Seguidores

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ABRIL DE 1974 E O PAÍS DE HOJE

Era uma vez um país
Onde entre o mar e a guerra
Vivia o mais infeliz
Dos povos à beira-terra.
Onde entre vinhas sobredos
Vales socalcos searas
serras atalhos veredas
lezírias e praias claras
um povo se debruçava
como um vime de tristeza
sobre um rio onde mirava
a sua própria pobreza.

Um povo que era levado 
para Angola nos porões 
um povo que era tratado 
como a arma dos patrões 
um povo que era obrigado 
a matar por suas mãos 
sem saber que um bom soldado 
nunca fere os seus irmãos.
Ora passou-se porém
que dentro de um povo escravo
alguém que lhe queria bem
um dia plantou um cravo.
Era a semente da esperança
feita de força e vontade
era ainda uma criança
mas já era liberdade.
Quem o fez era soldado
Homem novo capitão
mas também tinha a seu lado
muitos homens na prisão.


 Foi essa força viril
de antes quebrar que torcer
quem em 25 de Abril
fez Portugal renascer.
E em Lisboa capital
dos novos mestres de Aviz
o povo de Portugal
deu o poder a quem quis...

Do Poema "AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU" de Ary dos Santos.

O 25 de Abril que ficou na história como a Revolução dos Cravos - o cravo  simbolizou a Revolução sem sangue - marcou o final da ditadura e abriu as portas à Democracia e à Cidadania. Hoje podemos escolher quem queremos que nos governe ou represente, hoje qualquer um pode eleger e ser eleito, hoje todos podemos manifestar a nossa indignação relativamente aos políticos que nos governam, mas nem sempre foi assim. 

Em Portugal comemora-se depois de amanhã o
DIA DA LIBERDADE 

4 comentários:

  1. Por razoes obvias e um dia que prefiro esquecer, nao porque nao goste de liberdade e democracia, mas o que este regime implantou, nao foi uma coisa nem outra; implantou sim a "partidocracia, o compadrio a corrupcao e a liberdade para alguns fazerem o que querem e a maioria viver cada vez mais subjugada!
    Da liberdade e democracia dos partidos, nao gosto, nem tem servido a grande maioria dos portugueses!
    Gostaria isso sim, que os deputados fossem eleitos em circulos pequenos e pessoalmente, para assim todos sabermos quem sao, e pedir-mos-lhes contas quando nao cumpram a sua missao!
    Que a assembleia tivessem so metade dos deputados, que o governo e os servicos estivessem mais perto do povo e nao o contrario como tem acontecido, etc, etc!
    Ate ao dia em que as coisas continuarem como ate agora, em que so uma mao cheia de individualidades tem todos os direitos e, nos so os deveres, nao me revejo nesta "democracia republicana" que de etica nao tem nada, tem sim e de corrupta!
    Que tenham todos um bom feriado, que pelo menos nos fara pensar, se valeu a pena esta revolucao e da forma como foi feita!

    ResponderEliminar
  2. Valeu a pena esta Revolução principalmente porque nos trouxe a liberdade de qualquer um de nós poder dizer o que realmente pensa e discordar de quem pensa diferente de nós. Desde que me conheço sempre fui livre de dizer e escrever o que penso, porque sempre acreditei e acredito nos valores da liberdade e da verdade “…escrever constrói a liberdade e não há coisa mais pura do que dizer a verdade.”.
    Votar é também uma conquista de Abril.
    Quem tem memórias da Revolução, recorda-se como o dia em que a cidadania foi entregue aos cidadãos e partir daqui, PARA O BEM ou PARA O MAL, são os cidadãos que escolhem quem querem gerir a sua Freguesia, o seu Concelho, o seu País.
    Em Forninhos, por exemplo, está uma Junta eleita pelo povo que representa, logo o povo deu-lhe poder para decidir em liberdade e fazerem o que querem!
    Eu não vivi o 25 de Abril, nem o que se passou a seguir, mas desde pequena soube a diferença entre o antes e o hoje, porque era um tema que se abordava na escola e HOJE não é difícil perceber que estamos a viver mais “a libertinagem” do que a liberdade, “a partidocracia” do que a democracia, é um facto.
    É notório que em Portugal quem faz os sacrifícios é o povo e (eu sinto-o na pele) não uma mão cheia de individualidades capitalistas, grandes empresários, banqueiros, e políticos (dos pequenos aos grandes) e quando isso acontece a democracia fica extremamente debilitada. O cravo apodreceu! Ainda bem que o Salgueiro Maia já cá não está para ver o estado a que chegamos (claro que gostaria que fosse vivo, foi só um desabafo).
    Já há quem diga, que o tempo que vai de Spínola a António Guterres foi mais um parêntese na História de Portugal.
    O FERIADO:
    Nos últimos anos não passava de uma cerimónia oficial do dia da liberdade, só que este ano fica marcado pela ausência nas celebrações da Associação 25 de Abril por considerar que a linha seguida pelo poder político deixou de reflectir o regime democrático herdeiro do 25 de Abril. Perante isto não há nada mesmo para comemorar.
    Mas a liberdade é um bem que devemos preservar, por isso,
    25 de Abril sempre!

    ResponderEliminar
  3. Também eu estou com o 25 de Abril, embora, este dia tenha tido um impacto muito grande na minha vida, nessa altura tinha um filho com três anos e tive de recomeçar tudo de novo, mas acho que valeria a pena se fosse como as intenções dos militares as apregoavam, mas não foi assim.
    Houve liberdade para se dizer e escrever o que se quer e pensa, isso foi bom, passamos a escolher através do voto, aqueles que nos governam, foi ainda melhor, mas falha a justiça que os não responsabiliza pelas promessas que fazem quando das campanhas eleitorais que os elegem enganando os incautos que acreditam, falha a justiça na distribuição dos direitos e deveres dos cidadãos, como por exemplo no sector público e privado, continua, mais que nunca, o poder dos políticos a protegerem-se e promoverem-se entre eles, sejam eles de cor verde ou vermelho, ISTO NÃO É DEMOCRACIA, É OPURTUMACIA.
    Quando vemos ainda no dia de hoje, uma associação dos homens que foram os protagonistas da revolução e implantação da democracia, recusarem estar presentes na Assembleia da Republica, onde podiam e deviam expor o seu descontentamento sobre os dias que hoje se vivem, eu pergunto? QUE RAIO DE DEMOCRACIA ESTES HOMENS DEFEDEM!!!

    ResponderEliminar
  4. A Democracia não é um dado adquirido, por esse motivo acho que TODOS temos o dever de praticá-la para a fortalecer e cada um "à sua maneira" deve mostrar insatisfação pelas mentiras das promessas eleitorais vãs, em troca de Votos recebidos. A Democracia vai mais além de um ACTO ELEITORAL (que é o que, infelizmente, só conta na terra onde eu nasci); a Democracia guia-se por princípios e ideais e quem não os têm é pessoa OCA.
    Para mim, o 25 de Abril foi maravilhoso em muitos aspectos, graças a este dia sempre soube o que é a LIBERDADE de expressão e posso todos os dias neste espaço escrever o que penso e sem medo de A, B ou C. De Falsidades não gosto. A falsidade guia-se por mentiras, aldrabices e trafulhices.
    Hoje é dia 25 de Abril e se o meu tio António Carau fosse vivo, tenho a certeza absoluta que metia um cravo ao peito e dizia “SOMOS LIVRES” e eu dizia-lhe “VIVA O 25 DE ABRIL” “VIVA O SALGUEIRO MAIA”.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.