem tudo o que luz é ouro...há que estar atento e apaixonado pois quem gosta em qualquer canto encontra essas "loucuras".
      Queijo de ovelha, cabra, vaca, era assim; agora mais de ovelha, por aqui o da Serra.
      Afinal Portugal tem o orgulho de ter uma das maiores simbíoses do mundo em qualidade e sabor: Bom queijo e bom vinho, entre tantos.
      Abraços, beijos e ...quem sabe a gente não aparece para trazer o "caneco" do mundial!!!

      Eliminar
    2. Faço votos de que ganhem. Alfredo está te esperando para a pescaria, o peixe por aqui está em abundancia. Fui pescar com ele esse fim de semana, ele ficou muito desanimado. Pegamos o carro e fomos para longe do povaréu,andamos uns bons quilometro. Imaginas. Pois veio vários pessoas e queriam pescar aonde ele estava e para contrariar o pescador começaram tomar banho a onde estava a linha dele. O peixe foi embora, ele ficou muito indignado. Esse povo da cidade desconhece as regras dos pescadores. hhaha Mas ele salvou o jantar pegou uma duzia de papa terra.
      Tenha uma ótima semana

      Eliminar
  12. Oi Xico e Paula,
    Uma festa dessas eu não perderia por nada, adoro queijo! E como já acontece há 31 anos deve ser de queijos muito bons, para continuar durante tanto tempo assim, fico só pensando na delícia que vai ser.
    Boa festa (ou feira) do queijo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima, quantos e quantos anos ali foi minha mãe e a mãe dela vender estas coisas, tal como as outras de Forninhos.
      Sabe bem recordar, ainda por cima com um naco de queijo e pão simplesmente caseiro. E ar puro!
      Beijos. Fátima.

      Eliminar

  13. É nobre que não se percam as tradições das comunidades do nosso povo.....
    Votos de boas festas
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. É já no Domingo. Dia 2.
    Apareça!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.